Tecido conjuntivo

4
Nutrição NA – 2º Período Histologia: Prof. José Cavalcanti Grupo: Dlauria dos Santos Leão Érika Luiza Araújo Ferreira Lopes Jéssica Machado Ferreira Larissa de Miranda Branco Maria Camila Nascimento Melo Thaís Gouveia de Abreu Almeida TECIDO CONJUNTIVO OBJETIVOS TEÓRICOS 01 – Definir tecido conjuntivo, citar suas características, origem e funções. São responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo. O principal constituinte do tecido conjuntivo é a matriz celular (proteínas fibrosas e substância fundamental). Além de desempenhar uma evidente função estrutural, a grande variedade de moléculas do tecido conjuntivo desempenha importantes papéis biológicos, como por exemplo, o de ser importante reserva para muitos fatores de crescimento que controlam a proliferação e a diferenciação celular. Se origina do mesênquima, que é um tecido embrionário formado por células alongadas, as células mesenquimais. 02 - Citar os componentes do tecido conjuntivo propriamente dito. Fibroblastos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos, células adiposas e leucócitos. 03 - Definir mesênquima e descrever suas características gerais. Tecido embrionário formado por células alongadas, as células mesenquimais, as quais têm núcleo oval com cromatina fina e nucléolo proeminente. Estas células possuem muitos prolongamentos citoplasmáticos e são imersas em uma matriz extracelular abundante e viscosa com poucas fibras. O mesênquima se origina principalmente a partir do folheto embrionário intermediário, o mesoderma. As células mesenquimais migram do seu sítio de origem e envolvem e penetram nos órgãos em desenvolvimento. As células mesenquimais dão origem também as células do sangue, dos vasos sanguíneos e dos tecidos musculares. 04 - Classificar o tecido conjuntivo. Tecido conjuntivo embrionário, tecido conjuntivo propriamente dito, tecido conjuntivo especializado.

Transcript of Tecido conjuntivo

Page 1: Tecido conjuntivo

Nutrição NA – 2º Período Histologia: Prof. José Cavalcanti

Grupo: Dlauria dos Santos Leão Érika Luiza Araújo Ferreira Lopes

Jéssica Machado Ferreira Larissa de Miranda Branco Maria Camila Nascimento Melo Thaís Gouveia de Abreu Almeida

TECIDO CONJUNTIVO

OBJETIVOS TEÓRICOS

01 – Definir tecido conjuntivo, citar suas características, origem e funções.São responsáveis pelo estabelecimento e manutenção da forma do corpo. O principal constituinte do tecido conjuntivo é a matriz celular (proteínas fibrosas e substância fundamental). Além de desempenhar uma evidente função estrutural, a grande variedade de moléculas do tecido conjuntivo desempenha importantes papéis biológicos, como por exemplo, o de ser importante reserva para muitos fatores de crescimento que controlam a proliferação e a diferenciação celular. Se origina do mesênquima, que é um tecido embrionário formado por células alongadas, as células mesenquimais.

02 - Citar os componentes do tecido conjuntivo propriamente dito.Fibroblastos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos, células adiposas e leucócitos.

03 - Definir mesênquima e descrever suas características gerais.Tecido embrionário formado por células alongadas, as células mesenquimais, as quais têm núcleo oval com cromatina fina e nucléolo proeminente. Estas células possuem muitos prolongamentos citoplasmáticos e são imersas em uma matriz extracelular abundante e viscosa com poucas fibras. O mesênquima se origina principalmente a partir do folheto embrionário intermediário, o mesoderma. As células mesenquimais migram do seu sítio de origem e envolvem e penetram nos órgãos em desenvolvimento. As células mesenquimais dão origem também as células do sangue, dos vasos sanguíneos e dos tecidos musculares.

04 - Classificar o tecido conjuntivo.Tecido conjuntivo embrionário, tecido conjuntivo propriamente dito, tecido conjuntivo especializado.

05 - Definir matriz conjuntiva.A matriz é uma massa amorfa, de aspecto gelatinoso e transparente.

06 - Citar os componentes da matriz conjuntiva.É constituída principalmente por água e glicoproteínas e uma parte fibrosa de natureza proteica.

07 - Descrever a estrutura e ultra-estrutura das fibras conjuntivas.Os três tipos principais são as colágenas, as reticulares e as elásticas. As fibras colágenas e as fibras reticulares são formadas pela proteína colágeno e as fibras elásticas são compostas principalmente pela proteína elastina. Atualmente família de colágenos é composta por mais de vinte tipos geneticamente diferentes.

Page 2: Tecido conjuntivo

08 - Descrever sumariamente o desenvolvimento da fibra colágena.Formação do RNAm de cada tipo de cadeia alfa Síntese das cadeias alfa do procolágeno com os peptídios de registro Hidroxilação de resíduos específicos de prolil e lisil no retículo endoplasmático (dependente de vitamina C) Adição de galactosil e glicosil solúvel a resíduos específicos de hidroxilisinas Formação da molécula de procolágeno (tríplice hélice) Alinhamento dos peptídios Transporte do procolágeno solúvel para o complexo de Golgi Empacotamento do procolágeno solúvel em vesículas Vesículas de secreção contendo procolágeno solúvel são transportadas para a superfície da célula (dependente de microtúbulos) Descarga das moléculas de procolágeno no espaço extracelular. A enzima procolágeno peptidase quebra a maioria dos peptídios de registro transformando o procolágeno em tropocolágeno insolúvel que se agrega em forma de fibrilas A estrutura fibrilar é reforçada pela formação de pontes covalentes entre moléculas de tropocolágeno (catalisada pela enzima lisil oxidase)

09 - Descrever os caracteres histológicos do tecido conjuntivo frouxo.Tecido conjuntivo frouxo é aquele que possui muita substância fundamental e poucas fibras.  Possui as fibras colágenas, elástica e reticular aproximadamente na mesma proporção.

10 - Descrever os caracteres histológicos do tecido conjuntivo denso.O tecido conjuntivo denso é a parte do tecido conjuntivo caracterizado pela abundância de fibras colágenas, o que lhe dá grande resistência.

11 - Definir substância intercelular amorfa, citar seus componentes e definir fluido tissular. Substância intercelular amorfa é constituída principalmente por água, polissacarídeos e proteínas. Às vezes, como acontece nos tecidos ósseos, a substância intercelular é sólida, com uma rigidez considerável; outras vezes, como no plasma sanguíneo, apresenta líquida.Fluido tissular é uma solução aquosa clara e transparente presente entre as células de organismos multicelulares é composto por aminoácidos, açúcares, ácidos graxos, coenzimas, neurotransmissores, sais, produtos residuais das células e também por hormônios. A composição do fluido depende das trocas entre as células do tecido biológico e do sangue. Isso significa que o fluido intersticial tem uma composição variada em diferentes áreas do corpo.O fluido intersticial é produzido a partir do plasma, pela filtração através das paredes dos capilares, preenchendo os espaços intersticiais.  O excesso de líquido intersticial é drenado pelos capilares linfáticos, onde é chamado de linfa e é transportado para o pescoço, onde ele é devolvido para o sangue na veia subclávia esquerda.

12 – citar as células residentes e transitórias do tecido conjuntivo, evidenciando suas características e funções.As células residentes são aquelas que se encontram fixas ao tecido conjuntivo propriamente dito, por meio da ação de proteínas ligantes e ali permanecem até padecerem. As células transitórias por sua vez durante seu processo normal de vigília do corpo ou durante processos patológicos atravessam a barreia endotelial.Residentes: fibroblastos, macrófagos, mastócitos, plasmócitos e tecido adiposo.Transitórias: leucócitos

13 – diferenciar tecido adiposo unilocular do multilocular evidenciando suas características e funções.O Tecido Adiposo Unilocular possui apenas uma gota de gordura em seu citoplasma. O Tecido Adiposo Multilocular ou pardo possui várias gotículas de gordura.