Tecnicas entrevista

4

Click here to load reader

description

Material de curso do Énós

Transcript of Tecnicas entrevista

Page 1: Tecnicas entrevista

TÉCNICAS DE ENTREVISTA

ANTES

Levante a “ficha” do entrevistado: nome inteiro, emprego atual, currículo. Se for um professor ou pesquisador, pesquise em http://lattes.cnpq.br/

Reúna a maior quantidade de informação possível sobre quem ele é, o que fez, o que pensa sobre a questão. Busque outras entrevistas que ele deu e textos que escreveu.

Prepare as perguntas e organize na ordem que devem ser feitas. Deixe para o final as mais polêmicas e as menos importantes.

Cheque seu equipamento. Caderno, caneta, gravador (com pilha e espaço na memória).

Releia as perguntas um pouco antes da entrevista

DURANTE

Não se atrase Lembre que o entrevistado está fazendo um favor em lhe receber.

Controle o tempoPergunte quanto tempo ele tem. Se for pouco, vá direto às perguntas importantes.

Tenha paciênciaSe tiver tempo, deixe o entrevistado falar o quanto quiser. Não o interrompa. A boa resposta pode ser aquela que foge da nossa pergunta.

Esvazie-seNa hora da entrevista, tente se esvaziar dos preconceitos e daquilo que você acha que sabe. Esse é o momento de ouvir o outro.

Entenda 1Jornalista bom é jornalista burro. Não importa o quanto pesquisou antes, a entrevista é a chance de conferir tudo, tirar todas as dúvidas.

Entenda 2Se a resposta foi curta e difícil, peça para ele explicar com mais detalhes ou com mais profundidade. Peça para dar exemplos concretos.

Entenda 3Se o entrevistado usou palavra que você não conhece, diga: “não conheço esse termo, pode explicar?”. Jornalistas, por princípio, não sabem nada.

Page 2: Tecnicas entrevista

Entendeu?A entrevista só acaba quando você não tiver mais dúvidas.

EscuteNão deixe nada lhe desviar da missão do repórter: escutar. Ouça com atenção. Mais do que falas burocráticas, procure a mensagem do entrevistado, o que ele quer dizer.

Olhe, fareje, sinta Use todos os sentidos para decifrar o comportamento do entrevistado. A resposta pode estar no silêncio, no susto com a pergunta, no sorriso, no dar de ombros.

O corpo falaMãos que tremem, suor e mudança de comportamento podem ser sinais de que o entrevistado tenta esconder algo. Ou até que está mentindo. Não revele que percebeu, mas saiba que está entrando em terreno minado (que podem ser os mais relevantes).

Técnica do silêncioSe o entrevistado estiver fugindo do assunto, dando respostas curtas ou evasivas: fique quieto, olhando para ele. As pessoas não gostam do silêncio, elas falam.

Sigilo da fonteAs vezes o entrevistado quer dizer algo, mas não quer que ninguém saiba que foi que ele que disse. Para isso existe o pacto do sigilo da fonte. Se o entrevistado pede sigilo, você não pode publicar que foi ele quem disse aquilo. O sigilo da fonte também é conhecido como “off the record”, expressão em inglês que quer dizer “fora da gravação”.

ÉticaSe o entrevistado disse algo, arrependeu-se depois e pediu para você não publicar, não publique. Se o entrevistado disse algo e pediu sigilo, não rompa o acordo. A ética é fundamental para o exercício do jornalismo. Além de ser desonesto, quem rompe com ela fica queimado no mercado – e perde a confiança dos futuros entrevistados.

Momento relaxQuando a entrevista chega ao fim e a gente para de anotar, o entrevistado fica mais a vontade para dizer o que realmente pensa. Anote (no caderno ou na memória). Se ele não pediu sigilo e não falou “não publique isso”, tudo que ele diz é parte da entrevista.

Responsabilidade e sensibilidadeSe você está entrevistando uma criança ou uma pessoa frágil, que pode se prejudicar com a matéria, lembre-a que é uma entrevista e pergunte se pode mesmo publicar.

Crie seu códigoAprenda a escrever rápido. Esqueça a letra caprichada. Crie seus códigos e abreviações. Você, e apenas você, tem que entender o que foi escrito.

Dê prioridades

Page 3: Tecnicas entrevista

Anote com mais cuidado as respostas importantes, que fazem sentido para você e sua apuração. Faça uma marquinha para indicar os “pontos altos”.

DEPOISAssim que acabar, anote suas impressões, aquilo que não deu tempo de anotar na hora.

Releia seu bloquinho e sublinhe ou faça uma marca sobre os melhores trechos