técnico legislativo

12
CÂMARA MUNICIPAL DE MAUÁ CONCURSO PÚBLICO 006. PROVA OBJETIVA AUXILIAR DE REPROGRAFIA RECEPCIONISTA TÉCNICO LEGISLATIVO (OPÇÃO 013) Você recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 50 questões objetivas. Confira seu nome e número de inscrição impressos na capa deste caderno. Quando for permitido abrir o caderno, verifique se ele está completo ou se apresenta imperfeições. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala. Leia cuidadosamente as questões e escolha a resposta que você considera correta. Responda a todas as questões. Marque, na folha intermediária de respostas, localizada no verso desta página, a letra correspondente à alternativa que você escolheu. Transcreva para a folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, todas as respostas anotadas na folha intermediária de respostas. A duração da prova é de 3 horas, já incluído o tempo para o preenchimento da folha de respostas. Só será permitida a saída definitiva da sala e do prédio após transcorridos ao menos 75% do tempo de duração da prova. Ao sair, você entregará ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo destacar esta capa para futura conferência com o gabarito a ser divulgado. Até que você saia do prédio, todas as proibições e orientações continuam válidas. AGUARDE A ORDEM DO FISCAL PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES. 27.05.2012 manhã

Transcript of técnico legislativo

Page 1: técnico legislativo

Câmara muniCipal de mauá

ConCurso PúbliCo

006. prova objetiva

AuxiliAr de reProgrAfiA

reCePCionistA

téCniCo legislAtivo (oPção 013)

Você recebeu sua folha de respostas e este caderno contendo 50 questões objetivas.

Confira seu nome e número de inscrição impressos na capa deste caderno.

Quando for permitido abrir o caderno, verifique se ele está completo ou se apresenta imperfeições. Caso haja algum problema, informe ao fiscal da sala.

Leia cuidadosamente as questões e escolha a resposta que você considera correta.

Responda a todas as questões.

Marque, na folha intermediária de respostas, localizada no verso desta página, a letra correspondente à alternativa que você escolheu.

Transcreva para a folha de respostas, com caneta de tinta azul ou preta, todas as respostas anotadas na folha intermediária de respostas.

A duração da prova é de 3 horas, já incluído o tempo para o preenchimento da folha de respostas.

Só será permitida a saída definitiva da sala e do prédio após transcorridos ao menos 75% do tempo de duração da prova.

Ao sair, você entregará ao fiscal a folha de respostas e este caderno, podendo destacar esta capa para futura conferência com o gabarito a ser divulgado.

Até que você saia do prédio, todas as proibições e orientações continuam válidas.

AguArde A ordem do fisCAl PArA Abrir este CAderno de questões.

27.05.2012manhã

Page 2: técnico legislativo

Folha IntermedIárIa de respostas

Page 3: técnico legislativo

3 CMMU1101/006-AuxReprografia/Recepcionista/TécLegislativo-manhã

CONHECIMENTOS GERAIS

Língua Portuguesa

Leia o texto e responda às questões de números 01 a 06.

Cortem-lhe a cabeça!

Um dos assuntos da semana foi o rostinho 100% natural da atriz Cate Blanchett na capa da “Intelligent Life”, título de estilo e comportamento da revista “The Economist”. A foto foi publicada sem nenhuma correção feita com o Photoshop.

As revistas femininas, que usam o recurso de correção de imagens em níveis extremos, comemoram a iniciativa alheia. Cate, 42, exibe suas rugas discretas e está, obviamente, linda. De fato, o rosto da atriz é um alívio estético diante de olhos tão acostumados a peles com textura de borracha.

Mas o discurso que legitima esse tipo de opção como tendên-cia traz com ele uma justificativa mercadológica.

Vejamos. Os corpos 100% perfeitos, sem nenhuma marca de expressão, são irreais. Correto. Funcionam como fantasias inalcançáveis, por mais que as mais afoitas tentem consegui-los com a ajuda de cirurgias, implantes e outras alterações físicas.

Mas, até mesmo para as marias-bisturi, os resultados têm li-mites. Seja a permanência de algumas rugas, seja a transformação das pacientes em seres humanos artificiais. E, mesmo com todos os recursos disponíveis, as consumidoras começaram a relatar seu descontentamento diante do espelho.

Ironicamente, campanhas por imagens mais reais têm como principais interessados os fabricantes de cosméticos.

Cate Blanchett sem Photoshop é uma bela mulher com rugas. Mas com ótima pele. Ultra bem tratada. Sem manchas. Coisas que uma série de tratamentos estéticos não invasivos podem fazer por qualquer mulher. Pelo menos por qualquer uma com recursos suficientes para pagar por eles.

Cremes anti-idade, maquiagem de alta definição, produtos de múltipla ação, tudo isso andava escondido sob muitas camadas de maquiagem digital. E a indústria da beleza, grande anunciante das revistas e suplementos de estilo e comportamento, começou a perceber que estava marcando gols contra.

Será bom, é claro, ver mais mulheres verdadeiras em capas mundo afora. Há muita beleza viva a ser mostrada. Mesmo assim, para grande parte da humanidade, o acesso a um arsenal que per-mita chegar aos 40 ou aos 50 com “cara de Cate” (e isso inclui, além de cosméticos, alimentação, exercícios e genética) é quase tão irreal quanto um par de seios absurdamente redondos e com design não compatível com a lei da gravidade.

(Vivian Whiteman, Serafina, abril de 2012. Adaptado)

01. Conforme as informações do texto, pode-se afirmar que a capa da revista “Intelligent Life”, com a atriz Cate Blanchett, chamou a atenção por

(A) usar as ferramentas de correção de imagem sem esconder os defeitos da atriz.

(B) utilizar um novo método de tratamento de fotos, com efeito mais natural.

(C) seguir a tendência das revistas femininas, que evitam corrigir suas fotos.

(D) mostrar uma mulher que se destaca pela inteligência e não pela beleza.

(E) romper com a tradição de exibir fotos com retoques feitos digitalmente.

02. Segundo a autora, embora as imagens nas revistas venham a se aproximar da realidade, o ideal de beleza permanecerá um tanto irreal, pois continuará

(A) sendo alcançado com intervenções cirúrgicas delicadas.

(B) restrito a mulheres jovens, com peles perfeitas e sem rugas.

(C) exigindo cuidados que incluem o uso de cosméticos.

(D) vinculado a artistas que podem pagar por implantes caros.

(E) associado ao exótico, demandando alterações físicas extremas.

03. Na frase − Mas o discurso que legitima esse tipo de opção como tendência traz com ele uma justificativa mercadológica. – o termo destacado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por

(A) confunde.

(B) sustenta.

(C) questiona.

(D) corrige.

(E) inviabiliza.

04. No trecho do quinto parágrafo – E, mesmo com todos os recursos disponíveis, as consumidoras começaram a relatar seu descontentamento diante do espelho. – a expressão em destaque tem sentido equivalente a

(A) apesar de.

(B) contanto que.

(C) por isso.

(D) visto que.

(E) de acordo com.

05. Assinale a alternativa que apresenta expressões com sentidos que se opõem, no texto.

(A) rugas discretas – alívio estético (2.º parágrafo).

(B) corpos 100% perfeitos – fantasias inalcançáveis (4.º parágrafo).

(C) marias-bisturi – seres humanos artificiais (5.º parágrafo).

(D) imagens mais reais (6.º parágrafo) – mulheres verdadeiras (9.º parágrafo).

(E) maquiagem digital (8.º parágrafo) – beleza viva (9.º parágrafo).

Page 4: técnico legislativo

4CMMU1101/006-AuxReprografia/Recepcionista/TécLegislativo-manhã

06. Considerando as regras de regência nominal, a expressão destacada na frase do segundo parágrafo − De fato, o rosto da atriz é um alívio estético diante de olhos tão acostumados a peles com textura de borracha. – pode ser corretamente substituída, sem alteração de sentido, por:

(A) acostumados de.

(B) acostumados em.

(C) acostumados com.

(D) acostumados por.

(E) acostumados sob.

07. Assinale a alternativa correta quanto à pontuação.

(A) A foto da atriz Cate Blanchett, na capa da “Intelligent Life” foi publicada sem nenhuma, correção feita com o Photoshop.

(B) Aos 42 anos, Cate exibe suas rugas discretas e está linda, obviamente.

(C) Mas os resultados têm, até mesmo para as marias-bisturi limites.

(D) Campanhas por imagens, mais reais têm ironicamente, como principais interessados os fabricantes de cosméticos.

(E) O acesso a um arsenal que permita, chegar aos 40 ou aos 50 com “cara de Cate” é para grande parte da humanida-de, quase tão irreal do que um par de seios absurdamente redondos.

Leia o texto para responder às questões de números 08 a 12.

A Casa

Outro dia eu estava folheando uma revista de arquitetura. Como são bonitas essas casas modernas; o risco é ousado e às vezes lindo, as salas são claras, parecem jardins com teto.

Um amigo meu quis reformar seu apartamento e chamou um arquiteto novo.

O rapaz disse: “vamos tirar essa parede e também aquela; você ficará com uma sala ampla e cheia de luz. Esta porta podemos arrancar; para que porta aqui? E esta outra parede vamos substituir por vidro; a casa ficará mais clara e mais alegre.”

Eu estava bebendo a um canto, e fiquei em silêncio. Pensei nas casinhas que vira na revista e na reforma que meu amigo ia fazer em seu velho apartamento. E cheguei à conclusão de que estou velho mesmo.

Porque a casa que eu não tenho, eu a quero cercada de muros altos, e quero as paredes bem grossas e quero muitas paredes, e dentro da casa muitas portas com trincos e trancas; e um quarto bem escuro para esconder meus segredos e outro para esconder minha solidão.

Pode haver uma janela alta de onde eu veja o céu e o mar, mas deve haver um canto bem sossegado em que eu possa ficar sozinho, quieto, pensando minhas coisas, um canto sossegado onde um dia eu possa morrer.

A mocidade pode viver nessas alegres barracas de cimento, nós precisamos de sólidas fortalezas; a casa deve ser antes de tudo o asilo inviolável do cidadão triste; onde ele possa bradar, sem medo nem vergonha, o nome de sua amada: Joana, JOANA! — certo de que ninguém ouvirá; casa é o lugar de andar nu de corpo e de alma, e sítio para falar sozinho.

(Rubem Braga, Ai de ti, Copacabana. Adaptado)

08. Para o autor, a casa deve ser um lugar

(A) suntuoso.

(B) inóspito.

(C) devassado.

(D) reservado.

(E) exuberante.

09. De acordo com o texto, ao valorizar a claridade dos espaços, a arquitetura moderna procura criar ambientes propícios à

(A) animação.

(B) introspecção.

(C) melancolia.

(D) apatia.

(E) depressão.

10. Assinale a alternativa correta quanto à concordância.

(A) Veio à mente do autor algumas ideias sobre o tipo de casa em que ele gostaria de morar.

(B) Poucos de nós costuma parar para pensar no modo como nossas casas pode refletir nossa postura diante da vida.

(C) Para o autor, deve existir cantos bem sossegados espa-lhados pela casa, em que possa ficar sozinho.

(D) A revista de arquitetura e a reforma do apartamento do amigo levaram o autor a refletir sobre o significado da casa para o homem.

(E) Na arquitetura moderna, as casas e os apartamentos tende a ser bem iluminados.

Releia o último parágrafo do texto para responder às questões de números 11 e 12.

A mocidade pode viver nessas alegres barracas de cimento, nós precisamos de sólidas fortalezas; a casa deve ser antes de tudo o asilo inviolável do cidadão triste; onde ele possa bradar, sem medo nem vergonha, o nome de sua amada: Joana, JOANA! — certo de que ninguém ouvirá; casa é o lugar de andar nu de corpo e de alma, e sítio para falar sozinho.

11. A partir da leitura do texto, é correto concluir que o termo nós, em destaque nesse parágrafo, refere-se ao autor e inclui pessoas que, como ele, se consideram

(A) felizes.

(B) influentes.

(C) materialistas.

(D) afortunadas.

(E) velhas.

Page 5: técnico legislativo

5 CMMU1101/006-AuxReprografia/Recepcionista/TécLegislativo-manhã

12. A expressão sólidas fortalezas refere-se a construções

(A) instáveis.

(B) reformadas.

(C) seguras.

(D) improvisadas.

(E) ousadas.

13. Assinale a alternativa em que o acento indicador de crase está empregado corretamente.

(A) O autor comparou as salas das casas modernas à jardins com teto.

(B) O amigo do autor recorreu à um arquiteto novo para fazer sua reforma.

(C) Em silêncio, o autor ficou à pensar nas casinhas que vira na revista.

(D) O autor imaginou um canto sossegado em que se entre-gará à morte.

(E) A casa que o autor quer não é semelhante à essas casas modernas.

14. Assinale a alternativa em que o pronome se está posicionado de acordo com a língua padrão.

(A) Espera-se iniciar a reforma no próximo mês.

(B) É preciso que conclua-se a obra o quanto antes.

(C) O dono da casa não importou-se com o valor da reforma.

(D) Ninguém atreveu-se a questionar as orientações do ar-quiteto.

(E) Onde vende-se uma casa com paredes grossas e muros bem altos?

15. No que se refere às regras de concordância, o texto escrito corretamente está em:

(A) O proprietário e o diretor da empresa recomendam reu-niões bimestral, para avaliar como têm sido implantadas as mudanças.

(B) O proprietário e o diretor da empresa recomendam reuniões bimestrais, para avaliar como têm sido im-plantadas as mudanças.

(C) O proprietário e o diretor da empresa recomenda reuniões bimestral, para avaliar como tem sido im-plantada as mudanças.

(D) O proprietário e o diretor da empresa recomendam reu-niões bimestrais, para avaliar como tem sido implantado as mudanças.

(E) O proprietário e o diretor da empresa recomenda reuniões bimestrais, para avaliar como têm sido implantado as mudanças.

MateMática

16. Segundo dados do Banco Central, a captação da poupança no mês de fevereiro ficou negativa, resultado de 87,82 bilhões de reais de depósitos e 88,23 bilhões de reais de retiradas ocorridas durante o mês. Já em março, as retiradas foram de 96,4 bilhões. Computando-se os valores desses dois meses, constata-se que o valor total depositado supera o valor total retirado em 2,13 bilhões de reais. Desse modo, pode-se afir-mar que, no mês de março, o valor total dos depósitos, em bilhões de reais, foi igual a

(A) 96,04.

(B) 96,64.

(C) 97,22.

(D) 98,94.

(E) 99,66.

17. Duas empreiteiras trabalham na duplicação de certa estrada, sendo cada uma responsável por duplicar a metade da sua extensão total. Sabe-se que uma das empreiteiras já duplicou

5

2 do seu trecho, enquanto a outra já duplicou 4

1 do seu, e que

ambas já duplicaram, juntas, 78 quilômetros. Para o trabalho ser totalmente concluído será necessário duplicar mais

(A) 226 km.

(B) 204 km.

(C) 184 km.

(D) 168 km.

(E) 162 km.

18. “O sistema de trens de passageiros da Região Metropolitana de São Paulo (CPTM e Metrô) atingiu os 7,1 milhões de pessoas transportadas por dia no mês de março. A marca é recorde e aponta acréscimo de 1,2 milhão de passageiros em relação ao mesmo mês de 2011.” (O Estado de S.Paulo, 15.04.2012). Pode-se concluir que, no período apontado, o número de pessoas transportadas diariamente nesse sistema cresceu, aproximadamente,

(A) 18%.

(B) 20%.

(C) 22%.

(D) 23%.

(E) 25%.

Page 6: técnico legislativo

6CMMU1101/006-AuxReprografia/Recepcionista/TécLegislativo-manhã

19. Um empreiteiro utilizou 10 pedreiros para fazer um trabalho em 8 dias. Um vizinho gostou do serviço e contratou o em-preiteiro para realizar trabalho idêntico em sua residência. Como o empreiteiro tinha somente 4 pedreiros disponíveis, o prazo dado para a conclusão da obra foi

(A) 24 dias.

(B) 20 dias.

(C) 18 dias.

(D) 16 dias.

(E) 14 dias.

20. Considere os blocos retangulares A, de dimensões 2x, x e x; e B, de dimensões 3x, 2x e x. Se V1 é o volume do bloco A, e V2 é o volume do bloco B, então a razão entre V1 e V2, nessa ordem, é

(A) 1:5.

(B) 1:4.

(C) 1:3.

(D) 2:3.

(E) 3:1.

21. Um caminhão foi carregado com caixas A, com 80 kg cada uma, e com caixas B, com 50 kg cada, num total de 70 caixas e 4,7 t. Na primeira entrega, foram descarregadas a terça parte das caixas B e metade das caixas A. O número total de caixas descarregadas na primeira entrega foi

(A) 30.

(B) 28.

(C) 25.

(D) 22.

(E) 20.

22. Em uma empresa, duas máquinas iguais, A e B, trabalharam ininterruptamente na produção de certa peça para uma en-comenda. A soma do número de horas de trabalho de ambas foi igual a 15, sendo que a máquina A trabalhou 3 horas a mais que a B. Sabendo que cada máquina produz 5 peças por minuto, pode-se afirmar que o número de peças produzidas pela máquina B foi igual a

(A) 900.

(B) 1 200.

(C) 1 500.

(D) 1 800.

(E) 2 700.

23. Estudo recente mostra que certo município tem um total de 75 mil veículos, entre automóveis, comerciais leves, cami-nhões e ônibus, o que dá, em média, 1 veículo para cada 1,8 habitante. Se incluirmos as motocicletas, essa relação passa a ser de 1,5 habitante por veículo. Pode-se concluir, então, que o número de motocicletas considerado nesse estudo foi, em milhares de unidades, igual a

(A) 10.

(B) 12

(C) 15.

(D) 16.

(E) 18.

24. Um terreno retangular cujas medidas dos lados, em metros, são iguais a y e 0,75 y, tem 675 m² de área. Parte desse terreno (região I) foi vendida, restando uma área quadrada de lado x, conforme mostra a figura. O perímetro da região vendida é, em metros, igual a

x

y

0,75 yI

(A) 60.

(B) 58.

(C) 54.

(D) 50.

(E) 48.

25. A água contida em um reservatório preenchia 4

1 da sua ca- pacidade total. Abriu-se, então, a válvula de entrada de água, que permaneceu ligada durante 25 minutos com vazão contínua e constante, despejando mais 400 litros de água nesse reservatório. Desse modo, a água nele contida passou a ocupar a terça parte da sua capacidade total. Para que esse reservatório fique totalmente cheio, será necessário que essa válvula permaneça aberta, nas mesmas condições, por mais

(A) 3 h 40 min.

(B) 3 h 30 min.

(C) 3 h 26 min.

(D) 3 h 20 min.

(E) 2 h 56 min.

Page 7: técnico legislativo

7 CMMU1101/006-AuxReprografia/Recepcionista/TécLegislativo-manhã

26. Um certo capital foi aplicado durante 16 meses e rendeu, de juros, uma quantia igual à quinta parte do capital inicial. A taxa mensal de juros simples dessa aplicação foi de

(A) 1,75%.

(B) 1,50%.

(C) 1,25%.

(D) 1,20%.

(E) 1,15%.

27. A tabela mostra a população mundial em 2008, em bilhões de habitantes, dividida em população urbana e rural, e as respectivas previsões para 2050.

AnoPoPulAção MundiAl

(eM bilhões)

PoPulAção urbAnA (%)

PoPulAção rurAl (%)

2008 6,7 50% 50%

2050 9,2 70% 30%

Pode-se constatar, de acordo com os dados da tabela, que o número de habitantes rurais previsto para 2050 será menor que o número de habitantes rurais existentes em 2008. Essa redução será, em bilhões de habitantes, igual a

(A) 1,21.

(B) 1,04.

(C) 0,85.

(D) 0,59.

(E) 0,52.

28. Uma criança ganhou peças de madeira de forma cúbica, com 5 cm de aresta, para montagens. Essas peças vieram acon-dicionadas em uma caixa também cúbica, completamente cheia, cujas dimensões internas estão indicadas na figura. Após algum tempo, ela perdeu alguns cubos, e os restantes, quando guardados, ocupam apenas

8

7 do volume da caixa. O número de cubos perdidos foi

30 c

m

30 cm30 cm

5 cm

5 cm5 cm

(A) 27.

(B) 30.

(C) 33.

(D) 35.

(E) 37.

29. A grama de um campo de futebol, representado na figura, foi totalmente substituída. Sabe-se que a nova grama foi fornecida em placas, e que foram necessárias 2 380 placas para cobrir a área a ser gramada. Sabendo que cada placa de grama é suficiente para cobrir 3 m², pode-se afirmar que a medida da largura desse gramado, indicada por x na figura, é igual a

x m

105 m

Dimensões

(A) 65.

(B) 68.

(C) 70.

(D) 72.

(E) 75.

30. Um terreno foi dividido em duas regiões quadradas (Q1 e Q2), uma retangular (R) e outra triangular (T), conforme mostra a figura, cujas dimensões indicadas estão em metros. Se Q2 tem área de 400 m², então a área total desse terreno, em metros quadrados, é igual a

25 m

Q1

Q2

T

R

(A) 1 275.

(B) 1 250.

(C) 1 225.

(D) 1 200.

(E) 1 075.

Page 8: técnico legislativo

8CMMU1101/006-AuxReprografia/Recepcionista/TécLegislativo-manhã

atuaLidades

31. Um dos assuntos das manchetes desta terça-feira, 17 de abril, é a crise que se estabeleceu entre Argentina e Espanha depois que a presidenta Cristina Kirchner anunciou a reestatização da maior empresa de petróleo argentina.

(Globo.com, 17.04.2012)

A empresa foi reestatizada sob a acusação de

(A) sonegar milhões de dólares de impostos relativos à ex-ploração de petróleo e gás.

(B) não investir na produção de petróleo e gás, obrigando o país a aumentar a importação de combustível.

(C) fraudar balanços, inflando artificialmente os seus resul-tados financeiros.

(D) provocar sucessivos acidentes ambientais nas bacias de petróleo da Argentina.

(E) manter os seus trabalhadores em regime de super explo-ração com baixos salários.

32. A VI Cúpula das Américas, que terminou no dia 15 de abril, em Cartagena, evidenciou as divergências que persistem entre os latino-americanos e Washington.

(Portal Terra, 16.04.2012. Adaptado)

Uma das divergências está relacionada

(A) à possibilidade de Cuba voltar a participar dos encontros da cúpula.

(B) à tentativa dos EUA de impor ao continente uma área de livre comércio.

(C) ao projeto da Venezuela de criar um Banco Central co-mum para toda a América.

(D) à exigência da Bolívia de criminalizar a produção e o consumo da folha de coca.

(E) à tentativa da Colômbia de abrir espaço para as FARC nos encontros da cúpula.

33. Na conversa de uma hora e meia com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na Casa Branca, nesta segunda-feira, 9 de abril, a presidenta Dilma Rousseff voltou a criticar o “tsunami monetário”.

(Estadão.com.br, 9.04.2012. Adaptado)

O “tsunami monetário” a que a presidenta se referiu está relacionado

(A) às consequências da crise econômica, que vem provo-cando recessão em países desenvolvidos e emergentes.

(B) à especulação no sistema financeiro, que tem provocado “ondas” de investimento que vão rapidamente de um país para outro.

(C) à tentativa dos países desenvolvidos de cobrar taxas dos investimentos oriundos dos países emergentes.

(D) à política econômica de alguns países desenvolvidos que leva à valorização das moedas dos países emergentes.

(E) ao aumento das barreiras alfandegárias e das práticas de protecionismo, o que diminui o comércio mundial.

34. As ações do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) alcançaram 20 Estados nesta terça-feira, 17 de abril, data em que o massacre de Eldorado do Carajás com-pleta 16 anos.

(UOL, 17.04.2012)

Os protestos ocorridos em abril para lembrar a impunidade no massacre de Eldorado dos Carajás recebem o nome de

(A) Abril de Luta.

(B) Terra Vermelha.

(C) Luta pela Terra.

(D) Manifestações de Carajás.

(E) Abril Vermelho.

35. Coreia do Norte lança foguete.

(Folha.com, 12.04.2012)

EUA e Coreia do Sul, incomodados com o lançamento, de-nunciaram tratar-se de

(A) arma nuclear que poderia atingir o vizinho sul-coreano.

(B) foguete feito para captar imagens das instalações milita-res da Coreia do Sul.

(C) tentativa de desviar o foco de intensa mobilização militar em terra.

(D) teste disfarçado de míssil balístico de longo alcance.

(E) satélite construído para a observação astronômica.

36. Decisão do STF tomada no dia 12 de abril de 2012 provocou polêmica entre entidades e organizações religiosas. Trata-se da descriminalização da interrupção de gravidez no caso de gestação

(A) causada por estupro.

(B) de adolescentes menores de 16 anos.

(C) de fetos com anencefalia comprovada.

(D) que implica em riscos para a mãe.

(E) em situação de extrema pobreza.

37. Ao anunciar, nesta terça-feira, um novo pacote de incentivos à economia, a presidente Dilma Rousseff cobrou a redução dos juros dos bancos privados.

(Folha.com, 03.04.2012. Adaptado)

Um dos mecanismos que o governo encontrou para pressionar os bancos privados a reduzir os juros foi

(A) conceder isenção fiscal aos bancos com juros baixos.

(B) emprestar dinheiro a baixo custo para quem diminuísse os juros.

(C) reduzir os juros nos bancos públicos.

(D) diminuir os impostos que incidem sobre empréstimos bancários.

(E) oferecer recursos do BNDES para bancos que abaixassem os juros.

Page 9: técnico legislativo

9 CMMU1101/006-AuxReprografia/Recepcionista/TécLegislativo-manhã

38. Centenas de pessoas prestaram a última homenagem ao apo-sentado que se suicidou na quarta-feira, 04 de abril, no centro de Atenas.

(Folha.com, 07.04.2012)

O suicídio do aposentado, em Atenas, pode ser considerado um ato político, pois tratava-se de um protesto contra

(A) o atual governo grego, envolvido em escândalos de corrupção.

(B) o corte imposto às pensões dos aposentados pelo governo.

(C) a decisão do governo grego de se retirar da União Euro-peia.

(D) a política econômica imposta à Grécia, pois causará maior gasto ao Estado.

(E) o massacre da população síria pelo governo ditatorial.

39. Os monitores da ONU chegaram à Síria para supervisionar um frágil cessar-fogo, mas a situação no país ainda não mudou muito: a violência ainda continua e a população teme pela segurança.

(BBC Brasil, 17.04.2012)

O cessar-fogo a que o texto se refere foi estabelecido entre

(A) o governo sírio e os terroristas da Al Qaeda.

(B) a Síria e Israel.

(C) o governo sírio e as forças de oposição.

(D) a Síria e os EUA.

(E) o governo sírio e a minoria xiita.

40. O desenhista, jornalista, dramaturgo e escritor morreu na noite de terça-feira, 27 de março, aos 88 anos, em sua casa, no Rio. Ele foi um dos colaboradores de O Pasquim, reconhecido por seu papel de oposição ao regime militar.

(Folha.com, 28.03.2012. Adaptado)

O texto faz referência à morte de

(A) Millôr Fernandes.

(B) Chico Anysio.

(C) Jaguar.

(D) Ruy Castro.

(E) Ziraldo.

noções de inforMática

41. No Microsoft Windows 7, em sua configuração padrão, a imagem a seguir ilustra o Windows Explorer, com uma pasta chamada Mauá, que contém 2 arquivos, chamados Arquivo1.txt e Arquivo2.txt.

Mauá

Nome

14/04/2012 19:12

Data de modificação Tipo

Pasta de arquivos

Tamanho

Se o usuário selecionar a pasta, pressionar CTRL+C para copiar e depois CTRL+V para colar, o Windows

(A) copia a pasta Mauá para uma nova pasta chamada Mauá – Cópia, sem nenhum arquivo dentro da nova pasta.

(B) copia a pasta Mauá para uma nova pasta chamada Mauá – Cópia, e também copia os 2 arquivos para dentro da nova pasta, mantendo os nomes originais Arquivo1.txt e Arquivo2.txt.

(C) não faz a cópia porque a pasta selecionada deve estar vazia para poder ser copiada, e exibe uma mensagem de erro para o usuário.

(D) copia a pasta Mauá para uma nova pasta chamada Mauá – Cópia, e também copia os 2 arquivos para dentro da nova pasta, renomeando-os para Arquivo1 – Cópia.txt e Arquivo2 – Cópia.txt.

(E) copia a pasta Mauá para uma nova pasta de mesmo nome, e também copia os 2 arquivos para dentro da nova pasta, chamados Arquivo1.txt e Arquivo2.txt.

42. No Microsoft Windows 7, em sua configuração padrão, pressionar as teclas de logotipo do Windows + R, simulta-neamente,

(A) abre a caixa de diálogo Executar.

(B) bloqueia o computador.

(C) procura por um arquivo ou por uma pasta.

(D) visualiza a área de trabalho.

(E) abre a janela Computador.

Page 10: técnico legislativo

10CMMU1101/006-AuxReprografia/Recepcionista/TécLegislativo-manhã

43. No Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão, tem-se o seguinte documento, com ambas as linhas (1 e 2) selecio-nadas.

Linha 1

Linha 2

A partir da imagem a seguir, do grupo Fonte da guia Página Inicial, conclui-se que

(A) a única diferença entre as linhas 1 e 2 é o tamanho das fontes utilizadas.

(B) as diferenças entre as linhas 1 e 2 são o tipo e tamanho das fontes utilizadas.

(C) não existe nenhuma diferença entre as linhas 1 e 2.

(D) a única diferença entre as linhas 1 e 2 é o tipo das fontes utilizadas.

(E) a linha 1 está usando o recurso Itálico.

44. A imagem a seguir, do Microsoft Word 2010, em sua confi-guração padrão, cujo título e demais textos estão proposital-mente ofuscados, refere-se ao recurso

(A) colunas.

(B) bordas.

(C) marcadores.

(D) inserção de objetos.

(E) tabela.

45. Na planilha do Microsoft Excel 2010, em sua configuração original, apresentada na figura a seguir, existem colunas ocultas e linhas excluídas.

A

1

8

2

9

5

10

6

11

7

12

C D F G

As lacunas do texto anterior são preenchidas, correta e res-pectivamente, com

(A) 0, 0

(B) 0, 2

(C) 2, 0

(D) 2, 1

(E) 2, 2

46. No Microsoft Excel 2010, em sua configuração padrão, a função ALEATÓRIO retorna um número

(A) maior ou igual a –1 e menor que 1.

(B) maior ou igual a 0 e menor que 1.

(C) maior ou igual a 0 e menor que 10.

(D) maior ou igual a 0 até infinito.

(E) maior ou igual a 1 e menor que 10.

Page 11: técnico legislativo

11 CMMU1101/006-AuxReprografia/Recepcionista/TécLegislativo-manhã

47. No Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, uma caixa de texto está configurada da seguinte forma:

Preenchimento

Cor da Linha Layout do texto

Alinhamento vertical:

HorizontalDireção do texto:

No meioEstilo da Linha

Sombra

Caixa de texto

O parágrafo está configurado como segue:

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o resultado dessa configuração.

(A) Exemplo

(B)

Exemplo

(C)

Exem

plo

(D) Exemplo

(E)

Exem

plo

48. Usando a imagem a seguir, do PowerPoint 2010, em sua configuração padrão, tem-se as afirmações:

I. O slide 5 contém uma animação. II. Se o usuário selecionar o slide 6 e pressionar as teclas

CTRL+D, simultaneamente, esse slide será duplicado, com todo seu conteúdo.

III. Se o usuário selecionar o slide 4 e pressionar a tecla DEL, ele ficará marcado como oculto.

Assinale a alternativa que qualifica corretamente as afirma-ções em verdadeiras (V) ou falsas (F).

(A) F, V, F.

(B) F, V, V.

(C) V, V, F.

(D) V, F, V.

(E) F, F, F.

Page 12: técnico legislativo

12CMMU1101/006-AuxReprografia/Recepcionista/TécLegislativo-manhã

49. Assinale a alternativa que relaciona corretamente os serviços de email e suas descrições.

I. É possível enviar um email preenchendo apenas o campo Cc com um email válido e deixando o campo Para em branco.

II. É possível enviar um email preenchendo apenas o campo Cco com um email válido e deixando os campos Para e Cc em branco.

III. É possível enviar um email preenchendo apenas o campo Para com um email válido e deixando os campos Cc e Cco em branco.

Está correto o contido em

(A) I, apenas.

(B) III, apenas.

(C) I e II, apenas.

(D) II e III, apenas.

(E) I, II e III.

50. A figura a seguir apresenta parcialmente o site da Câmara Municipal de Mauá, aberto com o navegador Internet Explorer 9, em sua configuração original.

http://www.camaramaua. /pgDefault.aspxsp.gov.br

Domingo, 06 de maio de 2012

home consulta on-line entenda a câmara vereadores finanças links interessantes

Câmara Municipal de Mauá

Se um usuário imprimir essa página usando como definição que no cabeçalho, no lado esquerdo, deverá aparecer o título, a al-ternativa que apresenta esse conteúdo é:

(A) http://www.camaramaua.sp.gov.br/camara/pgDefault.aspx

(B) domingo, 06 de maio de 2012

(C) Câmara Municipal de Mauá

(D) http://www.camaramaua.sp.gov.br

(E) Microsoft Internet Explorer - Câmara Municipal de Mauá