tecnologia mais atualizada - fujitsu.com Chardonnay_Por_v.1... · que dá o primeiro acesso para o...

2
O cliente País: Brasil Setor: Residencial Fundação: 2012 O desafio O Condomínio Chardonnay usava dois seguranças na portaria devido ao risco de invasão criminosa, mas dependia muito da memória visual para o reconhecimento dos moradores. Queria uma tecnologia que tornasse o acesso mais seguro e sem dar os mesmos problemas que cartões de aproximação ou biometria. A solução A consultora Rocken apresentou uma solução que inclui um sensor de palma de mão FUJITSU PalmSecure™ que é eficaz na autenticação de moradores idosos ou com a impressão digital de leitura difícil. A vantagem Leitura eficaz da biometria da palma da mão Custo de implantação e manutenção reduzido Integração com cadastro que facilita identificação Moradores podem adicionar usuários ao cadastro Fácil utilização para qualquer idade Valorização da propriedade O Condomínio Chardonnay implantou um sistema de acesso com sensores de palma FUJITSU PalmSecure™ que aumentou a segurança e reduziu custos. Walker Martins Síndico Condomínio Chardonnay Quando a gente foi para o mercado procurar uma tecnologia mais atualizada encontramos a Rocken com o sistema FUJITSU PalmSecure™. A leitura da palma da mão atingiria um público que a gente precisava . ESTUDO DE CASO DO CLIENTE

Transcript of tecnologia mais atualizada - fujitsu.com Chardonnay_Por_v.1... · que dá o primeiro acesso para o...

O cliente País: BrasilSetor: ResidencialFundação: 2012

O desafioO Condomínio Chardonnay usava dois seguranças na portaria devido ao risco de invasão criminosa, mas dependia muito da memória visual para o reconhecimento dos moradores. Queria uma tecnologia que tornasse o acesso mais seguro e sem dar os mesmos problemas que cartões de aproximação ou biometria.

A soluçãoA consultora Rocken apresentou uma solução que inclui um sensor de palma de mão FUJITSU PalmSecure™ que é eficaz na autenticação de moradores idosos ou com a impressão digital de leitura difícil.

A vantagem■ Leitura eficaz da biometria da palma da mão

■ Custo de implantação e manutenção reduzido

■ Integração com cadastro que facilita identificação

■ Moradores podem adicionar usuários ao cadastro

■ Fácil utilização para qualquer idade

■ Valorização da propriedade

O Condomínio Chardonnay implantou um sistema de acesso com sensores de palma FUJITSU PalmSecure™ que aumentou a segurança e reduziu custos.

Walker Martins Síndico Condomínio Chardonnay

“ Quando a gente foi para o mercado procurar uma tecnologia mais atualizada encontramos a Rocken com o sistema FUJITSU PalmSecure™. A leitura da palma da mão atingiria um público que a gente precisava”.

ESTUDO DE CASO DO CLIENTE

O desafio O Condomínio Chardonnay está situado em uma área de São Paulo com muitos espaços abertos e sem grande policiamento na rua. Esta situação agrava os problemas de insegurança existentes na cidade. O condominio possui porteiro desde o início, mas o trânsito elevado de pessoas dificultava o reconhecimento de todos os moradores e visitantes.

A dependência da memória visual do porteiro propiciava o risco de invasão do condominio. Outro problema era a rotatividade dos seguranças, que têm turnos alternados. “A gente buscou no mercado uma solução que pudesse identificar o morador através de um sistema integrado com algum tipo de dispositivo que o morador pudesse possuir ou através de uma biometria ou tags”, disse Walker Martins, Síndico, Condomínio Chardonnay.

O condominio instalou um sistema com cartão de aproximação, mas logo identificou um ponto de falha, que é quando o morador perde ou empresta o cartão. Chegaram a existir casos de tentativa de entrada por pessoas não autorizadas, que só foram barrados na clausura porque levantaram suspeitas. Menos de 18 meses depois, o síndico decidiu procurar outra solução.

A alternativa mais usada por outros condominios na cidade é a biometria de impressão digital com um código atrelado. Mas muitos moradores acabam por não usar por causa dos problemas de leitura em pessoas com mais idade ou de etnia oriental. A solução para o Chardonnay foi sugerida pela Rocken, uma empresa especializada em sistemas de seguranca para empresas e condominios.

“Quando a gente foi para o mercado procurar uma tecnologia mais atualizada encontramos a Rocken com o sistema FUJITSU PalmSecure™. Era uma ferramenta que a gente pode avaliar que, com a leitura da veia da palma da mão, concerteza atingiria um público que a gente precisava. E sem nenhuma margem de erro”, disse Walker Martins.

A soluçãoO sensor FUJITSU PalmSecure é um sistema de autenticação baseado nas veias da palma da mão. A verificação é realizada comparando o padrão de veias detectado pelo sensor com os padrões previamente registrados no sistema de controle de acesso.

Devido as características complexas e distintas das veias das mãos de cada pessoa, o sistema biométrico FUJITSU PalmSecure é considerado bastante seguro. Além de funcionar apenas se a corrente sangüínea estiver fluindo pelo corpo do usuário, a leitura é feita sem contacto, tornando o processo mais higiênico.

O terminal com o FUJITSU PalmSecure foi instalado no exterior na portaria do Condomínio Chardonnay. O morador coloca a mão e abre a porta que dá o primeiro acesso para o espaço de clausura. Então, o porteiro confirma a identidade do morador no monitor com o sistema informático de cadastro, que mostra a respetiva fotografia e dados pessoais. Só depois abre a segunda porta de acesso ao edifício. Em quarto meses, todos os moradores aderiram ao novo procedimento.

O proprietário possui uma senha única e exclusiva para adicionar mais pessoas do seu agregado familiar à plataforma instalada pela Rocken. “Ele vai à web, entra num portal, faz o cadastro e vincula a palma da mão através do PalmSecure da portaria. Hoje a gente tem sistema integrado, onde o próprio morador interage com o sistema. Ele tem praticamente a chave para alterar quem entra ou não na unidade dele”, explica o Síndico.

A vantagem A instalação de todo o sistema de segurança pela Rocken, que inclui o sensor FUJITSU PalmSecure, tags RFID para o acesso de veículos e o software de gestão permitiu ao Condomínio Chardonnay dispensar um dos dois seguranças que estavam na portaria, reduzindo os custos em 15-20 por cento. O investimento foi recuperado em perto de três meses.

“Com isso conseguiu rapidamente justificar o investimento e gerar economias num momento de crise. É uma vantagem para o condomínio porque diminuiu muito a incidência de problema de não identificar o morador na portaria”, disse Walker Martins.

O síndico diz que ainda existem tentativas de invasão do condomínio, mas agora o porteiro possui um recurso que permite confirmar sem dúvida se aquela pessoa tem direito de acesso ao prédio. O leitor de palma FUJITSU PalmSecure relevou-se eficaz tanto para os moradores idosos, cerca de 15 por cento, como para os jovens adolescentes que a partir dos 14 anos passam a ir para o colégio sozinhos.

Martins acredita que o uso desta tecnologia poderá ter valorizado em até 10 por cento de os apartamentos. Um sinal de satisfação com este sistema é que, desde a implantação em 2014, a taxa de proprietários moradores aumentou.

“Todos os moradores se sentem mais seguros e isso agrega valor. Você tem uma boa impressão quando chega ao edifício, não tem aquela ostentação de pessoas que às vezes chega a ser desnecessário e custoso para o condomínio. É uma forma subtil de segurança que torna o processo limpo”, resumiu.

O clienteO Condomínio Chardonnay é um condominio residencial de 120 unidades, implantado em 2012. Está inserido numa região nobre e de grande expansão imobiliária na cidade de São Paulo. O bairro do Morumbi tem uma população maioritariamente de classe média-alta. O condomínio tem uma única torre e o perfil dos moradores é muito familiar. No total, ronda entre os 400 e 500 moradores. Oitenta por cento das pessoas são proprietários-moradores, embora uma parcela seja composta de inquilinos.

Produtos e Serviços■ FUJITSU PalmSecure™

EM COLABORAÇÃO COM

© 2018 Fujitsu e o logótipo da Fujitsu são marcas comerciais ou marcas registadas da Fujitsu Limited no Japão e noutros países. Os nomes de outras empresas, produtos e serviços podem ser marcas comerciais ou marcas registadas dos respetivos proprietários. Os dados técnicos estão sujeitos a alteração e a entrega está sujeita a disponibilidade. Está excluída qualquer responsabilidade que os dados e as ilustrações estão completas, atualizadas ou corretas. As denominações podem tratar-se de marcas comerciais e/ou direitos de autor do respetivo fabricante, cuja utilização por terceiros para os seus próprios fins pode infringir os direitos de tal proprietário.

03-18

FUJITSUE-mail: [email protected]: +55-11-3265-0880