Tecnologias aplicadas na educação

12
TEORIAS PEDAGÓGICAS E A CIBERCULTURA. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFF CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO NOVAS TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA DISCIPLINA: INFORMÁTICA EDUCATIVA I TUTORA: GESILA APARECIDA MAIA GOMES ALUNO: JONALTO LOPES GUIRRA

Transcript of Tecnologias aplicadas na educação

Page 1: Tecnologias aplicadas na educação

TEORIAS PEDAGÓGICAS E A CIBERCULTURA.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - UFFCURSO DE PÓS GRADUAÇÃO NOVAS TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICADISCIPLINA: INFORMÁTICA EDUCATIVA ITUTORA: GESILA APARECIDA MAIA GOMES 

ALUNO: JONALTO LOPES GUIRRA

Page 2: Tecnologias aplicadas na educação

OBJETIVOSDestacar uma das teorias pedagógicas citadas no texto do Libâneo no contexto da Cibercultura, ou seja, como essas tecnologias podem ser utilizadas na educação segundo a teoria pedagógica.

Page 3: Tecnologias aplicadas na educação

Pedagogia e seu estudo.A pedagogia ocupa-se das tarefas de formação humana, tendo como objeto de investigação a educação, e suas mudanças. A realidade atual mostra simultaneamente um mundo homogêneo e heterogêneo, num processo de globalização, criando múltiplas culturas, múltiplas relações, múltiplos sujeitos. Ao mesmo tempo que a pedagogia centra suas preocupações na definição da educação e fenômeno do qual se ocupa, por outro esse objeto requer ser pensado na sua complexidade.

Page 4: Tecnologias aplicadas na educação

• Aos que se ocupam da educação escolar, assumam um posicionamento sobre objetivos e modos de promover o desenvolvimento e a aprendizagem de sujeitos inseridos em contextos socioculturais e institucionais concretos. • A ressonância mais problemática se dê na sala de aula, onde

decisões e ações precisam ser tomadas. Pensar e atuar no campo da educação, enquanto atividade social prática de humanização das pessoas, implica responsabilidade social e ética de dizer não apenas o porquê fazer, mas o quê e como fazer.• A pedagogia constitui-se como campo de investigação cuja fonte é a

própria prática educativa e os portes teóricos providos pelas demais ciências da educação.

As exigências da pedagogia em um mundo em mudança

Page 5: Tecnologias aplicadas na educação

As teorias pedagógicas modernas

São aquelas gestadas em plena modernidade.

Comênio lança em 1657 o lema do “ensinar tudo a todos” , é considerado o arauto da educação moderna.

Pedagogos como Pestalozzi, Kant, Herbart, Froebel, Durkheim, Dewey, vão consolidando teorias sobre a prática educativa assentadas na manutenção de uma ordem social.

Page 6: Tecnologias aplicadas na educação

• A natureza do ato educativo;• A relação entre sociedade e educação;• Os objetivos e conteúdos da formação;• As formas institucionalizadas de ensino;• A relação educativa.

As teorias pedagógicas modernas

Page 7: Tecnologias aplicadas na educação

IDEAIS• Acentuação do poder da

razão;• Conhecimentos e modos de

ação, deduzidos de uma cultura universal objetiva;• Os seres humanos possuem

uma natureza humana básica, postulando-se a partir daí direitos básicos universais.

PONTOS NEGATIVOS

• É que em nome da razão e da ciência se abafa o sentimento, a imaginação, a subjetividade e, até, a liberdade, à medida que a razão institui-se como instrumento de dominação sobre os seres humanos. • Refere-se a consequências da

grande acumulação de conhecimentos científicos e técnicos produzidos pela modernidade.

Page 8: Tecnologias aplicadas na educação

A corrente racional-tecnológica

• Corresponde à concepção que tem sido designada de neotecnicismo e está associada a uma pedagogia a serviço da formação para o sistema produtivo.

• Diferentemente do cunho acadêmico da pedagogia tradicional, a corrente racional-tecnológica busca seu fundamento na racionalidade técnica e instrumental, visando a desenvolver habilidades e destrezas para formar o técnico. Metodologicamente, caracteriza-se pela introdução de técnicas mais refinadas de transmissão de conhecimentos incluindo os computadores, as mídias.

Page 9: Tecnologias aplicadas na educação

CIBERCULTURA

Page 10: Tecnologias aplicadas na educação

CIBERCULTURAPretto (2011), as culturas e as áreas da ciência e das tecnologias, queremos aqui mapear e discutir algumas condições sociotécnicas e culturais que estruturaram a atual fase da cibercultura e como elas podem inspirar outros tantos e plurais atos de currículos (Macedo, 2006) dentrofora do ciberespaço em sua conexão em rede com outros espaços.

A cibercultura é a cultura contemporânea estruturada pelo uso das tecnologias digitais em rede nas esferas do ciberespaço e das cidades. Compreendemos tais esferas como espaços tempos

cotidianos de ensino aprendizagem, que preferimos nomear de redes educativas ou espaços multirreferenciais de aprendizagem.

Page 11: Tecnologias aplicadas na educação

Atualmente, principalmente por conta da emergência das tecnologias e dispositivos móveis, compreendemos a cibercultura cada vez mais como a cultura da e na interface entre o ciberespaço e as cidades.

A influência das tecnologias digitais em rede vem afetando os cotidianos em suas mais plurais dimensões

Page 12: Tecnologias aplicadas na educação

LIBÂNEO. J.C, As teorias pedagógicas modernas designadas pelo combate contemporâneo da educação. In: Educação na área do conhecimento em rede transdisciplinaridade. São Paulo: Alínea, 2005.SANTOS, E. A Cibercultura e a Educação Em Tempos De Mobilidade E Redes Sociais: Conversando Com Os Cotidianos. Praticas pedagógicas, linguagem e mídias: desafios à Pós-Graduação em educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPED NACIONAL, 2011.

BIBLIOGRAFIA