Tecnologias e aprendizagem

12

Click here to load reader

Transcript of Tecnologias e aprendizagem

Page 1: Tecnologias e aprendizagem

UNIVERSIDADE IBEROAMERICANA

PROFESSORA: MARIA ESTER

DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

CURSO: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

TURMA: 2014.1     ALUNAS - PATRICIA VASCONCELOS COSTA SUZANA RODRIGUES CORDEIRO SUZETE RODRIGUES CORDEIRO CIPRIANO

ASSUNÇÃO JULHO DE 2014

Page 2: Tecnologias e aprendizagem

DO ENSINO INTERATIVO ÀS COMUNIDADES DE APRENDIZAGENS

A organização das sociedades está em classes, bem como o trabalho que essas desenvolvem e como desenvolvem.

Conhecimento como Poder.

Ensinar é um ato de reflexão e de ação, no sentido de saber fazer, saber pensar e saber ensinar.

Page 3: Tecnologias e aprendizagem

TUDO QUE É SÓLIDO SE DESMANCHA NO AR

O mundo e tudo que faz parte dele estão em movimento, novos conhecimentos, novas formas de ver e de se viver em sociedade, novas formas de ensinar e de aprender.

Segundo Virilio (1993) “a janela é a tela”.

Page 4: Tecnologias e aprendizagem

CONECTADAS...

As pessoas começam a compor uma mesma linha horizontal de informação, pois estão conectadas num processo mutuo de aprender.

Page 5: Tecnologias e aprendizagem

Comunidades virtuais

♠Sociedades primitivas - formadas por comunidades caçadoras, coletoras e posteriormente as comunidades agrícolas e industriais.

♠ Sociedade contemporânea - encontra-se diante de uma nova concepção de organização social pautada na junção da tecnologia da informação e da comunicação, que podem trazer transformações profundas e fundamentais para os valores humanos.

Page 6: Tecnologias e aprendizagem

♠ Segundo Rheigold (1991) o conceito de estado – nação é historicamente recente e a cidadania é definida pela agregação dos habitantes de vilas, aldeias e cidades.

♠ Caiberespaço - a junção de cidadãos concentrados, agrupados culturalmente em torno de interesses específicos. Cria-se uma identidade cultural e social que os distingue de outras inúmeras comunidades existentes. Essa relação perdura enquanto houver interesses em comum.

Page 7: Tecnologias e aprendizagem

♠ Para Rheigold, as comunidades mediadas pelo computador tem potencial para mudar as vidas das pessoas em três níveis distintos.

♠ O primeiro deles diz respeito as alterações nas concepções, nos pensamentos e nas personalidades individuais.

♠ O segundo nível diz respeito ao estabelecimento de novas relações interpessoais, amizades e vivencias comunitárias.

♠ O terceiro nível de alteração é o nível político.

Page 8: Tecnologias e aprendizagem

Comunidades virtuais de aprendizagem

♠ As múltiplas e incessantes trocas que ocorrem em qualquer tipo de comunidade virtual refletem-se em inúmeras e diferenciadas aprendizagens para seus membros.

♠ A comunidade específica de “aprendizagem” vai além do tempo de uma disciplina de curso, Seu tempo é o tempo em que seus membros se interessam em ali permanecer em estado de troca colaboração e aprendizagem.

Page 9: Tecnologias e aprendizagem

A integração pode acontecer de varias formas, porém três destas são muito importantes, que são:

♠ Interação- A interação não se dá apenas pela comunicação escrita ou pelos sistemas sonoros, outras formas tecnologicamente avançadas podem estar presentes para garantir o máximo de interação.(sons, senso de presença, espaço, tempo e comunicação, partilhamento)

♠ cooperação - Trabalhos cooperativos desenvolvidos na rede incluem mecanismos de comunicação que permitem as pessoas ver, ouvir e enviar mensagens umas as outras

♠ colaboração on-line. tira as pessoas do isolamento e as encaminhem para atividades em grupos, em que possam atuar de forma colaborativa, pois com a colaboração de cada um para a realização de atividades de aprendizagem, Formam-se laços e identidades sociais.

Page 10: Tecnologias e aprendizagem

♠ Cada membro é responsável não apenas pelo seu próprio desenvolvimento, mas pelo de todo grupo de pessoas com que ele está em conexão, tornando o ambiente virtual de aprendizagem um espaço de participação ativa e de interação entre todos.

♠ Motivadas para aprender

A motivação não é algo externo, que se impõe a pessoa, mas um processo de permanente transformação, que acontece de acordo com os diversos momentos da vida.

Page 11: Tecnologias e aprendizagem

♠ Em direção a uma nova sociabilidade na educação

As pessoas que circulam nas comunidades virtuais transferem para ela seus modos de vida, seus valores e sua cultura. Porém a forma de agregação social não imposta, a não ser pelo interesse pessoal as diferencia das comunidades físicas.

♠ A dinâmica de uma comunidade virtualA dinâmica das comunidades virtuais está orientada de acordo com o princípio do benefício crescente de todos os seus membros.

A acumulação de saberes e o sentimento de felicidade, são os dois pontos iniciais para o bom funcionamento das comunidades virtuais.

Page 12: Tecnologias e aprendizagem

♠ Desafios

O maior desafio é impedir que nos novos espaços educacionais se criem as práticas de exclusão e descriminação costumeiramente adotadas pelas instituições tradicionais de ensino