Temperatura das estrelas

2
Radiação Emitida pelas estrelas / Espectros Espectros de duas estrelas de diferentes tipos. Comparando as riscas dos espectros de diferentes estrelas, verifica-se que: • num mesmo espectro as riscas têm intensidade diferente, isto é, umas são mais escuras (mais largas) do que outras; • há riscas que aparecem nuns espectros mas não aparecem noutros; • determinadas riscas aparecem em quase todos os espectros mas nuns são mais intensas (mais escuras) do que noutros; Espectro de uma estrela onde se assinalam os elementos correspondentes a algumas riscas observadas. Espectro de uma estrela branco-azulada. Assinalam-se as riscas de hélio e iões He + . Utilizando aparelhos apropriados (espectroscópios), os astrofísicos têm verificado que há estrelas cujos espectros tem predominância da cor vermelha, azul, violeta, etc. Essa predominância espectral permite determinar a temperatura superficial, composição química ou a cor de uma dada estrela. As estrelas cujos espectros tem predominância da cor vermelha são as mais frias (gigantes vermelhas), enquanto que as azuis são as mais quentes. O espectro solar, observado com um espectroscópio de alta resolução, apresenta riscas escuras (riscas de Fraunhoffer; esta designação deve-se ao nome do cientista que as descobriu) sobre um fundo brilhante. 1. Como explicar o aparecimento das riscas escuras? 2. Comparar este espectro com os espectros de emissão do sódio, do hélio e do hidrogénio.

description

 

Transcript of Temperatura das estrelas

Page 1: Temperatura das estrelas

Radiação Emitida pelas estrelas / Espectros

Espectros de duas estrelas de

diferentes tipos.

Comparando as riscas dos espectros de diferentes estrelas, verifica-se que:• num mesmo espectro as riscas têm intensidade diferente, isto é,

umas são mais escuras (mais largas) do que outras;• há riscas que aparecem nuns espectros mas não aparecem noutros;• determinadas riscas aparecem em quase todos os espectros mas

nuns são mais intensas (mais escuras) do que noutros;

Espectro de uma estrela onde se assinalam os elementos correspondentes a algumas riscas observadas.

Espectro de uma estrela branco-azulada. Assinalam-se as riscas de hélio e iões He+.

Utilizando aparelhos apropriados (espectroscópios), os astrofísicos têm verificado que há estrelas cujos espectros tem predominância da cor vermelha, azul, violeta, etc. Essa predominância espectral permite determinar a  temperatura superficial, composição química ou a cor de uma dada estrela.

As estrelas cujos espectros tem predominância da cor vermelha são as mais frias (gigantes vermelhas), enquanto que as azuis são as mais quentes.

O espectro solar, observado com um espectroscópio de alta resolução, apresenta riscas escuras (riscas de Fraunhoffer; esta designação deve-se ao nome do cientista que as descobriu) sobre um fundo brilhante.1. Como explicar o aparecimento das riscas escuras?2. Comparar este espectro com os espectros de emissão do sódio, do hélio e do hidrogénio.