teste1BG10V1_1213

8
Centro de Estudos Educativos de Ançã Teste de Avaliação Escrita das componentes teórica e prática Disciplina: Biologia e Geologia 10º ano de Escolaridade – Ensino Secundário Duração da Prova: 90 minutos 17 de outubro 2012 Professora: Clara Gomes Versão 1 Nome do aluno: N.º: Turma: Grupo I O sistema Terra depende das interações entre os diferentes subsistemas. O ciclo tectónico é dependente do dinamismo interno e influencia o dinamismo externo, como por exemplo o ciclo das rochas. Muitas vezes ocorrem sequências de acontecimentos que alteram temporariamente as condições de equilíbrio dos subsistemas. Por exemplo, uma grande erupção pode expelir para a atmosfera uma quantidade de cinzas tão elevada que pode provocar mudanças climáticas traduzidas em inundações em determinados locais, secas noutras regiões e, eventualmente, afetar a produção vegetal e as cadeias alimentares. Esporadicamente, podem ocorrer alterações no sistema Terra tão drásticas que criem desequilíbrios graves responsáveis pela extinção de muitas espécies. Os esquemas A e B da Figura 1 representam dois tipos de sistemas, respetivamente, fechado e aberto. 1. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correta, nas alíneas que se seguem. 1.1. Os subsistemas terrestres diferem do planeta Terra porque trocam ____ sendo considerados sistemas ____. A. energia [...] fechados. B. energia [...] abertos. C. matéria [...] fechados. D. matéria [...] abertos. 1.2. Ambos os sistemas têm em comum o facto de trocarem __ com o meio, estando esta representada pela(s) __. A. energia […] projeção da bola. B. energia […] setas. C. matéria […] projeção da bola. D. matéria […] setas. 1.3. Uma grande erupção pode expelir uma quantidade de cinzas tão grande que pode provocar mudanças climáticas, o que significa que a _____ são subsistemas abertos e ___. A. geosfera e atmosfera [...] interdependentes. B. geosfera e atmosfera [...] independentes. C. biosfera e atmosfera [...] interdependentes. D. biosfera e atmosfera [...] independentes. Versão 1 1

Transcript of teste1BG10V1_1213

Page 1: teste1BG10V1_1213

Centro de Estudos Educativos de Ançã

Teste de Avaliação Escrita das componentes teórica e práticaDisciplina: Biologia e Geologia 10º ano de Escolaridade – Ensino SecundárioDuração da Prova: 90 minutos 17 de outubro 2012Professora: Clara Gomes Versão 1 Nome do aluno: N.º: Turma:

Grupo IO sistema Terra depende das interações entre os diferentes subsistemas. O ciclo tectónico é dependente do dinamismo interno e influencia o dinamismo externo, como por exemplo o ciclo das rochas. Muitas vezes ocorrem sequências de acontecimentos que alteram temporariamente as condições de equilíbrio dos subsistemas. Por exemplo, uma grande erupção pode expelir para a atmosfera uma quantidade de cinzas tão elevada que pode provocar mudanças climáticas traduzidas em inundações em determinados locais, secas noutras regiões e, eventualmente, afetar a produção vegetal e as cadeias alimentares. Esporadicamente, podem ocorrer alterações no sistema Terra tão drásticas que criem

desequilíbrios graves responsáveis pela extinção de muitas espécies.

Os esquemas A e B da Figura 1 representam dois tipos de sistemas, respetivamente, fechado e aberto.

1. Selecione a alternativa que permite preencher os espaços e obter uma afirmação correta, nas alíneas que se seguem.

1.1. Os subsistemas terrestres diferem do planeta Terra porque trocam ____ sendo considerados sistemas ____.

A. energia [...] fechados.B. energia [...] abertos.C. matéria [...] fechados.

D. matéria [...] abertos.

1.2. Ambos os sistemas têm em comum o facto de trocarem __ com o meio, estando esta representada pela(s) __.A. energia […] projeção da bola.B. energia […] setas.C. matéria […] projeção da bola.D. matéria […] setas.

1.3. Uma grande erupção pode expelir uma quantidade de cinzas tão grande que pode provocar mudanças climáticas, o que significa que a _____ são subsistemas abertos e ___.

A. geosfera e atmosfera [...] interdependentes. B. geosfera e atmosfera [...] independentes. C. biosfera e atmosfera [...] interdependentes. D. biosfera e atmosfera [...] independentes.

1.4. O ciclo tectónico é dependente da ____ e é responsável pelas transformações que ocorrem no ciclo ___. A. energia solar [...] hidrológico. B. energia solar [...] das rochas. C. energia geotérmica [...] hidrológico. D. energia geotérmica [...] das rochas.

2. Faça corresponder a cada uma das letras (de A a H), que caracterizam interações entre subsistemas, o número (de I a V) da chave que os identifica.

AfirmaçõesA. A composição da atmosfera terrestre atual torna possível a respiração. B. O Homem tem vindo a explorar de modo descontrolado os combustíveis fósseis. C. A fotossíntese é um processo que utiliza o dióxido de carbono atmosférico. D. As erupções vulcânicas libertam grandes quantidades de gases e calor. E. O ciclo hidrológico é caracterizado por vários processos, entre eles a precipitação. F. A decomposição da matéria orgânica (húmus) é fundamental na formação do solo. G. A concentração de dióxido de carbono tem vindo a aumentar devido ao aumento

do tráfego automóvel. H. A água é o principal constituinte de todos os seres vivos, havendo necessidade de

repor as suas perdas.

ChaveI. Atmosfera e Biosfera II. Atmosfera e Geosfera III. Atmosfera e Hidrosfera IV. Biosfera e Geosfera V. Biosfera e Hidrosfera

Vers

ão 1

1

Page 2: teste1BG10V1_1213

3. Considere os seguintes dados: O CO2 retém grande parte da radiação emitida pela superfície da Terra, contribuindo para o efeito de estufa. O CO2 atmosférico dissolve-se na água e precipita formando o calcário. O CO2 é utilizado pelas plantas na fotossíntese. O CO2 é libertado na respiração dos seres vivos.

Faça corresponder a cada uma das letras (de A a H), que demonstram a importância do dióxido de carbono, o número (de I a III) da chave correspondente.

Afirmações A. Na biosfera ocorre uma permanente circulação e reciclagem de CO2. B. A formação de calcário é maior a temperaturas baixas. C. A circulação de CO2 é restrita aos subsistemas hidrosfera e atmosfera. D. O aumento da solubilidade do CO2 na água diminui o efeito de estufa. E. O CO2 é o gás mais abundante da atmosfera de Vénus. F. A atmosfera é um sistema fechado.

Chave I – Afirmação apoiada pelos dados. II – Afirmação contrariada pelos dados. III – Afirmação sem relação com os dados.

4. O clima da Terra está em constante mudança porque os subsistemas terrestres registam alterações. Explique como é que a alteração do dióxido de carbono da atmosfera influencia os outros subsistemas e coloca em risco o equilíbrio do planeta Terra.

Grupo IIO Grand Canyon encontra-se no território dos Estados Unidos da América. O seu vale foi modelado pelo rio Colorado durante milhares de anos. À medida que as suas águas percorriam o leito, aprofundou-o ao longo de 446 km. Mede 6 a 29 Km de largura e atinge a profundidade de 1600 metros. Cerca de 2000 M.A. de história geológica da Terra foram expostos pelo rio, à medida que este e os seus afluentes meteorizavam e erodiam camada após camada de sedimentos. O Grand Canyon foi visto pela primeira vez por um europeu em 1540, o espanhol Garcia Lopez de Cardenas. A primeira expedição científica ao local foi dirigida pelo Mayor John Wesley Powell, no final da década de 1870. Powell referiu-se às rochas sedimentares expostas como “páginas de um belo livro de histórias”. No entanto, a área era já ocupada por nativos americanos. É considerado uma das sete maravilhas naturais do mundo e um ponto turístico visitado por milhares de turistas.

1. Seleciona a única opção que contém os termos que preenchem, sequencialmente, os espaços, de modo a obteres uma afirmação correta.

1.1. Aplicando o princípio da ____ à sequência II, podemos afirmar que o estrato ___ é o mais recente.A. Horizontalidade (…) 1B. Horizontalidade (…) 4C. Sobreposição (…) 1D. Sobreposição (…) 4

1.2. O princípio da identidade paleontológica leva-nos a concluir que o ____ da sequência I ____.A. Arenito (…) tem todos a mesma idade;B. Argilito (…) tem a mesma idade que o argilito da sequência IIC. Calcário (…) tem a mesma idade que o calcário da sequência IID. Cálcário (…) é mais recente que as rochas metamórficas da mesma sequência. Ve

rsão

1

2

Page 3: teste1BG10V1_1213

1.3. Se o estrato 3 tiver fosséis de ____, então podemos admitir que ____.A. Amonites (…) se formou na era paleozoica;B. Amonites (…) o estrato 2 não tem fósseis de trilobitesC. Trilobites (…) se formou na era mesozoica;D. Trilobites (…) o estrato 2 não tem fósseis de amonites.

1.4. Os melhores fósseis de ____ para datar relativamente os estratos do Grand Canyon são aqueles que têm ____ distribuição ao longo dos seus 1600 m de profundidade e uma ____ distribuição ao lingo dos seus 446 km de extensão.A. Fácies (…) reduzida (…) vastaB. Idade (…) reduzida (…) vastaC. Fácies (…) vasta (…) reduzidaD. Idade (…) vasta (…) reduzida

2. Seleciona a opção que completa corretamente a afirmação: Da análise da figura podemos concluir que…A. O granito é mais antigo que o calcárioB. O estrato 1 é mais antigo que a falhaC. O xisto e gnaisse da sequência I são mais recente que o calcário da sequência IID. O estrato 1 é mais recente que a falha.

3. Faz corresponder a cada uma das letras de A a E, a designação da respetiva rocha, indicada na chave.

A- Rocha sedimentar detrítica não consolidadaB- Rocha sedimentar detrítica consolidadaC- Rocha sedimentar biogénicaD- Rocha sedimentar químiogénicaE- Rocha metamórfica

I- ArenitoII- ArgilaIII- Calcário comumIV- CarvãoV- XistoVI- GnaisseVII- GranitoVIII- Mármore

Grupo IIIEra após era, o planalto do Colorado foi crescendo como um bolo de camadas de arenito, calcário, argilito e xisto argiloso. Estes estratos, criados por mares, rios e ventos e depois comprimidos pelo tempo, foram içados, afundados e elevados por violentas forças tectónicas. Os vulcões espalharam lava sobre eles, o vento e as águas atacaram-nos e uma das mais acessíveis lições de geologia do planeta tomou forma. Há mais de um século, os geólogos começaram a registar as origens dos estratos que se exibem nas paredes dos canyons e das mesas. Com uma idade aproximada de 180 milhões de anos, o arenito navajo formou-se ao longo de 15 milhões de anos, camada após camada, resultando da deposição de areias sopradas pelo vento. Em certos lugares, o depósito atinge mais de 600 metros de espessura, colorido por óxidos de ferro. De onde surgiu tão grande quantidade de areia? Tanto quanto parece, uma enorme quantidade terá vindo das montanhas dos Apalaches, bem longe a leste. O geólogo Jeffrey Rahl e os seus colegas descobriram pistas sobre a sua origem em minúsculos cristais de zircão conservados no arenito. Os isótopos radioativos presentes nos zircões do arenito navajo condizem com os zircões dos Apalaches, montanhas que, em tempos recuados, eram tão altas como os Alpes.

1. Selecione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correta. Os arenitos e argilitos do planalto do Colorado são_____e formam estratos que alternam com calcários, que são_____.

A. rochas sedimentares quimiogénicas [...] rochas metamórficas B. rochas sedimentares detríticas móveis [...] rochas sedimentares quimiogénicas Ve

rsão

1

3

Page 4: teste1BG10V1_1213

C. rochas sedimentares quimiogénicas [...] rochas sedimentares detríticas consolidadas D. rochas sedimentares detríticas consolidadas [...] rochas sedimentares quimiogénicas

2. Seleccione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correcta.A lava espalhada pelos vulcões sobre os estratos do planalto do Colorado formou rochas____, com cristais de____dimensões, como, por exemplo,____. A. Magmáticas intrusivas [...] grandes [...] granito B. Magmáticas intrusivas [...] pequenas [...] basalto C. Magmáticas extrusivas [...] pequenas [...] basalto D. Magmáticas extrusivas [...] grandes [...] granito

3. Identifique o agente de geodinâmica externa responsável pelo transporte das areias que formaram o arenito navajo.

4. Selecione a alternativa que preenche os espaços na frase seguinte, de modo a obter uma afirmação correta. Os cristais de zircão encontrados no arenito navajo são___ que o próprio arenito e os isótopos radioactivos presentes nestes cristais permitiram conhecer___.

A. Mais antigos [...] o local de origem da areia que constitui o arenito B. Mais recentes [...] a idade do arenito C. Mais antigos [...] a idade do arenito D. Mais recentes [...] o local de origem da areia que constitui o arenito

5. Seleciona a opção mais correta que completa a afirmação seguinte:A formação do planalto do Colorado e do Grand Canyon são acontecimentos geológicos que podem ser interpretados à luz do: A. CatastrofismoB. NeocatastrofismoC. UniformitarismoD. Gradualismo

6. Considere que num determinado cristal de zircão do arenito navajo está presente o par de isótopos 235U/207Pb. O tempo de semi-vida do isótopo-pai, 235U, é de 0,7 x IO9 anos. Sabendo que foram encontrados 25% de 207PbA Idade desse arenito será (em milhões de anos): A. 700 M.A.B. 350 M.A.C. 1400 M.AD. 7000 M.A.

7. Explique o significado da afirmação: "Estes estratos, criados por mares, rios e ventos e depois comprimidos pelo tempo, foram içados, afundados e elevados por violentas forças tectónicas."

Grupo IV1. Observa as figuras seguintes. A ilustra as fronteiras entre placas tectónicas e B representa os dois tipos de

fronteiras entre placas tectónicas e diferentes unidades estruturais (X e Y) da zona mais superficial da Terra. Nas questões seguintes assinala as opções corretas.

1.1. A letra X representa… A. A crosta continental B. A endosfera C. A litosfera D. A astenosfera

A

B

Vers

ão 1

4

Page 5: teste1BG10V1_1213

1.2. Qual a letra do esquema B, que representa os “movimentos de convecção”? A. letra C B. letra D C. letra A D. letra B

1.3. Segundo a Teoria da Tectónica de Placas, as correntes de convecção do manto são responsáveis… A. pela formação das cadeias montanhosas. B. pelo vulcanismo e pelas inversões de polaridade do campo magnético. C. pela actividade sísmica e pela mobilidade das placas litosféricas. D. pela deriva dos continentes e pela expansão dos fundos oceânicos.

1.4. O processo de formação da crosta oceânica e separação das placas ocorre… A. Nos riftes B. Nas falhas transformantes C. Nas zonas de subdução D. Nos limites convergentes

1.5. Identifique os tipos de fronteiras ilustrados na figura A, pelos números l, II e III.

1.6. Refira como estão na atualidade as placas Indiana e Euro-asiática e as placas da Antártida e da Austrália. 2. Leia com atenção o texto seguinte e responda às questões. [...] Já por volta de 1620 Bacon chamara a atenção para a similitude dos contornos continentais, mas sem sugerir que tivessem estado alguma vez agregados. O primeiro a falar de uma deslocação dos continentes à superfície da Terra foi Pellegrini, em 1848, mas atribuiu o fenómeno a causas sobrenaturais, relacionando-o com o Dilúvio bíblico. Foi em 1912 que Wegener apresentou a sua teoria à comunidade científica. Segundo uns, já se interessava pelo assunto desde 1903; para outros, a ideia foi-lhe sugerida mais tarde, pela observação do desprendimento das placas de gelo polar, no âmbito do processo de formação dos icebergues. A proposta de Wegener só veio a afirmar-se definitivamente com o artigo publicado em 1968, no Journal of Geophysical Research, por três sismólogos norte-americanos: Lynn Sykes, Brian Isaacks e Jack Oliver. A superfície da Terra é formada por uma casca rígida, com cerca de 100 quilómetros de espessura que envolve uma camada pastosa, viscosa. Essa casca rígida está dividida num certo número de regiões independentes que deslizam sobre a camada viscosa, modificando as suas posições relativas e as respectivas linhas de separação. O material que as constitui renova-se permanentemente. Como um tapete rolante, as placas recém-formadas percorrem um trajecto mais ou menos longo e voltam a mergulhar no interior da Terra.

2.1. Qual das personalidades referidas no texto não revela aqui ideias “mobilistas”?

2.2. Transcreva a passagem do texto que remete para ideias catastrofistas.

2.3. Identifique, no âmbito da teoria da tectónica de placas, o significado das seguintes expressões utilizadas no último parágrafo do texto, tendo em conta o respectivo contexto:

A. «casca rígida»; B. «camada pastosa, viscosa»; C. «regiões independentes»; D. «linha de separação».

2.4. Faça corresponder uma letra da chave a cada uma das afirmações que se indicam de seguida.Chave:A – limites divergentesB – limites convergentesC – limites conservativos

Afirmações:1 – As placas litosféricas encontram-se em rota de colisão.2 – Uma placa litosférica mergulhada por baixo de outra.3 – Ocorre deslizamento lateral entre as placas.4 – As placas litosféricas afastam-se devido a forças de tensão.5 – Ocorrem ao longo das falhas transformantes.6 – Verifica-se formação de nova crosta oceânica.7 – A actividade vulcânica é muito intensa.8 – Atuação de forças de compressão.

2.5. “As placas de gelo corresponderiam a continentes, deslocando-se sobre um fundo oceânico – a água do mar”. Explique a analogia que Wegener terá estabelecido entre a deslocação dos continentes e o fenómeno de desprendimento das placas de gelo polar.

Grupo I Grupo II Grupo III Grupo IV1 1 1 1 2 3 4 1 1 1 1 2 3 1 2 3 4 5 6 7 1 1 1 1 1 1 2 2 2 2 2 . 5 Vers

ão 1

5

Page 6: teste1BG10V1_1213

. 1 . 2 . 3 . 4 . 1 . 2 . 3 . 4 . 1 . 2 . 3 . 4 . 5 . 6 . 1 . 2 . 3 . 4

5 5 5 5 10

10

10

5 5 5 5 5 10

5 5 5 5 5 5 15

5 5 5 5 5 5 5 5 10

10

10

Vers

ão 1

6