Tipologia Características Resposta no ENEM · preservá-la ao longo prazo, evitando o risco de...

18

Transcript of Tipologia Características Resposta no ENEM · preservá-la ao longo prazo, evitando o risco de...

Tipologia Características Resposta no ENEM

Texto Narrativo

História

Enredo, personagem, espaço,

tempo, narrador etc.

Pretérito Perfeito

Relatar...

Contar...

Narrar...

Texto Descritivo

Imagem verbal

Física ou Psicológica

Objetiva ou subjetiva

Presente do Indicativo ou

Pretérito Imperfeito do Indicativo

Mostrar...

Exibir...

Caracterizar...

Qualificar..

Texto Dissertativo

(Argumentativo ou expositivo)

Comprovação de tese por meio de

argumentos

Comprovar...

Argumentar...

Persuadir...

Informar...

Expor...

Tipologia Características Resposta no ENEM

Texto Injuntivo

(Instrucional ou normativo)

Imperativo, infinitivo ou ordens

modalizadas...

Sugerir...

Induzir...

Ordenar...

Orientar...

Aconselhar (1)...

Texto Preditivo

Previsões

Horóscopos, profecias, previsões

do tempo...

Prever...

Adivinhar...

Antecipar...

Aconselhar(2)...

Texto DialogalA base textual é o diálogo entre

personagens

Apresentar diálogos entre

personagens

Tipologia Resposta no ENEM

Texto Narrativo

Relatar...

Contar...

Narrar...

Texto Descritivo

Mostrar...

Exibir...

Caracterizar...

Qualificar..

Texto Dissertativo

Comprovar...

Argumentar...

Persuadir...

Informar...

Expor...

Tipologia Resposta no ENEM

Texto Injuntivo

Sugerir...

Induzir...

Ordenar...

Orientar...

Aconselhar (1)...

Texto Preditivo

Prever...

Adivinhar...

Antecipar...

Aconselhar(2)...

Texto Dialogal Apresentar diálogos entre personagens

Esse texto é uma propaganda veiculada nacionalmente. Esse gênero textual utiliza-se dapersuasão com uma intencionalidade específica. O principal objetivo desse texto é

a) comprovar que o avanço da dengue no país estárelacionado ao fato de a população desconhecer os agentescausadores.b) convencer as pessoas a se mobilizarem, com o intuito deeliminar os agentes causadores da doença.c) demonstrar que a propaganda tem um caráterinstitucional e, por essa razão, não pretende vender produtos.d) informar à população que a dengue é uma doença quemata e que, por essa razão, deve ser combatida.e) sugerir que a sociedade combata a doença, observando os

sintomas apresentados e procurando auxílio médico.

Câncer 21/06 a 21/07

O eclipse em seu signo vai desencadear mudanças na sua autoestima e no seu modode agir. O corpo indicará onde você falha – se anda engolindo sapos, a área gástrica seressentirá. O que ficou guardado virá à tona para ser transformado, pois este novociclo exige uma “desintoxicação”. Seja comedida em suas ações, já que precisará deenergia para se recompor. Há preocupação com a família, e a comunicação entre osirmãos trava. Lembre-se: palavra preciosa é palavra dita na hora certa. Isso ajudatambém na vida amorosa, que será testada. Melhor conter as expectativas e tercalma, avaliando as próprias carências de modo maduro. Sentirá vontade de olharalém das questões materiais – sua confiança virá da intimidade com os assuntos daalma.

Revista Cláudia. N.º 7, ano 48, jul. 2009.

O reconhecimento dos diferentes gêneros textuais, seu contexto de uso, suafunção social específica, seu objetivo comunicativo e seu formato mais comumrelacionam-se aos conhecimentos construídos socioculturalmente. A análise doselementos constitutivos desse texto demonstra que sua função é

a) vender um produto anunciado.b) informar sobre astronomia.c) ensinar os cuidados com a saúde.d) expor a opinião de leitores em um jornal.e) aconselhar sobre amor, família, saúde, trabalho.

Transtorno do comer compulsivo

O transtorno do comer compulsivo vem sendo reconhecido, nos últimos anos, como umasíndrome caracterizada por episódios de ingestão exagerada e compulsiva de alimentos,porém, diferentemente da bulimia nervosa, essas pessoas não tentam evitar ganho depeso com os métodos compensatórios. Os episódios vêm acompanhados de uma sensaçãode falta de controle sobre o ato de comer, sentimentos de culpa e de vergonha.

Muitas pessoas com essa síndrome são obesas, apresentando uma história de variação depeso, pois a comida é usada para lidar com problemas psicológicos. O transtorno do comercompulsivo é encontrado em cerca de 2% da população em geral, mais frequentementeacometendo mulheres entre 20 e 30 anos de idade. Pesquisas demonstram que 30% daspessoas que procuram tratamento para obesidade ou para perda de peso são portadorasde transtorno do comer compulsivo.

Disponível em: http://www.abcdasaude.com.br. Acesso em: 1 maio 2009 (adaptado).

Considerando as ideias desenvolvidas pelo autor, conclui-se que o texto tem afinalidade de

a) descrever e fornecer orientações sobre a síndrome da compulsão alimentícia.b) narrar a vida das pessoas que têm o transtorno do comer compulsivo.c) aconselhar as pessoas obesas a perder peso com métodos simples.d) expor de forma geral o transtorno compulsivo por alimentação.e) encaminhar as pessoas para a mudança de hábitos alimentícios.

O dia em que o peixe saiu de graça

Uma operação do Ibama para combater a pesca ilegal na divisa entre os Estadosdo Pará, Maranhão e Tocantins incinerou 110 quilômetros de redes usadas porpescadores durante o período em que os peixes se reproduzem. Embora tenhaum impacto temporário na atividade econômica da região, a medida visapreservá-la ao longo prazo, evitando o risco de extinção dos animais. Cerca de 15toneladas de peixes foram apreendidas e doadas para instituições de caridade.

Época. 23 mar. 2009 (adaptado).

Texto I

É praticamente impossível imaginarmos nossas vidas sem o plástico. Ele estápresente em embalagens de alimentos, bebidas e remédios, além deeletrodomésticos, automóveis etc. Esse uso ocorre devido à sua atoxicidade e àinércia, isto é: quando em contato com outras substâncias, o plástico não ascontamina; ao contrário, protege o produto embalado. Outras duas grandesvantagens garantem o uso dos plásticos em larga escala: são leves, quase nãoalteram o peso do material embalado, e são 100% recicláveis, fato que,infelizmente, não é aproveitado, visto que, em todo o mundo, a percentagem deplástico reciclado, quando comparado ao total produzido, ainda é irrelevante.

Revista Mãe Terra. Minuano, ano I, n. 6 (adaptado).

Texto II

Sacolas plásticas são leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos ebueiros, causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugasmarinhas, baleias, focas e golfinhos, mortos por sufocamento.Sacolas plásticas descartáveis são gratuitas para os consumidores, mas têm umcusto incalculável para o meio ambiente.

Veja, 8 jul. 2009. Fragmentos (...)Instituto Akatu pelo Consumo Consciente.

Em contraste com o texto I, no texto II são empregadas, predominantemente,estratégias argumentativas que

a) atraem o leitor por meio de previsões para o futuro.

b) apelam à emoção do leitor, mencionando a morte de animais.

c) orientam o leitor a respeito dos modos de usar conscientemente as sacolasplásticas.

d) intimidam o leitor com as nocivas consequências do uso indiscriminado desacolas plásticas.

e) recorrem à informação, por meio de constatações, para convencer o leitor aevitar o uso de sacolas plásticas.

Todo texto apresenta uma intenção, da qual derivam as escolhas linguísticas que o compõem. O texto dacampanha publicitária e o da charge apresentam, respectivamente, composição textual pautada por umaestratégia

a) expositiva, porque informa determinado assunto de modo isento; einterativa, porque apresenta intercâmbio verbal entre doispersonagens.

b) descritiva, pois descreve ações necessárias ao combate à dengue; enarrativa, pois um dos personagens conta um fato, umacontecimento.

c) injuntiva, uma vez que, por meio do cartaz, diz como se devecombater a dengue; e dialogal, porque estabelece uma interaçãooral.

d) narrativa, visto que apresenta relato de ações a serem realizadas; edescritiva, pois um dos personagens descreve a ação realizada.

e) persuasiva, com o propósito de convencer o interlocutor a combatera dengue; e dialogal, pois há a interação oral entre os personagens.

Prima Julieta

Prima Julieta irradiava um fascínio singular. Era a feminilidade em pessoa.Quando a conheci, sendo ainda garoto e já sensibilíssimo ao charme feminino,teria ela uns trinta ou trinta e dois anos de idade.

Apenas pelo seu andar percebia-se que era uma deusa, diz Virgílio de outramulher. Prima Julieta caminhava em ritmo lento, agitando a cabeça para trás,remando os belos braços brancos. A cabeleira loura incluía reflexos metálicos.Ancas poderosas. Os olhos de um verde azulado borboleteavam. A voz rouca eácida, em dois planos: voz de pessoa da alta sociedade.

MENDES, M. A idade do serrote. Rio de Janeiro: Sabiá, 1968.

Entre os elementos constitutivos dos gêneros, está o modo como se organiza a própriacomposição textual, tendo-se em vista o objetivo de seu autor: narrar, descrever,argumentar, explicar, instruir. No trecho, reconhece-se uma sequência textual

a) explicativa, em que se expõem informações objetivas referentes à prima Julieta.b) instrucional, em que se ensina o comportamento feminino, inspirado em prima

Julieta.c) narrativa, em que se contam fatos que, no decorrer do tempo, envolvem prima

Julieta.d) descritiva, em que se constrói a imagem de prima Julieta a partir do que os sentidos

do enunciador captam.e) argumentativa, em que se defende a opinião do enunciador sobre prima Julieta,

buscando-se a adesão do leitor a essas ideias.