Tipos de Argumento - ÓTIMO MATERIAL

3
Tipos de argumento – Fundamentação simples “Os argumentos são recursos linguísticos que visam à persuasão, ao convencimento. O argumento não é uma prova inequívoca da verdade. Argumentar não significa impor uma forma de demonstração, como nas ciências exatas. O argumento implica um juízo do quanto é provável ou razoável.” a) Argumento pró-tese: é aquele que utiliza a razoabilidade e a coerência como fundamento de validade, ou seja, o argumento pró-tese é aquele que desenvolve explicação razoável para determinada questão relevante do raciocínio argumentativo. É extraído dos fatos reais contidos no relatório e a estrutura ideal para desenvolvê-lo é: tese + porque + e também + além disso. Ex.: O hospital foi negligente porque utilizou água contaminada no tratamento de hemodiálise de pacientes renais, e também não comunicou o fato à secretaria de saúde. Além disso, mesmo após ter conhecimento do alto índice de contaminação por bactérias, continuou a utilizá-la, colocando em perigo iminente, pois, a vida dos pacientes. b) Argumento de autoridade: é aquele que invoca o prestígio dos atos ou juízos de uma determinada pessoa ou grupo. Constituído com base nas fontes do Direito, em pesquisas comprovadas. Deve-se atentar para os conceitos de polifonia, paráfrase e citação.

Transcript of Tipos de Argumento - ÓTIMO MATERIAL

Tipos de argumento Fundamentao simplesOs argumentos so recursos lingusticos que visam persuaso, ao convencimento. O argumento no uma prova inequvoca da verdade. Argumentar no significa impor uma forma de demonstrao, como nas cincias exatas. O argumento implica um juzo do quanto provvel ou razovel.

a) Argumento pr-tese: aquele que utiliza a razoabilidade e a coerncia como fundamento de validade, ou seja, o argumento pr-tese aquele que desenvolve explicao razovel para determinada questo relevante do raciocnio argumentativo. extrado dos fatos reais contidos no relatrio e a estrutura ideal para desenvolv-lo : tese + porque + e tambm + alm disso.

Ex.: O hospital foi negligente porque utilizou gua contaminada no tratamento de hemodilise de pacientes renais, e tambm no comunicou o fato secretaria de sade. Alm disso, mesmo aps ter conhecimento do alto ndice de contaminao por bactrias, continuou a utiliz-la, colocando em perigo iminente, pois, a vida dos pacientes.b) Argumento de autoridade: aquele que invoca o prestgio dos atos ou juzos de uma determinada pessoa ou grupo. Constitudo com base nas fontes do Direito, em pesquisas comprovadas. Deve-se atentar para os conceitos de polifonia, parfrase e citao.

Argumentos de Oposio

Estrutura do argumento de oposio concessiva

Operador argumentativo

Concessivo

Ponto de vista contrrio

tese defendida

Ponto de vista favorvel

tese defendida

Embora...

...no exista lei que obrigue

algum a ser pai, nem que

garanta reaproximaes

indesejadas, ...

... a Justia pode, sim, fazer

valer o direito de um filho em

relao aos cuidados

paternais, por meio de uma

reparao afetiva.

Conector sinttico que pe

em foco a evidncia

contrria.

Evidncia que apoia a

argumentao contrria

tese em defesa.Argumento decisivo,

contrrio perspectiva

anterior.

Estrutura do argumento de oposio restritiva

Ponto de vista contrrio

tese defendida

Operador argumentativo

adversativo

Ponto de vista favorvel

tese defendida

No existe lei que obrigue

algum a ser pai, nem que

garanta reaproximaes

indesejadas, ...

... mas ...

... a Justia pode, sim, fazer

valer o direito de um filho em

relao aos cuidados

paternais, por meio de uma

reparao afetiva.

Evidncia que apoia a

argumentao contrria

tese em defesa.

Conector sinttico que

permite uma manobra

discursiva que desarticula o

argumento introdutrio.

Argumento que anula a

proposio inicial do

pargrafo, gerando uma

quebra de expectativa.