Tipos de mercadorias

2
Existências são todos os bens armazenáveis adquiridos ou produzidos pela empresa e que se destinam à venda ou a serem incorporados na produção. Pode-se distinguir e classificar esses bens em: Matérias-Primas: bens que não se destinam à venda mas a serem incorporados diretamente em novos produtos. (destinam- se a serem incorporadas nos produtos). Matérias Subsidiárias: bens que sendo incorporados diretamente num determinado produto, concorrem direta ou indiretamente para a sua produção. (que são indispensáveis à produção, mas não são incorporadas nos produtos ) Produtos em Curso: aqueles que se encontram numa fase do processo produtivo sem, no entanto, terem atingido a fase final de fabrico, ou seja, estarem aptos para venda. (são os que se encontram no processo produtivo e por isso ainda não estão em condições de serem vendidos) Desperdícios, Resíduos ou refugos: são produtos secundários resultantes da produção de um principal, com baixo valor comercial (normalmente) e não utilizáveis no processo produtivo da empresa. São vendidos, geralmente, à medida que se vão acumulando. (que resultam da preparação das matérias primas e/ou do processo matérias-produtivo)

description

Informação/ficha de trabalho mercadorias

Transcript of Tipos de mercadorias

Page 1: Tipos de mercadorias

Existências são todos os bens armazenáveis adquiridos ou produzidos pela empresa e que se destinam à venda ou a serem incorporados na produção. Pode-se distinguir e classificar esses bens em: Matérias-Primas: bens que não se destinam à venda mas a serem incorporados diretamente em novos produtos. (destinam-se a serem incorporadas nos produtos). Matérias Subsidiárias: bens que sendo incorporados diretamente num determinado produto, concorrem direta ou indiretamente para a sua produção. (que são indispensáveis à produção, mas não são incorporadas nos produtos ) Produtos em Curso: aqueles que se encontram numa fase do processo produtivo sem, no entanto, terem atingido a fase final de fabrico, ou seja, estarem aptos para venda. (são os que se encontram no processo produtivo e por isso ainda não estão em condições de serem vendidos) Desperdícios, Resíduos ou refugos: são produtos secundários resultantes da produção de um principal, com baixo valor comercial (normalmente) e não utilizáveis no processo produtivo da empresa. São vendidos, geralmente, à medida que se vão acumulando. (que resultam da preparação das matérias primas e/ou do processo matérias-produtivo)

Page 2: Tipos de mercadorias

Subprodutos: que englobam os produtos de valor reduzido produzidos juntamente com os produtos principais. Produtos Acabados: são os bens resultantes do processo produtivo da empresa que, tendo atingido a sua fase final, estão aptos para serem vendidos. (são os principais bens provenientes da actividade produtiva da empresa); Mercadorias: bens adquiridos para posterior venda, não estando sujeitos a qualquer transformação dentro da empresa. (que foram adquiridas pela empresa com intenção de serem vendidas)

Vamos considerar o caso da revista mensal EXAME:

Para o quiosque que vende a revista, a “Exame” é uma

Mercadoria; Para a Lisgráfica (empresa que imprime a “Exame”): a

revista é o produto acabado; as revistas com defeitos de fabrico (falta de páginas, páginas trocadas, páginas mal impressas) constituem o refugo; o papel utilizado na impressão é uma das matérias- matérias-primas; os restos de papel fazem parte dos desperdícios;

Para a Portucel, a empresa que produz o papel utilizado na impressão, o papel é o produto acabado

identifica todos os exemplos de mercadorias, produtos e

matérias primas ou subsidiárias, que possam existir:

- num café:

- num restaurante