to - Resenha Cap II

2
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA – PUC SP JOSÉ ACACIO RODRIGUES TAVARES RESENHA TEXTO: Cap. II – “Letramento Escolar, resultados e problemas. O insucesso no Brasil do século XXI”. ROJO, Roxane – Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. O texto ressalva a importância de assegurar o acesso à educação básica. Cita as garantias constitucionais como o acesso ao livro, merenda escolar, bolsa família, manutenção das crianças na escola, progressivo aumento do acesso Ensino Médio e Superior. Questões totalmente contraditórias e repletas de lacunas a serem discutidas. Existe, assim, uma população que conquistou o acesso à educação básica, porém não houve uma inclusão eficaz no que diz respeito a uma escolaridade de mais longa duração, o que significa fracasso e exclusão escolar, o que justifica algumas políticas públicas. A autora, de forma organizada e explicativa, mostra neste capítulo o resultado de alguns sistemas de avaliação como ENEM, PISA e SAEB. Fez uma exposição comentada dos últimos resultados e não deixou de compara-los e defini-los para que o leitor possa compreender seus papeis e como nosso país se saiu com os resultados. Além dos comentários a autora ainda salienta alguns indicadores a serem apontados. Em 2001 os alunos da conseguem médias maiores nas questões

Transcript of to - Resenha Cap II

Page 1: to - Resenha Cap II

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA – PUC SP

JOSÉ ACACIO RODRIGUES TAVARES

RESENHA

TEXTO: Cap. II – “Letramento Escolar, resultados e problemas. O insucesso no Brasil do século XXI”.

ROJO, Roxane – Letramentos múltiplos, escola e inclusão social.

O texto ressalva a importância de assegurar o acesso à educação básica. Cita as garantias constitucionais como o acesso ao livro, merenda escolar, bolsa família, manutenção das crianças na escola, progressivo aumento do acesso Ensino Médio e Superior. Questões totalmente contraditórias e repletas de lacunas a serem discutidas.

Existe, assim, uma população que conquistou o acesso à educação básica, porém não houve uma inclusão eficaz no que diz respeito a uma escolaridade de mais longa duração, o que significa fracasso e exclusão escolar, o que justifica algumas políticas públicas.

A autora, de forma organizada e explicativa, mostra neste capítulo o resultado de alguns sistemas de avaliação como ENEM, PISA e SAEB. Fez uma exposição comentada dos últimos resultados e não deixou de compara-los e defini-los para que o leitor possa compreender seus papeis e como nosso país se saiu com os resultados.

Além dos comentários a autora ainda salienta alguns indicadores a serem apontados. Em 2001 os alunos da conseguem médias maiores nas questões ligadas ao domínio formal da língua concluindo que a escola só está proporcionando o ensino de regras e normas.

Posso concluir com a leitura desse texto que muito ainda deve ser feito, avaliado e explorado no que diz respeito a educação em nosso país. O sistema é falho, porém vem buscando maneiras de amenizar suas falhas. Nossa clientela (alunos) é uma questão ainda mais delicada. Então, cabe a nós, professores uma pratica reflexiva para um poder fazer competente.