Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente...

15
Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente africano, através de ações valorativas identitárias étnicas e culturais em sala de aula.

Transcript of Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente...

Page 1: Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente africano, através de ações valorativas identitárias étnicas.

Trabalhar os aspectospositivos para a Construção de um imaginário positivosobre ocontinente africano,através de ações valorativasidentitáriasétnicas e culturaisem sala de aula.

Page 2: Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente africano, através de ações valorativas identitárias étnicas.

HISTORIA, CULTURA E LITERATURA CONTEMPORANEAAFRICANA E AFRO BRASILEIRA

Historia e Cultura

Page 3: Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente africano, através de ações valorativas identitárias étnicas.

Arte

Page 4: Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente africano, através de ações valorativas identitárias étnicas.

Arte

Page 5: Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente africano, através de ações valorativas identitárias étnicas.

Historia

Pirâmides do Reino de kush

Page 6: Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente africano, através de ações valorativas identitárias étnicas.

Historia

Reino de kush

Megalito no saara

Rainha negra

Cidade de kush

Page 7: Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente africano, através de ações valorativas identitárias étnicas.

Escritores Africanos

Chinua Achebe

Paulina Chiziani

Luiz Bernardo Honwana

OndjakJose E Agualusa

Noémia de Souza

Page 8: Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente africano, através de ações valorativas identitárias étnicas.

Escritores Afro Brasileiros

Ana Cruz poetisaEliza Lucinda

Cruz e Souza Lima Barreto

Carolina de Jesus

Paulo Leminski

Page 9: Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente africano, através de ações valorativas identitárias étnicas.
Page 10: Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente africano, através de ações valorativas identitárias étnicas.

África antiga

Page 11: Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente africano, através de ações valorativas identitárias étnicas.

Objetivo

Melhorar a auto estima dos alunos negros e afrodescendentes.

E, consequentemente, o nível cultural, social e político das comunidades negras e afrodescendentes

através do sentimento de orgulho e pertencimento do seu povo e das suas origens.

Page 12: Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente africano, através de ações valorativas identitárias étnicas.

● Mostrar e valorizar as contribuições culturais, históricas , religiosas e naturais das suas origens para a construção do povo brasileiro

Page 13: Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente africano, através de ações valorativas identitárias étnicas.

O contato com textos de poetas e

escritores africanos e afro brasileiros

permitirá a construção de novos

conhecimentos e confirmação dos laços

de similaridades e afetividades entre

brasileiros e africanos.

Page 14: Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente africano, através de ações valorativas identitárias étnicas.

Noémia de Souza

O cais...

O cais é um cais como muitos cais do mundo...

As estrelas também são iguais

às que se acendem nas noites baianas

de mistério e macumba...

(Que importa, afinal, se as gentes sejam moçambicanas

ou brasileiras, brancas ou negras?)

Jorge Amado, vem!

Aqui nesta povoação africana

o povo é o mesmo também

é irmão do povo marinheiro da baía,

companheiro Jorge Amado,

amigo do povo, da justiça e da liberdade! (2006)

Page 15: Trabalhar os aspectos positivos para a Construção de um imaginário positivo sobre o continente africano, através de ações valorativas identitárias étnicas.

● A formação de um olhar de pertencimento orgulhoso, afetivo e crítico resultará na construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais afetiva neste novo modelo social, conhecido por sociedade do conhecimento.