Trabalho CN

28
RECURSOS MINERAIS

description

recursos minerais e enrgéticos

Transcript of Trabalho CN

RECURSOS MINERAIS

Os Recursos Minerais

O que é um recurso mineral?Um recurso mineral é uma concentração de rochas e minerais na crosta terrestre, que pode ser explorado.

Recursos Minerais

Recursos Minerais Metálicos Recursos Minerais Não Metálicos

Recursos Minerais Metálicos

Os recursos minerais metálicos mais abundantes são: o cobre (Cu), o alumínio (Al), o ferro (Fe) , o chumbo (Pb) e o estanho (Sn)

Ferro (Fe)Cobre (Cu) Alumínio (Al)

Chumbo (Pb) Estanho (Sn)

Recursos Minerais Metálicos

Há ainda outros recursos minerais metálicos bastante valiosos, como:

•Ouro (Au)

•Prata (Ag)

•Volfrâmio (W)

Ouro (Au) Prata (Ag)

Volfrâmio (W) –muito abundante

em Portugal

Estes recursos são relativamente abundantes na Natureza. Assim, mesmo sem o Homem se aperceber, materiais como as areias, o granito, o basalto ou o mármore são fundamentais para o seu bem-estar.

Exemplo de minerais não metálicos:

Recursos Minerais Não Metálicos

Granito Calcário Areias

Basalto Xisto

Mármore Argilas

Como se exploram e utilizam os recursos minerais?

Em primeiro lugar, procede-se à localização dos depósitos de minérios (por exemplo, por fotografias aéreas ou por imagens de satélite)

Após a localização, procede-se à abertura de pedreiras ou minas no local de exploração dos recursos minerais.

Depois, os recursos minerais são encaminhados para as indústrias transformadoras e utilizados como matéria-prima. A manufacturação é a transformação dos recursos em produtos úteis para o Homem.

Aplicações dos recursos minerais metálicos

A ponta do lápis éfeita de grafite

Nas moedas de 1 euro são utilizados: o níquel, o cobre e o zinco

Nas latas de refrigerantes éusado o alumínio.

Aplicações dos recursos minerais não metálicos

A areia é usada no fabrico de vidro.

As telhas são feitas de argila.

Um parafuso é feito de ferro.

O cimento é feito com calcário e areia.

A calçada portuguesa éfeita com calcário e basalto.

O granito é usado em pavimentos.

Consequências da exploraConsequências da exploraçção ão dos recursos mineraisdos recursos minerais

→→ AlteraAlteraçções na biodiversidadeões na biodiversidade -- a a exploraexploraçção pode perturbar o ão pode perturbar o funcionamento dos ecossistemas e a safuncionamento dos ecossistemas e a saúúde de dos seres vivos (incluindo do homem)dos seres vivos (incluindo do homem)

Consequências da exploraConsequências da exploraçção ão dos recursos mineraisdos recursos minerais

→Poluição atmosférica - são libertados para a atmosfera gases e poeiras com efeito de estufa, como o dióxido de carbono

→ PoluiPoluiçção aquão aquááticatica - as águas usadas durante a exploração podem ficar contaminadas

Consequências da exploração dos recursos minerais

→→ Poluição dos solos - devido aos resíduos da exploração serem abandonados

Consequências da exploraçãodos recursos minerais

Quando esgotam na terra, onde vamos buscar?

• Hoje em dia, muitos recursos minerais explorados em terra estão à beira do esgotamento. Assim, o Homem tem-se virado para a exploração no mar.

• Desde os tempos mais antigos que se extraem inertes (sal, areia, areão e seixos) do litoral.

Actualmente, as actividades de exploração marinha mais significativas em termos económicos são:

• a extracção de agregados (areias e cascalhos); • a exploração de diamantes na África do Sul e Namíbia; • a obtenção de carvão, fosforite e urânio na Austrália; • a extracção de estanho no Sudeste da Ásia; e• a exploração de ouro nos EUA e no Alasca (tudo isto,

no mar).

Quando esgotam na terra, onde vamos buscar?

Energias Energias não não

renovrenovááveisveis

Energias não renováveis

Combustíveis fósseis

Energia nuclear

Combustíveis fósseis

Carvão Petróleo Gás Natural

CarvãoCarvãoOs carvões são rochas sedimentares biogOs carvões são rochas sedimentares biogéénicas. Estas nicas. Estas

resultam da transformaresultam da transformaçção de restos de plantas . Estas ão de restos de plantas . Estas transformatransformaçções ocorrem de forma lenta em ambientes ões ocorrem de forma lenta em ambientes aquaquááticos pouco profundos e com escassez de oxigticos pouco profundos e com escassez de oxigéénio, nio, tendo como principal exemplo os pântanos. tendo como principal exemplo os pântanos.

A turfa A turfa éé uma substância resultante dessas tais uma substância resultante dessas tais transformatransformaçções. ões. ÀÀ medida que se vão acumulando nela medida que se vão acumulando nela fungos e bactfungos e bactéérias, esta origina lignite, uma substância mais rias, esta origina lignite, uma substância mais rica em carbono. Esta transformarica em carbono. Esta transforma--se em carvão se em carvão betuminoso, que mais tarde se vai transformar em betuminoso, que mais tarde se vai transformar em antracite, que antracite, que éé a substância mais rica em carbono.a substância mais rica em carbono.

Petróleo e Gás NaturalO petrO petróóleo leo éé outro combustoutro combustíível fvel fóóssil. Este ssil. Este éé um um

hidrogenocarbonato, ou seja, hidrogenocarbonato, ou seja, éé constituconstituíído por do por carbono e hidrogcarbono e hidrogéénio. Esta substância encontranio. Esta substância encontra--se no se no estado lestado lííquido.quido.

O petrO petróóleo e o gleo e o gáás natural são hidrogenocarbonatos, pelo s natural são hidrogenocarbonatos, pelo que se podem encontrar no interior das rochas. Estes que se podem encontrar no interior das rochas. Estes tiveram como origem o plâncton marinho que se tiveram como origem o plâncton marinho que se acumulou em zonas pouco fundas do Oceano, acumulou em zonas pouco fundas do Oceano, funcionando assim como matfuncionando assim como matééria prima.ria prima.

O petrO petróóleo leo éé uma substância que tem uma formauma substância que tem uma formaçção ão muito lenta mas outrora um consumo muito rmuito lenta mas outrora um consumo muito ráápido.pido.

ExploraExploraçção dos ão dos hidrogenocarbonatoshidrogenocarbonatos

Para proceder Para proceder àà exploraexploraçção dos hidrogenocarbonatos utilizamão dos hidrogenocarbonatos utilizam--se dois processos fundamentais: o estudo das sondagens e a se dois processos fundamentais: o estudo das sondagens e a perfuraperfuraçção. O estudo das sondagens serve para analisar se ão. O estudo das sondagens serve para analisar se hháá petrpetróóleo no local em questão. Se houver, recorreleo no local em questão. Se houver, recorre--se se ààperfuraperfuraçção, que ão, que éé a extraa extraçção de petrão de petróóleo em si.leo em si.

Este Este éé transferido para as refinarias, onde transferido para as refinarias, onde éé transformado em transformado em gasgasóóleo, gasolina e outros produtos, tais como lubrificantes leo, gasolina e outros produtos, tais como lubrificantes ((óóleos e parafinas).leos e parafinas).

Como o petrComo o petróóleo leo éé uma substância que pode ser utilizada para uma substância que pode ser utilizada para muitas outras funmuitas outras funçções, foram criadas outras iondões, foram criadas outras iondúústrias com strias com origem nas refinarias.origem nas refinarias.

Consequências dos combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis são bastante poluentes, devido à libertação de dióxido de carbono ao serem queimados. Estes libertam outros gases prejudiciais à camada de ozono, podendo assim responsáveis para a origem de chuvas ácidas. Estes também são prejudiciais ao solo e ao interior do mar, fazendo com que a água fica tóxica, sendo que pode matar milhares de animais.

Outro problema é que são energias não renováveis, o que faz com que não possam ser reutilizadas e com que haja escassez nos depósitos de combustíveis fósseis.

A combustão dos hidrogenocarbonatos é realizada em centrais teermoeléctricas, que queimam fuel, carvão e gás natural com o fim e aquecer água até ao estado gasoso, sendo que esta movimenta as turbinas ligadas aos geradores eléctricos.

Energia NuclearEnergia NuclearA energia nuclear é outro tipo de energia não renovável, sendo

que tem origem em recursos minerais.As centrais nucleares, são as centrais onde esta energia é

produzida. Entre os combustíveis nucleares utilizados, destaca-se o urânio. A energia nuclear é uma alternativa aos combustíveis fósseis, pois uma pequena porção de urânio liberta uma elevada quantidade de energia.

Como os combustíveis fósseis, também tem consequências a sua utilização. A energia nuclear liberta radiações nucleares, que são más para a atmosfera, assim como uma certa quantidade de substâncias tóxicas. Por sua vez, estas substâncias são transportadas pelo vento para os solos e para o mar, causando assim poluição.

Para evitar o uso de energia nuclear é que se deve poupar energia em casa, com pequenos gestos.

Energias Energias RenovRenovááveisveis

Vantagens Desvantagens

Inesgotáveis Custos elevados

Reduzem a dependência energética dos combustíveis fósseis

Impactes negativos ao nível do ambiente local

Reduzem as emissões de dióxido de carbono

Geram ruído, ao serem explorados

Promovem a investigação de novas tecnologias para as maximizar

-

Não produzem resíduos -

Importância

Problemas ambientais e a constante subida do seu preço têm aumentado a sua procura.

Incluem: todas as formas de energia que não se esgotam, como a solar, a éolica, a hidrica, a geotérmica, das ondas e marés e da biomassa.

Aumento da utilização das energias contribui para:

• diminuição das emissões de gases com efeito de estufa e da poluição atmosférica, aquática e dos solos.

Importância

•• Impacte da energia eImpacte da energia eóólica: lica: campos de aerogeradores. Estes têm campos de aerogeradores. Estes têm impacto paisagimpacto paisagíístico.stico.

•• Impacte da energia hImpacte da energia híídrica:drica: relacionado com as albufeiras de relacionado com as albufeiras de barragens Antes de ocorrer a inundabarragens Antes de ocorrer a inundaçção ão éé necessnecessáário cortar rio cortar milhares de milhares de áárvores provocando:rvores provocando:

--Perda de habitatsPerda de habitats-- diminuidiminuiçção da biodiversidadeão da biodiversidade-- deslocadeslocaçção de pessoas para outros locaisão de pessoas para outros locais

•• Impacte da energia da biomassa: Impacte da energia da biomassa: relacionado com o tipo e a relacionado com o tipo e a quantidade de resquantidade de resííduos florestais retirados aos ecossistemas e duos florestais retirados aos ecossistemas e com a libertacom a libertaçção de gases com efeito de estufa. A limpeza da ão de gases com efeito de estufa. A limpeza da acumulaacumulaçção de folhas o ramos mortos, pode favorecer a erosão ão de folhas o ramos mortos, pode favorecer a erosão do solo e diminuir a biodiversidade. A queima dos resdo solo e diminuir a biodiversidade. A queima dos resííduos duos centrais de biomassa liberta gases com efeito de estufa.centrais de biomassa liberta gases com efeito de estufa.