Trabalho de hist nacionalismo (1)

2
Priscila Palmieri nº 29 Caio Garcia nº6 3ºWWF Bianca Ameixeiro nº03 NACIONALISMO O nacionalismo, que contribui para o desenvolvimento, é aquele que está voltado contra agentes econômicos externos e/ou que ferem a soberania nacional. A experiência internacional já mostrou que o nacionalismo voltado contra agentes internos resultou em atrocidades históricas. Expressou-se aqui um nacionalismo que se volta contra os políticos e as instituições necessárias à democracia. Em Porto Alegre, até um helicóptero sobrevoou manifestações com letreiros iluminados propagandeando que o país tem jeito, mas sem os partidos. A palavra de ordem de muitos, nos diversos protestos, era “o povo sem partido, jamais será vencido”. Após... cantavam o hino nacional.

Transcript of Trabalho de hist nacionalismo (1)

Page 1: Trabalho de hist nacionalismo (1)

Priscila Palmieri nº 29 Caio Garcia nº6 3ºWWF

Bianca Ameixeiro nº03

NACIONALISMO

O nacionalismo, que contribui para o desenvolvimento, é aquele que está voltado contra agentes econômicos externos e/ou que ferem a soberania nacional. A experiência internacional já mostrou que o nacionalismo voltado contra agentes internos resultou em atrocidades históricas. Expressou-se aqui um nacionalismo que se volta contra os políticos e as instituições necessárias à democracia. Em Porto Alegre, até um helicóptero sobrevoou manifestações com letreiros iluminados propagandeando que o país tem jeito, mas sem os partidos. A palavra de ordem de muitos, nos diversos protestos, era “o povo sem partido, jamais será vencido”. Após... cantavam o hino nacional.

Page 2: Trabalho de hist nacionalismo (1)

“Se todos quisermos, poderemos fazer deste país uma grande nação. Vamos fazê-la.” 

“Só a participação cidadã é capaz de mudar o país.” 

“União nacional, diálogo, entendimento, conciliação, trégua são nomes de um estado de espírito que está se formando na comunidade nacional.”

“Com tanta riqueza no Brasil, só se formos muito incompetentes para não nos tornarmos um país de primeiro mundo!”