Trabalho de OSM - Portpholio

3
Trabalho de OSM – Prof. João Luiz Segundo Serviço: Análise da estrutura organizacional A estrutura organizacional atual é deficiente, pelo fato de que alguns departamentos essenciais a uma empresa do porte e com as pretensões da Portpholio – Indústria e Comércio S/A simplesmente não existem ou estão inseridos em outros departamentos que comprometem seu âmbito de atuação. Outras deficiências são: a existência de departamentos que poderiam ser setores de outros departamentos, como Custos (que pode ser inserido dentro da Contabilidade – por excelência um departamento que possui uma gerência) e o Almoxarifado (que pode ser subordinado à Gerência de Suprimentos). A Tesouraria terá seu espectro de atuação ampliado, já que esta denominação supõe que o departamento não possui competência para sugerir/efetuar aplicações e investimentos com os recursos disponíveis. A ambição de conquistar novos mercados exige investimentos altos e a contratação de um profissional ou consultoria para conduzir o processo. Inicialmente, entendemos que esta função não precisa estar em um nível diretivo – uma gerência basta enquanto as operações de exportação não exijam maior emprego de profissionais e mão-de-obra especializada no trato com clientes do exterior. O desejo dos sócios em profissionalizar a alta administração deve ser analisado com cuidado. O maior problema em empresas familiares são disputas internas por poder e a assunção de grandes responsabilidades por membros da família que ainda não estão preparados para tal. Se a empresa tem um destes dois problemas, é hora de contratar bons profissionais no mercado para os cargos diretivos e enviar os mais capacitados para a Presidência e para o Conselho de Administração. A readequação do organograma funcional ampliará a quantidade de departamentos abrigados por cada diretoria, com conseqüente concentração de poder. Todavia, o mote principal de uma readequação é o crescimento global da empresa, que só ocorrerá se toda a administração for capacitada. Não recomendaríamos esta atitude em um primeiro momento, por que o desempenho de cada departamento pode ser avaliado periodicamente por empresas externas de auditoria, em conjunto com o recém-criado departamento de auditoria interna. As mudanças sugeridas são: A Diretoria Financeira passou a se chamar Administrativo-Financeira e agregou as assessorias Jurídica (que incorporou mais uma atribuição – Tributária) e de Recursos Humanos como departamentos. Nesta mesma diretoria foram criados os departamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, Controladoria/Auditoria e Manutenção;

Transcript of Trabalho de OSM - Portpholio

Page 1: Trabalho de OSM - Portpholio

Trabalho de OSM – Prof. João Luiz

Segundo Serviço: Análise da estrutura organizacional

A estrutura organizacional atual é deficiente, pelo fato de que alguns departamentos essenciais a uma empresa do porte e com as pretensões da Portpholio – Indústria e Comércio S/A simplesmente não existem ou estão inseridos em outros departamentos que comprometem seu âmbito de atuação.

Outras deficiências são: a existência de departamentos que poderiam ser setores de outros departamentos, como Custos (que pode ser inserido dentro da Contabilidade – por excelência um departamento que possui uma gerência) e o Almoxarifado (que pode ser subordinado à Gerência de Suprimentos). A Tesouraria terá seu espectro de atuação ampliado, já que esta denominação supõe que o departamento não possui competência para sugerir/efetuar aplicações e investimentos com os recursos disponíveis.

A ambição de conquistar novos mercados exige investimentos altos e a contratação de um profissional ou consultoria para conduzir o processo. Inicialmente, entendemos que esta função não precisa estar em um nível diretivo – uma gerência basta enquanto as operações de exportação não exijam maior emprego de profissionais e mão-de-obra especializada no trato com clientes do exterior.

O desejo dos sócios em profissionalizar a alta administração deve ser analisado com cuidado. O maior problema em empresas familiares são disputas internas por poder e a assunção de grandes responsabilidades por membros da família que ainda não estão preparados para tal. Se a empresa tem um destes dois problemas, é hora de contratar bons profissionais no mercado para os cargos diretivos e enviar os mais capacitados para a Presidência e para o Conselho de Administração. A readequação do organograma funcional ampliará a quantidade de departamentos abrigados por cada diretoria, com conseqüente concentração de poder. Todavia, o mote principal de uma readequação é o crescimento global da empresa, que só ocorrerá se toda a administração for capacitada. Não recomendaríamos esta atitude em um primeiro momento, por que o desempenho de cada departamento pode ser avaliado periodicamente por empresas externas de auditoria, em conjunto com o recém-criado departamento de auditoria interna.

As mudanças sugeridas são:

A Diretoria Financeira passou a se chamar Administrativo-Financeira e agregou as assessorias Jurídica (que incorporou mais uma atribuição – Tributária) e de Recursos Humanos como departamentos. Nesta mesma diretoria foram criados os departamentos de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC, Controladoria/Auditoria e Manutenção;

Na Diretoria Industrial, que passou a se chamar Diretoria de Operações Industriais, o departamento de Suprimentos incorporou o Almoxarifado. Foram criados os departamentos de Qualidade e Pesquisa e Desenvolvimento. Cada ramo de negócio da empresa, a saber: Fiação, Tecelagem, Malharia e Confecção, será gerenciada por um especialista na atividade, que será responsável inclusive pela programação da produção e terão comunicação direta com o departamento de Suprimentos;

A Diretoria Comercial, renomeada para Diretoria de Inteligência Comercial, será responsável pelos departamentos de Vendas – Mercado Interno, Vendas – Mercado Externo, Logística e Marketing.

Neste escopo, segue anexo o organograma que o grupo considera ideal para a empresa supracitada.

Page 2: Trabalho de OSM - Portpholio

Conselho de Administração

Presidência

Diretoria de Inteligência Comercial

Diretoria de Operações Industriais

Diretoria Administrativo-Financeira

Contabilidade

Financeiro

TIC –Tecnologia da Informação e Comunicação

Recursos Humanos

Jurídico/Tributário

Custos

Controladoria/Auditoria

Qualidade

Vendas – Mercado Interno

Vendas – Mercado Externo

Pesquisa e Desenvolvimento

Logística

Fiação

Confecção

Malharia

Tecelagem

Marketing

Atendimento ao Cliente

Manutenção

Suprimentos

Suprimentos

Almoxarifado