Trabalho Saude Publica

3
http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/1514/4/MONO_AnaSora.pdf Carta de Otawa (1986) definiciu Promoção da Saúde como “processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e das comunidades para controlarem a sua saúde no sentido de a melhorar” Carvalho e Carvalho, 2006 -> o objetivo da promoção da Saude é a promoção da saúde, sendo assim logico analisar o conceito de saúde e as suas transformações cronológicas. Carvalho & Carvalho denifem EpS (educação para a saúde) como “processo de comunicação interpessoal para facultar informações e identificar problemas, criando uma relação causa-efeito nos comportamentos da saúde física e psíquica das pessoas.” Tones e Telford Eps -> “toda a atividade intencional conducente a aprendizagens relacionadas com saúde e doença” Amorim -> EpS deve integrar um “processo interativo, reconhecido e aceite pela comunidade” atribuindo responsabilidades na determinação da saúde e qualidade de vida (Carvalho & Carvalho) (procurar datas) http://www.scielosp.org/pdf/csp/v15s2/1282.pdf Educação para a saúde estabeleceu-se como área específica na segunda década deste século (2010-2020), nos Estados Unidos, durante uma conferência internacional sobre a infância. Segundo a OMS, promoção da saúde inclui fatores sociais que afetam a mesma, abordando caminhos pelos quais diferentes estados de saúde e bem-estar são construídos socialmente.~ http://www.scielo.br/pdf/rsp/v31n2/2249.pdf Green e Kreuter (1991 in Health promotion planning, an educational and environmental approach. 2nd. ed., Mountain View, Mayfield Publishing Company) educação em saúde entende-se por quaisquer combinações de experiências de aprendizagem delineadas com vistas a facilitar ações voluntárias conducentes à saúde. Em que: Combinações – dá especial importância à combinação de múltiplos determinantes do comportamento humano com múltiplas experiências de aprendizagem e de intervenções educativas-

description

saude publica enfermagem

Transcript of Trabalho Saude Publica

Page 1: Trabalho Saude Publica

http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/1514/4/MONO_AnaSora.pdf

Carta de Otawa (1986) definiciu Promoção da Saúde como “processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e das comunidades para controlarem a sua saúde no sentido de a melhorar”

Carvalho e Carvalho, 2006 -> o objetivo da promoção da Saude é a promoção da saúde, sendo assim logico analisar o conceito de saúde e as suas transformações cronológicas.

Carvalho & Carvalho denifem EpS (educação para a saúde) como “processo de comunicação interpessoal para facultar informações e identificar problemas, criando uma relação causa-efeito nos comportamentos da saúde física e psíquica das pessoas.”

Tones e Telford Eps -> “toda a atividade intencional conducente a aprendizagens relacionadas com saúde e doença”

Amorim -> EpS deve integrar um “processo interativo, reconhecido e aceite pela comunidade” atribuindo responsabilidades na determinação da saúde e qualidade de vida (Carvalho & Carvalho)

(procurar datas)

http://www.scielosp.org/pdf/csp/v15s2/1282.pdf

Educação para a saúde estabeleceu-se como área específica na segunda década deste século (2010-2020), nos Estados Unidos, durante uma conferência internacional sobre a infância.

Segundo a OMS, promoção da saúde inclui fatores sociais que afetam a mesma, abordando caminhos pelos quais diferentes estados de saúde e bem-estar são construídos socialmente.~

http://www.scielo.br/pdf/rsp/v31n2/2249.pdf

Green e Kreuter (1991 in Health promotion planning, an educational and environmental approach. 2nd. ed., Mountain View, Mayfield Publishing Company)

educação em saúde entende-se por quaisquer combinações de experiências de aprendizagem delineadas com vistas a facilitar ações voluntárias conducentes à saúde.

Em que:

Combinações – dá especial importância à combinação de múltiplos determinantes do comportamento humano com múltiplas experiências de aprendizagem e de intervenções educativas-

Deliniada - distingue o processo de educa- ção de saúde de quaisquer outros processos que contenham experiências acidentais de aprendizagem, apresentando-o como uma atividade sistematicamente planejada

Voluntariedade - sem coerção e com plena compreensão e aceitação dos objetivos educativos implícitos e explícitos nas ações desenvolvidas e recomendadas

“a educação em saúde constitui apenas uma fração das atividades técnicas voltadas para a saúde, prendendo-se especificamente à habilidade de organizar logicamente o componente educativo de programas que se desenvolvem em quatro diferentes ambientes: a escola, o local de trabalho, o ambiente clínico, em seus diferentes níveis de atuação, e a comunidade,

Page 2: Trabalho Saude Publica

compreendida aqui como contendo populações-alvo que não se encontram normalmente nas três outras dimensões. Por constituir apenas uma parte de um conjunto de atividades, é óbvio tratar-se de uma atividade-meio”

- educação em saúde procura desencadear mudanças de comportamento individuais

http://www.scielo.br/pdf/csc/v19n3/1413-8123-csc-19-03-00847.pdf

Ministerio da saude do brasil define educação em saude como : Processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população [...]. Conjunto de práticas do setor que contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais e os gestores a fim de alcançar uma atenção de saúde de acordo com suas necessidades (PROCURAR DE PORTUGAL)

“Na década de 1990 ainda era comum o uso do termo educação e saúde, e o conceito apresentava-se como uma área de saber técnico voltada para instrumentalizar o controle dos doentes pelos serviços e a prevenção de doenças pelas pessoas”

“Educação para a saúde também é outro termo usual ainda hoje nos serviços de saúde. Aqui se supõe uma concepção mais verticalizada dos mé- todos e práticas educativas, que remete ao que Paulo Freire8 chamou de educação bancária. Nesse sentido, é como se os profissionais de saúde devessem ensinar uma população ignorante o que precisaria ser feito para a mudança de hábitos de vida, a fim de melhorar a saúde individual e coletiva.”

“A educação em saúde, então, é prática privilegiada no campo das ciências da saúde, em especial da saúde coletiva, uma vez que pode ser considerada no âmbito de práticas onde se realizam ações em diferentes organizações e instituições por diversos agentes dentro e fora do espaço convencionalmente reconhecido como setor saúde” (Paim J, Almeida Filho N. Saúde Coletiva: uma “nova saúde pública” ou campo aberto a novos paradigmas? Rev Saude Publica 1998; 32(4):299-316.)