Trabalho st

6
SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAI CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO EDUCAÇÃO AMBIENTAL (SEGMENTO ALIMENTÍCIO) FÁBIO FERNANDO PEDRO HENRIQUE ROMERO JÚNIOR YURI ARAGÃO

Transcript of Trabalho st

Page 1: Trabalho st

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL - SENAICURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

EDUCAÇÃO AMBIENTAL (SEGMENTO ALIMENTÍCIO)

FÁBIO FERNANDO PEDRO HENRIQUEROMERO JÚNIOR

YURI ARAGÃO

MACEIÓ2014

Page 2: Trabalho st

FÁBIO FERNANDO PEDRO HENRIQUEROMERO JÚNIOR

YURI ARAGÃO

SITUAÇÃO PROBLEMA - EDUCAÇÃO AMBIENTALSEGMENTO ALIMENTÍCIO

Trabalho sobre as doenças associadas à indústria alimentícia e ao tratamento de resíduos da produção solicitado pela professora Márcia Brito, da disciplina de educação ambiental, do curso de técnico em segurança de trabalho.

MACEIÓ2014

Page 3: Trabalho st

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa evidenciar a classificação e os cuidados que a S.T ALIMENTOS SUSTENTAVEIS têm com o descarte dos resíduos gerados no nosso processo produtivo, destacando nossas políticas de descartes e prevenção de doenças e acidentes decorrente da atividade laboral do segmento.

Page 4: Trabalho st

S.T ALIMENTOS SUSTENTÁVEIS

A ST ALIMENTOS SUSTENTÁVEIS é uma empresa do ramo alimentício de fast-food. Trabalhamos com responsabilidade ambiental, visando à sustentabilidade e o bem estar dos nossos funcionários e clientes, minimizando ou eliminando os impactos provenientes de nosso processo produtivo (Resíduos).

E como toda empresa, visamos lucros. Pensando desta forma desenvolvemos um projeto de sustentabilidade, onde nossos resíduos são reaproveitados de forma consciente e lucrativa.

Nossa política de descarte:

Trabalhamos com a forma de permuta de serviços, que é o contrato bilateral pelo qual as partes se obrigam a dar uma coisa por outra que não seja dinheiro.

A classificação de nossos resíduos:

Produtos O que são, sua classificação e para que serve?

Aparas de madeira. Nada mais é do que o famoso pó de serra. Produto Inorgânico, que serve para colocar no piso dos galinheiros, fabricação de material escolar, compensados, móveis aglomerados e outros. Classificação: Classe II A – Não inerte.

Sobras de alimentos preparados, restos de vegetais e frutas descartáveis do processo de preparo.

São os restos de alimentos, consumido por nós seres humanos. É um produto orgânico. Exemplos: (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), sementes e outros. Classificação: Classe II A – Não inerte.

Óleo de cozinha. Produto inorgânico, que se destinado a locais exatos, que reutilizam o produto, pode tornar-se útil na criação do sabão, por exemplo. Classificação: Classe II A – Não inerte, pois possuem características como combustibilidade, biodegradabilidade e solubilidade em água.

Papelão, Plástico e Vidro. Totalmente recicláveis. Produtos inorgânicos, que podem ser

Page 5: Trabalho st

reciclados de diversas formas. Classificação: Classe II A – Não Inertes.

APARAS DE MADEIRA – É recolhido por uma avícola que usa essas aparas de madeira no processo de criação de frangos, onde recebemos em troca ovos e o frango abatido.

SOBRA DE ALIMENTOS PREPARADOS, RESTOS DE VEGETAIS E FRUTAS – Encaminhamos este resíduo para uma horta comunitária, que é transformado em adubo, através da compostagem, e em troca recebemos produtos orgânicos que utilizamos em nossa cozinha.

ÓLEO DE COZINHA – É recolhido por uma empresa que produz produtos de limpeza, e em troca recebemos o produto final (sabão, detergente)

PAPELÃO, PLÁSTICO E VIDROS - É recolhido pela cooperativa COOPREL, onde eles tratam o resíduo e destinam estes a uma empresa que confecciona souvenir que usamos como brindes de nossas promoções.

Política do bem estar:

E pensando no bem estar de nossos funcionários, adotamos uma política de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Dispomos de uma equipe técnica que cuida do bem estar e da segurança destes, com trabalhos e ações preventivas que visam diminuir tais incidentes. Como por exemplo: Queimaduras, cortes, problemas ergonômicos, etc...

AÇÕES PREVENTIVAS:

Criação de uma CIPA; Trabalho de conscientização para a utilização de EPI’s; Intervalos na jornada de trabalho, visando diminuir o desgaste; Capacitação constante; Entre outros.

CONCLUSÃO

É através da sustentabilidade que nossa empresa interage com o mundo, preservando o meio ambiente e criando parcerias mais rentáveis,

Page 6: Trabalho st

desmascarando a ideia de que a sustentabilidade é sinônimo de gastos. É desta forma que garantimos um mundo “melhor” para as futuras gerações.