Transgenicidade

16
Transgenicidade

description

o que é transgenicidade? Transformação gênica em animais. Métodos de transferência de genes. Microinjeção de DNA. Transformação gênica das plantas. Os Prós e Contras.

Transcript of Transgenicidade

Page 1: Transgenicidade

Transgenicidade

Page 2: Transgenicidade

O que é transgenicidade?

Page 3: Transgenicidade

Um transgene é um gene ou genética material que tenha sido transferida, naturalmente, ou por qualquer de uma série de técnicas de engenharia genética de um organismo para outro.

Em seu uso mais preciso, o transgene termo descreve um segmento de DNA contendo uma seqüência de gene que foi isolado de um organismo e é introduzida em um organismo diferente. Em geral, o DNA é incorporado no organismo germinal . Por exemplo, no ensino vertebrados isso pode ser feito pela injeção de DNA estranho no núcleo de um fertilizado óvulo . Esta técnica é rotineiramente usado para introduzir genes de doenças humanas ou outros genes de interesse em linhagens de ratos de laboratório para estudar a função ou patologia envolvida com esse gene em particular.

Page 4: Transgenicidade

Transformação gênica em animais

Page 5: Transgenicidade

Os animais transgênicos são aqueles que tiveram seu patrimônio genético alterado com a introdução de genes de outras espécies que não a sua. Isto ocorre através da introdução de um gene de interesse no núcleo de um óvulo já fecundado. O objetivo é fazer com que o gene exógeno se expresse neste animal "hospedeiro".

O primeiro experimento realizado com sucesso foi feito em 1982, quando um DNA de rato foi introduzido em um camundongo. O resultado positivo foi verificado através do aumento do tamanho corporal verificado no camundongo.

Já existem linhagens de animais transgênicos produzidas para serem utilizados em pesquisas laboratoriais. Estes animais desenvolvem doenças humanas, tais como: diferentes formas de tumores, diabetes, obesidade, distúrbios neurológicos, entre outros.Os animais transgênicos também podem ser utilizados para a produção de proteínas e outras substâncias, tais como hormônios. O Instituto Roslin e a empresa PPL estão realizando experimentos utilizando camundongos, coelhos, ovelhas e vacas. O objetivo é produzir, no leite destes animais, proteínas de interesse para tratamentos de saúde.

Page 6: Transgenicidade

Métodos de Transferência de Genes

Page 7: Transgenicidade

Microinjeção de DNA

Page 8: Transgenicidade

É uma técnica que foi desenvolvida principalmente para transformação Gênica em animais e posteriormente adaptada para plantas. Consiste na microinjeção de DNA direto no núcleo de protoplastos ou em inflorescências, mesmo sendo uma técnica trabalhosa, ela apresentado resultados comprovadamente positivos.

São utilizados tubos microcapilares para se fazer a introdução do DNA nas células sem afetar a sua viabilidade. Cada célula tem de ser manipulada individualmente. A principal vantagem é a otimização da quantidade de DNA injetado. Já foram alcançados resultados positivos em: milho, trigo, soja fumo, arroz, cevada girassol entre outras.

Page 9: Transgenicidade

Transformação Genética de Plantas

Page 10: Transgenicidade

Geralmente, são utilizados plasmídeos bacterianos como vetores na clonagem do gene de interesse, para a transformação genética de plantas. Os plasmídeos bacterianos são independentes do DNA cromossômico, capazes de autoreplicação, por isso facilmente manipulados no processo de transformação genética. Há também a necessidade de um gene marcador e um gene repórter.Na presença da enzima GUS, um substrato cromogênico, o X-Glu, forma um precipitado de cor azul intensa no tecido transformado. Confirmando de forma simples e rápida a transformação a partir de um pequeno pedaço do tecido. O problema deste gene é na transformação via agrobacterium, pois esta bactéria pode expressar o gene GUS, mesmo estando este gene sob controle regulatório, aparecendo, desta forma falsos positivos. Nas fazes finais a seleção é com a própria proteína ou enzima que foi introduzida.

Page 11: Transgenicidade

Os Prós dos Transgênicos

Page 12: Transgenicidade

Combate à fomeUm dos benefícios que os transgênicos poderiam trazer é comida mais barata para milhares de pessoas famintas e subnutridas em todos os países pobres do mundo. Sabe-se que há mais de 800 milhões de famintos sem condições mínimas de sobrevivência em todo o mundo.As plantas transgênicas são mais resistentes e, aparentemente, podem reduzir o custo de produção, viabilizando uma maior oferta de comida, então, mais barata. Dados indicam que produtos transgênicos têm custo de produção 20% menor que os demais. Além disso pode-se enriquecer tais alimentos com mais vitaminas, como novo arroz transgênico, rico em vitamina A, ou usá-los em tratamentos específicos.

Page 13: Transgenicidade

“Super Alimentos”Uma das promessas do cultivo e

comercialização dos transgênicos são os super alimentos, legumes, grãos e verduras mais nutritivos, resistentes a agrotóxicos, e com menos gordura.

Com alimentos resistentes, os agricultores podem aplicar maior quantidade de agrotóxicos para combater pragas sem correr o risco de o alimento ser destruído. Mas, uma questão ainda não respondida por pesquisadores é se quem ingere o alimento com maior dose de agrotóxico não recebe doses deste produto.

Page 14: Transgenicidade

Os Contras dos Transgênicos

Page 15: Transgenicidade

Riscos à saúdeEstudos feitos pelas multinacionais interessadas

na liberação do cultivo e comercialização de alimentos transgênicos têm sido contestados por inúmeros cientistas. Segundo boa parte deles, alguns riscos à saúde que os OGMs trazem são praticamente certos, como riscos de alergia.

O mais temido dano que os transgênicos podem causar à saúde do homem é a transferência da sua resistência para microorganismos patológicos, como bactérias que causam infecções. Não há notícias que isto tenha ocorrido de fato, mas especialistas não descartam esta hipótese. Cobaias alimentadas com transgênicos têm apresentado alterações em seu sistema imunológico e em vários órgãos vitais.

Page 16: Transgenicidade

Impacto AmbientalO cultivo de OGMs pode causar

impactos no meio ambiente, como perda de biodiversidade e erosão genética, o surgimento de super ervas daninhas próximas a plantação, correndo-se o risco das ervas ficarem resistentes ao próprio herbicida que deveria matá-las. Outro risco apontado é a possibilidade de resistência de insetos e pesticidas, que evoluiriam e se tornariam imunes à resistência dos transgênicos.