Transmissor de nível por onda guiada Smar. Aplicação na ... - Notes -...

4
Transmissor de nível por onda guiada Smar. Aplicação na Sadia S.A - Uberlândia - MG. Tanque de efluentes da fábrica. No detalhe, vê-se a superfície do processo com grande acúmulo de gordura e outros resíduos misturados. Praticamente em todas as plantas, os tanques de efluentes industriais e biológicos precisam de alguns cuidados, sejam eles ambientais ou referentes ao próprio processo fabril. Muitas vezes, por questões de transbordamento, esses efluentes podem retornar a determinados pontos da planta em que não pode haver risco de contaminação do processo. Por isso é necessário o acompanhamento constante do nível desses tanques. Aplicação Instalação chegue a invadir a lagoa de tratamento biológico – situação que pode gerar um custo de reparo elevado para a planta. Como se nota na imagem anterior, utilizavam- se chaves de nível – cinco no total – para monitorar o transbordo do tanque, mas os resultados ficavam aquém das expectativas. A solução proposta foi a instalação de um RD400 com cabo simples. Apesar do equipamento não ser cercado por um vaso metálico, o que garante o aprisionamento das ondas emitidas e refletidas, o suporte no qual o RD400 foi acoplado já serviu para essa finalidade. Utilizou-se uma chapa de aço inox de, aproximadamente, 1,5m x 1,0m. Isso garante um bom “plano-terra” às ondas refletidas que o isolador receberá. A Sadia possui em Uberlândia-MG duas unidades, uma direcionada ao setor de produção alimentícia avícola e outra em que se concentram o abatedouro suíno e a produção industrial de steaks, salsichas, lingüiças, coxinhas, mortadelas, entre outros. O RD400 foi instalado em um tanque subterrâneo de efluentes industriais com conteúdo biológico. Após o abatedouro, muitos resíduos são aproveitados para a fabricação de rações para animais. O que não é aproveitado delas é direcionado, juntamente com gordura animal, para o tanque de efluentes citado. Todo esse produto é processado para separar a água e a gordura em fases posteriores, mecânica e biologicamente. Além da situação de nível muito baixo e conseqüente cavitação das bombas, o que deve ser primordialmente evitado nesse tanque é o transbordamento desse processo, de modo que a gordura que fica na superfície

Transcript of Transmissor de nível por onda guiada Smar. Aplicação na ... - Notes -...

Transmissor de nível por onda guiada Smar.Aplicação na Sadia S.A - Uberlândia - MG.

Tanque de efluentes da fábrica. No detalhe, vê-se a superfície do processo com grande acúmulo de gordura

e outros resíduos misturados.

Praticamente em todas as plantas, os tanques de efluentes industriais e biológicos precisam de alguns cuidados, sejam eles ambientais ou referentes ao próprio processo fabril.

Muitas vezes, por questões de transbordamento, esses efluentes podem retornar a determinados pontos da planta em que não pode haver risco de contaminação do processo. Por isso é necessário o acompanhamento constante do nível desses tanques.

Aplicação

Instalação

chegue a invadir a lagoa de tratamento biológico – situação que pode gerar um custo de reparo elevado para a planta.

Como se nota na imagem anterior, utilizavam-se chaves de nível – cinco no total – para monitorar o transbordo do tanque, mas os resultados ficavam aquém das expectativas.

A solução proposta foi a instalação de um RD400 com cabo simples. Apesar do equipamento não ser cercado por um vaso metálico, o que garante o aprisionamento das ondas emitidas e refletidas, o suporte no qual o RD400 foi acoplado já serviu para essa finalidade. Utilizou-se uma chapa de aço inox de, aproximadamente, 1,5m x 1,0m. Isso garante um bom “plano-terra” às ondas refletidas que o isolador receberá.

DIVISÃO INDUSTRIAL

MATRIZ

SertãozinhoTel.: (16) 3946-3599Fax: (16) [email protected]

REGIONAL RIO DE JANEIRO / ESPÍRITO SANTO

Rio de Janeiro (Escritório Central)Tel.: (21) 2438-0527Fax: (21) [email protected]

Vitória (Espírito Santo)Tel.: (27) [email protected]

DIVISÃO AÇÚCAR E ÁLCOOL

MATRIZ

SertãozinhoTel.: (16) 3946-3525 Fax.: (16) [email protected]

REGIONAL SÃO PAULO / SUL

São Paulo (Escritório Central)Tel. : (11) 3518-8855Fax.: (11) [email protected]

Curitiba (Paraná / Santa Catarina)Tel.: (41) [email protected]

Maringá (Norte do Paraná / Mato Grosso do Sul)Tel.: (44) [email protected]

Porto Alegre (Rio Grande do Sul)Tel.: (51) [email protected]

REGIONAL MINAS GERAIS / CEARÁ

Belo Horizonte (Escritório Central)Tel.: (31) 3225-9028Fax: (31) [email protected]

Uberlândia (Triângulo Mineiro)Tel.: (34) [email protected]

REGIONAL ARAÇATUBA

Açúcar e ÁlcoolTel./Fax: (18) [email protected]

REGIONAL INTERIOR SÃO PAULO/ CENTRO OESTE

Sertãozinho (Escritório Central)Tel.: (16) 3946-3522Fax: (16) [email protected]

Goiânia (Centro Oeste)Tel.: (62) [email protected]

REGIONAL NORTE / NORDESTE

Salvador (Escritório Central)Tel.: (71) 3453-8310Fax: (71) [email protected]

REGIONAL MARINGÁ Mato Grosso do Sul , Sul de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do SulAçúcar e ÁlcoolTel.: (44) 3222-7642Fax: (44) [email protected]

REGIONAL RECIFENorte e NordesteAçúcar e ÁlcoolTel.: (81) 3421-3426/3231-6521Fax: (81) [email protected]

www.smar.com.br

Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta. Para atualizações mais recentes veja o site da Smar: www.smar.com.br.©Copyright 2007 - Smar Equipamentos Industriais Ltda - Direitos Reservados - Junho/2007

A P N R D S A A B P

A Sadia possui em Uberlândia-MG duas unidades, uma direcionada ao setor de produção alimentícia avícola e outra em que se concentram o abatedouro suíno e a produção industrial de steaks, salsichas, lingüiças, coxinhas, mortadelas, entre outros.

O RD400 foi instalado em um tanque subterrâneo de efluentes industriais com conteúdo biológico. Após o abatedouro, muitos resíduos são aproveitados para a fabricação de rações para animais. O que não é aproveitado delas é direcionado, juntamente com gordura animal, para o tanque de efluentes citado. Todo esse produto é processado para separar a água e a gordura em fases posteriores, mecânica e biologicamente.

Além da situação de nível muito baixo e conseqüente cavitação das bombas, o que deve ser primordialmente evitado nesse tanque é o transbordamento desse processo, de modo que a gordura que fica na superfície

02 03

Croqui da Instalação no Tanque de Efluentes.

Reflexão em um nível de 5,3m. Os picos seguintes referem-se à mesma superfície de reflexão, eles se repetiram devido à escala escolhida para o gráfico.

Instalação do RD400, chaves de nível retiradas e chapa de metal garantindo um bom plano-terra.

Os chamados planos-terra caracterizam uma espécie de “escudo” que vai receber adequadamente as ondas de retorno.

O tanque possui aproximadamente 7m de profundidade. O cabo simples foi fornecido com 6 m e a instalação ficou como representado na figura abaixo.

Onde se tem:01 e 02– RD400 (eletrônica, isolador e acoplamento à sonda simples);03 – Chapa metálica de aço inox 316, com luva de 1 ½”NPT adaptada;04 – Cabo simples.05 e 06 – Contra-peso de 5kg.

Depoimento

Djalma Corrêa dos Santos.

O equipamento mediu o nível no ponto de interface entre a emulsão (gordura e outros resíduos da superfície) e o líquido propriamente dito, o que caracteriza a camada superior (que chega a aproximadamente 10cm de altura) como um material de baixa constante dielétrica. O objetivo do cliente era medir exatamente o nível dessa interface (líquido-espuma), já que a espuma varia de espessura em diversos pontos do tanque.

Depoimento do Djalma Corrêa dos Santos, responsável pelo Setor de Instrumentação da referida unidade de Uberlândia, a respeito do RD400.

Características

O sinal de reflexão, mostrado na figura a seguir, indica uma reflexão satisfatória, o que caracteriza um funcionamento preciso e constante do transmissor.

de 0% a 100% e criamos um intertravamento de acordo com um instrumento de medição apenas, de eficiência comprovada em teste executado pela Smar.

Você recomenda o RD400 da Smar? Sim, o RD400 é muito eficiente nos processos em que existem fluidos com sólidos em suspensão, vapor, etc. Mas é muito importante a presença de um técnico para o acompanhamento de toda a instalação do RD400, pois é comum nas indústrias o produto ser ineficiente no processo devido a sua instalação elétrica ou mecânica ser incorreta. Isso não aconteceu quando a Smar nos visitou.

O RD400 utiliza a tecnologia de Reflectometria pelo Domínio do Tempo (TDR), princípio largamente utilizado nas áreas de construção civil, telecomunicação, agricultura, entre outros, e recentemente na medição de níveis em processos industriais.

Tal princípio baseia-se na premissa de que ondas eletromagnéticas, guiadas em um determinado meio (no caso do RD400, suas sondas), sofrem reflexão ao encontrarem outro meio com diferente constante dielétrica, devido à mudança de impedância ocorrida.

O RD400 depende primordialmente da constante dielétrica do meio cujo nível se quer medir. Para meios com a presença de umidade, a reflexão das ondas melhora significativamente devido à grande constante dielétrica da água.

Elementos como poeira, obstáculos internos ao tanque (chaves de nível, filtros, etc.), bolhas na superfície, entre outros, são na maioria das vezes ignorados pelo equipamento, já que as ondas são guiadas por sondas, sem perda de potência.

Para cada tipo de processo, haverá a necessidade de um tipo diferente de sonda, que pode ser uma haste simples ou dupla, um cabo simples ou duplo ou ainda um terminal coaxial. O que vai determinar qual será essa sonda são parâmetros como a altura do tanque, a instalação ou não do RD400 em vaso comunicante ao reservatório, a constante dielétrica do processo, entre outros. Consulte nossos representantes para mais informações.

Quais as dificuldades que você tinha antes para medição de nível? A medição era através de Chave de Nível Capacitiva, onde o fluido a ser medido gerava uma camada residual nas varetas da Chave de Nível, e consequentemente, uma indicação falsa de nível, provocando assim o desligamento automático de bombas ou o acionamento das bombas sem fluido no tanque.

O que o RD400 trouxe de benefícios para o seu processo? Foram retiradas cinco Chaves de Nível Capacitivas, pois apresentavam pouca eficiência à aplicação do processo. Com a Instalação do RD400, monitoramos o tanque

APROX. Ø3” x 20mm ALT.TAMPA E CONEXÃO COM

ROSCA 1.1/2 - NPT

0102

0304

0506

8000mm 11000mm6600

mm

ITEM-03 FORNECIDO PELA SADIAITENS-01-02-04-05-06 FORNECIDO PELA SMAR

Ponto de Reflexão.Threshold indicadopela linha amarela.

02 03

Croqui da Instalação no Tanque de Efluentes.

Reflexão em um nível de 5,3m. Os picos seguintes referem-se à mesma superfície de reflexão, eles se repetiram devido à escala escolhida para o gráfico.

Instalação do RD400, chaves de nível retiradas e chapa de metal garantindo um bom plano-terra.

Os chamados planos-terra caracterizam uma espécie de “escudo” que vai receber adequadamente as ondas de retorno.

O tanque possui aproximadamente 7m de profundidade. O cabo simples foi fornecido com 6 m e a instalação ficou como representado na figura abaixo.

Onde se tem:01 e 02– RD400 (eletrônica, isolador e acoplamento à sonda simples);03 – Chapa metálica de aço inox 316, com luva de 1 ½”NPT adaptada;04 – Cabo simples.05 e 06 – Contra-peso de 5kg.

Depoimento

Djalma Corrêa dos Santos.

O equipamento mediu o nível no ponto de interface entre a emulsão (gordura e outros resíduos da superfície) e o líquido propriamente dito, o que caracteriza a camada superior (que chega a aproximadamente 10cm de altura) como um material de baixa constante dielétrica. O objetivo do cliente era medir exatamente o nível dessa interface (líquido-espuma), já que a espuma varia de espessura em diversos pontos do tanque.

Depoimento do Djalma Corrêa dos Santos, responsável pelo Setor de Instrumentação da referida unidade de Uberlândia, a respeito do RD400.

Características

O sinal de reflexão, mostrado na figura a seguir, indica uma reflexão satisfatória, o que caracteriza um funcionamento preciso e constante do transmissor.

de 0% a 100% e criamos um intertravamento de acordo com um instrumento de medição apenas, de eficiência comprovada em teste executado pela Smar.

Você recomenda o RD400 da Smar? Sim, o RD400 é muito eficiente nos processos em que existem fluidos com sólidos em suspensão, vapor, etc. Mas é muito importante a presença de um técnico para o acompanhamento de toda a instalação do RD400, pois é comum nas indústrias o produto ser ineficiente no processo devido a sua instalação elétrica ou mecânica ser incorreta. Isso não aconteceu quando a Smar nos visitou.

O RD400 utiliza a tecnologia de Reflectometria pelo Domínio do Tempo (TDR), princípio largamente utilizado nas áreas de construção civil, telecomunicação, agricultura, entre outros, e recentemente na medição de níveis em processos industriais.

Tal princípio baseia-se na premissa de que ondas eletromagnéticas, guiadas em um determinado meio (no caso do RD400, suas sondas), sofrem reflexão ao encontrarem outro meio com diferente constante dielétrica, devido à mudança de impedância ocorrida.

O RD400 depende primordialmente da constante dielétrica do meio cujo nível se quer medir. Para meios com a presença de umidade, a reflexão das ondas melhora significativamente devido à grande constante dielétrica da água.

Elementos como poeira, obstáculos internos ao tanque (chaves de nível, filtros, etc.), bolhas na superfície, entre outros, são na maioria das vezes ignorados pelo equipamento, já que as ondas são guiadas por sondas, sem perda de potência.

Para cada tipo de processo, haverá a necessidade de um tipo diferente de sonda, que pode ser uma haste simples ou dupla, um cabo simples ou duplo ou ainda um terminal coaxial. O que vai determinar qual será essa sonda são parâmetros como a altura do tanque, a instalação ou não do RD400 em vaso comunicante ao reservatório, a constante dielétrica do processo, entre outros. Consulte nossos representantes para mais informações.

Quais as dificuldades que você tinha antes para medição de nível? A medição era através de Chave de Nível Capacitiva, onde o fluido a ser medido gerava uma camada residual nas varetas da Chave de Nível, e consequentemente, uma indicação falsa de nível, provocando assim o desligamento automático de bombas ou o acionamento das bombas sem fluido no tanque.

O que o RD400 trouxe de benefícios para o seu processo? Foram retiradas cinco Chaves de Nível Capacitivas, pois apresentavam pouca eficiência à aplicação do processo. Com a Instalação do RD400, monitoramos o tanque

APROX. Ø3” x 20mm ALT.TAMPA E CONEXÃO COM

ROSCA 1.1/2 - NPT

0102

0304

0506

8000mm 11000mm6600

mm

ITEM-03 FORNECIDO PELA SADIAITENS-01-02-04-05-06 FORNECIDO PELA SMAR

Ponto de Reflexão.Threshold indicadopela linha amarela.

Transmissor de nível por onda guiada Smar.Aplicação na Sadia S.A - Uberlândia - MG.

Tanque de efluentes da fábrica. No detalhe, vê-se a superfície do processo com grande acúmulo de gordura

e outros resíduos misturados.

Praticamente em todas as plantas, os tanques de efluentes industriais e biológicos precisam de alguns cuidados, sejam eles ambientais ou referentes ao próprio processo fabril.

Muitas vezes, por questões de transbordamento, esses efluentes podem retornar a determinados pontos da planta em que não pode haver risco de contaminação do processo. Por isso é necessário o acompanhamento constante do nível desses tanques.

Aplicação

Instalação

chegue a invadir a lagoa de tratamento biológico – situação que pode gerar um custo de reparo elevado para a planta.

Como se nota na imagem anterior, utilizavam-se chaves de nível – cinco no total – para monitorar o transbordo do tanque, mas os resultados ficavam aquém das expectativas.

A solução proposta foi a instalação de um RD400 com cabo simples. Apesar do equipamento não ser cercado por um vaso metálico, o que garante o aprisionamento das ondas emitidas e refletidas, o suporte no qual o RD400 foi acoplado já serviu para essa finalidade. Utilizou-se uma chapa de aço inox de, aproximadamente, 1,5m x 1,0m. Isso garante um bom “plano-terra” às ondas refletidas que o isolador receberá.

©Copyright 2007 - Smar Equipamentos Industriais Ltda - Direitos Reservados - Junho/2007

A P N R D S A A B P

A Sadia possui em Uberlândia-MG duas unidades, uma direcionada ao setor de produção alimentícia avícola e outra em que se concentram o abatedouro suíno e a produção industrial de steaks, salsichas, lingüiças, coxinhas, mortadelas, entre outros.

O RD400 foi instalado em um tanque subterrâneo de efluentes industriais com conteúdo biológico. Após o abatedouro, muitos resíduos são aproveitados para a fabricação de rações para animais. O que não é aproveitado delas é direcionado, juntamente com gordura animal, para o tanque de efluentes citado. Todo esse produto é processado para separar a água e a gordura em fases posteriores, mecânica e biologicamente.

Além da situação de nível muito baixo e conseqüente cavitação das bombas, o que deve ser primordialmente evitado nesse tanque é o transbordamento desse processo, de modo que a gordura que fica na superfície

www.smar.com.brsmar

Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta.Informações atualizadas dos endereços estão disponíveis em nosso site.

web: www.smar.com/brasil2/faleconosco.asp