Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

22
1

description

 

Transcript of Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

Page 1: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

1

Page 2: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

2

Novembro chegou e com ele a proximi-dade do final do ano. Momento de ava-liar a temporada que passou e planejar a que está chegando. Por isso, nosso co-lunista de coaching, Márcio de Oliveira, fala esse mês sobre o momento certo

de começar a atividade com um coach. Em outubro Porto Alegre sediou uma importante competição, o Mundial de Atletismo Master, que serviu como teste para a Copa do Mundo de 2014. Nesta edição da Transpire OE você confere também a cobertura do Triathlon de Osório, do Sul Brasileiro Master de Natação, da Corrida Urbana da Efeito Saúde e da 1ª Corrida e Ca-minhada pelo Sorriso de uma Criança.

Boa leitura e até a próxima!Equipe Transpire

Hora de planejar! Expediente

#03

agenda

POA Day Run Triathlon Nacional do SESCPorto Alegre/RS Tramandaí/RS www.poadayrun.com.br www.sesc-rs.com.br/triathlon

Corrida GigantePorto Alegre/RS www.festagigante.com.br

Corrida do GrêmioPorto Alegre/RS www.corridadogremio.com.br

Duathlon Cidade de CanoasCanoas/RS www.fgtri.org.br

Circuito das EstaçõesPorto Alegre/RS www.circuitodasestacoes.com.br

24.11

curtas

Editora e Jornalista ResponsávelStéphanie Perrone - MTB 15.577

[email protected]

Diretor de FotografiaGuto Oliveira

[email protected]

[email protected]

(51) 3026-4037www.transpire.com.br

[email protected]

Curta nossa Fanpage

CapaGabriel Numer Henriques

FotoGuto Oliveira

A Transpire Overline Edition não se responsabiliza pelo conteúdo dos anúncios veiculados. Opiniões e conceitos emitidos

pelos colunistas não representam, necessariamente, os da revista.

facebook.com/transpire.esporte

01.12

Arqu

ivo

Pess

oal

Mais um ano a Play Night Run foi sucesso em

Gravataí. A prova noturna de 5km de corrida e caminhada agitou a comunidade gravataiense e atletas da Região Metropolitana.

F rank Silvestrin terminou o Ironman Flórida, realizado em Panamá City Beach, na 13º colocação entre os

atletas profissionais. Ele completou os 3.800m de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida em 8h20min50s, terceiro melhor tempo de um brasileiro em provas da distância Ironman.

08.12

Guto

Oliv

eira

/Tra

nspi

re

14.12

15.12

Page 3: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

3

A nova geração de triatletas gaúchos participouno dia 03 de novembro do Campeonato BrasileiroInfantil de Triathlon. Realizada em Jurerê Internacional, Santa Catarina, a competição reuniu 90 atletas de 12 estados brasileiros dos 8 aos 15 anos. As distâncias foram adaptadas de 100 à 600m de natação, de 1km à 8km de ciclismo e de 500m à 3 km de corrida, de acordo com a idade. Gabriel da Silva Klein (à esq.) foi vice-campeão da categoria 15 anos, Renato Augusto Espíndola Susin (ao

centro) venceu a faixa etária 11 anos e Gabriel Numer Henriques (à dir.) conquistou a terceira colocação na categoria 13 anos.

O futuro do triathlonem ação

Graciele brilha do outro lado do mundo

A nadadora do Grêmio Náutico União, GracieleHerrmann, foi uma das representantes do Brasil nas

etapas de Singapura, Tóquio e Pequim da Copa do Mun-do de Natação em Piscina Curta da Federação Inter-

nacional de Natação (FINA), que encerraram o Circuito 2013. Ao lado de Nicholas Santos, Fernando Silva e

Larissa Oliveira, Graciele conquistou três medalhas nas proas de revezamento 4x50m livre misto, uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. Na etapa de Singapura, a gaúcha conquistou também o bronze no revezamen-

to 4x50m medley misto, junto com Guilherme Guido, Felipe Lima e Larissa Oliveira.

Stéphanie Perrone/Transpire

Leiturade cabeceira

O jornalista gaúcho radicado em São PauloSérgio Xavier Filho lançou em Porto Alegre

seu novo livro Correria - Histórias do Universo da Corrida (Arquipélago Editorial, 176 páginas), que

reúne 58 textos com relatos sobre vários aspectos do universo da corrida de rua: o gosto brasileiro pelos

revezamentos, as aventuras das ultramaratonas, a busca por desempenho, etc. Sérgio é diretor do

núcleo de revistas esportivas da Editora Abril - entre elas Placar e Runner’s World. Corredor e editor do

Blog Correria, que dá nome à publicação, o jornalista é autor também do livro Operação Portuga: Cinco

Homens e Um Recorde a Ser Batido, lançado em 2010.

drops

Arqu

ivo

Pess

oal

Foto: Satiro Sodré/CBDA

33

Page 4: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

4

corrida

Aventura Urbana

A Academia Efeito Saúde promoveu no dia 19 de outubro, a 1ª Prova de Aventura Urbana de Porto Alegre. Mesclando orientação e velocidade, os participantes, divididos em duplas, tiveram de percorrer um trajeto de 10 quilômetros pelas ruas da Capital. Os campeões foram Adriana Folador e Cristian Zarichta; em segundo lugar chegaram Karina Kalil de Amorim e Vinícius Amorim;

e em terceiro, Marinês Rostro e Sergiovane Martins.

Fotos: Guto Oliveira/Transpire

Page 5: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

5 55

Page 6: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

6

Um teste de ferroironman

Participar do Ironman Hawaii é o sonho de muitos triatletas. Em sua 35º edição, os competidores foram agraciados com condições climáticas perfeitas, mesmo assim, a competição

segue desafiando profissionais e amadores. O gaúcho Sandro Corrêa esteve pela primeira vez em Kona e conta para os leitores da Transpire OE em um relato repleto de emoção e paixão pelo esporte como foi a experiência de participar desse desafio. Ele completou os 3.800m de natação, 180km de ciclismo e 42.195m de corrida em 10h36min36s.

“Estar na final de um evento tão grandioso como o IRONMAN é uma experiência fantástica. A exuberante beleza natural que cerca o lugar somada ao privilégio de estar competindo com os melhores triatletas do mundo nessa distância traz uma enorme satisfação pes-soal. Os dias que antecedem a prova são cercados de um clima de muita descontração e cordialidade entre os competidores, a cidade vive intensamente o evento, os comerciantes, moradores, taxistas, estão muito envolvidos com o Ironman. Eles são capazes de te orien-tar quanto ao sentido do vento e a hora do dia que ele aumenta, che-gando inclusive a dar dicas de onde devemos forçar mais ou menos.”

Uma das grandes dificuldades enrfentadas pelo triatleta foi ain-da durante o período de treinamento. O clima em Kona é muito quente e as semanas finais de preeparação foram de muita chuva no Rio Grande do Sul, o que exigiu adaptações, principalmente nos treinos de ciclismo. Há também as diferenças entre a prova no Ha-wai e o Ironman Brasil em Florianópolis, como a não liberação da roupa de borracha na natação e o calor infernal das rochas vulcâ-nicas.

“O ciclismo é disputado em terreno ondulado, cercado pelos dois lados de rochas vulcânicas, pretas, que no decorrer do dia vão aquecendo e muito. No Hawaii encontramos um longo trecho em subida- 30km se não me engano- é lá que normalmente venta muito. Pra minha sorte o vento começou só depois da descida de Hawai, peguei vento contra por 50km na bike, ali a média caiu bas-tante, mas eu já estava preparado para isso. O que eu não estava preparado era para o calor que me esperava durante a corrida.”

Concluido o ciclismo restavam ainda os 42.195m de corrida. Das três modalidades esta era a que Sandro estava melhor prepara-do, havia cumprido integralmente a planilha de treinos. Mas a rea-lidade em Kona é outra.

“No início da maratona senti aquele desconforto normal em pro-vas de triathlon. O problema é que o desconforto não passava. Nos primeiros oito quilômetros de corrida eu abandonei meu plano ‘A’ de prova e até o quilômetros 16 eu já tinha esgotado o alfabeto inteiro de planos. Terminar era minha meta mas parar não estava descartado. Foi ai que cruzei por minha esposa e ela falou: - Vai... está todo mun-do te acompanhando pelo site, o Capellari (amigo e triatleta com 18 Ironmans concluidos, sendo três deles em Kona) disse que teu ciclismo foi tri bom... em seguida meu nome estava escrito com giz no asfalto.

Impossível conter a emoção. Eu não estava mais sozinho. Percebi que eu não corria só por mim, tinham dezenas de pessoas comigo. A partir daquele ponto a prova ficou mais fácil. Agora é só terminar, eu pensei. E ainda faltavam 26km... isso que eu não tinha chegado ao LAB.”

O LAB é o Natural Energy Laboratory of Hawaii Authority. Locali-zado próximo às rochas, ele utiliza o sol como fonte de energia. Para construir a estrada de acesso ao LAB, as rochas foram recortadas, for-mando um corredor aquecido pelas pedras quentes. Um verdadei-ro caldeirão, com temperatura acima dos 40ºC. Neste momento os atletas estão no km 29, considerado uma das piores partes da prova.

“Eu estava preparado pra uma prova dura, mas não tanto. Em muitos pontos precisei caminhar isso me abalou muito, mesmo ven-do que vários outros participantes também estavam caminhando. Estava sofrido, mas estava divertido, eram os melhores do mundo correndo, caminhando, e eu estava entre eles, lutando, tentando não parar, pensando em tudo que eu já tinha feito nesses 23 anos de tria-thlon, nas provas anteriores, nos treinos, na família, nos amigos, na minha esposa, na minha filha. Eu não sabia porque em um determi-nado momento eu parava de correr, mas eu sabia porque eu voltava a correr. Era o Brasil, o Rio Grande do Sul, eu. E já estava correndo de novo. A reta de chegada foi algo indescritível, emoção inigualá-vel, impossível não chorar, jamais vou esquecer aquele mar de gente gritando e comemorando comigo o final da prova. Lá eu entendi o verdadeiro significado da palavra IRONMAN.

Ser um verdadeiro Ironman envolve não apenas ser um

grande atleta, mas ser também um Ironpai, Ironmarido,

Ironprofissinal, Ironamigo e por ai vai. Tem que conciliar todas as

obrigações da vida e inserir de maneira harmônica o Ironman

nesse contexto.

Kona te testa. Ela quer saber até onde tu aguentas. Lá tu

vais até o teu limite.“

Foto: Arquivo Pessoal

Page 7: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

7

Uma dúvida que pode existir na cabeça de muitas pessoas é: em qual momento podemos precisar do acompanhamento de um Coach, para seguir ou iniciar a busca pelos nossos ob-

jetivos. No esporte, a preparação e organização para desenvolvermos as atividades precisam ser muito bem elaboradas. Afinal, não se con-segue um bom resultado sem treino. Para quem quer iniciar a prática da corrida, por exemplo, é necessário saber se é exatamente isso que lhe trará prazer e o resultado esperado, ou se o futuro atleta está começando algo que lhe será mais cansativo para a mente do que para o próprio corpo. Não podemos esquecer que os esportes estão à nossa disposição para nos sentirmos mais saudáveis e realizados.

Para o ingresso na vida esportiva é essencial fazermos um estu-do prévio das áreas que mais têm significância em nossas vidas. As-sim, descobriremos se a atividade escolhida é realmente importante e contribuirá para a nossa felicidade como um todo. A vida é ótima para fazermos tudo aquilo que gostamos, tanto no trabalho quanto nos momentos de lazer. O esporte é um destes momentos, na qual deixamos as preocupações de lado e nos dedicamos a nós mesmos.

Não é ideal deixar as competições aparecerem para procurar um Coach. O trabalho a longo prazo é muito mais eficaz e menos cansa-tivo para o atleta. Quando começarem os treinamentos, esse profis-

por Márcio de Oliveira

Coaching: a hora de começar!!!sional é quem irá ajudar a montar a rotina de atividades, incluindo compromissos profissionais e pessoais, para que estes não afetem os resultados em sua vida esportiva, pois é uma planilha de treinamento bem estruturada e realizada que traz o resultado desejado ao atleta.

O cenário não muda se nós não mudarmos. Bons resultados reque-rem dedicação, e esta entrega está em nossas mãos. Com um bom e organizado objetivo traçado em nossa mente, fica muito mais fácil ver-mos o que precisa ser estruturado para que o resultado aconteça. No esporte, cada dia de treino é uma evolução. Por isso, os horários e a ro-tina devem ser respeitados juntamente com a alimentação adequada.

Portanto, um Coach pode auxiliar na busca da melhor opção esportiva e o que lhe levará à felicidade completa. Sua realização no esporte e na vida requer muito do seu esforço e organização e não existe nada mais prazeroso do que lutarmos para o que nos faz bem. Para ser um bom atleta, começamos aos poucos, e a vitória vem com a dedicação em cada dia.

Bons treinos!!!

coaching

Márcio de OliveiraCoach em Programação Neurolinguística(51) 8446-9969

Confira na próxima edição da Tranpire OECobertura do SESC Triathlon Tramandaí

Sesc 2012

Page 8: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

8

corrida

8

Criançada feliz

No dia seis de outubro ocorreu em Alvorada a 1ª Corrida e Caminhada pelo Sorriso de uma Criança,

com percurso de quatro quilômetros. A iniciativa contou com arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças, que foram doados à Casa de Acolhimento Arco Íris. Um dos apoiadores do evento foi o Nova Vida, reforçando o esporte como um dos melhores instrumentos na prevenção e recuperação da dependência química. O idealizador e organizador da prova Vagner Cardoso Teixeira é dependente químico em recuperação e um dos grandes exemplos para todos do Nova Vida.

Fotos: Guto Oliveira/Transpire

Page 9: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

9 9

Page 10: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

10

capa Chove, chuva!

Fotos: Guto Oliveira/Transpire

Os participantes da quarta etapa do Campeonato Estadual de Triathlon realiza-da em Osório, no dia 13 de outubro, competiram debaixo d’água não apenas na etapa de natação. Uma forte chuva caiu durante o ciclismo e a corrida, causando

alagamentos no percurso e obrigando os atletas a redobrarem a atenção.Como explica o Educador Físico e triatleta, Luis Carlos Steimer, que participou da pro-

va na distância olímpica, a chuva tem um lado bom que ameniza o calor durante a disputa, porém, torna o percurso mais perigoso e escorregadio. “Com o acúmulo de água em cer-tas partes do circuito acaba diminuindo não só o tempo como dificultando as freadas. Ficamos prejudicados do uso de óculos, pois eles acabam embaçando, o que fica mais propenso a entrar alguma sujeira ou mesmo inseto durante a prova. No fim, acaba prejudicando mais do que ajudando”. Luis terminou a prova na 3ª colocação da cate-goria 40/44 anos.

Lucas da Silveira Pretto e Carolina de Ávila Rodrigues foram os campeões da elite mas-culina e feminina, distância olímpica. Na distância sprint, os melhores foram Uilian Jonatan Corrêa e Verônica Bardini Cammarota.

Na disputa por equipes, a Gush, de São Leopoldo, venceu com 833 pontos, seguida da RaiaSul e da Academia Centter, ambas de Porto Alegre.

Confira os primeiros colocados da distância olímpica:Elite Masculina1 - Lucas da Silveira Pretto2 - Ricardo Nilson3 - Rodrigo Bodanese4 - Matheus Pacheco Venturini5 - Alex Azambuja

Elite Feminina1 - Carolina de Ávila Rodrigues2 - Fernanda Cardones3 - Amanda Spadari Silvestrin4 - Sílvia Paz de Oliveira5 - Fabiane Liell

10

Page 11: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

11 11

Page 12: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

1212

Page 13: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

13

Renata Rudoi Schwartz - Nutricionista, CRN 2/7396Mestre em Metabolismo pela Universidade de Barcelona; Pós-graduada em Nutrição e Patologias; Proprietária da Clínica Nutriskin - Rua Mostardeiro, 5 / sala 810 e 812 - Fone: (51) 3314-8520 - www.nutriskin.com.br

por Renata Rudoi Schwartz

Ao contrário da maioria dos suplementos, a creatina tem sido muito estudada. Estes estudos mostram que ela produz melho-ras significativas nos esportes que necessitam de força e potência, como: musculação, levantamento de peso, remo, ciclismo de alta velocidade e os de curta distância (sprints). A creatina, então, pro-porciona um ganho de força e recuperação e, consequentemente, aumento na massa magra (desde que aliada à uma dieta específica). Uma parte desse ganho inicial corresponde à água que se acumula no interior das células musculares, junto com a creatina.

A creatina é um peptídeo (formada pelos aminoácidos arginina, glicina e metionina) produzido no fígado e rins. No interior das cé-lulas musculares, a creatina é transformada em um composto: cre-atina fosfato (CP). A CP serve como uma pequena fonte de energia, suficiente para alguns segundos de ação. Assim, a CP serve de ener-gia para movimentos curtos, intensos e rápidos. A suplementação com creatina não desenvolve músculos diretamente, porém, ela faz com que você treine mais intensamente e consiga forçar mais nos exercícios e isso se traduz em ganhos musculares.

Suplementação A creatina geralmente vem em forma de pó, monoidratada. Cerca

de 20-25g de creatina em 4-5 doses de 5g (uma colher de chá) se-rão suficientes para uma saturação na primeira semana. Após isso, de 3-5g/dia irão realizar a manutenção. Porém, atualmente, os estudos têm mostrado que iniciar a suplementação direto com 5g ao dia é me-lhor do que fazer saturação, pois evita efeitos colaterais como reten-ção e causa o mesmo resultado. Importante: não é verdade universal que a creatina causa retenção: muitas pessoas suplementam e não apresentam inchaço algum! Então, isso é algo muito individual.

Enquanto estiver suplementando creatina, assegure-se de be-ber água em quantidade extra, pois isso evitará câimbras e resíduos nos rins.

Não pense que manter doses altas de creatina irá lhe trazer mais benefícios ainda. O excesso será eliminado ou armazenado com mais água corporal, tirando a definição dos seus músculos e podendo au-mentar sua pressão arterial. O excesso de creatina também pode causar diarreia (carregamento de água em excesso para o intestino) e câimbra.

Como o efeito da creatina não é momentâneo, o horário em que você irá tomá-la não interfere. A melhor opção seria após o treino com alguma bebida ou alimento fonte de carboidrato simples (o car-boidrato estimula a liberação de insulina, o que irá melhorar a ab-sorção em até 60%!).

Creatina no esporte

EspaçoNutrinforma

Page 14: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

14

corrida

Mundial Master de Atletismo movimentou a Capital

Porto Alegre sediou, entre os dias 16 e 27 de outubro, a principal competição master de atletismo: a 20º edi-ção do Campeonato Mundial (WMA, sigla em inglês).

O evento, realizado pela primeira vez na América do Sul, reu-niu 4.158 atletas de 82 países, com idades entre 35 e 99 anos. As disputas ocorreram, paralelamente, em quatro locais da cidade: no Centro Estadual de Treinamento (CETE), na Escola Superior de Educação Física da UFRGS, na PUCRS, Sogipa, Par-que Marinha do Brasil e pela Orla do Guaíba, que recebeu as provas de rua como maratona e meia maratona.

Esta foi a maior competição esportiva já realizada no Rio Grande do Sul. após quase duas semanas de prova, o Brasil conquistou uma importante marca: o segundo lugar no ranking geral de medalhas, com um total de 146 medalhas, sendo 56 de ouro, 52 de prata e 38 de bronze. Esta é a melhor campanha do país na história dos jogos. O grande campeão foi o time dos Estados Unidos.

Números do Mundial em Porto Alegre 66% dos atletas eram homens78% participantes tinham entre 35 e 65 anos.14% do total eram brasileiros 53% dos participantes possuiam renda mensal de U$ 2,000 a U$ 8,00095% tinham curso superior completo (alto índice de mestrado e doutorado)30% realizaram viagens pré e pós-competições96% dos participantes se hospedaram em hotéis1/3 viajaram acompanhado92% retornam posteriormente aos países

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do SulAssessoria de Comunicação WMA

Foto: Márcio Scotti

Foto: Márcio Scotti

Foto: Márcio Scotti

Foto: Márcio ScottiFoto: Márcio Scotti

Foto

: Cam

ila D

omin

gues

/Pal

ácio

Pira

tini

Foto

: Cam

ila D

omin

gues

/Pal

ácio

Pira

tini

Page 15: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

15

Nova equipe de triathlon

A equipe Run4Life de Triathlon foi lançada oficialmente no dia 31 de outubro. Com sede em Canoas, o time já conta com 17 atletas que

irão representar a cidade nas diversas competições da modalidade, dentro e fora do Estado. Um dos desafios já programados é o Ironman Brasil Florianópolis em 2014, no qual participarão cinco atletas.

Foto

: Arq

uivo

Pes

soal

curtas

Mesmo sendo uma modalidade pouco conheci-da, a cada ano o levantamento de peso tem atraído mais adeptos no Rio Grande do Sul.

Prova disso foi o recorde de participantes no Campeo-nato Gaúcho 2013, realizado no dia três de novembro, na sede do Centro de Treinamento Alcance, em Porto Alegre. O evento teve a presença do técnico da Seleção Olímpica Brasileira de Levantamento de Peso, Dragos Doru Stanica, atuando como juiz da competição.

Stéphanie Perrone/Transpire

levantamentode peso

Força total

1515

Page 16: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

16

A Zona Norte de Porto Alegre acaba de ganhar uma nova opção em trei-namento funcional. Localizada na Rua João Walig, nº 303, a 303 Wod chega para trabalhar com preparação física, especializada em triathlon

e surf e comandada pelos sócios Clayton Campos e Clayton Melo, ambos edu-cadores físicos. A inauguração do espaço foi no dia 30 de outubro e contou com a presença de amigos, alunos, atletas e familiares.

Nova opção de treinamento

na Zona Norte

Foto

s: G

uto

Oliv

eira

/Tra

nspi

re

evento

Page 17: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

17

Rua João Walig, 303(51) 3208-0684 ou (51) 8450-2894Horários: segunda a sexta, das 6h às 22h sábado, das 9h às 15h

www.facebook.com/303WOD1717

Page 18: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

1818

natação

A força da natação master

Mais de 300 nadadores de 20 clubes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná participaram do 23º Cam-peonato Sul-Brasileiro Master de Natação realizado em Porto Alegre, na sede Moinhos de Vento do Grêmio Náutico União, nos dias 19 e 20 de outubro. A competiçao reuniu atletas dos 20 aos 93 anos. O clube Caixeiros

Viajantes foi o vencedor por equipes na categoria pré-master - 20 a 24 anos - e o Grêmio Náutico União o campeão entre os masters - 25 anos em diante.

Fotos: Guto Oliveira/Transpire

Page 19: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

19 1919 1919

Page 20: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

20

Nova Vida

Os benefícios da atividade física para um Dependente Químico

Para saber mais sobre o Projeto Nova Vida e como ajudar na sua continuidade entre em contato com a Transpire através do e-mail [email protected]

Texto : Cristiano Fetter Antunes - Educador Físico

Olá, leitores da Transpire OE!!! Nesta edição vamos falar um pouco de como o exercício pode beneficiar

na prevenção e no combate às drogas.Muitas notícias são veiculadas diaria-

mente falando dos benefícios da atividade física regular para o nosso organismo, po-rém, pouco se fala de como ela pode ser peça fundamental na prevenção e auxílio da manutenção da vida pós drogadição.

Segundo a Organização Mundial de Saú-de (OMS), a prática de atividade física regular:

Reduz o risco de mortes prematu-ras, doenças do coração, acidente vascular cerebral, câncer de cólon e mama e diabetes tipo II;

Atua na prevenção ou redução da hipertensão arterial;

Previne o ganho de peso (diminuin-do o risco de obesidade);

Auxilia na prevenção ou redução da osteoporose;

Promove bem-estar;

Reduz o estresse, a ansiedade e a depressão.

Especialmente em crianças e jovens, a atividade física interage positivamente com as estratégias para adoção de uma dieta saudável, desestimula o uso do ta-baco, do álcool, das drogas, reduz a vio-lência e promove a integração social.

A atividade física, tem sido conside-rada um importante componente de um

estilo de vida saudável devido particular-mente a sua associação com diversos be-nefícios para a saúde física e mental. Mas qual a definição de atividade física?

A atividade física é definida como qualquer movimento corporal realizado pela musculatura esquelética, que leve a um gasto energético acima do repouso. Segundo a Estratégia Global para Dieta, Atividade Física e Saúde da OMS, é reco-mendado que indivíduos se envolvam em níveis adequados de atividade física e que esse comportamento seja mantido para a vida toda. Diferentes tipos, frequência e duração são requeridas para distintos re-sultados de saúde. Pelo menos 30 minutos de atividade física regular, de intensidade moderada, na maioria dos dias da semana.

Especificamente para dependentes químicos, a atividade física acaba criando uma rede de cooperação envolvendo os usuários e ex-usuários, onde eles se en-contram para praticar esportes e manter a união entre os pares. Este tipo de ativi-dade favorece a mudança de estilo de vida (um dos fatores primordiais para a reabi-litação de um dependente químico), tra-zendo hábitos saudáveis que melhoram as habilidades psicológicas, físicas e sociais.

É sempre válido salientar que estas mudanças não são fáceis, nem imediatas. Há um importante processo de adaptação, pois este tipo de individuo tem uma predis-posição a não aceitar mudanças drásticas e, na sua maioria, são extremamente impulsi-

vos, característica esta que foi muitas vezes reforçada por um estilo de vida desregrado.

Dado as peculiaridades deste públi-co são necessários profissionais habilita-dos para trabalhar com estes indivíduos. Neste grupo grande parte nunca praticou atividades físicas, pois suas vidas eram to-madas pelas drogas. Alguns, muitas vezes, acabaram na droga por influência negati-va de uma prática esportiva.

Outro ponto a ser observado, é o fato desses sujeitos terem grandes complica-ções físicas, tanto por questões de tempo de utilização da droga, bem como limita-ções físicas decorridas de acidentes sérios ocorridos quando estavam sobre o efeito dos narcóticos, como por exemplo perfu-rações por tiros e facadas. É muito impor-tante o profissional ter um bom relaciona-mento com esses sujeitos, pois qualquer erro de procedimento pode ser o ponto de retorno para a drogadição.

Os centros de reabilitação têm, cada vez mais, colocado equipes multidiscipli-nares para trabalhar de forma conjunta no tratamento de toxicodependentes, e têm obtido resultados excelentes no tra-tamento e prevenção a recaída de depen-dentes químicos.

Mas falar qual tipo de exercício ou ati-vidade seria melhor nestes casos ficará para outra edição! Continuem nos acompanhan-do e em caso de dúvidas e sugestões en-trem em contato com a equipe da revista.

Até a próxima!

Foto

: Gut

o O

livei

ra/T

rans

pire

Page 21: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

21

blitz

Contato: (51) 9919-0730 - com RitaE-mail: [email protected]

Novas camisetasOs RUNNERS estão de uniforme novo. O coquetel de

lançamento das regatas da equipe foi realizado no dia 21 de outubro, na Academia Aerostep de Porto Alegre.

Foto

s: G

uto

Oliv

eira

/Tra

nspi

re

Page 22: Transpire Overline Edition - Edição Novembro 2013

22