Trib332

3
TRIBUNA Bancária Sindicato dos Bancários de Niterói e Região www.bancariosnit.org.br Ano L – Nº 332 – 16 de setembro de 2009 Banqueiros negam tudo Nenhum avanço aconteceu em quatro rodadas de negociação. É hora de mobilização CAMPANHA SALARIAL Fotos: Marcio Maturana Sindicato fez passeata pela Av. Amaral Peixoto, no Centro de Niterói Parece que os banquei- ros estão querendo mui- to a greve. Após quatro ro- dadas de negociação, não atenderam a nenhuma rei- vindicação nem apresenta- ram contraproposta. Todos os assuntos já foram de- batidos: salário, PLR, se- gurança, saúde, emprego, condições de trabalho. A próxima reunião está mar- cada para 17 de setembro. Os bancários de Nite- rói e Região já demons- traram que estão mobiliza- dos e preparados para a greve, se ela for necessá- ria. Além de paralisações na Região dos Lagos (veja reportagem na página 3), houve uma grande mani- festação no Centro de Ni- terói em 28 de agosto, Dia do Bancário, com passe- ata pela Avenida Amaral Peixoto, banda de música, apresentação teatral, dis- tribuição de carta-aberta à população e bolo aos ban- cários, nas agências. GRIPE SUÍNA A carta-aberta informa- va que a campanha diz respeito a toda a socieda- de, e não só aos bancá- rios. Prevenção à gripe su- ína nas agências, fim das filas e atendimento das 9h às 17h, por exemplo, são reivindicações deste ano, tão importantes quanto o reajuste salarial com 5% de aumento real. Enquanto lucram, ban- cos fecham postos de tra- balho. Pesquisa de Con- traf-CUT e Dieese mostra que os bancos fecharam 2.224 postos de trabalho no primeiro semestre: de- Os bancos são o setor da economia que menos foi afe- tado pela crise. Mesmo assim só dizem não nas ne- gociações e reduziram em 2.244 o número de bancários no País só no primeiro semestre. Nada disso tem justificativa. Na verdade, os ban- cos estão conseguindo lembrar aos bancários que nunca deram nada à categoria tudo foi conquistado com mui- ta luta e greves fortes. Reajustes, PLR, tíquete- refeição, auxílio-alimen- tação, plano de saúde, convenção coletiva na- cional: tudo, tudo, tudo foi conseguido com luta e greves. Estamos pron- tos para mais uma, se for necessário. Op I nião Op I nião Prontos para greve JORGE ANTÔNIO PRESIDENTE Quarta reunião: banqueiros mudos Foto: Contraf-CUT A minuta foi entregue pelos sindicalistas aos banqueiros com grande ato no Rio. Aumento real é possível, explica carta-aberta do Sindicato mitiram 15.459, principal- mente em razão das fu- sões, mas contrataram apenas 13.235. A Convenção Coletiva 2008-2009 foi prorrogada até o dia 30 de setembro.

description

G ripe suína A carta-aberta informa- va que a campanha diz respeito a toda a socieda- de, e não só aos bancá- mitiram 15.459, principal- mente em razão das fu- sões, mas contrataram apenas 13.235. A Convenção Coletiva 2008-2009 foi prorrogada até o dia 30 de setembro. Ano L – Nº 332 – 16 de setembro de 2009 A minuta foi entregue pelos sindicalistas aos banqueiros com grande ato no Rio. Aumento real é possível, explica carta-aberta do Sindicato Quarta reunião: banqueiros mudos

Transcript of Trib332

Page 1: Trib332

TRIBUNABancáriaSindicato dos Bancários de Niterói e Região www.bancariosnit.org.br

Ano L – Nº 332 – 16 de setembro de 2009

Banqueiros negam tudoNenhum avanço aconteceu em quatro rodadas de negociação. É hora de mobilização

Campanha salarial

Fotos: Marcio Maturana

Sindicato fez passeata pela Av. Amaral Peixoto, no Centro de Niterói

Parece que os banquei-ros estão querendo mui-to a greve. Após quatro ro-dadas de negociação, não atenderam a nenhuma rei-vindicação nem apresenta-ram contraproposta. Todos os assuntos já foram de-batidos: salário, PLR, se-gurança, saúde, emprego, condições de trabalho. A próxima reunião está mar-cada para 17 de setembro.

Os bancários de Nite-rói e Região já demons-traram que estão mobiliza-dos e preparados para a greve, se ela for necessá-ria. Além de paralisações na Região dos Lagos (veja reportagem na página 3), houve uma grande mani-festação no Centro de Ni-terói em 28 de agosto, Dia do Bancário, com passe-ata pela Avenida Amaral Peixoto, banda de música, apresentação teatral, dis-tribuição de carta-aberta à população e bolo aos ban-cários, nas agências.

Gripe suínaA carta-aberta informa-

va que a campanha diz respeito a toda a socieda-de, e não só aos bancá-

rios. Prevenção à gripe su-ína nas agências, fim das filas e atendimento das 9h às 17h, por exemplo, são reivindicações deste ano, tão importantes quanto o reajuste salarial com 5% de aumento real.

Enquanto lucram, ban-cos fecham postos de tra-balho. Pesquisa de Con-traf-CUT e Dieese mostra que os bancos fecharam 2.224 postos de trabalho no primeiro semestre: de-

Os bancos são o setor da economia que menos foi afe-tado pela crise. Mesmo assim só dizem não nas ne-gociações e reduziram em 2.244 o número de bancários no País só no primeiro semestre. Nada disso tem justificativa.

Na verdade, os ban-cos estão conseguindo lembrar aos bancários que nunca deram nada à categoria tudo foi conquistado com mui-ta luta e greves fortes. Reajustes, PLR, tíquete-refeição, auxílio-alimen-tação, plano de saúde, convenção coletiva na-cional: tudo, tudo, tudo foi conseguido com luta e greves. Estamos pron-tos para mais uma, se for necessário.

OpIniãoOpIniãoProntos

para greve

Jorge AntônioPresidente

Quarta reunião: banqueiros mudos

Foto: Contraf-CUT

A minuta foi entregue pelos sindicalistas aos banqueiros com grande ato no Rio. Aumento real é possível, explica carta-aberta do Sindicato

mitiram 15.459, principal-mente em razão das fu-sões, mas contrataram apenas 13.235.

A Convenção Coletiva 2008-2009 foi prorrogada até o dia 30 de setembro.

Page 2: Trib332

Sindicato dos Bancários de Niterói e RegiãoTRIBUNABancária2 TRIBUNABancária 3Sindicato dos Bancários de Niterói e Região

BB e Caixanão negociam

Banco do Brasil e Cai-xa Econômica frustraram seus empregados nas ne-gociações sobre cláusulas específicas. A postura dos dois bancos federais é se-melhante: querem esperar o acordo geral da categoria para começar a negociar.

Na mais recente nego-ciação específica, dia 11, Banco do Brasil alegou não ter autorização para discu-tir a criação de um novo Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS). Tam-bém não houve avanços nas discussões sobre ou-tras reivindicações sociais e sindicais. Nova reunião acontece 18 de setembro.

Outra tática do BB é confundir os bancários. Na reunião de 1º de setem-bro, informou que qual-quer funcionário poderia ser nomeado substituto dos funcionários ausentes. Mais tarde, a empresa di-vulgou comunicado interno retificando a informação e dizendo que os bancários da mesma agência não po-deriam ser substitutos.

Já a Caixa fará sua pró-xima negociação especí-fica dia 22 de setembro, sobre Plano de Cargos Comissionados (PCC), Plano de Cargos e Salá-rios (PCS) e jornada. Até agora, nenhum avanço.

Força na Região dos Lagos

Os sindicalistas Alveriço e Marcus Vinicius organizaram as manifestações

Os bancários da Região dos Lagos já demonstra-ram sua força e disposição de luta. Este ano o Sindi-cato começou a campanha salarial paralisando por uma hora todas as agên-cias de Rio das Ostras, Bú-zios, Barra de São João, Cabo Frio, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Ara-ruama, Iguaba Grande e Saquarema.

“Foi um forte alerta para que os banquei-ros apresentem um ín-dice de reajuste digno”, afirmou Jorge Antônio, presidente do Sindicato. Segundo ele, a intenção é conseguir fechar um acordo na mesa de ne-gociação, sem que os banqueiros forcem a ne-cessidade de uma greve.

BanCos sem Crise“Afinal, os lucros mos-

tram que eles podem perfeitamente atender às reivindicações. Para os bancos, não houve crise”, observou Jorge.

Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões

Sede: Rua Maestro Felício Toledo, 495 - sl. - Centro – Niterói CEP 24.030-105 - Tel/fax: (21) 2717-2157Subsede: R. Casimiro de Abreu, 62/205 - Centro - Cabo FrioCEP 28905-360 - Tel/fax: (22) 2643-4317e-mail: [email protected]ção, edição, diagramação e projeto gráfico: Marcio Maturana (MTb 17625). Impressão: Gráfica Porciúncula (3 mil exemplares)

TRIBUNABancária

bAncariosnit.org.br

O site do Sindicato (www.bancariosnit.org.br) vem apresentando ininterrupto crescimento de acessos desde junho, quando foram implemen-tados novos serviços on-line, como Twitter, Orkut, Youtube, RSS-Feed e fotos Picasa.

As 3.956 visitas de ju-

nho passaram para 4.894 em julho e 6.658 em agos-to — bem mais que o do-bro da tiragem do TriBuna BanCária, que é de 3 mil exemplares. Neste mês de setembro, auge da cam-panha salarial, a expecta-tiva é de aumento ainda maior, devendo superar 10 mil visitas no mês.

inTerneT: mais que o doBro do jornal

bAncariosnit.org.br

rodízio de Chaves no BradesCoContrariando o respei-

to à vida dos bancários e até a orientação da di-reção do Bradesco, as agências do banco em Niterói e Região estão obrigando seus funcioná-rios a fazerem um rodízio com a chave do cofre.

Diante da denúncia, o sindicalista Héber Ma-thias entrou em contato com o gerente de Rela-ções Sindicais do banco, Geraldo Grano, em São Paulo, e confirmou que ninguém deve levar cha-ve para casa porque em todas as agências do Su-

deste foram implantados temporizadores de aber-tura do cofre.

“A vida do bancário e de sua família é coloca-da em risco quando se obriga a levar chave do cofre para casa”, alertou Héber. Segundo ele, não é por acaso que tesourei-ros são as principais víti-mas de sequestro.

Heber solicita que o bancário denuncie ao Sindicato quando for obri-gado a levar a chave do cofre. E que se anote o tempo com a chave para cobrança de hora extra.

BanCários no samBaDois bancários de Nite-

rói e Região estão concor-rendo como compositores do samba-enredo da es-cola de samba Porto da Pedra, de São Gonçalo: Jorge Antônio, presidente do Sindicato e João Paulo, diretor da Federação dos Bancários dos Estados do Rio e Espírito Santo. O en-redo da escola para o ano que vem será “Com que roupa eu vou pro samba que você me convidou?”.

aBdias, GuerreiroO Sindicato lamenta

a morte de Abdias José dos Santos, fundador e primeiro tesoureiro da CUT, além de fundador do Sindicato dos Meta-lúrgicos de Niterói e Ita-boraí. Abdias morreu aos 77 anos, de problemas decorrentes de câncer, e o enterro aconteceu no Cemitério São Miguel, em São Gonçalo.

ConTrafO TST reconheceu a

representação da Con-federação Nacional dos Trabalhadores no Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que representa 90% dos bancários no País. Mais uma importante vitória da categoria.

SAldo médioSAldo médio

Jornais, rádios, TVs e Internet deram ampla co-bertura às manifestações do Sindicato na Região dos Lagos, com entrevis-tas gravadas e ao vivo, com transmissão até pelo RJ-TV, da Rede Globo.

Uma das entrevistas, dada por Jorge Antônio à Rádio Ondas FM, ao vivo, tornou-se o vídeo mais as-sistido no canal dos Ban-cários de Niterói e Região no Youtube (www.youtu-be.com/bancariosnit).

O sindicalista acrescen-tou que a população não pode sofrer novos trans-tornos, pois já paga altos juros e tarifas caríssimas o ano inteiro.

As paralisações na Região dos Lagos a-conteceram de 19 a 21 de agosto, em municí-pios alternados para não prejudicar os clientes. A população demons-trou simpatia à luta dos bancários e foi orientada pelos sindicalistas no uso dos caixas automáti-cos durante o protesto. Em todas as cidades da Região dos Lagos, os bancos normalmente abrem somente às 11h.

Unibanco foi fechado em Araruama Roberto orientou clientes na Caixa

Material: cartaz, água e agenda

Paulo Celso: cartaz e fita adesiva

Moisés no ato em Rio das Ostras

Héber em fechamento de agência

noTíCias para ler, ouvir e ver

Jorge Antônio e Fabiano Júnior (Federação) deram entrevista a TVs

Fotos: Marcio Maturana

aTos no rioOs diretores do Sin-

dicato foram ao Rio de Janeiro dia 10 de se-tembro participar da pa-ralisações de bancos nas grandes capitais no Dia Nacional de Lutas, seguindo orientação do Comando Nacional dos Bancários.

O ato paralisou até o meio-dia 14 agências na Avenida Presidente Var-gas e na Pio X contra a falta de diálogo da Fede-ração Nacional dos Ban-cos (Fenaban).

Além do Sindicato de Niterói, participaram da atividade, os sindicatos do Rio, Baixada Flumi-nense, Teresópolis, Pe-trópolis, Nova Friburgo, Angra dos Reis, Sul Flu-minense, Três Rios e a Federação RJ-ES.

devoluçãoO Sindicato está co-

meçando a devolução da contribuição sindical ao sindicalizados que entregaram cópia do con-tracheque de março. Che-que é levado às agências.

Em agosto, foram elei-tos 16 delegados sindicais na Caixa e seis no BB. A diferença ocorre em fun-ção dos direitos diferentes nos dois bancos públicos.

Na Caixa, cada agên-cia têm direito a um de-legado, mas no Banco do Brasil só pode haver um representante sindical

para cada 80 funcioná-rios. O Sindicato reivindi-ca isonomia no BB: um re-presentante por agência.

Apesar da luta, o núme-ro de inscritos — na Caixa e no BB — ficou abaixo da quantidade de vagas. Assim que surgirem ban-cários dispostos, haverá eleições complementares.

novos deleGados sindiCais

Page 3: Trib332

4 TRIBUNABancária Sindicato dos Bancários de Niterói e Região

Dia de festa naSede Campestre

O Dia do Bancário foi comemorado com uma grande festa de confrater-nização dia 29 de agos-to, um sábado, na Sede Campestre do Sindicato.

A p r o x i m a d a m e n t e 500 pessoas – exclusiva-mente bancários e suas famílias – saborearam o churrasco “0800”, com distribuição também grá-

tis de cerveja, refrigerante e cachorro-quente.

A diversão ficou por conta de música ao vivo, futebol, arte do circo, ani-mação infantil, brinque-dos como cama elástica e piscina de bolinhas e sor-teio de brindes para quem doou um quilo de alimento não-perecível a comuni-dades carentes.

Cerca de 500 pessoas participaram: apenas bancários e suas famílias

Fotos: Marcio Maturana

A Região dos Lagos também terá confraterni-zação, com churrasco e bebida. Será a partir das 10h do dia 17 de outubro, no Geder Soccer, Cabo

Frio (Av. Assunção, de-pois do McDonald’s e da prefeitura). Para entar, é preciso levar carteirinha do Sindicato ou o último contracheque.

em CaBo frio, ChurrasCo será em 17/10

Doação de alimentos na entrada Banda Rink às 10: rocks clássicos Cláudio Paes tocou pop e MPB Toda a família aproveitou a festa

Churrasqueira elétrica: 1º sorteio Telefone sem fio foi o 2º brinde DVD também foi sorteado Centrífuga para a 4º ganhadora

Sindicato agradeceu a presença

Distribuição de cerveja gelada

As baixinhas se divertiram muito...

...e as “altinhas” também!

Cachorro-quente grátis para todos Palhaço Feliz: sucesso com todos

A arte circense sempre encanta

Faixas saudavam os bancários

Itaú venceu o Bradesco por 5 a 4

A cama elástica foi irresistível