Tribuna Bancária 347

4
TRIBUNA Bancária Sindicato dos Bancários de Niterói e Região www.bancariosnit.org.br Ano LI – Nº 347 – 4 de abril de 2011 Sindicato assina acordo contra o assédio moral Bancário fará denúncia com garantia de sigilo, e bancos terão prazo para resolver O QUE DIZ O DOCUMENTO ASSINADO COM OS BANCOS Foto: Marcio Maturana Os bancários de Niterói e Região se reuniram no auditório do Sindicato para votar o acordo: apenas duas abstenções e nenhum voto contra O assédio moral tem atingido cada vez mais os bancários, com atos dis- criminatórios, intolerância e abuso de poder. É o ca- so das políticas de premia- ções negativas, em que o funcionário é humilhado diante de todos por não ter atingido as metas, recebe ‘presentes’ que o ridicula- rizam, ouve ironias. No acordo, os bancos comprometem-se a con- denar explicitamente qual- quer ato de assédio e re- conhecem que o objetivo é alcançar a valorização de todos os empregados, promovendo o respeito à diversidade, à cooperação e ao trabalho em equipe. Os bancários poderão fazer denúncias ao Sindi- cato, com garantia de si- gilo. Após receber a de- núncia, o banco terá 60 dias corridos para apurar e prestar esclarecimentos. A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de- verá fazer uma avaliação semestral do programa, com apresentação de da- dos estatísticos e indica- dores de desempenho. O Sindicato assinou dia 23 de março o acordo na- cional contra assédio mo- ral, aprovado pelos ban- cários de Niterói e Região em assembleia uma sema- na antes, com apenas du- as abstenções e nenhum voto contra. O acordo determina que se estabeleça um canal específico para apurar as denúncias de assédio mo- ral dos bancários, para que elas sejam encaminhadas pelo sindicato aos bancos. As denúncias não poderão ser anônimas, mas o Sindi- cato guardará sigilo abso- luto do denunciante, para evitar represálias. Na assinatura do docu- mento, os bancários de Ni- terói e Região foram repre- sentados pelo presidente do Sindicato, Fabiano Jú- nior. Também compare- ceram representantes de outros sete sindicatos do Estado do Rio. Pelos ban- cos, foram executivos de relações sindicais do Bra- desco, Caixa, Citibank, HSBC, Itaú, Safra, Santan- der e Febraban. DOWNLOADS DISPONÍVEIS Os documentos, assi- nados separadamente por banco, podem ser obtidos no site do Sindicato (www. bancariosnit.org.br). No site também pode ser baixado um elucidativo trabalho acadêmico do diri- gente sindical Rigel Eduar- do de Souza, para a FGV, sobre assédio moral, e vis- to vídeo de uma reporta- gem do Jornal Nacional sobre o acordo histórico.

description

Jornal do Sindicato dos Bancários de Niterói e Região, edição de 4 de abril de 2011

Transcript of Tribuna Bancária 347

Page 1: Tribuna Bancária 347

TRIBUNABancáriaSindicato dos Bancários de Niterói e Região www.bancariosnit.org.br

Ano LI – Nº 347 – 4 de abril de 2011

Sindicato assina acordocontra o assédio moral

Bancário fará denúncia com garantia de sigilo, e bancos terão prazo para resolver

O que diz O dOcumentO assinadO cOm Os bancOs

Foto: Marcio Maturana

Os bancários de Niterói e Região se reuniram no auditório do Sindicato para votar o acordo: apenas duas abstenções e nenhum voto contra

O assédio moral tem atingido cada vez mais os bancários, com atos dis-criminatórios, intolerância e abuso de poder. É o ca-so das políticas de premia-ções negativas, em que o funcionário é humilhado diante de todos por não ter atingido as metas, recebe ‘presentes’ que o ridicula-rizam, ouve ironias.

No acordo, os bancos comprometem-se a con-denar explicitamente qual-quer ato de assédio e re-conhecem que o objetivo é alcançar a valorização de todos os empregados, promovendo o respeito à diversidade, à cooperação e ao trabalho em equipe.

Os bancários poderão fazer denúncias ao Sindi-

cato, com garantia de si-gilo. Após receber a de-núncia, o banco terá 60 dias corridos para apurar e prestar esclarecimentos.

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de-verá fazer uma avaliação semestral do programa, com apresentação de da-dos estatísticos e indica-dores de desempenho.

O Sindicato assinou dia 23 de março o acordo na-cional contra assédio mo-ral, aprovado pelos ban-cários de Niterói e Região em assembleia uma sema-na antes, com apenas du-as abstenções e nenhum voto contra.

O acordo determina que se estabeleça um canal específico para apurar as denúncias de assédio mo-ral dos bancários, para que elas sejam encaminhadas pelo sindicato aos bancos. As denúncias não poderão ser anônimas, mas o Sindi-cato guardará sigilo abso-luto do denunciante, para evitar represálias.

Na assinatura do docu-mento, os bancários de Ni-terói e Região foram repre-

sentados pelo presidente do Sindicato, Fabiano Jú-nior. Também compare-ceram representantes de outros sete sindicatos do Estado do Rio. Pelos ban-cos, foram executivos de relações sindicais do Bra-desco, Caixa, Citibank,

HSBC, Itaú, Safra, Santan-der e Febraban.

dOwnlOads dispOníveisOs documentos, assi-

nados separadamente por banco, podem ser obtidos no site do Sindicato (www.bancariosnit.org.br).

No site também pode ser baixado um elucidativo trabalho acadêmico do diri-gente sindical Rigel Eduar-do de Souza, para a FGV, sobre assédio moral, e vis-to vídeo de uma reporta-gem do Jornal Nacional sobre o acordo histórico.

Page 2: Tribuna Bancária 347

Sindicato dos Bancários de Niterói e RegiãoTRIBUNABancária2Itaú descumpre o prazo pedido

Terminou dia 23 de mar-ço o prazo de 30 dias que a direção do Itaú havia pedido ao Sindicato para extinguir a abertura ante-cipada de agências em Ni-terói e Região. No entanto, várias agências de Niterói, São Gonçalo e Maricá co-tinuam abrindo antes das 10h, sem amparo legal.

Como o banco não cum-pre sua palavra, a qualquer momento o Sindicato pode promover novos protestos, inclusive paralisações.

A abertura antecipa-da irregular é a principal

causa da exploração dos bancários e gerou uma pa-ralisação de 24 horas na agência Niterói em janeiro, arrancando a negociação que aconteceu em feverei-ro e onde ficou estabeleci-do o prazo de 30 dias para fim da abertura antecipada em todas as agências.

“Abrir antes faz os fun-cionários de seis horas a trabalharem até 10 horas por dia e gerentes ou te-soureiros terem que aten-der clientes no guichê”, alertou Fabiano Júnior, presidente do Sindicato.

Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões

Sede: Rua Maestro Felício Toledo, 495 - sl. - Centro – Niterói CEP 24.030-105 - Tel/fax: (21) 2717-2157Subsede: R. Casimiro de Abreu, 62/205 - Centro - Cabo FrioCEP 28905-360 - Tel/fax: (22) 2643-4317e-mail: [email protected]ção, edição, diagramação e projeto gráfico: Marcio Maturana (MTb 17625). Impressão: Gráfica Porciúncula (3 mil exemplares)

TRIBUNABancária

Desconto de 25% em Arraial do CaboAgora os bancários

sindicalizados de Niterói e Região ganham 25% de desconto na pousada Realce Beach Club, em Arraial do Cabo. Trata-se de mais um convê-nio feito pelo Sindicato. Para garantir o desconto, basta apresentar a car-teirinha do Sindicato ou o contracheque com a mensalidade sindical.

A relação com todos os convênios pode ser conferida no site do Sindi-cato, no menu à esquer-da (Serviços/Convênios).

A pousada fica em um

região privilegiada não só pelas praias, mas tam-bém para passeios eco-lógicos em trilhas, devi-do às montanhas à sua volta. O estabelecimento oferece bar e restaurante até as 22h, com piscina, área comum, salão de TV, estacionamento, churras-queira e muito mais, tudo isso a apenas um metro da areia da Prainha.

O telefone da pousada Realce Beach Club é (22) 2622-2633, e o endereço é Avenida Beira Mar, 7, Recanto da Prainha, Ar-raial do Cabo.

FutebOl cOm peixeA pelada mensal dos

bancários, que acontece todo último sábado na Sede Campestre a partir das 9h, inaugurou uma nova fase em março. Hou-ve peixada grátis para os participantes. Filhos dos bancários também podem jogar, basta levar chuteira.

cOmO se deFenderO movimento sindi-

cal bancário e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lança-ram em 15 de março, Dia Mundial do Consumidor, o guia “Os bancos e você - Como se defender dos abusos dos bancos”. A cartilha pode ser baixada no site do Sindicato. Entre os assuntos abordados, estão esclarecimentos sobre pagamentos, che-ques, cartões, tarifas etc.

FunciOnáriOsA direção do Sindicato

concluiu a negociação do acordo salarial com sua equipe de trabalhadores e a proposta da entidade foi aprovada em assembleia dos funcionários.

SAldo médioSAldo médio

aumentO arbitráriO nO planO de saúde

Além de quebrar a pa-lavra dada ao Sindicato, o Itaú também descum-pre o acordo de anunciar previamente qualquer mo-dificação no plano de saú-de. Dia 25 de março, os bancários foram surpre-

endidos com aumento de até 24,61% nas mensali-dades. Agora o movimen-to sindical reivindica uma exposição sobre as alte-rações feitas e um melhor tratamento aos funcioná-rios, com respeito.

saláriO menOrPesquisa do Dieese re-

vela que os bancos brasi-leiros abrem 24 mil vagas em 2010 (1,12% a mais), mas usaram rotatividade para reduzir a média dos salários. A remuneração média dos desligados foi de R$ 3.506,88, valor 37,57% superior ao salá-rio médio de R$ 2.188,43 dos admitidos.

Fim do calor infernal no BB de Iguaba Grande

Com apenas duas ho-ras de paralisação, o Sindi-cato conseguiu que o Ban-co do Brasil consertasse o ar-condicionado da agên-cia Iguaba Grande.

Os sindicalistas Mar-cus Vinicius e Alveriço dos Santos, diretores da subsede do Sindicato na Região dos Lagos, chega-ram cedo à unidade no dia 11 de março e impediram a abertura. Logo o banco enviou técnicos ao local,

e o problema foi resolvido. Os sindicalistas liberaram o funcionamento no início da tarde.

Qualquer situação que prejudique o trabalho nas agências deve ser denun-ciada, pelo “Fale conosco” do site, pelo Twitter, pelo e-mail [email protected] ou pelo te-lefone (21) 2717-2157. O sigilo na identificação do denunciante é garantido pelo Sindicato.

Page 3: Tribuna Bancária 347

TRIBUNABancária 3Sindicato dos Bancários de Niterói e Região

Mais três reintegraçõesNei (camisa branca) voltou ao Bradesco junto com Francislandi (camisa azul)

No intervalo de apenas cinco dias, o Sindicato re-cuperou o emprego de três bancários em Niterói: dois do Bradesco dia 10 de mar-ço, uma do HSBC dia 15. Nos três casos, a vitória foi obtida com um trabalho conjunto entre o Departa-mento Jurídico do Sindica-to e a Secretaria de Saúde.

No Bradesco, o gerente administrativo Francislandi Bandeira Mourão voltou à

agência Niterói, enquanto o gerente de Pessoa Jurídica Nei Oliveira da Silva voltou à agência 15 de Novembro, perto do Plaza Shopping. Ambos sofrem de doen-ças adquiridas na atividade bancária: as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteo-mus-culares Relacionados ao Trabalho (Dort).

Francislandi tem 21 anos de banco e havia sido demi-

tido em maio. Nei trabalha no Bradesco há 31 anos e foi demitido em agosto de 2009. Nas reintegrações, eles foram acompanhados pelos sindicalistas Fabiano Júnior, Luiz Cláudio Caju, Moisés Pereira, Altair Ra-mos, Miro Baptista, Paulo Celso e Ivan Valente.

demissãO após 23 anOsNo HSBC, a caixa da

agência Plaza Valéria Pe-

reira Paz tinha 23 anos de dedicação ao banco quan-do foi demitida, em 6 de ja-neiro do ano passado. Ela procurou imediatamente o Sindicato, iniciando o pro-cesso de retorno.

No dia do retorno à agência, Valéria foi acom-panhada pelo presidente do Sindicato, Fabiano Jú-nior, e pelos sindicalistas Marize Motta e Marcos An-tônio Pereira de Oliveira.

edital

Foto: Miro Baptista

A caixa Valéria, entre Marcão e Fabiano, retorna à agência Plaza do HSBC

Sindicato dos Empre-gados em Estabelecimen-tos Bancários de Niterói e Região, com CNPJ nº 30.140.354/0001-00, por seu presidente abaixo as-sinado, comunica a todos os empregados da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL dos municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Rio Bonito, Saquarema, Ara-ruama, São Pedro D’Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio das Ostras a abertura do processo eleitoral para delegado sindical da Caixa

Econômica Federal, na pro-porção de um por unidade, cujo mandato será de 1º de julho de 2011 a 30 de junho de 2012, informando que será observado o seguinte cronograma:> Inscrições: 11 de abril a 13 de maio de 2011 - fichas nas unidades. > Eleição: 23 de maio a 28 de junho de 2011, nas unidades.> Posse: 1º de julho de 2011.

Niterói, 4 de abril de 2011Fabiano Paulo da Silva Jr

Presidente

eleiçãO de delegadO sindicalda caixa ecOnômica Federal

edital

Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancá-rios de Niterói e Região, com CNPJ nº 30.140.354/0001-00, por seu presidente abaixo as-sinado, comunica a todos os empregados do BANCO DO BRASIL dos municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Rio Bonito, Saqua-rema, Araruama, São Pedro D’Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Rio das Ostras, Armação dos Búzios, Tanguá, Iguaba Grande, Casimiro de Abreu e Silva Jardim a aber-tura do processo eleitoral para

representante sindical de base do Banco do Brasil, na propor-ção de um para cada grupo de 80 funcionários, cujo mandato será de 1º de setembro de 2011 a 31 de agosto de 2012, informando que será obser-vado o seguinte cronograma:> Inscrições: 4 a 29 de abril de 2011, fichas no Sindicato. > Eleição: 2 a 31 de maio de 2011, nas unidades.> Posse: 1º de setembro de 2011.

Niterói, 4 de abril de 2011Fabiano Paulo da Silva Jr

Presidente

eleiçãO de delegadO sindicaldO bancO dO brasil

Page 4: Tribuna Bancária 347

4 TRIBUNABancária Sindicato dos Bancários de Niterói e Região

Homenagem às mulheresUma das principais

ações para o fim da vio-lência contra a mulher é a educação. Isso pôde ser compreendido melhor pe-los bancários de Niterói e Região no encontro que o Sindicato promoveu com Satiê Mizubuti, coordena-dora dos Direitos da Mulher (Codim) da Prefeitura de Niterói, em 17 de março.

A palestra foi uma par-ceria do Sindicato com a Prefeitura, constando na programação oficial da ci-dade em comemoração ao Mês da Mulher. O evento não foi realizado em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, porque era a terça-feira de Carnaval.

Com gráficos e tabelas, Satiê apresentou a pales-tra “A violência doméstica em Niterói e as políticas públicas para o seu en-frentamento — Potencia-

lidades e limites”. Depois de aproximadamente 40 minutos de esclarecimen-tos, foi aberta a participa-ção dos bancários, que puderem fazer perguntas e prestar depoimentos. No fi-nal, houve um coquetel de confraternização.

No site do Sindicato

(www.bancariosnit.org.br), é possível ver slide de fotos e dois vídeos curtos, mas esclarecedores, levados por Satiê. Ela contou que ainda é comum mulheres agredidas não prestarem queixa contra o agressor por medo, vergonha ou fal-ta de conhecimento.

Satiê fala aos bancários, ao lado dos sindicalistas Fabiano e Quaresma

Foto: Marcio Maturana

Funcionários do Bradesco reforçam luta por PCCS

Dirigentes sindicais do Bradesco de todo o país se reuniram em São Pau-lo, dias 17 e 18 de março, para reunião da Comissão de Organização dos Em-pregados (COE) do Bra-desco, órgão que assesso-ra as negociações com o banco. Eles atualizaram a minuta de reivindicações e decidiram pela reedição da Campanha de Valorização dos Funcionários.

Euclides Neto, bancário da base de Niterói e Re-gião e diretor para Bancos Privados na Federação

dos Bancários dos Esta-dos do Rio e Espírito San-to, participou do encontro.

No dia 17, os sindica-listas avaliaram o acordo contra assédio moral e uma norma internacional que certifica a responsabi-lidade social das empresas e foi concedida a alguns prédios do Bradesco, ape-sar de questionada pelos sindicatos. No dia 18, os dirigentes sindicais ouvi-ram o economista Miguel Huertas, do Dieese, que analisou o balanço do Bra-desco em 2010.

Federação RJ-ESreinaugura sua sede

Após um período em reforma, foi reinaugurada dia 23 de março a sede da Federação dos Bancários dos Estados do Rio e Espí-rito Santo (Avenida Graça Aranha, 19/904, Centro do Rio). A Federação RJ-ES também é presidida pelo presidente do Sindicato, Fabiano Júnior.

O espaço foi moderni-zado e redesenhado para proporcionar mais funcio-nalidade e conforto aos di-rigentes e funcionários. Na reinauguração, a CUT-RJ foi representada por seu

presidente, Darby Igayara. O vereador Reimont (PT), do Rio de Janeiro, também presenciou a cerimônia.

No evento, a pesqui-sadora Teresinha Martins, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ, falou sobre assédio mo-ral e comentou o acordo firmado entre a categoria bancária e os banqueiros.

O secretário de Impren-sa da Confederação Na-cional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Con-traf-CUT), Ademir Wieder-kehr, participou da 1ª mesa.

Outras ações

A palestra de Satiê foi apenas uma das ações promovidas ou apoiadas pelo Sindicato para cele-brar o mês do Dia Inter-nacional da Mulher.

No próprio dia 8, o bloco Maria Vem com as Outras (composto por mulheres e organizado pela CUT-RJ) desfilou no Rio. No dia 22, houve o o 6º Encontro Regional de Mulheres do Banco do Brasil, na AABB Lagoa.

Dia 23, na Federação dos Bancários RJ-ES, a deputada estadual Inês Pandeló (PT) falou sobre a condição da mulher no mercado de trabalho e entregou placa de flores à família da sindicalista Paula Virgínia de Souza Oliveira, morta em feve-reiro de 2010.