TRIBUNA QUARK - Outubro 2014

20

description

Revista Eletrônica do Grupo USS Venture, de periodicidade bimestral e distribuição gratuita, com objetivo de informar a imensa legião de fãs braslleiros do Universo Star Trek, aquilo que o Grupo USS Venture vem desenvolvendo no website e no meta-universo do Second Life.

Transcript of TRIBUNA QUARK - Outubro 2014

Page 1: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014
Page 2: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014
Page 3: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014

Star Trek® e todas as séries derivadas, assim como os personagens e material produzido, são marcas registradas da Paramount

Pictures, uma divisão da Viacom, com todos os seus direitos reservados. Este periódico está sendo disponibilizado livremente ao

público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.

Reportagem de Capa ................................. 04

Mercado Quark .......................................... 08

Momento Nog ............................................ 08

Conhecimento Trekker................................. 10

Tripula em Ação........................................... 14

Frota Venture ............................................ 16

Eventos ...................................................... 16

Fã –Clubes do Brasil ................................. 17

Além dos Tricorders .................................. 18

Editor Geral:MDaniel Landman

Revisor:Borak Kirax

Design Gráfico:Lionel Mota

Artigos, Matérias e Colunas:MDaniel Landman

Jefferson Afonsin

Guilherme da Costa Radin

Emmmande Resident

Fotos e Imagens:Jefferson Afonsin

MDaniel Landman

Diversas Imagens foram retiradas de sites públicos da Internet e processadas para está publicação.

O ESPAÇO...

A FRONTEIRA FINAL!

Amigos e leitores deste periódicoeletrônico, nossa edição anterior foi umsucesso e a receptividade do novo designgerou vários elogios. Muito obrigado pelasmanifestações de apoio.Nesta edição estamos lançando mais umacoluna dedicada aos nossos tripulantes doGrupo USS Venture. A Seção “Tripula emAção” abre espaço editorial para ostripulantes que desejarem escrever suavisão sobre um tema do universo Star Trek.Nossa reportagem de capa vem apresentara luta do tão amado klingon “Worf” paralimpar a honra de sua família junto aoImpério Klingon.

A seção Frota Venture vem falar sobrea recente formatura de duas turmas deAlferes da Academia da Frota Venture.Na seção “Conhecimento Trekker”publicamos um artigo sobre atecnologia Star Trek mais conhecida eesperada por todos: o Teletransporte.A seção “Além dos Tricorders” tececomentários sobre as descobertas denovas civilizações no Universo StarTrek. O “Momento Nog” apresenta asnovas miniaturas The Big Bang Theory- Star Trek, e a Seção Mercado Quarkapresentas os novos calendários StarTrek para 2015.Vale a pena conferir!!

Almirante MDaniel Landman

TRIB

UNA QUARK

ANO 4 N°20 20141031

Page 4: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014

04

Trazemos nesta edição daTribuna Quark uma história dehonra familiar. Como oTenente Comandante Worflutou para ter reconhecida ainocência de seu pai,injustamente acusado detraição pelo Império Klingon.São diversos episódios quecompõe esta trama em buscada honra familiar.

Worf filho de Mogh, nasceuem Kronos, Império Klingon,em 2340. Aos seis anos deidade, acompanhava seus paisao posto avançado deKhitomer. Em 2346 fica órfão,depois de um brutal ataqueromulano contra aquele posto,onde 4.000 klingons forammortos. Worf foi resgatado eposteriormente adotado pelafamília Rozhenko, tripulantesda nave USS Intrepid.

Worf foi o primeiro Klingon ase graduar na Academia daFrota Estelar em 2361. Suaprimeira designação foi comooficial de ponte na USSEnterprise-D. PosteriormenteWorf foi promovido a chefe desegurança. Em 2366 Worfsolicitou estar frente a frentecom o Alto Conselho Klingon,pois seu pai morto emKhitomer estava sendoacusado de alta traição porcolaboração direta com osromulanos para o ataque.

dos fatos, uma vez que naverdade foi o pai de Duras otraidor. Toda trama acabasendo desmascarada comajuda do Capitão Picard,devido a uma possível guerracivil Klingon todos concordamem ocultar os fatos reais eWorf aceita um banimentocomo punição, para quando asituação política mudar, tentarresgatar a honra de suafamília.

O Alto Conselho Klingoncontinuou sendo um lugar deintrigas políticas. Deste modo,em 2367 o Império foi quasemergulhado em uma guerracivil quando o Líder deConselho, o Chanceler K'mpecmorreu envenenado. Esteassassinato, visto como umamatança sem honra sob a

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@uol.com.br

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

WORF – A REDENÇÃO DOS PECADOS PATERNOS Por Mdaniel Landman

Worf se apresenta aoChanceler K'mpec junto comseu irmão Klingon (que atéaquele momento Worfdesconhecia) para limpar ahonra da família. Porém, oKlingon Duras tenta matar seuirmão e impedir uma apuração

Worf filho de Mogh e Picard diante do Alto Conselho Klingon

Page 5: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014

054

tradição Klingon, iniciou umadisputa para determinar osucessor de K'mpec.Entretanto K'mpec tinhatomado a precaução poucoortodoxa de designar umalienígena como o Árbitro delepara o processo de sucessão.O então Capitão Jean-LucPicard da nave estelar USSEnterprise NCC-1701-D foi oescolhido para conduzir osRitos de Sucessão.

Neste período Worf descobrea existência de um filho, frutodo seu envolvimento românticocom a embaixadora KlingonK'Ehleyr,. Alexander (nomedado por Worf ao seu filho) vaipara a Terra ficar sob oscuidados de Helena e SergeyRozhenko. Uma vez que suamãe foi assassinada pelomembro do Alto ConselhoKlingon Duras, o mesmo quetinha tentado matar seu irmão.

Durante um ataque de fúria,Worf mata Duras que era umdos candidatos à sucessão deK'mpec, deixando o caminhoaberto para o Membro Gowronque reivindicou o direito desecessão do Chanceler.

Sob a mediação do CapitãoPicard, o recém políticoGowron, candidato exclusivopara Chanceler e Líder do AltoConselho Klingon, é elevado aChanceler em meio a umacrise com a Família Duras queestava sendo apoiadasecretamente pelo Romulanos.

Com a Honra de sua famíliarestaurada, Worf volta a seusserviços na USS Enterprise,se afastando das confusõespolíticas do Alto ConselhoKlingon e das transformaçõespromovidas para estabelecer ahonra do Império Klingon porGowron.

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@uol.com.br

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Então, em 2368, o ImpérioKlingon entrou em uma guerracivil breve, mas amarga,quando as forças leais àFamília Duras tentarambloquear a posse do novoChanceler Gowron. Duranteeste período conturbado Worfvislumbra a possibilidade derestaurar a honra de suafamília, solicitando uma licençade suas responsabilidades daFrota Estelar e se insere nesteconflito apoiando Gowron juntocom seu irmão Kurn, agoracapitão.

Gowron sai vitorioso após umaajuda indireta do Capitão JeanLuc Picard e da Frota Estelarque corta o envio desuprimentos pelos Romulanos,causando derrotas das forçasleais aos Duras. A honra dafamília Mogh é restituída e umnovo tratado de paz éassinado com a Federação.

Ataque a Nave do Chanceler Gowron durante a Guerra Civil Klingon

Page 6: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014

Em uma passagem pelaEstação Deep Space Nine,Worf encontra um mercadorIridiano que confirma aexistência um campo deprisioneiros mantidos pelosRomulanos no setor Carrayacom sobreviventes do massacrede Khitomer, onde seu paiMogh poderia estar ainda vivo.

Com essa revelação Worf parteem uma missão especial pararesgatar seu pai e os demaissobreviventes. Entretanto acabaencontrando uma comunidadeonde romulanos e Klingonsvivem em harmonia. Seu paitinha morrido realmente emKhitomer. A presença de Worfneste campo instiga os filhosdestes sobreviventes, nascidosno campo de prisioneiros, abuscarem sua herança klingon.

06Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Durante os próximos quatro meses durante a guerra, Kurnvagou como uma “persona non grata” pelo Império, incapaz decometer suicídio, uma vez que é considerado um mododesonroso de morte. Ele finalmente chegou a Deep SpaceNine, e pediu Worf para restaurar sua honra, matando-o noritual Mauk-to'Vor. Entretanto conseguiram evitar o ritual etransformam Kurn em outra pessoa. Um amigo da família,Noggra, concordou em assumir Kurn como seu próprio filho.Então Dr. Bashir apagou a memória de Kurn e alteroucirurgicamente seu rosto, para que ele pudesse assumir umanova identidade como filho da Casa de Noggra. Worf tambémfoi admitido dentro da Casa de Martok, general do ImpérioKlingon, e depois de matar o Chanceler Gowron em um desafiopelo poder, restaurando definitivamente o nome de suafamília e colocando o General Martok como Chanceler.

Mas a história da Casa de Mogh, não termina e continua emascensão sob a liderança do seu irmão Kurn, dizia-se que aCasa de Mogh poderia até chegar a herdar futuramente aposição de Chanceler no Alto Conselho.

Tudo desmoronou em 2372 quando Worf, já servindo à bordoda Estação Deep Space Nine, recusou a se juntar aos Klingonse atacar os Cardassianos em seu território. Em retaliação, oChanceler Gowron confiscou as terras e os títulos da Casa deMogh, e expulsou publicamente seu irmão Kurn do AltoConselho Klingon em desgraça.

Page 7: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014
Page 8: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014

08Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@uol.com.br

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Calendários Oficiais Star Trek 2015

A Big Bang apresentou uma nova coleção de figurasde ação da série The Big Bang Theory com aspersonagens fazendo um cosplay da série Star Trek.

As figuras de ação da coleção The Big Bang Theory /Star Trek medem 20 cm (8”) de altura, têm múltiplospontos de articulação e foram feitas no estilo retro dasantigas figuras “Mego”, muito famosas nos anos 70 e80.

Cada figura custa US$24,99 na pré-venda na loja daEntertainment Earth. Entretanto por razões delicenciamento, a coleção não pode ser exportada parao Brasil, ou seja tem que ser trazida por alguém dosEUA. Pode ser que seja lançada aqui!!!http://www.entertainmentearth.com/

Figuras de Ação The Big Bang Theory - Star Trek

Nesta edição vamos falar sobre uma tradição desta época do ano, que éo lançamento dos novos calendários oficiais Star Trek de 2015, que jáestão sendo vendidos nos sites especializados e no site oficialwww.startrek.com ou www.amazon.com.

Estes calendários de parede foram produzidos em dois modelos: “Shipsof the Line Calendar” e o “Star Trek: TOS Calendar” com imagenssensacionais de naves e da série clássica. O “Ships of the LineCalendar” é o mais procurado pelos fãs, e a cada ano, o calendárioinclui imagens impressionantes de naves Star Trek, produzidas em CG(Computação Gráfica) em cenas incrivelmente realistas.

O calendário de 2015 começa com a capa refletindo USS Enterprise emcena de batalha próxima da Base Estelar 47.

No calendário da tripulação temos imagens inéditas dos tripulantes daUSS Enterprise NCC 1701, em cenas captadas durante os diversosepisódios da Série Clássica.

As dimensões são de 30 x 30 cm e o preço indicado para estescalendários é de valores entre US$ 12,30 e 13,50.

Page 9: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014
Page 10: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014

10

INTRODUÇÃO

O Grupo USS Venture publica mais um artigotécnico e ficcional sobre conceitos tecnológicosapresentados dentro do Universo de Jornadanas Estrelas (Star Trek). Neste artigo focaremoso Teletransporte, que é um dos conceitos maisbrilhantes de Jornada nas Estrelas.

Tomando como exemplo a Nave Estelar USSEnterprise-D, o teletransporte de nave paranave, permitia transportar pessoas ou objetosaté uma distância de 40.000 quilômetros.Quatro transportadores de tripulantes econvidados estão no deck 6 da seção disco, edois transportadores pessoais estão no deck 14na seção de engenharia.

O Teletransporte de carga é realizado porquatro transportes localizados na área de cargado deck 4, e outros quatro localizados nosdecks 38 e 39, também para carga. Ostransportes de carga, funcionam na resoluçãomolecular que é ideal apenas para cargas, maspodem ser modificados para a resoluçãoquântica (esta ideal para formas de vida).

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@uol.com.br

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

TELETRANSPORTEPor Guilherme da Costa Radin

Quando se torna necessário evacuar a nave,existem seis transportes de emergência, quatroestão na seção disco, e dois na engenharia. Ostransportes de emergência, deslocam formas devida até 15.000 quilômetros.

COMO SE PROCESSA O TELETRANSPORTE

Varredura do alvo e travamento dascoordenadas:Durante esta primeira fase, as coordenadas dedestino são programadas no sistema detransporte. Sensores de varredura verificam adistância e movimento relativo, e se ascondições ambientais no ponto de destino sãosatisfatórias para o transporte de pessoal.Também durante esta fase, uma bateria dediagnósticos automatizados garante que osistema de transporte esteja funcionando dentrodos padrões especificados para o transporte depessoal.

Energizar e desmaterializar:O scanner molecular produz em tempo real umacópia do padrão do tripulante enquanto asbobinas primárias de energização e bobinas detransição de fase convertem o tripulante em umfilamento de matéria separada sub-atomicamente.

Page 11: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014

11

Compensação Doppler do padrão no buffer:O filamento de matéria é mantido no buffer depadrão por um breve período, permitindo aosistema compensar o efeito Doppler entre anave e o destino do transporte. O buffer depadrão serve também como um dispositivo desegurança no caso de uma falha no sistema,permitindo que o transporte seja abortado edesviado para outra câmara.

Transmissão do filamento de matéria:O ponto exato de saída da nave é um dosdezessete conjuntos emissores que transmitemo filamento de matéria dentro de um campo deconfinamento anular.

O TELETRANSPORTE NO UNIVERSO DE JORNADA NAS ESTRELAS

Os tópicos acima mostraram um pouco dofuncionamento técnico básico desseequipamento, mas como a Federação e outrospovos da galáxia o utilizam? Quais povospossuem o teletransporte?

Vimos que durante o século 22 da Terra, odesenvolvimento desta tecnologia ocorreu

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@uol.com.br

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

TELETRANSPORTE

simultaneamente ao motor de dobra 5, daEnterprise NX-01. As origens do teletransporteda terra estão no episódio “Daedulus”, do quartoano de Enterprise, onde descobrimos que paraesta tecnologia surgir, ocorreu o quepoderíamos chamar de uma tragédia familiar.

Durante a Série Enterprise é passada à noçãode que os Vulcanos possuíam esta tecnologia atempos, mas seus inimigos os Andorianos não apossuíam. A maioria dos povos visitados porArcher, que já tinham motor de dobra, tambémpossuíam a tecnologia de teletransporte.

Page 12: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014

12

Entre esses os principais vilões da série:Sulibans, Klingons e Xindis. Quanto aosRomulanos suas aparições no século 22, nãodão pistas suficientes para se determinar seeles já possuíam esta tecnologia ou não.Considerando que são inimigos dos Klingons,humanos da terra, Andorianos e Tellaritas éimprovável que eles não tivessem estatecnologia.

Pelo que foi visto na série clássica, durante oséculo 23, o teletransporte já está bemdifundido pelos povos dos quadrantes alfa ebeta.

Na Série Nova Geração, vimos algumassituações inusitadas com o teletransporte: umafalha técnica, gerou outro Riker, que ficou váriosanos sozinho numa base abandonada daFederação. Esta cópia de transporte recebeu onome de Tom Riker e depois aparece em DeepSpace 9 como um terrorista Maqui.

No episódio “Relíquia” (Relics), descobrimosque Scott (o engenheiro chefe da Enterprise deKirk) ficou aproximadamente 70 anos suspenso,num feixe de transporte. Foi a única forma delese salvar do acidente que ocorreu com umanave, quando ele ia para seu local de descansoapós se aposentar. “Relíquia” acabou tornando-se um dos melhores episódios da NovaGeração e é uma grande homenagem a SérieClássica.

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@uol.com.br

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

TELETRANSPORTE

Numa ocasião, o tenente Barclay pensou estarcom psicose de transporte, mas foi puraimaginação dele, na verdade estava vendopadrões de pessoas acumulados no feixe detransporte. Já no século 22, se debatia sobre apossibilidade de duplicatas de transporte, epsicose de transporte.

No século 24, observa-se em Deep Space 9que os povos do quadrante Gama possuíamesta tecnologia, é provável que ela tenhasurgido neste quadrante antes do que no alfa.Os metamorfos criaram o Dominion 2.000 anosantes da construção da estação Terok Nor(Deep Space 9 para a Federação), e passarama oprimir os que eles chamam de sólidos.

Durante toda a série Deep Space 9, é sugeridaa noção de que o Dominion é uma civilizaçãotecnologicamente superior em várias áreascientíficas. Um exemplo eram os escudos doscaças Jem-Hadares, que atravessavamfacilmente os escudos de uma nave ClasseGalaxy (a USS Odissey), mas o contrário nãoocorria.

Page 13: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014

13

Na primeira aparição do Dominion, uma Vorta,usando um teletransporte local para algumanave camuflada para fugir da Estação. Atripulação de Deep Space 9 não conseguiuimpedir o teletransporte ou detectar para ondeela foi transportada. Isso mostra que atecnologia de teletransporte do Dominion, eramais avançada.

Quando a USS Voyager, vai parar no quadrantedelta, descobrimos que os kazons, nãopossuem esta tecnologia. Eles tentam capturara USS Voyager, para roubar suas tecnologiasde transporte, sintetizadores e holodecks etambém usar a nave contra seus inimigos.

Os Borgs possuem uma tecnologia detransporte tão avançada, que conseguem atéimpedir que outros transportem-se para seuscubos. Durante uma batalha com os Borgs, sócom medidas extremas se consegue entrar numcubo Borg (The Best of Both Worlds – Parte 2)ou sair dele. Provavelmente os Borgs tenhamadquirido esta tecnologia de alguma raçaassimilada bem antes do Dominion.

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@uol.com.br

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

TELETRANSPORTE

O TELETRANSPORTE HOJE

Para os fãs desta tecnologia, aqui vai umanoticia interessante: O teletransporte sonhadopor todos como solução para trânsitoscongestionados ou voos intermináveis - aindaestá muito distante da realidade, mas um passoimportante acaba de ser dado nesse sentido.

Juan Yun da Universidade de Ciência eTecnologia da China, em Xangai, afirma terconseguido com sua equipe enviar um par defótons emaranhados quanticamente entre duasestações, separadas por quase 100 km aolongo de um lago chinês.

Para conseguir esse efeito, Yun e seus amigosusaram um laser de 1,3 Watt e uma técnica dedireção inteligente para mapear o feixeprecisamente em seu alvo. Com essaconfiguração, eles foram capazes deteletransportar (sim, você não leu errado,teletransportar) mais de 1.100 fótons em quatrohoras, a uma distância exata de 97 quilômetros.

Usando este fenômeno seria possívelteletransportar objetos e até pessoas, mas parachegar neste patamar precisaremos de longosanos, talvez centenas ou mais e intermináveispesquisas.

Mas o principal fato do emaranhado quântico éa troca de informações, podendo ser usado emdiversos tipos de tecnologias. Quandocomputadores quânticos foram reais, os atuaisserão apenas um resquício de tecnologia inútildo passado do ser humano.

Artigo por: GUILHERME DA COSTA RADIN [email protected]

Fontes: Memory Alpha e Daystrom Institute Library

Page 14: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014

14Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@uol.com.br

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

científico como um componente essencial danarrativa. Na realidade sequer é de fato um"gênero" tal como Drama, Policial ou Aventura,mas na verdade, uma característica que podehaver na história. Uma obra de Ficção Científicapode ser de qualquer gênero. Em uma rápidaanálise podemos verificar como os temaspresentes em grandes obras do gênero ficçãocientífica foram abordados de uma forma ou deoutra nos enredos de Star Trek:

1.No livro A Máquina do Tempo de H.G. Wellsvemos o conceito de viagens no tempo e deinvasões extraterrenas, temas encontrados emdiversos episódios da série.

2. Futurâmica Espacial: Ambientação que como opróprio nome diz, se concentra na exploraçãoespacial futura. Star Trek e Buck Rogers sãoalguns exemplos.

3. Viagens espaciais: Inaugurado por Júlio Verneem "Viagem a Lua", e também por H.G.Wells em"O primeiro homem na Lua" é um dos poucos quejá se tornou parcialmente uma realidade.

As referências literárias em Star Trek sempreforam reconhecidas pelos pesquisadores ehistoriadores culturais. William Shakespeare ésempre citado pelos Klingons. Muito já foi pensadoe escrito sobre essa questão. A série é otimista,pois nela a sociedade humana consegue vencer,avançar e melhorar cada vez mais; e apesar de tersido criada na década de 60 - quando tudo o quese esperava era uma guerra nuclear onde osmutantes sobreviventes dominariam o planeta –apresenta uma visão de um futuro onde cadaindivíduo seria respeitado independentemente decor, gênero ou nacionalidade; e os conceitoscientíficos e a divulgação da ciência como algoacessível a todos.

A reunião desses fatores pode explicar o sucessoduradouro da série. Além disso ainda dedica umaposição importante para membros de grupos ouminorias que, até então, tinham poucarepresentatividade na TV, como é o caso daTenente Uhura, ou do enigmático Mr. Spock,interpretado pelo ator Leonard Nimoy.

Esta nova coluna é dedicada aos tripulantes doGrupo USS Venture que agora terão um espaçopara poderem escrever sobre os temas dosUniverso Star Trek. São os tripulantes da USSVenture em ação:

STAR TREK é uma grande aventura com contornosépicos na busca pela descoberta do novo, e ogênero épico é o gênero mais antigo da literatura (éaquele que fala de heróis ou feitos heroicos).Começou lá na Grécia antiga com as obras Ilíada eOdisseia, que são atribuídas ao poeta greco-romano Homero, a primeira conta a história doúltimo ano da Guerra de Troia entre gregos etroianos. A segunda narra o retorno à Grécia, dosque estavam em Troia, e é focada na história deUlisses, personagem principal. Durante a viagem,Ulisses passa por diversas aventuras e enfrentapersonagens mitológicos (alienígenas?).

STAR TREK em todos seus formatos abrange umuniverso muito rico. E uma nave da Federação é oveículo perfeito para contar histórias inesquecíveis,histórias do mesmo feitio e calibre que encontramosnas grandes obras literárias universais. Mas o quefez Star Trek ser algo tão bom e tão duradouro? EmStar Trek encontramos referências históricas,discussões sobre a nossa própria humanidade, oque é o bem ou o mal.

O Gênero Ficção Científica é uma forma denarrativa que se desenvolveu no século 20 e serefere a qualquer história que inclua um fator

Star Trek e a Literatura Por Emmmande Resident

Tripula em Ação

Page 15: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014
Page 16: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014

16Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@uol.com.br

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

I I E n c o n t r o R e g i o n a l d e C i ê n c i a s :

05 a 07 de novembro – 18h às

22h – Faculdade Souza Marques

- Av. Ernani Cardoso, 335, Rio

de Janeiro - RJ

ALPHA FICTION 15 ANOS:09 de novembro, domingo – 10h

às 18 h - Biblioteca de Ciências

Mario Schenberg – Rua Catão,

611 – Lapa - São Paulo - SP

35º Aniversário de "Jornada nas Estrelas - O Filme":

07 de dezembro, domingo – 10h

às 17h 30 min - Paço Municipal

de Santo André – Praça IV

Centenário, 1

Santo André - SP

Formatura de Alferes e Halloween

A Academia da Frota USS Venture, dentro do seu espírito deinovação e devido à grande procura, realizou em 2014.10.25(sábado), no auditório da Estação Espacial Elim Garak aformatura de duas turmas simultaneamente condecorando setecadetes que receberam, devido ao seu desempenho naacademia, a formação para Alferes onde, dentro de cadadivisão escolhida, desempenharão suas funções e trarãograndes contribuições ao grupo.

Outro fato que merece destaque foi à formatura do cadeteVyrus28 Optera que por ser Klingon, mereceu a honra dereceber sua promoção no planeta natal Kronos onde umacerimônia apropriada dentro dos costumes desta honrada ebrava raça.

Os Alferes formados foram (em parênteses a divisão para qualo tripulante desejou fazer parte):

TURMA 06/2014 – Sr Marstoon, humano (Tático), Sr Raziw,andoriano (tático), Sr jr1390 (ciências) e Sr. Hypolito (ciências)

TURMA 09/2014 – Srta Luna Saviky, betazóide (ciências), SrVirus28 Optera (tático) e Sr MPerin Resident (operações)

Após as cerimônias , todos deixaram sua farda de lado e foramcomemorar suas promoções em uma festa de Halloweenorganizado pela Sra Luna Saviky onde todos se divertirammuito embalados pelos sustos do ambiente muito bemdecorado e as músicas do Tenente Uriel Aeon.

Page 17: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014

17Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

FÃ CLUBE RECIFE – UM NOVO GRUPO STAR TREK PARA A REGIÃO NORDESTE

O Grupo USS Venture sempre apoia os Gruposregionais de fãs do Universo Star Trek, pois elessão fontes de divulgação locais de Star trek,além de manter sempre viva a chama comeventos e encontros. Após a realização doprimeiro evento organizado pelo FÃ CLUBEENTERPRISE RECIFE, realizamos umaentrevista exclusiva com Carolina Valeriano,uma das fundadoras do Grupo.

T.Q.: O que é o Fã Clube Enterprise Recife?

Carolina: A Enterprise Recife é um grupo semfins lucrativos e de caráter social, que visareviver o legado deixado por Roddenberry paraas novas gerações.

T.Q.: Como foi o 1ª Evento em Recife?

Carolina: Foi proveitoso. As pessoasinteragiram bem com as temáticas da série esobre a tecnologia, que um dia quem sabe,possa tornar-se realidade. O ponto alto doevento foi a palestra sobre a cultura vulcana euma entrevista bacana com o Adam Nimoy.

T.Q.: Como foi a organização de evento? Foialgo fácil de fazer?

Carolina: Foi sim, pois tive o apoio da AngelaSimas, uma grande amiga e uma das editorasenvolvidas que me deram a força necessáriapara a realização deste evento. Sou grata atodas.

Por Mdaniel Landman

T.Q.: O público alvo do Evento estavalimitado aos fãs de Jornada nas Estrelas(Star Trek)?

Carolina: Não. Pois o objetivo do grupo é queas pessoas que desejam conhecer a sérietenham esse contato, e desejando, se juntarema nós.

T.Q.: Quais são os planos futuros para o FãClube Enterprise Recife?

Carolina: Levar Star Trek para as ruas, atravésde eventos em parques da cidade, uma práticacomum em Recife. Assim, expandimos nossoraio de atuação. E realizar eventosbeneficentes, em prol dos necessitados denossa cidade.

T.Q.: Como o pessoal do Nordeste podeparticipar e encontrar mais informações doFã Clube Enterprise Recife?

Carolina: Nós contamos com a fan page daEnterprise Recife. Lá os fãs poderão obternotícias e curiosidades sobre a série e temascorrelatos como astronomia e ufologia.

www.facebook.com/EnterpriseRecife

Page 18: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014

18Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Novas Vidas e Civilizações...Por Jeferson Alfonsin

Ah é ?? O que seria exatamente do “PrimeiroContato” se ao invés de elegantes e educadosVulcanos fosse um Klingon, um Cardassiano oumesmo um Gorn!!! Certamente os rumos donosso universo Star Trek seriam beemmmmdiferentes!

Ainda que fossem raças amistosas nãoviolentas, mas com uma “certa astúcia”, comoos Ferenguis, já estaríamos morando na Lua porque certamente eles teriam dado um jeito devender a Terra e nos corrido (vocês não émesmo? Já que sou Andoriano e lá perto elesnão chegam!...rsrs)!!!

Mas enfim....será mesmo que a humanidadeteria ou terá reais condições de ter um contatocom raças alienígenas inteligentes e além dissoter condições de interagir com eles? Naspalavras do Sr. Spock em um dos episódios:“Lembre-se que a forma humanoide é apenasuma das milhares de formas de vida nouniverso”. Atualmente teríamos nós capacidadesuficiente para receber, reconhecer, entender einteragir com outras formas vida?

Vários foram os episódios ao longo de todas asséries de Star Trek em que a Federaçãoencontrou formas de vidas que, por falta deentendimento e portanto, a comunicaçãoadequada, que se precisou tomar atitudes tãodrásticas quanto a de destruí-los a fim desobreviver.

Uma das coisas mais empolgantes a meu verem ficção científica, além das viagensespetaculares através do cosmos, sem dúvidaalguma são as incríveis possibilidades deencontrar novas vidas e civilizações.

Novas raças com culturas, costumes, idiomas,aparências, políticas, tecnologias, enfim, todauma nova gama de “coisas novas” diferente dosenso comum.

Imagine como seria fascinante ter este tipo deacesso ainda mais com tecnologias como otradutor universal, onde as barreiras decomunicação verbal são derrubadas, o queaproximaria mais o trabalho de primeirocontato.

Nos dias de hoje, por mais “civilizada” que sejanossa cultura, por mais “mente aberta” quesejamos no nosso dia a dia com pensamentosdo tipo “pode vir qualquer coisa que eu estareipronto para receber”...

Page 19: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014

19Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Novas Vidas e Civilizações...

Em “Avatar de Silício” a Frota Estelar encontrauma criatura cristalina gigantesca que destruiuuma colônia humana, mas com ajudaconseguem encontrar e estabelecer umacomunicação com a criatura, onde a tripulaçãoteve esperanças de entendimento. Entretanto apessoa que ajudou no processo, destruiu acriatura para vingar a morte de seu filho.

Eu ficaria muito tempo mencionando situaçõesdiversas onde o “primeiro contato” poderia sermuito mais “maléfico” do que “benéfico”. E estoufalando do século XXIV!!! Imagine nos dias dehoje onde a regra é “atire primeiro e descubradepois”.

O medo pelo desconhecido ainda habita nossossentimentos e nosso interior. Com a quantidadede filmes de ficção cientifica que o cinema nostraz (The Independence Day, Guerra dosMundos, Distrito 9), e a forma aterrorizante queé abordado este tema, você acredita mesmoque algo como o que aconteceu no “The FirstContat”, com uma nave alienígena pousandobem no centro de uma cidade como São Pauloou Nova York afim de se comunicar e ter boasrelações interestelar seria visto comtranquilidade? Se sim, assista o filme “O dia emque a Terra Parou” ....E TIRE SUAS CONCLUSÕES!!

Apenas citando alguns exemplos:

Na série original, em “O Sal da terra” a criaturaque consumia sal de qualquer elemento; Umadas minhas preferidas “Demônio da Escuridão”onde em uma mina de dilitium se encontrouuma criatura que dissolvia as rochas e eracomposta de silício ao invés de carbono.

A falta de entendimento quase extinguiu a únicacriatura da espécie; Em “Síndrome daImunidade” a Enterprise entra em uma criaturagigantesca que estava destruindo tudo por ondepassava sendo que foi entendido que se travaapenas de uma célula de um organismo aindamaior.

Na série Nova Geração, um episódio dos maisinteressantes que posso mencionar em minhaopinião é “Encontro em Longínqua”, onde ocapitão Jean-Luc Picard e sua recém-formadatripulação encontram a poderosa entidade “Q”que testa a condição da humanidade de estarexplorando o espaço, e salvam uma criaturagigante espacial que estava sendo aprisionadapelos habitantes do planeta em troca de umaEstação Avançada para a Federação.

Page 20: TRIBUNA QUARK - Outubro 2014