TRIBUNA QUARK - março 2013

17
Revista do Grupo USS Venture NCC 71854 Revista do Grupo USS Venture NCC 71854 Revista do Grupo USS Venture NCC 71854 Revista do Grupo USS Venture NCC 71854 – Distribuição Gratuita Distribuição Gratuita Distribuição Gratuita Distribuição Gratuita TRIBUNA QUARK TRIBUNA QUARK Frota Venture: Promoções e Medalhas Momento Nog: Bonecos “Pop” de Jornada Conhecimento: Sistema de Suporte de Vida Data Estelar: 20130331 Ano 02 Número 11 www.ussventure.eng.br www.ussventure.eng.br www.ussventure.eng.br www.ussventure.eng.br

description

Revista Eletrônica do Grupo USS Venture, de periocidade bimestral e distribuição gratuita, com objetivo de informar a imensa legião de fans de braslleiros do Universo Star Trek, aquilo que o Grupo USS Venture vem desenvolvendo no website e no meta-universo do Second Life.

Transcript of TRIBUNA QUARK - março 2013

R e v i s t a d o G r u p o U S S V e n t u r e N C C 7 1 8 5 4 R e v i s t a d o G r u p o U S S V e n t u r e N C C 7 1 8 5 4 R e v i s t a d o G r u p o U S S V e n t u r e N C C 7 1 8 5 4 R e v i s t a d o G r u p o U S S V e n t u r e N C C 7 1 8 5 4 –––– D i s t r i b u i ç ã o G r a t u i t aD i s t r i b u i ç ã o G r a t u i t aD i s t r i b u i ç ã o G r a t u i t aD i s t r i b u i ç ã o G r a t u i t a

TRIBUNAQUARK

TRIBUNAQUARK

Frota Venture:Promoções e Medalhas

Momento Nog: Bonecos “Pop” de

Jornada

Conhecimento: Sistema de Suporte

de Vida

Data Estelar: 20130331 Ano 02 Número 11w w w . u s s v e n t u r e . e n g . b rw w w . u s s v e n t u r e . e n g . b rw w w . u s s v e n t u r e . e n g . b rw w w . u s s v e n t u r e . e n g . b r

O ESPAÇO...A FRONTEIRA FINAL!Caros leitores, esta é a ultima TQ antes daestreia mundial de mais um filme de Jornadanas Estrelas (Star Trek) do diretor JJ Abrams.Deixamos para essa edição uma reportagemespecial com todas as informações sobre ofilme. Claro que temos “spoilers”, e quase umroteiro completo da primeira meia hora defilme.Entretanto estamos cumprindo nosso papel deinformar os fãs, se você não deseja sabernada sobre o filme, não leia nossa reportagemde capa. Porém garanto que essa reportagemagradará aqueles ávidos pelas informações eespeculações que giram sobre este filme.

EDITORIAL

Índice

Star Trek® e todas as séries derivadas, assim como os personagens e material produzido, são marcas registradas

da Paramount Pictures, uma divisão da Viacom, com todos os seus direitos reservados. Este periódico está sendo

disponibilizado livremente ao público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o

conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.03

Reportagem de Capa ........................................ 04

Frota Venture ................................................... 07

Eventos ............................................................. 07

Conhecimento Trekker........................................ 09

Mercado Quark ................................................. 15

Momento Nog ................................................... 15

Fã-clubes do Brasil ........................................... 16

A seção Frota Estelar esteve presente naprimeira cerimônia de promoção e entrega demedalhas de 2013. Na seção “ConhecimentoTrekker” publicamos um artigo sobre osSistemas de Suporte de Vida das naves ebases do Universo Star trek.A Seção dos Fã-clubes vai nos trazerinformações sobre o Grupo de FicçãoCientífica Alpha de São Paulo. O “MomentoNog” apresenta como adquirir os bonecos“Pops” dos tripulantes de Jornada. O MercadoQuark esteve presente na Toy Fair 2013 eapresenta as novidades do novo filme.

Vale a pena conferir!!Almirante MDaniel Landman

Data Estelar: 20130331

Ano 02 Número 11

Expediente

MDaniel Landman

Editor Geral

Borak Kirax

Revisor

Lionel Mota

Design Gráfico

MDaniel Landman

Sílvia Reis

Artigos e Matérias

Jefferson Afonsin

MDaniel Landman

Tvashtar Uriza

Fotos e Imagens

Diversas Imagens foram retiradas de sites públicos da Internet e

processadas para está publicação.

04

Reportagem de Capa

Mais um filme do Universo deJornada nas Estrelas estápronto para ir às telas. Comestreia mundial marcada para17 de maio, menos para oBrasil, que receberá o filmeapenas em 14 de junho.

A TQ traz para vocês, nestareportagem, todas asinformações disponíveis sobreo filme até a presente data,bem com as suposições queestão rolando entre os fãs.Todas estas informaçõespodem ser consideradas“Spoilers” por alguns. Portantose você não gosta de sabernada sobre um filme que iráassistir, não prossiga, mas sedesejar especular mais sobreo filme continue sua leitura.

Cabe aqui uma nota: Existeum abaixo-assinado eletrônicona Internet com umasolicitação de mudança dadata de estreia do novo filmeaqui no Brasil, pois pela listadivulgada pelo IMDb, paíseslatino-americanos como oChile e o México estão naestreia mundial do filme.

Como é do conhecimento demuitos, vários trechos do filmee trailers foram exibidos noscinemas e para seções deimprensa e nos trouxeram asprimeiras imagens e cenas donovo filme. Tentamos montaruma sequência de fatos esuposições extraídos dessascenas, montando um quebracabeça do roteiro do novofilme.

O filme começa com umadaquelas missões secundáriaspouco tempo depois dosacontecimentos do últimofilme. A missão é evitar adestruição de uma raçaalienígena, ainda no grau deevolução idade da pedra. Umvulcão em erupção irá destruirtoda raça ao menos que sejadetonado um dispositivo

estabilizador dentro do núcleodo vulcão. Ainda por motivosnão explicados, Kirk leva a USSEnterprise para dentro dooceano próximo ao vulcão.

Um equipe formada por Sulu,Uhura e Spock, tentam chegarao núcleo do vulcão com umanave auxiliar, mas depois deuma acidente, Spock cai dentrodo núcleo do vulcão. Kirkdepois de fugir correndo dosalienígenas, não aceita o fatode perder seu primeiro oficialdentro do vulcão, apesar de

Star Trek – Além da Escuridão

Imagem da USS Enterprise NCC 1701 docada na Estação Espacial

Grupo USS Venture NCC 71854 desde 2002 [email protected]

USS VENTURE NCC 71854 www.ussventure.eng.br

Por Mdaniel Landman

05

Reportagem de Capa

de Spock deixar claro quepoderia ser uma quebra daprimeira diretriz, e ainda soltaraquela famosa frase: “Asnecessidades de muitossuperam as necessidades depoucos”. Kirk não dá ouvidose ordena que a Enterprisedeixe seu esconderijo debaixodo oceano, expondo-a aosmembros da raça alienígenaque ainda estão por perto.Este fato é uma violação diretaa primeira diretriz que todocapitão da Frota jura defenderaté a morte.

No Planeta Terra, maisprecisamente na cidade deLondres, um oficial da Frota,angustiado pela condição desaúde de sua filha, recebeuma oferta de ajuda de umestranho que se apresentacomo John Harrison, em trocode um favor ele garante quepode salvar a menina.

John vai entregar um anel eum remédio para o oficial.Com o remédio, ele conseguesalvar a vida da menina.Depois o oficial vai até umabiblioteca da Frota na cidade,deixando o anel que estavausando na água no subsolo doprédio. Depois de um tempotudo vai pelos ares.

Enquanto isso Kirk estátambém na Terra e foiconvocado para conversarcom o Almirante Pike em SãoFrancisco. A princípio ele achaque a Enterprise vai serenviada para um missão de 5anos no espaço. Pontopositivo no roteiro, pois fazuma conexão com asaventuras da Série Original.

Pike está muito chateado, poisa USS Enterprise deveriaapenas monitorar o vulcão enão “salvar um raça inteira”,muitos menos violar a primeiradiretriz. Para completar Kirkmentiu em seu relatório para aFrota, enquanto o lógico Spock

relatou todos os fatos.

Diante de tudo Kirk édestituido do comando, pois foiconsiderado despreparadopara o comando, algo que eraprevisível, pois saiu daAcademia direto para ocomando de uma nave. Pikeentão reasume a Enterprisecom Kirk de primeiro oficial,enquanto Spock serátransferido para outra nave.

Logo após todos os capitães e1° oficiais são convocadospara uma reunião com oAlmirante Marcus no QG daFrota. Na reunião eles tomamciência que o ataque deLondres foi feito por JohnHarrison, ex-agente da Frota.

USS Enterprise em queda no Planeta Terra após entrar na atmosfera

Grupo USS Venture NCC 71854 desde 2002 [email protected]

USS VENTURE NCC 71854 USS VENTURE NCC 71854 USS VENTURE NCC 71854 USS VENTURE NCC 71854 www.ussventure.eng.brwww.ussventure.eng.brwww.ussventure.eng.brwww.ussventure.eng.br

06

Reportagem de Capa

Kirk percebe que não fazsentido um ataque a umabiblioteca, mas que este fatoatrairia os oficiais graduadospara aquela reunião, maltermina de falar e realmente ovilão parece na janela doprédio com uma nave auxiliare começa a disparar em todosna sala.

O vilão atinge o núcleo atuanteda Frota Estelar matando seuscapitães e oficiais graduados.Claro que Kirk eventualmentedescobre uma forma dederrubar a nave. Não antesque John Harrison atinja ocapitão Pike. Kirk volta aocomando da Enterprise e iniciauma caçada a John Harrison.

Até este ponto relatamos os28 minutos iniciais do filmeque foram apresentados emcontinuidade para a impressainternacional e brasileira. Aseguir vamos relatar cenasdiversas, apresentadas deforma aleatória, sem conexãouma com a outra.

A USS Enterprise apareceseriamente danificada, comdecks inteiros destruídos esendo atraída pela gravidadeda Terra. A nave inicia oprocesso de entrada naatmosfera, enquanto atripulação tenta controlar essaqueda. Não se sabe se será ofim da Enterprise, mas isso jáestá dando o que falar entre osfãs de Jornada mundo afora.

Outra cena lembra a quedalivre espacial do primeiro filme.Kirk e um companheiroprecisam cruzar em altíssima

velocidade o vácuo entre duasnaves usando apenasuniformes capazes demanobras simples.

Outra cena temos Spockperseguindo John Harrison pelacidade de São Francisco, emluta corporal e pulando deprédios e naves.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

As cenas de ação são de trincaros dentes, mas sem esquecer ohumor e os diálogos afiadosque marcaram a série.

O que sabemos de JohnHarrison é que ele tem umintelecto superior e força físicaacima da média humana, foi ex-agente da Frota Estelar e agoraage contra ela, motivado porvingança. Por tudo que se viu,ele pode não ser o Khan, mastem alguma coisa a ver commanipulação genética.

Concluímos aqui um esforço daTQ em trazer todas asinformações disponíveis até omomento, mas continuaremosacompanhando e estaremosatualizando o Facebook doGrupo USS Venture com novasinformações sobre o filme.

Jonh Harrison preso na cela da USS Enterprise com Kirk e Spock

Grupo USS Venture NCC 71854 desde 2002 [email protected]

USS VENTURE NCC 71854 www.ussventure.eng.br

FrotaVenture

07

Prédio da Frota Venture no Planeta Trivas.

Cerimônia de Promoção e Entrega de Medalhas

Grupo USS Venture NCC 71854 desde 2002 [email protected]

USS VENTURE NCC 71854 USS VENTURE NCC 71854 USS VENTURE NCC 71854 USS VENTURE NCC 71854 www.ussventure.eng.brwww.ussventure.eng.brwww.ussventure.eng.brwww.ussventure.eng.br

A TQ estava presente na sede da Frota Venture noPlaneta Trivas quando foi realizada a primeira cerimôniade promoção e entrega de medalhas do Grupo USSVENTURE em 2013 no meta-universo do Second Life.

Ao todo foram 6 tripulantes promovidos de patente e 31tripulantes agraciados com as condecorações emedalhas nesta cerimônia oficial que foi presidida peloAlmirante MDaniel Landman.

Estas Medalhas e condecorações foram criadas parahomenagear pessoas que se destacaram por diversosatos e feitos relacionados ao nosso Grupo USS Venture,sejam nos campos humanitário, social, cultural, técnicoou outros de notável importância.

O Grupo gostaria de parabenizar a todos e citar que oesforço individual gera um coletivo muito mais forte

Eventos

Estreia Brasileira do Filme Star Trek – Além da Escuridão –num cinema próximo. Mais

detalhes na próxima edição da TQ

EVENTO ESPECIAL 37ª CONFEDERAÇÃO F.F.E.S.P.

em 14/04/2013 – 10:00 às 18:00 hs – Sindicato dos

Químicos – R. Tamandaré, 348 Liberdade - São Paulo, SP

Tripulantes sendo promovidos de patente.

Tripulantes recebendo suas medalhes e condecorações

Recepção do Bar do Quark da Estação em homenagem aos tripulantes.

Estreia Mundial do Filme Star Trek – Além da Escuridão –

17/05/2013

Conhecimento Trekker

Os controles de suporte de vida estãonormalmente localizados na engenharia e naponte de comando, e atualmente é possíveldesignar uma configuração atmosféricaespecífica para cada compartimento ou salasde uma nave. Nas naves mais modernas aponte de comando anda possui um sistema desuporte de vida à parte e controles específicosque podem ser acionados também peloscomputadores caso haja necessidade. Estessistemas específicos para a ponte foraminstalados devido a vários incidentes

O sistema de suporte de vida das naves e bases estelares compreende uma série de outrossistemas que, de forma conjunta, são responsáveis por fornecer ar respirável, pressãoatmosférica, gravidade e calor necessários para manter a vida, bem como eliminar resíduos egerir recursos disponíveis. Todos esses sistemas das naves da Federação funcionamindefinidamente de forma autônoma enquanto houver energia disponível.

09Grupo USS Venture NCC 71854 desde 2002 [email protected]

USS VENTURE NCC 71854 www.ussventure.eng.br

SISTEMAS DE SUPORTE DE VIDA

detectados nas naves classe Constitution, comtentativas de manipulação do suporte de vidada ponte.

Conhecimento Trekker

Estes sistemas são basicamente osmesmos em todos as naves da Federaçãoe estações espaciais e procuram manterum ambiente único, adequado para amaioria das raças que compõe astripulações das naves da Frota Estelar,embora para algumas espéciesespecíficas, como os Benzites, esteambiente único pode exigir dispositivossuplementares, tais como respiradorespara ajudá-los a viver.

Os Sistemas de suporte de vida têm decumprir os mais altos padrões desegurança. Na naves classe Galaxy elessão projetados com vários backups e testesde segurança redundantes que protegem atripulação, mesmo em caso de falha dossistemas múltiplos. Por exemplo, o sistemade suporte atmosférico para a ponteprincipal possui sete bloqueios desegurança independentes.

Com exceção do sistema de gravidade,que é criado por geradores independentespor todo a nave, esta rede de segurançainclui apoio de mútuas linhas troncaisparalelas e uma reserva de rede dedistribuição utilidade para suprimentoslimitados de princípios básicos, tais como:energia, ar e água. Centros de manutençãodos equipamentos de apoio estãolocalizados nos decks 6, 9 e 13 da seçãodisco e convés principal, bem como nos

decks 11, 21, 24, e 34 na seção de engenharia.As naves estelares da classe Intrepid temsistemas de suporte de vida tricíclicos. (VOY:"Drone")

No raro evento de uma falha de sistema amplo,haverá ainda atmosfera suficientes para manter atripulação durante várias horas. O comprimentoexato de tempo vai depender do número depessoas a bordo, e quantas entraram em pânico.

Os Sistemas de Suporte de vida modernospodem lidar automaticamente com uma série desituações que teriam sido fatais em naves eestações espaciais anteriores. Maisnotavelmente, as violações de casco sãoautomaticamente contidas por campos de forçaespalhados pelos decks. Sob circunstânciasnormais, os Sistemas de Suporte de Vida sãoextremamente confiáveis. A Frota Estelar calculaque, salvo um grave acidente, a uma grande falhade suporte de vida só deve ocorrer uma vez acada 500 anos.

A seguir vamos comentar sobre cada sub-sistemaque compõe o Suporte de Vida de uma nave.

10Grupo USS Venture NCC 71854 desde 2002 [email protected]

USS VENTURE NCC 71854 www.ussventure.eng.br

Em geral, as “janelas” geradas para os sensores e armas são insuficientes para permitir o tele-

transporte,

Conhecimento Trekker

SUB-SISTEMAS DE SUPORTE VIDA

SISTEMAS ATMOSFÉRICOS:

Com base em um design geral ergonômico,uma atmosfera de oxigênio-nitrogênio émantida para atender as formas de vidahumanoides de um planeta Classe-M. Pelaresolução 102.19 da Agência Reguladora daFrota Estelar, este ambiente atmosféricoequivale ao ar a 26 ºC e 45% de umidaderelativa do ar a uma pressão atmosférica em101 kPa, no valor de 78% de nitrogênio, 21%de oxigênio e gases diversos a 1%.

Nas naves classe Galaxy, cerca de 10% dosespaços habitáveis podem ser ajustados àscondições atmosféricas dos planetas classesH, K, L sem modificações nos equipamentos.Outros 2% estão equipados para condições

11Grupo USS Venture NCC 71854 desde 2002 [email protected]

USS VENTURE NCC 71854 www.ussventure.eng.br

dos planetas classes N eN2, tendo em vista que estetipo de nave exploradoraconstantemente recebeoutras formas de vida dediferentes planetas, outransportam embaixadores econvidados.

Os processadores do sistema atmosféricoestão localizados ao longo da nave, a umataxa de cerca de duas unidades redundantespor 50 metros cúbicos de volume da navehabitável.

Estas unidades combinam a remoção dedióxido de carbono (CO2) com reposição deoxigênio (O2), realizado através demicroprocessadores fotossintéticos, conformeo diagrama a seguir.

Conhecimento Trekker

Estas unidades também filtram o particuladodo ar, e corrigem a temperatura e umidade.

Uma rede de terceira linha atmosférica debackup pode constituir até 50% da capacidadedo sistema para um máximo de 24 horas.Além disso, se os principais sistemasatmosféricos e de reserva falharem, osmódulos de fornecimento emergencial,disponíveis nos cruzamentos da maioria doscorredores, estão prontos para seremativados.

SISTEMA DE GRAVIDADE ARTIFICIAL:

A Gravidade Artificial permite a mobilidadepara trabalhar e desenvolver diversasatividades dentro de uma nave ou baseestelar, A agradável e "natural" sensação degravidade artificial, tem sido reconhecida comoindispensável para a vida no espaço, devido asua necessidade fisiológica para ocrescimento celular e saúde das espécies.

Estes sistemas foram sendo aperfeiçoados aolongos dos anos de exploração espacialchegando a um sistema padrão utilizado nasnaves classe Galaxy, onde centenas desimples geradores de gravidade sintéticosfornecem uma Gravidade Artificial semelhantea planetas Classe-M. Estes geradoresfuncionam em conjunto com os sistemas deamortecedores inerciais para se contrapor aosefeitos de aceleração.

O efeito de cada Gerador é muito parecidocom o raio trator, criando um campo degravidade, usando um fluxo controlado degrávitons gerados por um estator desupercondutores girando a velocidadessuperiores a 125.540 rpm, alimentado porenergia a partir dos sistemas de eletro-plasma(EPS). O estator, construído de arkenidethoronium, por sua vez é suspenso no interior

12Grupo USS Venture NCC 71854 desde 2002 [email protected]

USS VENTURE NCC 71854 www.ussventure.eng.br

do gás pressurizado chrylon, no centro de umacâmara oca vedada, medindo apenas 50 cmde diâmetro e 25 cm de altura. Este dispositivoproporciona um campo gráviton que, devido aseu tempo de descaimento exige que osgeradores estejam localizados em torno de 30metros. Assim, em uma nave estelargeralmente são implementadas duas redes de400 a 600 geradores.

Cada estator é construído em estadosuspenso e é mantido com apenas um pulsode energia EPS em cada hora. No caso deperda da energia EPS, o estator iráproporcionar ainda um campo de atração pormáximo de 240 minutos.

Como já foi citado, todas as tripulações dasnaves estelares são protegidas contra osefeitos da aceleração, pelos camposamortecedores inerciais, porém eles trabalhamem conjunto com o sistema de gravidadeartificial, permitindo a nave poder acelerar aaltas velocidades sem pulverizar a tripulaçãoda nave.

Para saber um pouco mais sobre o Sistema deamortecimento Inercial basta clicar no linkabaixo e acessar o artigo especial do site daUSS Venture.

SISTEMA DE AMORTECIMENTO INERCIAL

Conhecimento Trekker

GESTÃO DE RESÍDUOS:

Uma vez que as naves estelares não podemlevar todas as quantidades necessárias deinsumos e alimentos para as missõesprolongadas, a reciclagem de resíduos egestão eficiente dos recursos sempre foramuma obrigação e uma busca constante demelhorias.

A Federação sempre procurou reduzir oacúmulo e a disposição de resíduos tóxicos,pois nos primórdios da navegação espacial eraconsiderada uma "punição" ser um capitão, oufazer parte de uma tripulação, das temíveisbarcaças espaciais de lixo. (ENT: "Twilight",ENT: "Marauders", TOS: "The Trouble withTribbles").

Nas naves da classe Constitution aindaexistiam os "Tubos de Disposição" espalhadospela nave que eram utilizados para enviar osresíduos a um depósito de lixo, ou diretamenteejetá-los para o espaço. Inclusive em 2266, oCapitão James Kirk utilizou um desses tubospara ejetar para um espaço um phaserajustado para sobrecarga, explodindo emseguida no espaço, salvando a nave.(TOS: "The Conscience of the King")

13Grupo USS Venture NCC 71854 desde 2002 [email protected]

USS VENTURE NCC 71854 www.ussventure.eng.br

Não só a reciclagem deresíduos, mas a gestão derecursos ganhou muito aolongo dos tempos, comdesenvolvimento dos sinteti-zadores de alimentos. Elesevoluíram do conceito dosantigos re-sequenciadores deproteínas. Todo o processodesta máquina é baseado natecnologia de tele-transporte,onde, através da manipulaçãode campos espaço-gravitacionais tridimensionais,um computador pode criar um"holograma" da matéria e

"montá-la“ em nível molecular, depois derastrear seus padrões nucleares e assimprojetar matéria. Mas também pode reverter oprocesso, pois quando uma refeição terminaas sobras são desmaterializadas e retornamao seu estado básico. Qualquer elemento queviesse a mais, é imediatamente desviadopelos bio-filtros para estudo, no caso degermes ou vírus nocivos a saúde ou aoambiente de uma nave, o computador informaa ala médica para realização de exames.

Atualmente cerca de 82% de todos osresíduos sólidos podem ser recicladosmecanicamente, mas qualquer material quenão pode ser reciclado diretamente destamaneira, ou quimicamente - incluindo cerca de5% de todos os resíduos classificados comoperigosos - é posta de lado para a replicaçãomolecular sob análise.

A bordo das naves classe Galaxy, oscomplexos dos Decks 6, 13 e 24 incluemunidades de tratamento e reciclagem deresíduos alimentares e líquidos, os quais sãoreciclados a água fresca, a replicação doalimento, ou a replicação de matéria em geral.

Conhecimento Trekker

14Grupo USS Venture NCC 71854 desde 2002 [email protected]

USS VENTURE NCC 71854 www.ussventure.eng.br

Os resíduos sólidos são tratados porprocessadores nos Decks 9, 13 e 34, ondeesses itens passam por verificação decomposição, e possível neutralização deelementos nocivos ou perigosos.

SISTEMAS DE BACKUP DE ENERGIA:

Apesar da redundância incorporada em todosos sistemas de suporte de vida, os designersde naves procuram disponibilizar os sistemasde backup de emergência em caso de perdaou dano do sistema principal de energia, poiscomo foi citado no inicio do artigo, sistemas desuporte de vida das naves da Federaçãofuncionam indefinidamente de forma autônomaenquanto houver energia disponível.

A filosofia é dupla: fornecimento do sistema debackup de energia em áreas vitais para cobriro tempo de reparo necessário, bem como adisposição de abrigos emergenciais ao longodos decks, como salas de observação,reunião, refeitórios, etc.. que comporte umgrupo grande de tripulantes.

Estes abrigos são alimentado por uma sériede troncos exclusivos e protegidos, sendonormalmente projetados para suportar até 65tripulantes por até 36 horas. Eles tambémincluem suportes para mais 24 horas de arrespirável, água, alimentos e fontes de energiaindependentes de backup, bem como doiscontrolares de pressão de emergência.

Artigo por: Almirante MDaniel [email protected]

Fontes: Memory Alpha e Daystrom Institute Thecnical Library

http://www.youtube.com/user/ussventure2002

Mercado Quark

15Grupo USS Venture NCC 71854 desde 2002 [email protected]

USS VENTURE NCC 71854 USS VENTURE NCC 71854 USS VENTURE NCC 71854 USS VENTURE NCC 71854 www.ussventure.eng.brwww.ussventure.eng.brwww.ussventure.eng.brwww.ussventure.eng.br

Mais uma vez o Momento Nog traz essa novidade,dos bonecos de nossa tripulação no estilo “babyForm”, lançados pela Quantum Mechanix misturandoo estilo japonês com o americano.

A primeira coleção Trekkies Q-Pop Figures tem trêsmini-figuras não articuladas, com 11,4 cm de altura,feitas de plástico PVC de alta qualidade. Cada figuraestá apoiada numa base colorida com um balão detexto, onde você escreve sua frase favorita de cadapersonagem ou um efeito “sonoro”, usando umacaneta especial que acompanha cada kit. Osbonecos foram criados por Mohammad Haque,diretor de design da QMx. Para mais detalhes doproduto, acessem o site: BIGBADTOYSTORE

Nova Linha de Bonecos Estilo “Baby Form”

Momento Nog

O Mercado Quark já está de olho namovimentação de promoção do novo filmeStar Trek – Além da Escuridão, que inclui osprimeiros itens relacionados ao filme.

Alguns desses itens foram mostrados na “ToyFair 2013” realizada no início deste ano, nomês de fevereiro, na cidade de Nova York .

Foram apresentados vários lançamentos daslinhas de brinquedos, e posso dizer que opessoal do “Momento Nog” ficaram doidoscom as novidades lançadas, sejam da sérieStar Trek, ou das demais franquias e filmes.

O novo filme esteve presente com as figurasem naves da linha KRE-O's, trazendo até“spoilers” com as figuras e naves dos novosKlingons. Eles retratam os guerreiros usandocapacetes e barbas, além de versões

Novo filme Além da Escuridão começa a mostrar novos itens ao mercado!!!estilizadas da Ave de Rapina e do Cruzadorde Batalha Klingon.

Também foram apresentados imagens deKirk e sua tripulação, bem como a própriaUSS Enterprise. Mais informações e imagenssobre estas novidades serão mostradas naseção “Momento Nog” do próximo numero daTQ e o Mercado Quark continuará de olhonas novidades do mercado.Fontes: Trek Movie, Geeek MTV e Toy Fair 2013

Há 12 anos fazemos eventos gratuitos ao público,com 55 já realizados. Nesses eventos,denominados Alpha Fictions, procuramos trazerpara o público o melhor da ficção, assim comopalestras, mesas-redondas, entrevistas, clips,documentários, sorteios e é claro, Jornada nasEstrelas. Em cada evento é entregue o prêmio“Maior quantidade de alimentos doados”, visandoincentivar a arrecadação de alimentos.

Temos uma parceria com a Livraria Saraiva doShopping Center Norte (SP), intitulada “ProjetoFiction Day”. Nosso último evento realizado lá,em 2012, foi exclusivamente trekker, ecomemorou não só os 12 anos de eventos dogrupo, mas também os 25 anos de Jornada nasEstrelas – A Nova Geração, e os 20 anos deJornada nas Estrelas Deep Space Nine. Nessaocasião tivemos a honra de ter a presença deMadalena Martins e Paulo Gustavo Pereira parauma mesa-redonda, ambos da Paramount Brasil;e um bate-papo com as ilustres presenças daUSS Venture e da FFESP.

Junte-se a nós no Facebook: Grupo Ficção Alpha eGrupo Zona Neutra (com o logo “Página oficial”).Para se cadastrar em nossa mala direta escreva para:[email protected]

16Grupo USS Venture NCC 71854 desde 2002 [email protected]

USS VENTURE NCC 71854 www.ussventure.eng.br

Coluna por: Almirante Sílvia ReisPresidente – Grupo de Ficção Científica Alpha

e sua divisão de teatro, o Grupo Zona Neutra.

Esta Seção da TQ tem o objetivo de divulgar osFã-clubes e Grupos de Fãs organizados doUniverso Star Trek, espalhados pelo nosso país.

Nosso grupo vem realizando atividades desde1995 com o objetivo de divulgar a cultura e aciência através da ficção e também promoveratividades beneficentes como a arrecadação dealimentos. Acreditamos que a ficção pode ser umcaminho para a divulgação da cultura e para oestudo da ciência real. Temos um blog ondedivulgamos notícias ligadas à ciência, ao universodas séries e do cinema, e muito mais:http://alphafiction.wordpress.com/

Surgimos inicialmente como um grupo de teatroformado por trekkers, intitulado “Grupo de TeatroZona Neutra”, que já apresentou mais de 30esquetes baseados no universo de Jornada nasEstrelas.

Posteriormente, nosso nome passou a ser “Grupode Ficção Científica Alpha”, e o “Grupo de TeatroZona Neutra” é sua divisão voltada exclusivamentea atividades que envolvem o teatro.

“Grupo de Ficção Científica Alpha”Por Almirante Sílvia Reis

Alguns integrantes do Grupo de Ficção Científica Alpha

Paulo Gustavo, Madalena Martins eAlmirante Sílvia Reis.