TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

24

description

Revista Eletrônica do Grupo USS Venture, de periodicidade bimestral e distribuição gratuita, com objetivo de informar a imensa legião de fãs braslleiros do Universo Star Trek, aquilo que o Grupo USS Venture vem desenvolvendo no website e no meta-universo do Second Life. Este meês uma revista dedicada ao ator Leonard Simon Nimoy e ao polvo Vulcano.

Transcript of TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

Page 1: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015
Page 2: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015
Page 3: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

Star Trek® e todas as séries derivadas, assim como os personagens e material produzido, são marcas registradas da Paramount

Pictures, uma divisão da Viacom, com todos os seus direitos reservados. Este periódico está sendo disponibilizado livremente ao

público, e tem por finalidade apenas divulgar a série e compartilhar todo o conhecimento com as gerações futuras, sem fins lucrativos.

Reportagem de Capa ................................. 04

Mercado Quark ........................................... 11

Momento Nog ............................................. 11

Conhecimento Trekker................................. 12

Tripula em Ação........................................... 18

Land Trivas ................................................. 20

Eventos ....................................................... 20

Além dos Tricorders ................................... 22

Editor Geral:MDaniel Landman

Revisores:Borak Kirax

MDaniel Landman

Design Gráfico:Lionel Mota

Artigos, Matérias e Colunas:MDaniel Landman

Jeferson Alfonsin

Kharan Lor

Fotos e Imagens:Jeferson Alfonsin

MDaniel Landman

Diversas Imagens foram retiradas de sites públicos da Internet e processadas para está publicação.

O ESPAÇO...

A FRONTEIRA FINAL!

Amigos, em fevereiro deste ano uma notíciaabalou toda a comunidade de fãs doUniverso Star Trek: o ator Leonard SimonNimoy havia falecido de complicações deuma doença degenerativa pulmonar.Este ator deu vida no TV e no cinema a umdos maiores personagens da franquia StarTrek: o lógico Sr. Spock.Desde a reportagem de capa e passandopor todas as seções deste periódico, aTribuna Quark vem homenagear este ator etudo aquilo que foi construído eapresentando sobre o povo vulcano, umdos povos fundadores da Federação Unidados Planetas. Deixo aqui nos sincerossentimentos à família Nimoy.

A seção “Conhecimento Trekker”publica um artigo sobre as diversasfacetas do povo vulcano, sua história ecultura.Na seção Land Venture apresenta-sealgumas fotos do Memorial construídoa Leonard Nimoy pelo Grupo USSVenture. A seção “Além dos Tricorders”tece comentários e questiona a lógicapura “ter ou não ter!!! Eis a questão!”. O“Momento Nog” apresenta uma recenteestátua na escala 1:4 do oficial deciências Spock, e a Seção “Tripula EmAção” apresenta a evolução dovulcanos de guerreiros aos pacifistaslógicos.Vale a pena conferir!!

Almirante MDaniel Landman

TRIB

UNA QUARK

ANO 4 N°22 20150421

Page 4: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

04

Nossa reportagem de capa daTribuna Quark é dedicada aoator, diretor, escritor, musico,poeta e fotografo LeonardNimoy que nos deixou noultimo dia 27 de fevereiro de2015.

Obviamente seu personagemmais famoso e marcante, o Sr.Spock continuará a permear afranquia Star Trek na pele denovos atores, entretanto estarevista deseja honrar a vida ea carreira do ator LeonardNimoy, pois infelizmente estenão está mais presente entrenós, vivendo apenas nos seustrabalhos e personagens.

VIDA ANTES DE STAR TREK

Nascido em Boston, no estadoamericano Massachusetts, em26 de março de 1931, Nimoyera filho de um barbeiro MaxNimoy e da dona de casa DoraNimoy, imigrantes judeus vindode Iziaslav / Ucrânia para oEstados Unidos. LeonardSimon Nimoy começou muitocedo aos 8 anos no teatro docolégio. Foi seu avô que oencorajou a tornar-se um atorprofissional. Seu primeirogrande papel foi aos 17 anos,como Ralphie em umaprodução amadora de CliffordOdets "Awake and Sing”, quelidava com as lutas de umamatriarcal família judia durantea Grande Depressão.

Ele atuou em mais de 50peças pequenas e filmesclasse “B”, séries de televisãocomo “Perry Mason” e“Dragnet” e seriados como“Zombies of Stratosphere”(1952) interpretando Narab,um marciano. Para sustentar aesposa e dois filhos muitasvezes ele fazia diversostrabalhos extras, tais comoentrega de jornais e atendenteem loja de animais.

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Tributo a Leonard Nimoy1931-2015

Por Almirante MDaniel Landman

Nos anos que se seguiupassou pelo teatro e empapeis menores de filmes eséries, ao longo da década de1950, sem encontrar osucesso imediato. Serviu noexército dos Estados Unidosem 1953 no Fort McPhersonGeorgia, servindo por 18meses até 1955, entrandopara reserva como sargento.Parte do tempo de Nimoy noserviço militar foi junto aosServiços Especiais doExército. Durante esseperíodo, ele também dirigiu eatuou em “Um BondeChamado Desejo”, com ogrupo: Atlanta Theater Guild.

Leonard Nimoy da direção do terceiro filme da franquia “À Procura de Spock”

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@gmail.com

Page 5: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

05

Nimoy desempenhou em 1954um sargento do Exército nothriller de ficção “Them!” e umprofessor em 1958 no filme deficção científica “The BrainEaters”, além de um papel em“The Balcony” (1963), umaadaptação cinematográfica doJean Genet. Com Vic Morrow,ele co-produziu em 1966 umaversão para o cinema de“Deathwatch”, adaptada edirigida por Morrow e estreladapelo ator Nimoy. A históriatratou da vida de trêspresidiários. Como resultadodeste papel, ele passou a daraulas de teatro aos membrosdo “Synanon”, um centro dereabilitação de drogas.

Na televisão, Nimoy apareceucomo "Sonarman" em doisepisódios entre 1957-1958,Um drama militar titulado “TheSilent Service”, baseado emfatos reais do cotidiano de umsubmarino da Marinha dosEstados Unidos. Ele tevepapéis de convidado na série“Sea Hunt” (1958-1960) e umpapel menor em 1961 noepisódio “The Twilight Zone - AQuality of Mercy". Ele tambémapareceu na série “HighwayPatrol” estrelada por BroderickCrawford.

(1963, 1965), “The OuterLimits” (1964), “The Virginian(1963-1965) onde trabalhoucom DeForest Kelley noepisódio "Man of Violence",entre outros papéis.Leonard Nimoy e WilliamShatner, trabalharam pelaprimeira vez juntos em umepisódio de “The Man fromUNCLE" ("The Project StrigasAffair“ 1964). Eles eram delados opostos da Cortina deFerro, obviamente Nimoy era ovilão, e Shatner um agenterecruta da UNCLE.

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Leonard Nimoy como Spock no episódio piloto de Star Trek

Em 1959, Nimoy foi escaladocomo Luke Reid no episódio"Night of Decision" da sériewestern ABC / Warner Bros“Colt 45”, estrelado por WaydePreston e dirigido por Leslie H.Martinson.

Neste período devido a seuporte físico fez quatro papéisétnicos. Ele retratou BernabeZamora em “The EstabanZamora Story" (1959), umCherokee em “The MaggieHamilton Story" (1960),Joaquin Delgado em “TheTiburcio Mendez Story" (1961)e Emeterio Vasquez em “TheBaylor Crowfoot Story" (1962).

Loenard Nimoy apareceutambém em “Bonanza” (1960),“The Rebel” (1960), “TwoFaces West” (1961),“Rawhide” (1961), “TheUntouchables” (1962), “TheEleventh Hour” (1962), “PerryMason” (1963), "A Case ofShoe do Shoplifter", “Combat!”

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@gmail.com

Page 6: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

06USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

SPOCK - STAR TREK

O roteirista e produtor GeneRoddenberry tentava vender aideia de uma nova série de ficçãocientífica para emissorasamericanas, para rivalizar com"Buck Rogers" e "Flash Gordon"que eram as grandes vedetes daficção científica da época. Depoisde muito custo conseguiupersuadir a produtora Desilu aassumir o projeto, e a NBC atransmitir o episódio-piloto.

Nimoy já era conhecido no meioartístico como aquele ator depersonagens distintos ediferentes, tendo sido entãoconvidado a interpretar oalienígena Spock, um oficial deciência da nave USS Enterpriseque tinha uma mãe humana e umpai do planeta 'Vulcano'.

Coube a Leonard Nimoy aprimeira fala do piloto da série:"Chequem os circuitos!".

A NBC considerou o piloto muito intelectualizado e lento, masainda assim pediu um novo episódio-piloto. Juntando algunsmil dólares vindos da NBC foi possível criar este segundopiloto, algo sem precedentes. Gene Roddenberry reformouparcialmente os roteiros e introduziu algo mais juvenil esubstituiu o ator Jeffrey Hunter por William Shatner. A série fezsua estreia no dia 8 de setembro de 1966 e durou trêstemporadas.

Nimoy citou que pela primeira vez tinha um trabalho que haviadurado mais de duas semanas e um camarim com seu nomepintado na porta. Considerado o papel mais importante dacarreira desse ator, se tornou um personagem icônico,considerado um dos personagens alienígenas mais popularesretratados na televisão e cinema.

Nimoy e Shatner se tornaram amigos íntimos durante os anosque a série foi exibida na televisão, e eram "como irmãos",disse Shatner certa vez. Nimoy ganhou três indicações aoEmmy por seu trabalho ao longo da franquia Star Trek.

Um dos maiores símbolos do seriado, a famosa saudaçãovulcana, que consistia de uma mão aberta em 'V' entre o osdedos anular e médio, foi criação de Nimoy e apareceu pelaprimeira vez em 1967. Ele a baseou em suas memórias dosgestos usados por clérigos judeus para dar sua benção. Asaudação acabou sendo complementada com a expressão"Vida longa e próspera".

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

Page 7: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

Existia uma notória ambiguidadeinterna entre o desejo de serreconhecido em outros trabalhose o início da veneração dos fãs deStar Trek. Esta situação ficou bemclara quando ele escreveu epublicou em 1975 o primeirovolume de sua autobiografia, “IAm Not Spock” - (Eu não souSpock), em que escreveuconversas imaginárias com opersonagem.

Após seu retorno ao personagemem 1979, com as filmagens dasadaptações para o cinema,acompanhado de imensosucesso, seja na atuação oucomo o diretor de dois filmes dafranquia, ele decidiu conformar-secom o Sr. Spock, e escreve em1995 o segundo volume daautobiografia intitulado: “I AmSpock” - (Eu sou Spock).

07Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Outro símbolo do povo Vulcano introduzido pelo ator LeonardNimoy foi o golpe neural denominado “Pinça Vulcana”, queconsistia em uma forma mais sofisticada de tornar uma pessoainconsciente, melhor que um golpe “coronada” com phaser. Eledemonstrou a sua ideia a diretora do episódio com ajuda deShatner, e credita até hoje ela ter aceito a ideia, pelainterpretação exagerada de Shatner.

Ainda durante o trabalho com Star Trek, Nimoy teve problemascom o alcoolismo, pois devido aos volume intenso de trabalho,necessitava de uma dose para sair do personagem, entretantoteve de ser internado para tratar o vício.

FIM DE STAR TREK – UMA NOVA ERA INICIA

Após o cancelamento de Star Trek, agora o famoso ator Nimoyingressou no elenco de Mission: Impossible durante osepisódios da quarta e quinta temporada (1969-1971). Ele atuoucomo o agente IMF Grande Paris, um mágico aposentado queera um mestre do disfarce e dramatização.

Quando este trabalho acabou, ele interpretou diversos papéisno cinema de na TV, além de peças de teatro, tais como:“Catlow” (1971), episódios de “Rod Serling's Night Gallery”(1972 and 1973) e “Columbo” (1973), “Assault on the Wayne”(1970), “Baffled!” (1972) e “The Alpha Caper” (1973). Mas nãoconseguiu se desvincular facilmente de Spock e cedeu sua vozpara a série de animação da franquia “Star Trek – AnimatedSeries”, que foi ao ar em 1973.

"A questão era assumir o

Spock ou lutar contra o

interesse público. Percebi

que não tinha escolha."

Page 8: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

08

A VOLTA A STAR TREK

O retorno a Star Trek veio deum convite direto de GeneRoddenberry, que já estavapreparando uma nova sériepara a televisão, mas viu aoportunidade de levar a SérieOriginal para o cinema.

Foram seis filmes produzidosda franquia onde Nimoy podeestrear na direção de um longametragem “Star Trek III – Aprocura por Spock” (1984) e osegundo filme mais bemsucedido (criticamente efinanceiramente) da franquia“Star Trek IV: A Volta ParaCasa” (1986). Este sucesso oimpulsionou a dirigir em 1987a comédia “Três Solteirões eUm Bebê”, um dos filmes demaior bilheteria daquele ano.

Realizado com o sucessoainda participou atuando nosdois últimos filmes da SérieClássica para o cinema e fezuma bela participação na Série“A Nova Geração” numepisódio duplo para a televisãoem 1991 titulado “UnificationParts 1 and 2″, onde teve umgrande encontro com oandroide Data.

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Leonard Nimoy como Spock em ST IV: A Volta Para Casa

Sua ultima participação em Star Trek foram nos filmes de J.J.Abrams de 2009 e 2013, onde interpretou o Sr. Spock vindo dofuturo na nova linha temporal da franquia.

Diante desta carreira no Universo Star Trek podemos destacaralguns episódios marcantes onde o personagem é construído ecom atuação acima da crítica:“Galileo Seven” – TOS Temporada 1, Episódio 13; “TheMenagerie Parts 1 and 2″ – TOS Temporada 1, Episódios 15 e16; “The Devil in the Dark” – TOS Temporada 1, Episódio 26;“Amok Time” – TOS Temporada 2, Episódio 5; “DoomsdayMachine” – TOS Temporada 2, Episódio 6; “Journey to Babel” –TOS Temporada 2, Episódio 15; “The Enterprise Incident” – TOSTemporada 3, Episódio 4; “All of Our Yesterdays” – TOSTemporada 3, Episódio 23; “Unification Parts 1 and 2″ – TNGTemporada 5, Episódios 7 e 8. e o melhor deles “This Side ofParadise” – TOS Temporada 1, Episódio 25, onde destaca-se asequência “Sou o que sou, Leila”, declarou-se o Sr. Spock. “E sehouver purgatórios criados por nós mesmos, então todos nóstemos que viver neles. Os meus não podem ser piores que osdos outros.”

Além de emprestar a voz para alguns games da franquia,Leonard Nimoy começou a participar regularmente deconvenções e encontros de Jornada nas Estrelas no EUA e emoutros países, mas admitiu que não tinha o mesmoconhecimento enciclopédico da série como seus fãs. Veio aoBrasil em 2003 divulgar lançamento de seu livro. Veja o vídeo:http://www.youtube.com/watch?v=blmu9FXYSrM

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@gmail.com

Page 9: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

09

OUTROS TRABALHOS

Em sua carreira continuou atrabalhar em outros projetostais como: The Story Of KathyMorris (1980) e Marco Polo(1982). Recebeu mais umaindicação ao Emmy por“Golda” (1982), em que viveuo marido de Golda Meir, aprimeira-ministra de Israel,interpretada por IngridBergman. Foi a sua quartaindicação ao Emmy — asoutras três foram pelo seustrabalhos em Star Trek —,mas ele nunca chegou avencer o prêmio.

Em 1975, Leonard Nimoyfilmou uma introdução deabertura ao mundo de Ripleypara o museu “World of theUnexplained” localizado emGatlinburg e em SãoFrancisco. No final de 1970,ele organizou e narrou a sériede televisão “In Search of...”,que investigou eventos,assuntos paranormais ouinexplicáveis. Em paralelo, eletambém atuou em 1978 nopapel de psiquiatra no remake

Eu tenho DPOC [doençapulmonar obstrutiva crônica]. Ovovô aqui diz pare agora!",escreveu em sua conta oficialno Twitter, na ocasião. Suaúltima mensagem foi escrita nodia 23 de fevereiro: "A vida écomo um jardim. Podemos termomentos perfeitos, mas nãopreservá-los, a não ser namemória".

Em sua vida pessoal foi casadocom a atriz Sandi Zober (1954–1987) que acabou em divórcio,mas se casou logo em seguidacom Susan Bay (1988–2015).Ele deixa dois filhos, Adam eJulie Nimoy; um enteado,Aaron Bay Schuck; seis netos;um bisneto; e um irmão maisvelho, Melvin.

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@gmail.com

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Leonard Nimoy homenageado com a família na Calçada da Fama em Hollywood em Los Angeles (16/04/1985)

“Invasion of the BodySnatchers” de Philip Kaufman.Anunciou sua aposentadoriaem 2010, mas continuoutrabalhando e em 2011, dublouo filme “Transformers: Dark ofthe Moon” fazendo o autobot"Sentinel Prime", mentor eantecessor de "OptimusPrime". Em 1986, ele já tinhadublado o "Galvatron" em “TheTransformers – The Movie”.Ela também escreveu 7 livrosde poesias sendo que o ultimofoi publicado em 2002 – “TheLifetime of Love: Poems on thePassages of Life”.

OS ULTIMOS ANOS

O ator informou, no começo de2014, que estava com umadoença pulmonar obstrutivacrônica (DPOC), ocasionadapor anos do uso de tabaco."Parei de fumar 30 anos atrás.Não cedo o suficiente.

Artigo por: MDANIEL LANDMAN [email protected]

Fontes: Memory Alpha, I Not Sopck

Page 10: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015
Page 11: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

11Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@gmail.com

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Mercados Informais de Produtos Temáticos

"Beam me up, Mr. Scott." O Grupo Hollywood Collectiblesapresenta a estátua do Sr. Spock da nave estelar Enterprise,na impressionante escala 1:4. Com uma semelhança autênticaao ator Leonard Nimoy como Spock, tornando difícil paraqualquer fã de Star Trek resistir! O Vulcano está pronto para aação com seu phaser na mão, tricorder e sobre a base dotransportador. Esta estátua de cerca de 48 centímetros dealtura é uma edição limitada de 760 peças de resina polystoneprensada e pintada à mão.

Cada estátua custa entre US$ 280 a 390 em lojas daEntertainment Earth, Amazon e e-bay, podendo ser exportadapara o Brasil. Algumas lojas especializadas nacionaischegaram a vender está estátua por R$ 1.200,00 mas já estãoesgotadas.http://www.entertainmentearth.com/prodinfo.asp?number=WC9261

Estátua do Spock de 48cm da Hollywood Collectibles

O objetivo desta Seção é sempre informar aos leitores sobre osmercados diversos para os fãs do Universo Star Trek, mesmo aquelesque não tem muita divulgação e podem suprir uma lacuna de produtostemáticos que não estão disponíveis nas lojas comuns.

Este é mais um caso da loja virtual Donna Irene Artesanatos quetrabalha com produtos bordados e sublimados de vários motivostemáticos e entre eles destacam-se os temas da Frota Estelar.

Para visualização das peças e contatos, pode utilizar o site domercadoshop http://wolf3x.mercadoshops.com.br/ inclusive a lojapromete um desconto de 15% para quem citar que viu está matéria naTribuna Quark.

Caso queiram, os produtos podem ser visualizados na pagina nofacebook: https://www.facebook.com/DonnaIreneArtesanato

Também são aceitos trabalhos personalizados sobre outros temas,entrem em contato pelo e-mail [email protected]

As entregas pelo site serão enviadas por correio, caso esteja em BeloHorizonte, poderão retirar pessoalmente.

Page 12: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

12

INTRODUÇÃO

Os Vulcanos são uns dos quatro membrosfundadores da Federação, e como tal gozam dealgumas regalias dentro do Conselho daFederação, tais como possuírem cadeiraspermanentes em alguns conselhos, como oConselho de Segurança e o Conselho deComércio.

Os vulcanos são mamíferos, bípedes ehumanoides. Desde tenra idade são iniciadosna Filosofia da Lógica (Escola Lógica de Surak).Com a mente treinada, os vulcanosdesenvolveram capacidades telepáticasrefinadas, usadas em vários aspectos de suavida.

O Lar dos Vulcanos é um planeta duplo (umclasse M e outro classe H), no sistema 40Eridani A. Tem atmosfera rarefeita etemperatura elevada para esse tipo de planeta.Este Sistema é composto por 3 estrelas, umagigante primária e duas anãs - uma vermelha eoutra branca. O planeta natal dos Vulcanosquase foi extinto há 2000 mil anos por umaguerra nuclear entre as duas principais etnias.Com a derrota, uma das etnias abandonou oplaneta, vindo a fundar o Império Romulano. Asoutras adotaram a lógica pura como filosofia devida. O nome nativo de Vulcano é T'khasi, masé conhecido na Federação como Vulcano.

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

O POVO VULCANO - T'khasiPor MDaniel Landman

Vulcano é considerado o coração intelectual daFederação, onde está situada a Academia deCiências Vulcana, destinada a formar cientistasna mais pura lógica, sediada na capital doplaneta, Shikahr.

Vulcano também possui muitas cidades-portos eum cinturão de asteroides habitado e industrial.86% da área do planeta é ocupada, porémVulcano não possui água em abundância,geralmente conseguida do subsolo. Seu povo éavançado tecnologicamente e dominaprofundamente a ciência da computação.

A RAÇA E FISIOLOGIA DOS VULCANOS

INTRODUÇÃO A FISIOLOGIA VULCANA:A espécie Vulcanoide (Homo Eridani) compõemquase um terço da população da Federação.Embora a expressão "vulcanoide" possa tersignificados diferentes, a definição pelaFederação é "um ser semelhante em formafísica e química a uma forma de vidahumanoide, dominante no planeta Vulcano e emsuas colônias" Os Romulanos são de fatodescendentes dos vulcanos dissidentes, assimpara todos os propósitos, uma descrição dafisiologia vulcana se ajustará também afisiologia Romulana.

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@gmail.com

Page 13: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

13

APARÊNCIA GERAL:O Vulcanos de T'Khasi geralmente são pessoasaltas e magras. Os Machos adultos tem emmédia 1,80/2,00 metros de altura, as fêmeas1,70/1,80 metros. O Peso é compatível com aaltura, embora os Vulcanos pesem ligeiramentemais que o esperado devido a densidade dotecido. Esta densidade dos músculo e ostecidos anexos a estrutura de esqueleto confereaos Vulcanos mais força e agilidade do que amaioria dos humanóides. Os Vulcanos exibemuma habilidade natural para muitos eventosatléticos e artes marciais.

BIOQUÍMICA VULCANA:A bioquímica dos Vulcanos é bem semelhante ade muitos humanóides. Ao nível do núcleo dascélulas, o DNA e as estruturas doscromossomos se assemelham a maioria dasraças, dando um forte apoio à teoria que vida aolongo da Galáxia teve uma fonte comum bilhõesde anos atrás. O planeta T'Khasi é consideradoa fonte evolutiva e genética para todo osvulcanóides conhecidos. O sangue dosvulcanos é composto de hemoglobina baseadaem cobre. Isto lhe confere a cor verde quetambém tinge os tecidos dos Vulcanos Ascélulas do sangue vulcano têm uma formadobrar-convexa que além de ajudar maximizaroxigenação, também ajuda esfriando o própriosangue, e no final das contas o corpo inteiro.

OS SENTIDOS VULCANOS:Visão: Cada olho é protegido por uma pálpebrainterna clara ou membrana de "Nictating"(t'bezhun de tvi-wein) atuando como filtro pararadiações prejudiciais, calor e poeira. A visãovulcana é menos aguçada em luz luminosa,enquanto sua visão noturna é mais aguda.

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Audição: As orelhas dos vulcanos são suamarca registrada a estrutura da orelha externaconverge para um ponto claramente definido notopo. A audição dos vulcanos é muito superiornas maiorias das condições e situações.

Toque: como é o caso com a maioria dasespécies, os vulcanos têm um senso muitoagudo de toque em todas suas formas,especialmente calor, pressão e textura.Vulcanos são por natureza os seres táteis masdevem, por necessidade, limitar o contato comseres vivos por causa das habilidadestelepáticas inatas. Até mesmo os maridos eesposas frequentemente só tocam um ao outrocom um ou dois dedos no máximo em situaçõescotidianas, enquanto abraçar ou beijar sãodesconhecidos pelo comportamento civilizadovulcano.

O POVO VULCANO - T'khasi

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@gmail.com

Page 14: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

14

ÓRGÃOS E SISTEMAS:Cérebro: Um vulcano normal tem o cérebropraticamente idêntico ao de humanos. Apenas omeio-cérebro vulcano é um pouco maior e maisenrolado que em um humano, isso explica ospoderes telepáticos que todos os vulcanospossuem a um grau ou outro.

Coração: o coração vulcano ficaaproximadamente situado onde a pessoaesperaria achar o fígado na maioria dohumanóides. Acredita-se que o coração vulcanofoi deslocado para permitir espaço adicionalpara os pulmões que, por necessidade, é umpouco maior para extrair oxigênio suficiente deuma atmosfera fraca. Em um adulto vulcano ataxa de batimentos cardíacos éaproximadamente 240 batidas por minuto epressão sanguínea normal é 80/40.

A HISTÓRIA DO POVO VULCANO

O planeta Vulcano é um pouco mais velhogeologicamente que o planeta Terra. Cientistascalcularam que Vulcano é quase quinhentosmilhões de anos mais velho.

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

O próprio planeta evoluiu mais rapidamente quea Terra por causa dos efeitos em seu sistema. Oplaneta Vulcano é maior que Terra e suagravidade é notoriamente mais alta.

Embora houvessem centenas de dialetosdiferentes nos primórdios, o número de idiomasfoi diminuindo com as conquistas militares queconsolidaram grandes territórios no planeta. Umdos idiomas mais difundidos originou-se nasPlanícies de Gol e é análogo ao idioma raizindo-europeu em Terra.

Este idioma, padrão para os cerimoniais, atosreligiosos e obras literárias, o Golic VulcanoAntigo, sobreviveu por milhares de anos.Chamado de "Old-Vulcano" pelos não-Vulcanose entre os Vulcanos de "Old-High-Vulcano", erao idioma de Surak e dos Mestres de Gol. Aspessoas comuns da região de Gol em seusambientes falavam o que é chamado de "High-Vulcano", uma variante. Vários outros idiomasimportantes existem, inclusive o VulcanoModerno "oficial" usado pelos vulcanos dehoje para a suas necessidades decomunicações.

O POVO VULCANO - T'khasi

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@gmail.com

Page 15: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

15

Sua história é obscura e foi sugerido que eraum idioma inventado, desenvolvido muitosséculos atrás depois da União Vulcana. Outrosetimólogos consideram que este "VulcanoModerno" é um descendente do mesmo idiomade raiz que deu origem ao dialeto Romulano.Poucos estrangeiros falam qualquer dosidiomas vulcanos os quais são bastantecomplicados ou duros de se pronunciar.

Infelizmente, devido ao clima quente e secopredominante, os recursos estavam semprelimitados. A maioria dos vulcanos eramnômades, um pouco como as tribos do Saarada Terra. Guerras por água, recursos naturais eterritórios eram comuns. Neste tempo ascondições de deserto de Vulcano reduziram avelocidade de desenvolvimento da civilizaçãopor um período longo. Estas condiçõesinóspitas tornaram os vulcanos fortes, mas emum ambiente cruel de se sobreviver. Osvulcanos sempre foram guerreiros impiedosos eferozes e invasões em terras vizinhas eramcomuns. Formas de comércio, entretanto, aindaexistiram. Nenhum governo ou filosofiadominava o planeta até os tempos de Surak.

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

A industrialização em Vulcano aconteceupraticamente de uma hora para outra comoresultado da necessidade militar por armasmelhores. A briga para sobrevivência causougrande tensão na sociedade. Onde na Terralevou-se aproximadamente 200 anos para ir dasmáquinas a vapor para naves espaciais, emVulcano este período foi de aproximadamente50 anos. Os vulcanos exploraram o seu sistemasolar depressa, em busca de recursos eminerando as luas e asteroides. Vulcano atéeste momento era um pouco como princípios doséculo 21 da Terra. Por causa da naturezaviolenta, em Vulcano aconteceu um períodolongo de guerras planetárias horrorosas,incluindo armas nucleares e biológicas. Apopulação de Vulcano diminuiu rapidamente. Osvulcanos estavam a beira de sua extinçãodevido as guerras incontroladas. Sem umamudança, o planeta ficaria inanimado.

Um vulcano especial chamado Surak,considerado o vulcano mais excelente nascido,tornou-se um marco em um momento decisivona história de Vulcano. O menino inteligente einquisitivo foi matriculado em uma das melhoresescolas, dominando tudo que estudou. Comoum adulto, se viu no meio daquelas condiçõesviolentas e emocionais do seu planeta.Começou a olhar para traz e buscar osensinamentos dos Mestres de Gol. Aos poucosele começou a desenvolver uma filosofiatotalmente revolucionaria para Vulcano. Sãocontadas muitas histórias sobre as ações deSurak. Infelizmente, os vulcanos mantiverammuito da "verdadeira" vida de Surak um segredoe até que eles abram certos documentoslacrados a seres de fora de seu mundo,somente sabemos aquilo que eles desejam quesaibamos.

O POVO VULCANO - T'khasi

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@gmail.com

Page 16: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

16

Surak começou a converter todos ao redor delepara a filosofia da lógica e controle dasemoções. Ele desenvolveu disciplinas rigorosase técnicas de auto-controle. Como cada vezmais vulcanos concordaram com o modo devida dele, a situação em Vulcano começou amudar. Pessoas descartaram suas armas eemoções destrutivas. É um mito achar que umvulcano descarta todas as suas emoções, istonão é verdade, as emoções permanecem masdebaixo de controle rigido.

O decorrer exato do tempo entre Surak e oprimeiro contato entre Terra e o Vulcano em2061 é desconhecido. Os vulcanos,envergonhados sobre o seu passado violento eemocional, mantiveram muito esta informaçãoem segredo. Algumas pessoas pensam que osvulcanos não sabem os detalhes ou nãoquerem que nós estejamos atento a sua históriaperdida. O que é conhecido atualmente é que araça vulcana foi preservada graças a lógica e aocontrole das emoções, embora isso causasseuma certa dose de estagnação na sociedadevulcana. Os vulcanos mudaram pouco duranteos últimos dois milênios, embora sua ciênciatenha avançado bastante. A história dosvulcanos é muito complexa e muitointeressante.

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

DADOS GERAIS

Em grande parte da história de Vulcano aspessoas tinham vivido em sociedadesmatriarcais. As mulheres eram as líderespolíticas, professoras, administradoras e líderesreligiosas. As mulheres organizarammatrimônios e controlava os números decrianças nascidas. Mais vulcanos machosnasceram que mulheres. Por causa destenúmero limitado de fêmeas, tornava-sefrequente o desafio entre machos, que lutavampelo direito para acasalar com uma fêmea.Lutando à morte, só o vulcano forte e astutoviveu para ter as crianças também fortes eastutas. Este era o começo de planejamentogenético. As matriarcas do clã dirigiram einfluenciavam na maioria das facetas de vidados vulcanos. Vulcanos machos alcançavam asposições de autoridade e destaque, mas istoera raro. Os machos normalmente eram oscaçadores, os trabalhadores e os soldados.Machos jovens que mostravam alta inteligência,se tornavam os cientistas e inventores, comotambém os filósofos e poetas.

OS RITUAIS VULCANOS

KAN-TELANRitual vulcano de união entre crianças quandoelas estão com pelo menos sete anos de idade.Cerimônia realizada pelos seus pais por razõespolíticas ou de prestígio. Atualmente asociedade moderna vulcana vem deixando esteritual e incentivando a união quando adulto como parceiro que ambos escolherem. A cerimôniaé administrada por uma vulcana mestre ao clãda criança masculina.

O POVO VULCANO - T'khasi

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@gmail.com

Page 17: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

17

KOLINAHRA maioria dos adultos vulcanos estão satisfeitosem alcançar o Venlinahr, estado normal dedisciplina dos adultos com pequena dificuldadede ser alcançando. Entretanto cerca de 10%dos adultos vulcanos escolhem sofrer o rigorosoe longo processo de treinamento chamadoKolinahr, que conduz à supressão de todas asemoções e a aceitação da lógica total. Nemtodos os que começam o treinamento Kolinahrterminam. O treinamento de cada estudante ésupervisionado diretamente por um dosassistentes de Gol e periodicamentemonitorados pelo próprio Alto Mestre de Gol.

KUN-UT KALI-FI e PON FARRAo alcançar o Pon Farr (Tempo deAcasalamento), os vulcanos masculinoscomeçam a experimentar mudançasbioquímicas que vão ficando progressivamentemais sérias, necessitando que completem okun-ut kali-fi - morte ou loucura. O começo doPon Farr varia de indivíduo a indivíduo edepende de muitos fatores, inclusive genéticos,ambientais, dieta e disciplina mental. Se ovulcano estiver no planeta natal, ele seguiráimediatamente às terras tradicionais de seusfamiliares. Se o vulcano estivar fora do planetanatal, eles têm que voltar tão depressa quantopossível a Vulcano.

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

NATH-PAL-NAHRO Nath-Pal-Nahr é considerado a última chancede um jovem vulcano para conseguir o controlesobre as emoções, e seja bem recebido nomeio da sociedade vulcana. Embora estetreinamento normalmente seja administradoantigamente por um dos mestres vulcanos doMonte Seleya ou das Planícies de Gol, qualquermestre qualificado pode administrar otreinamento. Normalmente os pais do jovemselecionarão um mestre conhecido ou talvez umpessoa do mesmo clã. O fracasso para aceitare/ou concluir o Nath-Pal-Nahr invariavelmenteconduzirá ao jovem ser declarado "vrekasht" (odesterrado).

VOK-VAN-KALUm serviço comemorativo/cerimônia breve apósa morte de um vulcano. Normalmente épresidido por um mestre vulcano, se não por umMestre Alto, e participam a família imediata,sócios de clã, amigos, colegas e qualquer outrointeressado. Para uma pessoa importante, acerimônia pode acontecer no próprio MonteSeleya, mas é assegurado a maioria dosvulcanos comuns e a seu clã os cerimoniaisnormais. O corpo não está presente àcerimônia, já tendo sido enterrado ou cremado.

FAL-TOR-PANRitual Vulcano a ser presidido por um AltoMestre para reunir o katra (ser-ciênciaindividual) de um vulcano com o seu corpo.Literalmente, significa "re-fusão“ na linguagemVulcana. O Capitão Spock se submeteu a esteritual para ter novamente seu espírito unido aseu corpo.

Artigo por: ALMIRANTE MDANIEL [email protected]

Fontes: Memory Alpha e Daystrom Institute Library

O POVO VULCANO - T'khasi

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@gmail.com

Page 18: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

18USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Essa se espalhou imediatamente, como um modismo edepois retrocedeu. Surak, entretanto, continuou aescrever sobre esse novo modo de vida e lentamentefoi sendo levado a sério pelo seu povo.

"Como ideal não cause dor", foi um dos seus primeirosescritos que formariam as Diretrizes dessa filosofia quese fundamentava em dois conceitos: c'thia e arie'mnu,ambas com tradução inexata para o angulo da Terra.

A palavra c'thia foi traduzida como "lógica", mas, emVulcano, livros inteiros foram escritos para tentarexplicar essa palavra. c'thia significa que todos osaspectos da realidade (pessoas, ambientes, situações,etc) como eles são e não como gostaríamos quefossem.Talvez o termo "objetividade" seja o termo maispróximo. Como as nossas percepções são alteradaspelas emoções, a prática de c'thia implicaessencialmente no controle das emoções, de forma aimpedir essas influências.

Isso nos leva ao segundo termo: arie'mnu. Na primeiraversão do tradutor universal, da então lingüista AmandaGreyson (que futuramente seria a mãe de Spock)traduziu erroneamente como "eliminação dasemoções"'. Posteriormente foi alterado para "supressãodas emoções", o que aproximou um pouco do sentidooriginal, mas não muito.

Segundo Surak, melhor tradução para a palavraarie'mnú seria "maestria", que reconheceria que osvulcanos possuem emoções, mas lidam com elas, aoinvés de serem dominados por elas.

Fosse como fosse, a nova filosofia se espalhounovamente, mas dessa vez de forma consistente, até amorte de Surak, fato que aumentou a velocidade dapropagação da nova filosofia, até que tomou toda apopulação, se tornando a filosofia cultural da raça.

Existiram, é claro, aqueles que não se adequaram.S'task, maior discípulo de Surak liderou um grupocontra seu antigo mentor. Após aceitação de C'thiapelapela população, esse grupo os descontentes forambanidos.

Com os descontentes fora do planeta, as Diretrizes deSurak se tornaram a força e a identidade para o povovulcano.

É interessante observar que muito das Diretrizes deSurak têm paralelo com as doutrinas Zen-budistas daTerra.

Os Vulcanos são famosos por sua dedicação àlógica, entretanto nem sempre foi assim.

É sabido que os vulcanos já foram um povo guerreiro. Defato, foram um povo ferozmente guerreiro.

A mudança de atitude ocorreu graças a uma práticainiciada por Surak, em uma época cuja situação sócio-político-econômica era bem similar a da Terraatualmente.

Nada na infância ou na adolescência de Surak foidiferente dos outros vulcanos. Ao se formar, foi trabalharna empresa de seu pai, que lidava com "técnicas debloqueios mentais".

Surak

Talvez Surak se tornasse um excelente executivo se nãohouvesse ocorrido um acidente no desenvolvimento dabomba de anti-matéria, que resultou em uma crateravitrificada.

Esse acidente fez com que Surak se perguntasse quandoseria desenvolvida uma arma mais poderosa. E outramais poderosa, e outra mais poderosa até quedesenvolvessem uma arma que acabaria com todo oplaneta.

Isso angustiou de tal modo que Surak abandonou tudo evagou sem destino. Desejando solidão, dirigiu-se aodeserto e, ao chegar perto do monte Seleya teve umarevelação.

Dessa revelação, Surak desenvolveu sua disciplina.Voltando a cidade, pediu e recebeu sua parte nosnegócios da família e se retirou para escrever ser novadisciplina.

Vulcanos: de guerreiros para lógicos Por Kharan Lor

Tripula em Ação

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@gmail.com

Page 19: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015
Page 20: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

20Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]@[email protected]@gmail.com

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

Confederação Especial Spock FFESP:

26 de abril, domingo – 10h às

17h – Rua Tamandaré, 348 -

Liberdade – São Paulo - SP

Nostalgia: Nimoy além de Spock:

16 de maio, sábado – 12h às 18h

- Estação Jovem – Rua Serafim

Constantino, s/n – São Caetano

do Sul - SP

19ª TrekCon - Homenagem - Leonard Ninoy / Spock

11 de julho, sábado – 14h às 20h

- Memorial De Curitiba – Rua

Claudino dos Santos s/n -

Curitiba - PR

Memorial a Leonard NimoyTodos os membros do Grupo USS Venture sentiram muito amorte do ator Leonard Nimoy, por tudo que ele contribuiu para oUniverso Star Trek com seu personagem e o desenvolvimentoda história e cultura do povo vulcano.

O Grupo sentiu a necessidade de fazer algo diferente parahomenagear o ator e ao mesmo tempo reconfortante para osmembros do Grupo. Para tanto foi criado o Memorial a LeonardNimoy em nossa Land Trivas no meta-universo do Second Life.

Este Memorial é de acesso público e está localizado próximo daárea de chegada da Land, um ponto onde todos se transportampara chegar a Trivas. Trata-se de um ambiente bonito eacolhedor onde se pode fazer uma meditação próximo aimagem do ator, cercada de uma ambientação que remete aalguns símbolos vulcanos. Os raios sobre a imagem sãoemitidos por uma miniatura da nave estelar USS Enterprise quesobrevoa o local. As imagens abaixo mostram um pouco estememorial, mas recomendo que façam uma visita pessoalmentea este Memorial, como uma homenagem póstuma ao ator.

Lembrando que para acessar o Second Life é necessário criarum avatar, de forma livre e gratuita no site(www.secondlife.com) e procurar a land TRIVAS dentro doambiente virtual 3D, também pode utilizar o endereço:

http://slurl.com/secondlife/Trivas/230/200/25/

Page 21: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015
Page 22: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

22Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

LÓGICA...ter ou não ter!!! Eis a questão!Por Jeferson Alfonsin

A lógica pura é o caminho para a sabedoria, serenidade e evolução?

Vimos por diversas vezes, inclusive no filme deJ.J. Abrams, que os vulcanos possuemsentimentos tão intensos quantos os humanos eque a “a lógica oferece uma serenidade que oshumanos raramente experimentam: o controledas emoções para que elas não controlem você”– nas palavras do embaixador Sarek mostrandoao seu filho Spock o quanto que o controle dasemoções, ou seu expurgo completo através doritual Kolinahr, definem os vulcanos o que elesrealmente são.

Agora imagine nosso querido androide Data quesabemos que em sua existência procurou aevolução a cada momento procurando entenderas emoções humanas e a desejar para suaevolução completa e somente a conseguiuatravés de um chip específico implantado emseu cérebro o qual pode ligar e desligar a todomomento em uma discussão filosófica sobre otema “emoções”!

Data certamente, quando teve a oportunidadeperguntou ao Spock por que eles – os vulcanos -tentam expurgar as emoções para sua evolução,enquanto Data tentar exatamente o contrário: teras emoções para sua evolução!

Em uma brincadeira com a conhecidaexpressão de um poeta e dramaturgo terrestreShakespeare, venho a vocês colocar em pautaesta que é, sem dúvida alguma, a essênciafundamental do motivo pelo qual as pessoasacabaram achando o encanto pelo vulcanoSpock: sua lógica como forma de vida.

Desde que começamos a ver Star Trek na TV,a presença de um alienígena de orelhas esobrancelhas pontudas na ponte de comandode uma nave estelar chamou mais atenção doque a presença de um escocês, uma africana,um russo e um chinês!

Entendo que isso tenha se dado ao fato de que,além de evidentemente ser um alienígena, sertambém aquela pessoa que somente agia deacordo com sua lógica que lhe foi passada porsua natureza vinda do planeta Vulcano emcontradição direta com seu lado humanoherdado de sua mãe.

Page 23: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015

23USS VENTURE NCC 71854

www.ussventure.eng.br

LÓGICA...ter ou não ter!!! Eis a questão!Dois outros vulcanos se destacaram ao longodas séries: Tuvok (em Voyager) e T’Pol (emEnterprise) onde, devido a toda cargaemocional que suas aventuras os levavam,também tiveram suas lógicas dadas comoperfeitas testadas de todas as formas.

T´Pol inclusive, foi terrivelmente açoitada porsuas origens carnais quando chegou perto deperíodo de “pon farr” (período a cada 7 anosonde um vulcano tem seu ciclo deacasalamento)

Assim como Sarek que precisou de um humano(Jean-Luc Picard) quando suas emoçõesfugiram ao seu controle em virtude de umadoença.Como saber o que é o certo ?Então por isto eu pergunto:

LÓGICA...ter ou não ter??!!

A lógica pura que define os vulcanos équestionada durante todas as séries de StarTrek inclusive nos filmes, como em “Star Trek: AFronteira Final”, onde o meio irmão de Spock,Sybok, tirou de sua vida as emoções paraencontrar a serenidade, mesmo convicto queindo até o centro da galáxia iria encontrar Deus.

Mas também percebemos Spock evoluindo suanatureza fazendo sua lógica entrar em acordocom seu lado humano, e assim, realmente fazerdele um ser sábio.

Em “Star Trek” de J.J. Abrams (2009), na cenaonde Spock (Zachary Quinto) encontra Spockdo futuro (Leonard Nimoy), Seu “eu” do futuro,depois de ter passado milhares de experiênciasem sua vida, diz “Faça um favor para simesmo: ponha a lógica de lado e faça o queé certo!”

Estaria então Spock sendo um marco para os vulcanos onde traria a serenidade entre a lógica e as

emoções?

Grupo USS Venture desde 2002

[email protected]

Page 24: TRIBUNA QUARK - ABRIL 2015