Turismo Santarém_reportagem

4
Instituto Politécnico de Santarém Atelier de Jornalismo Prof. Teresa Maia e Carmo ECM-PL 1º ano 090236021

Transcript of Turismo Santarém_reportagem

Page 1: Turismo Santarém_reportagem

Instituto Politécnico de Santarém

Atelier de JornalismoProf. Teresa Maia e Carmo

ECM-PL1º ano090236021Daniel RoqueReportagemCaracteres inc. espaços – 3995

Page 2: Turismo Santarém_reportagem

Não se vê um turista em SantarémA Região de Turismo do Ribatejo desapareceu e Santarém passa a fazer parte da nova entidade regional que instala aqui a sua sede

« Programas ? Não… não temos nenhum programa de Santarém para vender…» - desabafa com alguma tristeza a funcionária da Halcon Viagens enquanto aguardamos a entrevista com Joel Simões, um jovem Licenciado em Turismo que gere a agência da

cidade. «Será necessário começar por criar pequenos programas e roteiros,

envolvendo jovens estagiários como guias, operacionalizar os diversos monumentos e montar alguma animação… definitivamente é necessário dar vida ao centro histórico… e continua a faltar o ponto de encontro da camada mais jovem», acrescenta sorridente.

Estamos a meio do ano, à entrada do Verão e não se vêem turistas em Santarém. Esta realidade só é contrariada pelo autocarro semanal que pára junto ao Shopping e donde sai um grupo de canadianos que, a reboque dos guias, vai numa passada larga dar uma vista de olhos à Igreja do Milagre.

Plano estratégico

Para melhor compreendermos este fenómeno, solicitámos uma entrevista ao Vereador do Pelouro do Turismo que anuiu agradavelmente ao nosso pedido e deu-nos a perspectiva que a Autarquia tem da questão: «A cidade é muito conservadora e nunca pensou em termos turísticos apesar das características e dos potenciais produtos diferenciados. Nós quando chegámos à Câmara começámos por encomendar ao Dr. Augusto Mateus um estudo da marca Santarém e um Plano de Desenvolvimento Estratégico do Concelho» - vai-nos dizendo o Dr. Victor Gaspar - «Este plano é a nossa bíblia e o ponto de partida é a Fundação da Liberdade. Agora vamos executá-lo se bem que a crise, de um lado, e os cidadãos, do outro, não têm permitido grandes progressos. De qualquer forma já introduzimos as Festas de S. José e o Fim de Ano e abrimos o Convento de S. Francisco.»

Muito folclore

A estatística mostra-nos uma cidade por onde passaram em 2009 pouco mais de 30.000 hóspedes na sua maioria portugueses. A oferta de produtos turísticos é muito fraca, a taxa de ocupação hoteleira muito baixa e a restauração pouco exigente.

À conversa com a técnica de turismo, Maria de Lurdes Esteves, uma senhora simpática que conhece bem a realidade turística do concelho, ficámos a saber que as

Page 3: Turismo Santarém_reportagem

expectativas sobre o turismo em Santarém já vêm de longe e sempre foram demasiado altas. «Só programas com produtos diferenciados terão sucesso e será muito difícil Santarém vir a ter uma economia do turismo pois seria necessário mudar muitas coisas… começando pelas mentalidades. Não esqueçamos que até há poucos anos os monumentos estavam bastante degradados e encerrados e os eventos eram muito raros à excepção da Feira do Ribatejo e do Festival de Gastronomia».

Uma marca sem dinâmica

O mapa turístico do país foi redesenhado com o objectivo de melhorar a gestão sustentada dos recursos de cada uma das regiões e Santarém passa a pertencer à nova Entidade de Lisboa e Vale do Tejo.

«A marca Santarém não é nova nem desconhecida do grande público mas para aumentar a receita turística vai ser necessário um plano de desenvolvimento integrado. O turismo nunca foi encarado como uma actividade económica importante para o desenvolvimento do concelho» foram as palavras do Dr. António Carmo , Vereador do PS na Autarquia Escalabitana.

Tourada para inglês ver

Entretanto, colocámos a todos os entrevistados uma questão sobre tauromaquia e a resposta foi unânime. Todos consideraram uma óptima ideia a criação de um museu tauromáquico em Santarém, apesar de não estar nada pensado nem nada feito nesse sentido.

A capital do gótico parece estar atenta mas ainda não arregaçou as mangas nem

meteu mãos à obra. Mas o tempo é de acção pois o turismo é a indústria mundial em

maior crescimento e tem vindo a conquistar lugares na economia portuguesa pela sua capacidade de criar riqueza e emprego. O sector está a viver um bom momento com as receitas a aumentarem, grandes investimentos no terreno e novos produtos a surgirem.

Links :

www.cm-santarem.ptwww.turismodeportugal.ptwww.ine.pt

Page 4: Turismo Santarém_reportagem