Turma-2001

44
Módulos: 21, 22, 23, 24, 25 e 26. 1. UFMG Diferentes métodos de controle de natalidade têm sido usados pela população. Um desses métodos está ilustrado nesta figura: Considerando-se a utilização desse método, é correto afirmar que ele pode implicar a) a inibição das glândulas que produzem sêmen. b) a manutenção de espermatogônias. c) a redução da libido. d) o aumento da produção de testosterona. 2. UERJ PESQUISA MOSTRA QUE BRASILEIRA SE PROTEGE MAL “O percentual de brasileiras com uniões estáveis (casadas ou não) que usa contraceptivos é elevado, porém, a maior parte delas opta por métodos definitivos, segundo dados da Pesquisa Nacional sobre Demografia e Saúde. De acordo com a pesquisa, 77% das brasileiras com uniões estáveis usam métodos anticoncepcionais, porém, 40% delas optaram por ligar as trompas.” (O Globo, 23/09/98) A reportagem acima refere-se à reprodução humana, no que diz respeito ao metabolismo feminino. Explique o motivo pelo qual: a) a pílula anticoncepcional é um método contraceptivo não definitivo. _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ ____________________________ b) as mulheres que optaram por ligar as trompas não engravidam, apesar de continuarem ovulando. _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ ____________________________ 3. Univali-SC O complexo funcionamento hormonal na mulher pode levá-la a cometer loucuras, como mostra a revista VEJA, no início de setembro deste ano, em Loucuras pósparto. Trata-se de mulheres que, após darem à luz, entram em depressão, rejeitando o próprio filho, ao ponto de sacrificá-los. Médicos apontam explicações físicas. “Depois do parto, o corpo da mulher passa por uma revolução hormonal meteórica. O organismo que mudou ao longo de meses volta ao normal de repente. O resultado é uma descompensação dos hormônios. É nesse momento que a depressão aparece, principalmente nas mulheres que já possuem casos na família.” Os hormônios femininos que podem ser encontrados no sangue da mulher, antes, durante e depois da gravidez são: a) progesterona, estrógeno, ADH e calciotonina. b) estrógeno, adrenalina, ADH e ACTH. c) ocitocina, prolactina, FSH e adrenalina. d) FSH, LH, tiroxina e prolactina. PLANO DE ESTUDO TESTE 03 – BIOLOGIA I TRIMESTRE 2ª SÉRIE - Turma: 200 Nome: ___________________________________________________________

description

avaliação, proposta, emprego, em cargo, esolar

Transcript of Turma-2001

Page 1: Turma-2001

Módulos: 21, 22, 23, 24, 25 e 26.

1. UFMG Diferentes métodos de controle de natalidade têm sido usados pela população.Um desses métodos está ilustrado nesta figura:

Considerando-se a utilização desse método, é correto afirmar que ele pode implicara) a inibição das glândulas que produzem sêmen.b) a manutenção de espermatogônias.c) a redução da libido.d) o aumento da produção de testosterona.

2. UERJ PESQUISA MOSTRA QUE BRASILEIRA SE PROTEGE MAL“O percentual de brasileiras com uniões estáveis (casadas ou não) que usa contraceptivos é elevado, porém, a maior parte delas opta por métodos definitivos, segundo dados da Pesquisa Nacional sobre Demografia e Saúde. De acordo com a pesquisa, 77% das brasileiras com uniões estáveis usam métodos anticoncepcionais, porém, 40% delas optaram por ligar as trompas.”(O Globo, 23/09/98)A reportagem acima refere-se à reprodução humana, no que diz respeito ao metabolismo feminino. Explique o motivo pelo qual:a) a pílula anticoncepcional é um método contraceptivo não definitivo.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) as mulheres que optaram por ligar as trompas não engravidam, apesar de continuaremovulando.

________________________________________________________________________

________________________________________________________________________

3. Univali-SC O complexo funcionamento hormonal na mulher pode levá-la a cometer loucuras, como mostra a revista VEJA, no início de setembro deste ano, em Loucuras pósparto.Trata-se de mulheres que, após darem à luz, entram em depressão, rejeitando o próprio filho, ao ponto de sacrificá-los. Médicos apontam explicações físicas. “Depois do parto, o corpo da mulher passa por uma revolução hormonal meteórica. O organismo que mudou ao longo de meses volta ao normal de repente. O resultado é uma descompensação dos hormônios. É nesse momento que a depressão aparece, principalmente nas mulheres que já possuem casos na família.”Os hormônios femininos que podem ser encontrados no sangue da mulher, antes, durante e depois da gravidez são:a) progesterona, estrógeno, ADH e calciotonina.b) estrógeno, adrenalina, ADH e ACTH.c) ocitocina, prolactina, FSH e adrenalina.d) FSH, LH, tiroxina e prolactina.e) estrógeno, progesterona, prolactina e LH.

4. PUC-PR A produção do hormônio luteinizante estimula as células intersticiais ou de Leydig a liberar um hormônio que, por sua vez, é responsável pela manutenção dos caracteres sexuais.Assinale a opção que corresponde ao descrito no texto:a) A hipófise produz o hormônio luteinizante e estimula o testículo a produzir testosterona.b) O testículo produz hormônio luteinizante e estimula a hipófise a produzir o estrógeno.c) O hormônio luteinizante estimula o testículo a produzir o estrógeno, estimulando a hipófise.d) O hormônio luteinizante estimula o ovário a produzir a progesterona, estimulando a hipófise.e) O hipotálamo produz o hormônio luteinizante estimulando a hipófise a produzir testosterona.

5. UFPB A figura abaixo evidencia a organização anatômica dos órgãos reprodutivos masculinos, bem como sua posição em relação a outros órgãos viscerais.

PLANO DE ESTUDOTESTE 03 – BIOLOGIA I

3º TRIMESTRE2ª SÉRIE - NI

DATA: ___/___/____

Turma: 200Nome: __________________________________________________________________

Page 2: Turma-2001

a) Indique as letras referentes a estruturas ou órgãos exclusivos do sistema reprodutor.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Denomine as estruturas ou órgãos indicados pelas letras B, D, E e G.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. UFRJ A pílula anticoncepcional feminina é composta de estrógenos e progestacionais sintéticos que impedem a formação do óvulo (ovócito II) pelo ovário. Em geral, a mulher toma a pílula por 21 dias consecutivos, interrompe o uso da pílula por alguns dias e, em seguida, inicia uma nova série. Alguns médicos, entretanto, prescrevem o uso continuado da pílula, sem interrupções.Que diferença no ciclo feminino, particularmente no útero, terá esse segundo procedimento, quando comparado ao uso interrompido do medicamento?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. E.M. Santa Casa/Vitória-ES Na figura abaixo, que representa o sistema genital masculino, que número indica o epidídimo?

a) 1b) 2c) 3d) 4e) 5

8. U. E. Londrina-PR Em um experimento para se determinar a importância dos hormônios hipofisários na reprodução de mamíferos, procedeu-se à remocão da hipófise (hipofisectomia) de um grupo de ratas adultas. Após a hipofisectomia, os animais receberam doses fisiológicas de hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante

(LH). Como resultado deste procedimento experimental, espera-se que:a) Os ovários permaneçam inativos.b) Não ocorra mais ovulação.c) Ocorra liberação de estrógenos e ovulação.d) Ocorra atrofia uterina.e) Desapareçam as características sexuais secundárias.

9. UFMG A vasectomia tem sido um dos recursos procurados atualmente por homens que não desejam ter filhos. A eficácia desse método anticoncepcional deve-se aa) ausência de espermatozóides no sêmen.b) alteração do controle hormonal.c) impedimento da produção de espermatozóides.d) impedimento da ejaculação.

10. UFRJ A maior parte dos métodos anticoncepcionais que utiliza uma abordagem bioquímica ou fisiológica aplica-se à mulher. Um exemplo muito conhecido é a pílula anticoncepcional, que lança mão de misturas de estrogênio e progesterona para inibir a ovulação.Por que é mais difícil elaborar uma estratégia semelhante para o homem?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11. U. E. Ponta Grossa-PR Sobre o aparelho reprodutor masculino, representado na figura abaixo, assinale o que for correto:

01) Na estrutura de número 1, ocorre a espermatogênese e a produção de testosterona.02) Na estrutura de número 2, os espermatozóides recém-formados terminam sua maturação e ficam armazenados até a sua eliminação.04) A vasectomia é realizada através do seccionamento da estrutura de número 3.08) A estrutura de número 6 possui três cilindros de tecido esponjoso em seu interior (corpos cavernosos), uma “cabeça” (glande), e uma prega protetora, de pele (prepúcio), que recobre a glande.16) As estruturas de números 4 e 5 são chamadas de gônadas masculinas.

Page 3: Turma-2001

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas. _____

12. UERJ TÉCNICA REVERTE MENOPAUSA E DEVOLVE FERTILIDADEMulher estéril voltou a produzir óvulos após receber um transplante de ovário congelado nos Estados Unidos.(O Globo, 24/09/99)No procedimento médico-cirúrgico acima, o tecido ovariano transplantado foi induzido por hormônios a produzir óvulos.Isso foi possível porque a função ovariana é estimulada pelos seguintes hormônios secretados pela hipófise:a) estrogênio e progesterona.b) estrogênio e hormônio luteinizante.c) folículo estimulante e progesterona.d) folículo estimulante e hormônio luteinizante.

13. U.E. Ponta Grossa-PR Órgãos que fazem parte do aparelho reprodutor feminino interno:(01) clitóris(02) uretra(04) útero(08) ovidutos(16) epidídimo

Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas. ____

14. Fempar-PR Analise as afirmativas a seguir sobre a reprodução das espécies:I. A relação existente entre túbulos seminíferos e formação dos espermatozóides é o fato de que nas células dos túbulos ocorre a meiose, divisão celular reducional de onde se originam células haplóides com variabilidade gênica.II. O grande problema para os animais aquáticos habitarem o meio terrestre era a reprodução, que dependia de um meio, pelo menos, muito úmido. Foi resolvido com o advento dos anexos embrionários como o saco vitelínico.III. O uso de pílulas anticoncepcionais pelas mulheres inibe a produção dos hormônios FSH e LH e propicia uma situação em que não ocorre ovulação. O uso de estrógenos como anticoncepcionais, porém, pode trazer danos ao sistema circulatório, principalmente se associado ao tabagismo.É (são) correta(s) a(s) afirmativa(s):a) I e II.b) I e III.c) II e III.d) I, II e IIIe) I somente.

Page 4: Turma-2001
Page 5: Turma-2001

Módulos: 21 e 23.

1. De acordo com a lei de Hardy-Weinberg, para que uma população esteja em equilíbrio genético perfeito é necessário: I. Ser uma população panmítica, ou seja, ser suficientemente grande para que os cruzamentos se deêm ao acaso. II. Estar composta por indivíduos de uma mesma espécie que se reproduzam sexualmente e residam dentro de limites geográficos definidos, permitindo o intercruzamento. III. Não sofrer ação (influência) dos denominados fatores evolutivos. Considerando as proposições I, II e II, é correto afirmar que: (01) todas estão incorretas. (02) somente a I e a II estão corretas. (04) somente a I e a III estão corretas. (08) todas estão corretas. Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas. _______

2. Numa determinada ilha existia uma população animal com indivíduos possuidores de uma característica normal e indivíduos possuidores de uma característica recessiva, numa proporção de 10:1, respectivamente. Mas um desastre ambiental provocou a morte de todos os indivíduos com a característica recessiva, alterando de forma brusca a frequência do gene recessivo na população da ilha. a) Após o desastre pode-se afirmar que a frequência do gene recessivo será zero? Justifique sua resposta. b) Qual o nome dado a essa alteração brusca na frequência gênica?

3. A sensibilidade (gosto amargo) do ser humano ao PTC (feniltiocarbamida) se deve a um gene autossômico dominante I e a insensibilidade, ao seu alelo recessivo i. Sabendo-se que, numa população de 1200 pessoas, as freqüências dos genes I e i são, respectivamente, 0,8 e 0,2, os números esperados de pessoas sensíveis e insensíveis nessa população são, respectivamente: a) 1152 e 48. b) 1008 e 192. c) 960 e 240. d) 816 e 384. e) 768 e 432.

4. Um geneticista usou duas linhagens de milho, cada uma das quais reconhecível facilmente por ser homozigota quanto a um gene recessivo. As duas populações foram plantadas no mesmo campo, selecionando-se, para plantio, em cada geração subsequente, as sementes resultantes do intercruzamento e que estivessem nas espigas que revelassem a menor taxa de intercruzamento. Em uma das populações, a frequência inicial de intercruzamento foi de 35,8% e, nas gerações subsequentes, ela baixou da seguinte forma: 24,9%, 14,0%, 10,3%, 9,2%,

4,9%. Na outra população, os valores correspondentes foram os seguintes: 46,7%, 30,6%, 35,1%, 9,3%, 10,6% e 3,4%. FREIRE-MAIA, N. Teoria da evolução: de Darwin à teoria sintética. Belo

Horizonte: Itatiaia; São Paulo: EDUSP, 1988 (com adaptações). Com referência às informações e ao tema apresentados no texto, julgue os itens a seguir como certos ou errados. ( ) O trecho “sementes resultantes do intercruzamento” refere-se ao fato de o experimento envolver populações de espécies diferentes de milho plantadas no mesmo campo. ( ) O experimento descrito consistia em escolher espigas que tivessem sementes formadas pelo intercruzamento das duas populações, mas que tivessem sido polinizadas, majoritariamente, por flores de sua própria população. ( ) As espigas que tinham maior quantidade de intercruzamento mantinham-se facilmente reconhecíveis por serem homozigotas recessivas. ( ) O experimento mostrou que a frequência de intercruzamento estava decrescendo, pois, na primeira geração, foi de 35,8% em uma população e de 46,7% na outra, e, na quarta geração, foi, respectivamente, de 10,3% e 9,3%. ( ) O procedimento descrito no texto pode levar, com o passar das gerações, ao isolamento reprodutivo das populações.

5. Se numa população humana em equilíbrio genético, as frequências dos genes IA, IB e i que condicionam o tipo de sangue são iguais, concluímos que nessa população existem: a) mais pessoas do tipo A. b) mais pessoas do tipo O. c) mais pessoas do tipo AB. d) igual número de pessoas do tipo A e do tipo B. e) igual número de pessoas de cada tipo (A, B, AB e O).

6. "A diversidade de fenótipos existentes em uma população, sobre os quais atua a seleção natural, é mantida por mutação gênica e por recombinação gênica". Essa frase resume os aspectos fundamentais:a) do criacionismo.b) do lamarckismo.c) do darwinismo clássico.d) da teoria sintética da evolução.

7. Correlacione os fenômenos enumerados com os algarismos arábicos 1, 2, 3 e 4 às definições ou aos conceitos, expressos nas afirmativas de I a IV.1: Evolução2: Mutação3:Adaptação4: Especiação

PLANO DE ESTUDOTESTE 03 – BIOLOGIA II

3º TRIMESTRE2ª SÉRIE - NI

DATA: ___/___/____

Turma: 200Nome: __________________________________________________________________

Page 6: Turma-2001

I. Modificações nas frequências gênicas das populações através do tempo, orientadas pela seleção natural.II. Modificação ao acaso nos genes ou cromossomos, acarretando variação genética.III. Modificações de estruturas e funções em um grupo, que favorecem sua sobrevivência.IV. Determinada pelo isolamento reprodutivo, que pode ter como causa o isolamento geográfico.a) I - 4; II - 2; III - 3; IV - 1.b) I - 3; II - 1; III - 2; IV - 4.c) I - 2; II - 3; III - 4; IV - 1.d) I - 1; II - 2; III - 3; IV - 4.e) I - 1; II - 3; III - 4; IV - 2.

8. Em ambientes relativamente estáveis, em que a média dos indivíduos está bem adaptada às condições ambientais, a seleção natural reforça essa tendência, favorecendo indivíduos médios e selecionados negativamente indivíduos que apresentam características extremas. Esse tipo de seleção é, por isso, denominado de:a) Seleção sexualb) Seleção direcionalc) Seleção disruptivad) Seleção estabilizadora.e) Seleção natural

9. Os gráficos abaixo ilustram as três formas básicas de seleção natural. A distribuição dos fenótipos da progênie, após a seleção, é representada pela linha sólida. Comparativamente, a linha pontilhada representa a geração parental pré-seleção.

Com base na observação dos gráficos, é INCORRETO afirmar:a) Em I, a seleção é estabilizadora, pois favorece os atributos médios.b) Em II, a seleção é direcional, pois, favorece um dos atributos extremos.c) Em II, a frequência dos alelos no patrimônio genético é alterada.d) Em I, a seleção resulta em maior variabilidade fenotípica.e) Em III, a seleção é disruptiva, pois favorece os atributos extremos.

10. Uma população humana foi testada quanto ao sistema MN de grupos sanguíneos. Os dados obtidos compõem a tabela a seguir:

a) Quais as frequências dos alelos M e N nessa população?

____________________________________________________________________________________________________________b) Essa população está em equilíbrio de Hardy-Weinberg?

____________________________________________________________________________________________________________

Page 7: Turma-2001

Módulos: 19, 20, 21, 22, 23 e 25.

Texto para as questões 1 e 2:

Lima, 29 de agosto de 1821.

“Excmo. señor Libertador de Colombia, Simón Bolívar.

Querido general:

Dije a usted en mi última del 23 del corriente que habiendo reasumido el mando Supremo de esta república, con el fin de separar de él al débil e inepto Torre-Tagle las atenciones que me rodeaban en el momento no me permitían escribirle con la atención que deseaba; ahora al verificarlo no solo lo haré con la franqueza de mi carácter sino con la que exigen los altos intereses de la América.Los resultados de nuestra entrevista no han sido los que me prometía para la pronta terminación de la guerra. Desgraciadamente yo estoy íntimamente convencido o que no ha creído sincero mi ofrecimiento de servir bajo sus órdenes, con las fuerzas de mi mando, o que mi persona le es embarazosa.

Las razones que usted me expuso de que su delicadeza no le permitiría jamás mandarme, y que aun en el caso de que esta dificultad pudiese ser vencida estaba seguro que el Congreso de Colombia no autorizaría su separación delterritorio de la república… […]

[…] Para mí hubiese sido el colmo de la felicidad terminar la guerra de la independencia bajo las órdenes de un general a quien América debe su libertad. El destino lo dispone de otro modo y es preciso conformarse.

[…] Con estos sentimientos y con los de desearle únicamente sea usted quien tenga la gloria de terminar la guerra de la independencia de la América del Sur, se repite su afectísimo servidor.”José de San Martín

(José de San Martín, 1778-1850, http://www.lagazeta.com.ar/guayaquil.htm)SAN MARTÍN Y BOLÍVAR: UN DESENCUENTRO

MEMORABLE

1. Simón Bolívar e José de San Martín tiveram papel fundamental no processo de emancipação da América. Nessa carta enviada por José de San Martín a Bolívar pode-se verificar que:a) José de San Martín precisava do apoio dos homens de Bolívar.b) Bolívar aceitou o apoio de San Martín e seus homens.c) José de San Martín se ofereceu para lutar junto com seus homens sob as ordens de Bolívar.d) ela é uma resposta a uma exigência de apoio por parte de Bolívar.

2. Los verbos destacados en el texto están conjugados en el:

a) Pretérito Perfecto Simple.b) Pretérito Perfecto Compuesto.c) Pretérito Imperfecto.d) Futuro imperfecto.

3. No trecho: “ahora al verificarlo no sólo lo haré con la franqueza de mi carácter sino con la que exigen los altos intereses de la América.” , o verbo sublinhado está conjugado no: a) Pretérito Perfecto Compuesto.b) Pretérito Imperfecto.c) Futuro Imperfecto.d) Pretérito Perfecto Simple.

4. Entresaca de la tira una frase con un pronombre interrogativo y un pronombre relativo.

_________________________________________________________________________________________________________

5. Completa las frases.con los pronombres relativos, exclamativos e interrogativos.

a) La nevera ______ compre no funciona bien.

b) ¿ ______ cuesta este coche?

c) ¡ ______ tiempo no le veo!

d) ¡ ______ maravilloso!

e) ¿ ______ cines hay en ese barrio?

6. Completa con Dónde, De dónde y Adónde.

a) ¿ _______________ está tu mochila?

b) ¿ _______________ vas después de la clase?

c) ¿ _______________ es tu família?

d) ¿ _______________ piensas ir mañana?

PLANO DE ESTUDOTESTE 03 – ESPANHOL

3º TRIMESTRE2ª SÉRIE - NI

DATA: ___/___/____

Turma: 200Nome: __________________________________________________________________

Page 8: Turma-2001

e) ¡No sé _______________ surgió este monstruo!

7. Completa el diálogo con los pronombres relativos, interrogativos y exclamativos , según convenga. Victoria: ¡Hola, Daniel!

Daniel: ¡Hola! ¿ _______________ estás?

Victoria: ¡Bien, gracias! ¿Y tú?

Daniel: Muy bien.

Victoria: Me alegro. Daniel, te presento a una muy buena amiga. Ella es Ana.

Ana: ¡Hola! Soy Ana López.

Daniel: Encantado de conocerte. Soy Daniel Gardel.

Victoria: ¿ ____________ vas?

Daniel: Estoy yendo a la biblioteca. Necesito buscar unos artículos de diario para un caso que tenemos.

Victoria: ____________ siempre, trabajando tanto. Nosotras estamos yendo al centro comercial. Necesito unos zapatos.

Daniel: Bueno entonces, que la pasen bien.

Victoria: Gracias. Saludos a tus padres.

Daniel: ¡ ____________ no! ¡Cuídate! Ana, muy lindo en conocerte.

Ana: Igualmente. ¡Chau!

8. Completa con porque / por qué / porqué o por que.

a) ¿ _______________ estás tan triste?

b) No sé el _______________ de su tristeza.

c) _______________ estoy enfermo.

d) Este es el motivo _______________ no he venido ayer.

Texto para a questão 9.Toda persona tiene todos los derechos y libertades proclamados en esta Declaración, sin distinción alguna de raza, color, sexo, idioma, religión, opinión política o de cualquier otra índole, origen nacional o social, posición económica, nacimiento o cualquier otra condición.Además, no se hará distinción alguna fundada en la condición política, jurídica o internacional del país o territorio de cuya jurisdicción dependa una persona, tanto si se trata de um país independiente, como de un territorio bajo administración fiduciaria, no autónomo o sometido a cualquier otra limitación de soberania.(http://www.un.org/es/documents/udhr/index.shtml#a1)

9. Os verbos sublinhados no texto estão conjugados, respectivamente, nos seguintes tempos:a) Presente do indicativo – Presente do subjuntivob) Presente do indicativo – Presente do indicativoc) Presente do subjuntivo – Condicional

d) Presente do indicativo – Futuro imperfeito

Fragmento de “Tormento”, de Benito Pérez Galdós

Tengo muy presente la fisonomía del clérigo, a quien vi muchas veces paseando por la Ronda de Valencia con los hijos de su sobrina, y algunas cargado de una voluminosa y pesada capa pluvial en no recuerdo qué procesiones. Era delgado y enjuto, como la fruta del algarrobo, la cara tan reseca y los carrillos tan vacíos, que cuando chupaba un cigarro parecía que los flácidos labios se le metían hasta la laringe ; los ojos de ardilla, vivísimos y saltones, la estatura muy alta, con mucha energía física, ágil y dispuesto para todo; de trato llano y festivo, y costumbres tan puras como pueden serlo las de un ángel. Sabía muchos cuentos y anécdotas mil, reales o inventadas, dicharachos de frailes, de soldados, de monjas, de cazadores, de navegantes, y de todo ello solía esmaltar su conversación, sin excluir el género picante siempre que no lo fuera con exceso. Sabía tocar la guitarra, pero rarísima vez cogía en sus benditas manos el profano instrumento, como no fuera en un arranque de inocente jovialidad para dar gusto a sus sobrinas cuando tenían convidados de confianza.

(http://www.ejemplo.us/ejemplo-de-texto-descriptivo/) 10. Os verbos sublinhados no texto estão conjugados em que tempo e modo?

______________________________________________________________________

Page 9: Turma-2001

Módulos: 21 e 22.

1. Na figura abaixo, AB é uma barra rígida, homogênea o cilíndrica em equilíbrio, apoiada em um ponto fixo O. A esfera M, pendurada na extremidade A da barra por um fio de massa desprezível, pesa 20 N. A experiência nos leva a concluir que o peso da barra é de:

a) 10 Nb) 20 Nc) 30 Nd) 40 Ne) 50 N

2. Na figura a seguir está representado um sistema mecânico em equilíbrio estático. X é uma barra rígida cilíndrica e homogênea, P é um apoio fixo, Y é uma esfera de massa igual a 2,0 kg, pendurada na barra por um fio de massa desprezível. Considere g = 10 m/s2. Qual é a massa da barra em quilograma?

a) 2,0b) 0,5c) 3,0d) 4,0e) 5,0

3. Uma barra homogênea de peso P e comprimento 4,0 m é articulada no ponto O, conforme a figura. Para se manter a barra em equilíbrio, é necessário exercer uma força F = 80 N na extremidade livre. O peso da barra, em N, será:

a) 20

b) 40c) 60d) 100e) 160

4. Uma viga de peso desprezível é apoiada por suas extremidades A e B, sendo que um homem de peso P anda sobre ela.

A intensidade RA da reação do apoio A é dada pelo gráfico a seguir, em que x é a distância de A ao homem:

Calcule, então:

a) o peso P do homem;

b) o comprimento L da viga.

5. Na figura abaixo, uma haste AB, homogênea e de seção reta uniforme, medindo 2,4 m, é suspensa pelo seu ponto médio M, por meio de um arame. Na extremidade B, há um recipiente de massa desprezível contendo água, enquanto, na extremidade A, há um camundongo de massa 250 g. Nessa situação, a haste se mantém em repouso na posição horizontal. Em determinado instante, o recipiente começa a vazar água na razão de 75 g/s e, em consequência disso, o camundongo passa a se mover no sentido de Apara M, de

PLANO DE ESTUDOTESTE 03 – FÍSICA I

3º TRIMESTRE2ª SÉRIE - NI

DATA: ___/___/____

Turma: 200Nome: __________________________________________________________________

Page 10: Turma-2001

modo a manter a haste na sua posição inicial. Para isso, qual deve ser o módulo v da velocidade do camundongo, em m/s?

6. Uma barra cilíndrica homogênea, de peso 200 N e 10,0 m de comprimento, encontra-se em equilíbrio, apoiada nos suportes A e B, como representa a figura.

a) Calcule as intensidades RA e RB das reações dos apoios A e B sobre a barra.

b) Usando-se uma corda leve, um bloco metálico de peso 400 N é dependurada

7. Para pintar uma parede, Miguel está sobre um andaime suspenso por duas cordas. Em certo instante, ele está mais próximo da extremidade direita do andaime, como mostrado nesta figura:

Sejam TE e TD os módulos das tensões nas cordas, respectivamente, da esquerda e da direita e P o módulo da soma do peso do andaime com o peso de Miguel. Analisando-se essas informações, é CORRETO afirmar que:a) TE = TD e TE + TD = P. b) TE = TD e TE + TD > P. c) TE < TD e TE + TD = P. d) TE < TD e TE + TD > P.e) com os dados fornecidos não é possível determinar a relação entre as grandezas citadas.

8. Gabriel está na ponta de um trampolim, que está fixo em duas estacas I e II, como representado nesta figura:

Sejam FI e FII as forças que as estacas I e II fazem, respectivamente, no trampolim. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que essas forças estão na direção vertical éa) têm sentido contrário, FI para cima e FII para baixo. b) ambas têm o sentido para baixo. c) têm sentido contrário, FI para baixo e FII para cima. d) ambas têm o sentido para cima.e) é impossível determinar algo.

Page 11: Turma-2001

Módulos: 22, 23, 24 e 25.

1. Três fios condutores de cobre, F1, F2 e F3, estão interligados por solda, como mostra a figura, e são percorridos por correntes elétricas de intensidades i1, i2 e i3, respectivamente, sendo i1 = 2 A ei2 = 6 A nos sentidos indicados.

Determine:a) o sentido e a intensidade da corrente elétrica no fio F3;

b) o sentido em que os elétrons livres percorrem o fio F3;

c) a quantidade de elétrons livres que passa por uma seção transversal do fio F3 em cada segundo, sendo e = 1,6 · 10–19 C a carga elétrica elementar.

2. Cerca de 106 íons de Na+ penetram em uma célula nervosa, em um intervalo de tempo de 1 ms, atravessando sua membrana. Calcule a intensidade da corrente elétrica através da membrana, sendo e = 1,6 · 10–19 C a carga elétrica elementar.

3. Um fio de cobre é percorrido por uma corrente elétrica constante, de intensidade 10 A. Sendo de 1,6 · 10–19 C a carga elétrica elementar,determine:a) o módulo da carga elétrica que atravessa uma seção transversal do condutor, durante um segundo;

b) a quantidade de elétrons que atravessa a citada seção, durante um segundo.

4. A intensidade da corrente elétrica que passa por um condutor metálico varia com o tempo, de acordo com o diagrama a seguir:

Determine:a) o módulo da carga elétrica total que passa por uma seção transversal desse condutor, nos 8 segundos;

b) a intensidade média de corrente elétrica nesse intervalo de tempo.

5. Por um chuveiro elétrico circula uma corrente de 20 A quando ele é ligado a uma tensão de 220 V.Determine:a) a potência elétrica recebida pelo chuveiro;

PLANO DE ESTUDOTESTE 03 – FÍSICA II

3º TRIMESTRE2ª SÉRIE - NI

DATA: ___/___/____

Turma: 200Nome: __________________________________________________________________

Page 12: Turma-2001

b) a energia elétrica consumida pelo chuveiro em 15 minutos de funcionamento, expressa em kWh.

c) a elevação da temperatura da água ao passar pelo chuveiro com vazão igual a 50 gramas por segundo, supondo que ela absorva toda a energia dissipada. Use: calor específico da água = 4,0 J/g °C.

6. Um chuveiro elétrico tem potência de 2 800 W, e uma lâmpada incandescente tem potência de 40 W. O tempo que a lâmpada deve ficar ligada para consumir a mesma energia gasta pelo chuveiroem dez minutos de funcionamento é:a) 1 hora e 10 minutos.b) 700 horas.c) 70 horas.d) 11 horas e 40 minutos.

7. Um jovem casal instalou em sua casa uma ducha elétrica moderna de 7 700 watts/220 volts. No entanto, os jovens verificaram, desiludidos, que toda vez que ligavam a ducha na potênciamáxima, desarmava-se o disjuntor (o que equivale a queimar o fusível de antigamente) e a fantástica ducha deixava de aquecer. Pretendiam até recolocar no lugar o velho chuveiro de 3 300 watts/220 volts, que nunca falhou. Felizmente, um amigo – físico, naturalmente – os socorreu.Substituiu o velho disjuntor por outro, de maneira que a ducha funcionasse normalmente.A partir desses dados, indique a única alternativa que descreve corretamente a possível troca efetuada pelo amigo.a) Substituiu o velho disjuntor de 20 ampères por um novo, de 30 ampères.b) Substituiu o velho disjuntor de 20 ampères por um novo, de 40 ampères.c) Substituiu o velho disjuntor de 10 ampères por um novo, de 40 ampères.d) Substituiu o velho disjuntor de 30 ampères por um novo, de 20 ampères.e) Substituiu o velho disjuntor de 40 ampères por um novo, de 20 ampères.

8. (Unicamp-SP) O gráfico abaixo mostra a potência elétrica (em kW) consumida em uma certa residência ao longo do dia. A residência é alimentada com a voltagem de 120 V. Essa residência tem um fusível que se queima se a corrente ultrapassar um certo valor, para evitar danosna instalação elétrica. Por outro lado, esse fusível deve suportar a corrente utilizada na operação normal dos aparelhos da residência.

a) Qual o valor mínimo da corrente que o fusível deve suportar?

b) Qual é a energia em kWh consumida em um dia nessa residência?

c) Qual será o preço a pagar por 30 dias de consumo se o kWh custa R$ 0,12?

9. As tabelas a seguir fornecem intensidades de corrente elétrica i em função de tensões U em três condutores A, B e C mantidos em temperatura constante:

a) Que condutor(es) é(são) ôhmico(s)?

b) Calcule a resistência elétrica do(s) condutor(es) ôhmico(s).

10. (PUC-RJ) Considere duas lâmpadas, A e B, idênticas a não ser pelo fato de que o filamento de B é mais grosso que o filamento de A. Se cada uma estiver sujeita a uma ddp de 110 volts:

a) A será a mais brilhante, pois tem a maior resistência.b) B será a mais brilhante, pois tem a maior resistência.c) A será a mais brilhante, pois tem a menor resistência.d) B será a mais brilhante, pois tem a menor resistência.e) ambas terão o mesmo brilho.

Page 13: Turma-2001

Módulos: 20, 21, 22 e 23.

1. (Uftm 2011) Leia os poemas.

I. Manuel Bandeira(...)A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livrosVinha da boca do povo na língua errada do povoLíngua certa do povoPorque ele é que fala gostoso o português do BrasilAo passo que nósO que fazemosÉ macaquearA sintaxe lusíada(...)

II. Oswald de AndradeQuando o português chegouDebaixo duma bruta chuvaVestiu o índioQue pena! Fosse uma manhã de solO índio tinha despidoO português

A ideia comum aos dois textos consiste na :a) contradição entre a língua concebida e a que se realiza nos poemas. b) crítica ao linguajar popular e debochado do povo brasileiro. c) aceitação dos valores da cultura europeia, particularmente a portuguesa. d) proposta de uma língua nacional que esteja próxima da expressão lusíada. e) busca de uma identidade nacional, negando-se a cultura europeia. TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES: As questões a seguir tomam por base uma passagem do romance regionalista Vidas secas, de Graciliano Ramos (1892-1953).

Contas

Fabiano recebia na partilha a quarta parte dos bezerros e a terça dos cabritos. Mas como não tinha roça e apenas se limitava a semear na vazante uns punhados de feijão e milho, comia da feira, desfazia-se dos animais, não chegava a ferrar um bezerro ou assinar a orelha de um cabrito.

Se pudesse economizar durante alguns meses, levantaria a cabeça. Forjara planos. Tolice, quem é do chão não se trepa. Consumidos os legumes, roídas as espigas de milho, recorria à gaveta do amo, cedia por preço baixo o produto das sortes.Resmungava, rezingava, numa aflição, tentando espichar os recursos minguados, engasgava-se, engolia em seco.

Transigindo com outro, não seria roubado tão descaradamente. Mas receava ser expulso da fazenda. E rendia-se. Aceitava o cobre e ouvia conselhos. Era bom pensar no futuro, criar juízo. Ficava de boca aberta, vermelho, o pescoço inchando. De repende estourava:

– Conversa. Dinheiro anda num cavalo e ninguém pode viver sem comer. Quem é do chão não se trepa.

Pouco a pouco o ferro do proprietário queimava os bichos de Fabiano. E quando não tinha mais nada para vender, o sertanejo endividava-se. Ao chegar a partilha, estava encalacrado, e na hora das contas davam-lhe uma ninharia.

Ora, daquela vez, como das outras, Fabiano ajustou o gado, arrependeu-se, enfim deixou a transação meio apalavrada e foi consultar a mulher. Sinha Vitória mandou os meninos para o barreiro, sentou-se na cozinha, concentrou-se, distribuiu no chão sementes de várias espécies, realizou somas e diminuições. No dia seguinte Fabiano voltou à cidade, mas ao fechar o negócio notou que as operações de Sinha Vitória, como de costume, diferiam das do patrão. Reclamou e obteve a explicação habitual: a diferença era proveniente de juros.

Não se conformou: devia haver engano. Ele era bruto, sim senhor, via-se perfeitamente que era bruto, mas a mulher tinha miolo. Com certeza havia um erro no papel do branco. Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mão beijada! Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria!

O patrão zangou-se, repeliu a insolência, achou bom que, o vaqueiro fosse procurar serviço noutra fazenda.

Aí Fabiano baixou a pancada e amunhecou. Bem, bem.Não era preciso barulho não. Se havia dito palavra à toa, pedia desculpa. Era bruto, não fora ensinado. Atrevimento não tinha, conhecia o seu lugar. Um cabra. Ia lá puxar questão com gente rica? Bruto, sim senhor, mas sabia respeitar os homens. Devia ser ignorância da mulher, provavelmente devia ser ignorância da mulher. Até estranhara as contas dela. Enfim, como não sabia ler (um bruto, sim senhor), acreditara na sua velha. Mas pedia desculpa e jurava não cair noutra.

(Graciliano Ramos. Vidas secas. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1974.)

2. (Unesp 2011) Quem é do chão não se trepa.Fabiano emprega duas vezes este provérbio para retratar com certo determinismo sua situação, que ele considera impossível de ser mudada. Há outros que poderiam ser utilizados para retratar essa atitude de desânimo ante algo que parece irreversível.

PLANO DE ESTUDOTESTE 03 – LITERATURA

3º TRIMESTRE2ª SÉRIE - NI

DATA: ___/___/____

Turma: 200Nome: __________________________________________________________________

Page 14: Turma-2001

Na relação de provérbios abaixo, aponte aquele que não poderia substituir o empregado por Fabiano, em virtude de não corresponder àquilo que a personagem queria significar.a) Quem nasce na lama morre na bicharia. b) Quem semeia ventos colhe tempestades. c) Quem nasceu pra tostão não chega a milhão. d) Quem nasceu pra ser tatu morre cavando. e) Os paus, uns nasceram para santos, outros para tamancos. 3. (Unesp 2011) Lendo atentamente o fragmento de Vidas secas, percebe-se que o foco principal é o das transações entre Fabiano e o proprietário da fazenda. Aponte a alternativa que não corresponde ao que é efetivamente exposto pelo texto. a) O proprietário era, na verdade, um benfeitor para Fabiano. b) Fabiano declarava-se “um bruto” ao proprietário. c) O proprietário levava sempre vantagem na partilha do gado. d) Fabiano sabia que era enganado nas contas, mas não conseguia provar. e) Fabiano aceitava a situação e se resignava, por medo de ficar sem trabalho. TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES: A ROSA DE HIROXIMA

Pensem nas criançasMudas telepáticasPensem nas meninasCegas inexatasPensem nas mulheresRotas alteradasPensem nas feridasComo rosas cálidasMas oh não se esqueçamDa rosa da rosaDa rosa de HiroximaA rosa hereditáriaA rosa radioativaEstúpida e inválidaA rosa com cirroseA antirrosa atômicaSem cor sem perfumeSem rosa sem nada.

Vinicius de Moraes, Antologia poética.

4. (Fuvest 2011) Os aspectos expressivo e exortativo do texto conjugam-se, de modo mais evidente, no verso: a) “Mudas telepáticas”. (V. 2) b) “Mas oh não se esqueçam”. (V. 9) c) “Da rosa da rosa”. (V. 10) d) “Estúpida e inválida”. (V. 14) e) “A antirrosa atômica”. (V. 16) 5. (Fuvest 2011) Neste poema,

a) há referência a um acontecimento histórico, ao privilegiar a objetividade, suprime o teor lírico do texto. b) parte da força poética do texto provém da associação da imagem tradicionalmente positiva da rosa a atributos negativos, ligados à ideia de destruição.

c) o caráter politicamente engajado do texto é responsável pela sua despreocupação com a elaboração formal. d) o paralelismo da construção sintática revela que o texto foi escrito originalmente como letra de canção popular. e) o predomínio das metonímias sobre as metáforas responde, em boa medida, pelo caráter concreto do texto e pelo vigor de sua mensagem. TEXTOS PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES:

TEXTO 1

“Saudações”

Ó ilustríssimos senhoresde modos finos, que saco!Pelo amor da santa, foracom vossos salamaleques!

Não quero louros nem bustoe nem meu nome em viapública.Não quero as vossas vêniase rapapés, flores dúbias.Não quero ser poetade que todos se orgulham.

Descaradamente confessoa quem interessar possa:Quero é ser a vergonhada província e da república.

(Transpaixão)

TEXTO 2

“Lisbon revisited (1923)”

Não: não quero nada.Já disse que não quero nada.

Não me venham com conclusões!A única conclusão é morrer.

Não me tragam estéticas!Não me falem em moral!Tirem-me daqui a metafísica!Não me apregoem sistemas completos, não me enfileiremconquistasDas ciências (das ciências, Deus meu, das ciências!) —Das ciências, das artes, da civilização moderna!

Que mal fiz eu aos deuses todos?

Se têm a verdade, guardem-a!

Sou um técnico, mas tenho técnica só dentro da técnica.Fora disso sou doido, com todo o direito a sê-lo.Com todo o direito a sê-lo, ouviram?

(Ficções do interlúdio)

Levando em conta os TEXTOS 1 e 2,

Page 15: Turma-2001

6. Identifique, no poema de Waldo Motta, expressões que contrapõem linguagem culta a linguagem popular e analise o efeito que essa contraposição provoca.

____________________________________________________________________________________________________________

7. Explique a diferença entre a pessoa gramatical à qual se dirige o poema “Lisbon revisited (1923)” e aquela à qual se dirige “Saudações”.

____________________________________________________________________________________________________________

8. Considerando que intertextualidade implica a “utilização de uma multiplicidade de textos ou de partes de textos preexistentes de um ou mais autores, de que resulta a elaboração de um novo texto literário” (Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa), justifique como esse processo ocorre na relação entre os trechos de “Saudações”, do poeta brasileiro contemporâneo Waldo Motta, e de “Lisbon revisited (1923)”, do poeta português modernista Fernando Pessoa.

____________________________________________________________________________________________________________

Carlos Drummond de Andrade reescreve a famosa "Canção do Exílio" de Gonçalves Dias, na qual o poeta romântico idealiza a terra natal distante.

Nova canção do exílioÀ Josué Montello

Um sabiána palmeira, longe.Estas aves cantamum outro canto.

O céu cintilasobre flores úmidas.Vozes na mata,e o maior amor.

Só, na noite,seria feliz:um sabiá,na palmeira, longe.

Onde tudo é beloe fantástico,só, na noite,seria feliz.(Um sabiá,na palmeira, longe.)

Ainda um grito de vidavoltarpara onde tudo é beloe fantástico:a palmeira, o sabiá,o longe.

("A rosa do povo", em Carlos Drummond de Andrade, "Poesia e Prosa". Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988, p.117.)

9. Além de expatriação, a palavra exílio significa também "lugar longínquo" e "isolamento do convívio social". Quais palavras expressam estes dois últimos significados no poema de Drummond?

____________________________________________________________________________________________________________

10. Como o eu lírico imagina o lugar para onde quer voltar?

____________________________________________________________________________________________________________

11. Leia o poema de Murilo Mendes, autor do Modernismo brasileiro, e responda.

Pré-história

Mamãe vestida de rendasTocava piano no caos.Uma noite abriu as asasCansada de tanto som,Equilibrou-se no azul,De tonta não mais olhouPara mim, para ninguém!Cai no álbum de retratos.

a) Identifique duas características da literatura modernista presentes no poema.

____________________________________________________________________________________________________________

b) Transcreva duas passagens do poema nas quais se evidenciam imagens surrealistas.

____________________________________________________________________________________________________________

12. BH, junho de 1925.

Mário dear,

Conversei ontem à tardinha com o nosso querido Carlos. Me disse que dias atrás tinha recebido mais uma carta sua. Percebi no olhar por detrás dos óculos que ele ainda não conseguia esconder as emoções mais secretas. Você bem sabe como o nosso amigo cultiva as graças do segredo, que, aliás, só são instigantes se o interlocutor nos sugere

Page 16: Turma-2001

(escancaradamente) que está escondendo algo (intimamente). Carlos me jogou na cara o conteúdo da carta que tinha recebido de São Paulo e logo em seguida o abafou com tampa de caçarola.

(...)Carlos tem uma visão da linguagem dada pelo lado

de fora do corpo. Se você lhe dissesse: "Conhece-te a ti mesmo", ele te responderia: "Não é mais útil conhecer a minha vizinha de mesa? Se puxasse conversa com ela, iria me cutucar de volta com um beijo e dizer que eu penso, logo existo." 1Carlos é um parnasiano enrustido. Para ele a palavra é semelhante a um objeto querido, mais a gente acaricia a palavra, mais ela se torna nossa, mais é posse de quem a ama. Carlos se cola à pele da palavra pelo sentimento nobre que a reveste, sentimento que ele detecta 'vis-à-vis' de algo que não faz intimamente parte dele. Sem dúvida esse amor pela pele e a carne da palavra - pele e carne da linguagem fonética - é o que salva Carlos neste momento em que ele acredita que pode sair por aí "construindo" com a poesia um mundo novo, como se palavra fosse tijolo, folha de papel em branco, argamassa, e poeta, pedro-pedreiro.

Antes de tudo, seria importante que você, Mário, o mandasse jogar as palavras pra dentro dele como se joga sujeira na lata de lixo. Não pode imaginar a revolução que você estaria armando! Aí ele veria que as palavras, à semelhança dos nossos sentimentos e emoções, são sujas, tão pegajosas, visguentas e até mesmo nauseabundas, quanto lesmas.

A palavra é semelhante em tudo por tudo a um órgão vivo que pulsa governado ou desgovernado pelos mandos ou desmandos do sangue, a filtrar saúde ou doença, indiscriminadamente.

Nem de longe Carlos suspeita que as palavras, como qualquer corpo, apresentam boa ou má saúde. Como bom estudante de farmácia, no momento que o souber, aprenderá a se automedicar com sabença e prazer. Ou seja: saberá como aniquilar os próprios sentimentos e emoções com a ajuda das palavras.

SANTIAGO, Silviano. "Conversei ontem à tardinha com o nosso querido Carlos" In Histórias mal contadas. Rio de Janeiro: Rocco, 2005, p. 162-163.

a) No conto de Silviano Santiago, um dos mais representativos escritores da literatura brasileira contemporânea, o narrador escreve uma carta fictícia a Mário de Andrade sobre a maneira como o então jovem poeta Carlos Drummond de Andrade pensava a linguagem e a criação poética. Considerando que os dois autores citados são referências do nosso modernismo, analise, no contexto da carta, a afirmação "Carlos é um parnasiano enrustido" (ref. 1, a partir de uma comparação entre a poética parnasiana e a modernista.

____________________________________________________________________________________________________________

b) No texto de Silviano Santiago, emprega-se alguns recursos típicos da linguagem informal. Transcreva dois exemplos de recursos diferentes, explicando por que considera informais esses usos.

____________________________________________________________________________________________________________

Page 17: Turma-2001

Módulos: 20, 21, 22, 23 e 25.

1. (Ufsc 2014) As tirinhas abaixo são do quadrinista argentino Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido como Quino. Nelas, vê-se sua personagem mais famosa, Mafalda (a menina de cabelos pretos), e sua colega Susanita. Leia com atenção as tiras para responder à questão.

Com base na leitura das quatro tirinhas que compõem o texto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01) Na primeira tirinha, ao comparar a vida ambicionada por Susanita com um fluxograma, Mafalda refere-se ao papel reservado à mulher no modelo tradicional de família, que se apresenta como uma espécie de planejamento fechado, sem margem a outras opções.

02) Na segunda tirinha, percebe-se como, segundo a concepção de Mafalda, a maternidade não é uma forma relevante de “contribuir para o progresso”. 04) Na terceira tirinha, fica evidente como Susanita, por influência de Mafalda, começa a se afastar do paradigma que tem a mulher como responsável pelos ditos “serviços domésticos”. 08) Na quarta tirinha, a afirmação final de Susanita permite supor que, na concepção da menina, as mulheres que se dedicam a profissões tidas por ela como masculinas (arquitetura, engenharia, advocacia, medicina) são mais femininas que aquelas que realizam apenas as tarefas domésticas. 16) Na segunda tirinha, a interjeição “Meu Deus”, no quadro final, mostra o espanto de Mafalda perante o modo como Susanita consegue, mesmo que de forma não esperada, ir passando de uma posição mais conservadora a outra mais avançada no que se refere ao papel social da mulher. 32) Na primeira tirinha, nota-se que, entre as concepções conservadoras de Susanita, está o consumismo, representado na meta de possuir “uma casa bem grande”, “um carro bem bonito” e “joias”.

2. Leia: “Ontem, quando entrei no armarinho para escolher as linhas, vi-me cercada de pessoas com quem não convivia há muito tempo, ou convivia muito pouco, de cuja existência tinha-me esquecido”. Este período é composto por: a) 5 orações. b) 6 orações. c) 7 orações. d) 8 orações e) 9 orações

3. Na estrutura “Também não sabemos se será possível reanimar alguém que já morreu”, o vocábulo destacado corresponde, morfológica e sintaticamente, ao que ocorre em: a) Pouca coisa se pode dizer com certeza sobre o futuro. b) Será uma época em que [...] não seremos os seres mais inteligentes. c) Alguns cientistas já se preocupam em garantir [...] d) Assumem, assim, que não nos será possível sequer desligá-los.

4. Considere a oração destacada no período: “Sei que estou olhando para cima, para vosso País!” Ela exerce, em relação à oração anterior, função de: a) Sujeito. b) Aposto. c) Complemento nominal. d) Objeto direto. e) Objeto indireto.

PLANO DE ESTUDOTESTE 03 – PORTUGUÊS

3º TRIMESTRE2ª SÉRIE - NI

DATA: ___/___/____

Turma: 200Nome: __________________________________________________________________

Page 18: Turma-2001

5. Imagine que você esteja vivendo uma paixão secreta por uma pessoa de seu círculo de amizades, mas não encontra meios (ou coragem...) de se declarar a ela. Certo dia, essa pessoa lhe faz um convite para uma festa e, no diálogo, usa uma destas duas frases: I. Diga se você irá à festa. II. Diga que você irá à festa.

Qual das duas faria seu coração bater mais forte? Por quê?

____________________________________________________________________________________________________________

6. Considere este período: Os advogados nos garantiram que os documentos estavam prontos. Em relação ao verbo garantiram:

a) Transcreva o seu objeto indireto:

____________________________________ b) Transcreva o seu objeto direto:

____________________________________

c) Classifique esse verbo quanto à transitividade:

____________________________________

d) Agora, classifique a oração subordinada presente no período:

____________________________________

7. Compare estes dois períodos: I. Os vereadores que apoiam o prefeito votarão contra sua cassação. II. Os vereadores, que apoiam o prefeito, votarão contra sua cassação.

Relativamente a eles, identifique as afirmações verdadeiras e falsas. a) Tanto em I como em II, a palavra que é um pronome relativo. ( )b) Em I, a oração adjetiva, por não estar entre vírgulas, classifica-se como restritiva. ( )c) Em II, a oração adjetiva, por estar entre vírgulas, classifica-se como explicativa. ( )d) Em I e II, o sentido é o mesmo. ( )e) Em I, subentende-se que somente parte dos vereadores apoiam o prefeito e somente esses é que votarão contra a cassação dele. ( )f) Em II, subentende-se que certamente o prefeito não será cassado pelos vereadores. ( )

8. Considere estas opiniões de duas pessoas: I: Os políticos brasileiros, que defendem os interesses do povo, merecem nosso voto.

II: Os políticos brasileiros que defendem os interesses do povo merecem nosso voto. a) Essa duas pessoas têm a mesma opinião a respeito dos políticos brasileiros? Justifique sua resposta baseando-se na classificação das orações subordinadas presentes nos dois períodos.

____________________________________________________________________________________________________________

b) Classifique sintaticamente o pronome relativo presente na frase II.

____________________________________________________________________________________________________________

Leia a tirinha para responder às próximas questões.

9. Classifique a oração subordinada destacada na tira (de que ainda não tinha escovado os dentes).

____________________________________

10. Transforme o período composto por subordinação em período simples.

____________________________________

11. (Uerj 2011)

A pergunta da personagem Mafalda, no segundo quadrinho, inicia-se com a palavra “então”, que estabelece uma relação de sentido com a situação anterior.Identifique a relação de sentido estabelecida e reescreva a pergunta, substituindo o vocábulo “então” por outro conectivo.

____________________________________________________________________________________________________________

Page 19: Turma-2001

Módulos: 18, 19, 20, 21 e 22 (Físico-Química) e 18, 19, 20 e 21 (Orgânica).

Atenção: O texto a seguir refere-se às questões 01 e 02.

O consumo de bebidas alcoólicas tem crescido assustadoramente, causando grande preocupação às autoridades do país. A ingestão de grandes quantidades de álcool causa danos irreversíveis ao cérebro, ao coração e ao fígado, além de provocar alterações de comportamento. Muitos jovens têm-se envolvido em acidentes de trânsito que os deixam com algum tipo de dano permanente ou os levam à morte. O álcool encontrado nas bebidas é o etanol, obtido a partir da cana-de-açúcar.

1. Os álcoois podem sofrer dois tipos de reação de desidratação, dependendo das condições de reação. A partir do álcool citado, observe o esquema e indique os nomes dos compostos A e B, respectivamente: a) etanol e etóxi-etano b) etóxi-etano e eteno c) eteno e etóxi-etano d) etino e etóxi-etano

2. Apresente a nomenclatura IUPAC para o produto da reação de B. a) cloro-metano b) cloro-butano c) cloro-etano d) clro-propano

3. A acidez de frutas cítricas é determinada pela concentração de íons hidrogênio. Uma amostra de polpa de laranja apresenta pH = 2,3. Considerando log 2 = 0,3, a concentração de íons hidrogênio nessa amostra, em mol.L-1, equivale a:a) 0,001 b) 0,003 c) 0,005 d) 0,007

4. Os refrigerantes têm-se tornado cada vez mais o alvo de políticas públicas de saúde. Os de cola apresentam ácido fosfórico, substância prejudicial à fixação de cálcio, o mineral que é o principal componente da matriz dos dentes. A cárie é um processo dinâmico de desequilíbrio do processo de desmineralização dentária, perda de minerais em razão da acidez. Sabe-se que o principal componente do esmalte do dente é um sal denominado hidroxiapatita. O refrigerante, pela presença da sacarose, faz decrescer o pH

do biofilme (placa bacteriana), provocando a desmineralização do esmalte dentário. Os mecanismos de defesa salivar levam de 20 a 30 minutos para normalizar o nível do pH, remineralizando o dente. A equação química seguinte representa esse processo:

Considerando que uma pessoa consuma refrigerantes diariamente, poderá ocorrer um processo de desmineralização dentária, devido ao aumento da concentração de: a) OH– que reage com os íons Ca2+, deslocando o equilíbrio para a direita. b) H+, que reage com as hidroxilas OH–, deslocando o equilíbrio para a direita. c) OH–, que reage com os íons Ca2+, deslocando o equilíbrio para a esquerda. d) H+, que reage com as hidroxilas OH–, deslocando o equilíbrio para a esquerda. e) Ca2+, que reage com as hidroxilas OH–, deslocando o equilíbrio para a esquerda.

5. O metanol pode ser obtido industrialmente pela reação entre o monóxido de carbono e o hidrogênio conforme a equação abaixo:

Há uma certa temperatura, em um recipiente de 2L, são introduzidos 8,0mol de monóxido de carbono e 8,0mol de hidrogênio. Após um certo tempo, o processo atinge um equilíbrio quando são formados 2 mol de metanol. Calcule a constante de equilíbrio (Kc) nas condições para a reação acima.

6. Uma amostra de vinagre foi diluída com água até se encontrar [H+] = 10-3 mol/L. Sabendo que a constante de acidez do ácido acético é igual a 1,8 x 10-5, as concentrações, em mol/L, de íon acetato e de ácido acético não ionizado são, respectivamente:a) 1 x 10-3 e 5 x 10-2 b) 3 x 10-1 e 5 x 10-2

PLANO DE ESTUDOTESTE 03 – QUÍMICA

3º TRIMESTRE 2ª SÉRIE - NI

DATA: ___/___/____

Turma: 200Nome: __________________________________________________________________

Page 20: Turma-2001

c) 3 x 10-1 e 5 x 10-12

d) 1 x 10-3 e 5 x 10-12

7. As reações de adição na ausência de peróxidos ocorrem seguindo a regra de Markovnikov, como mostra o exemplo.

Considere as seguintes reações:

Os produtos principais, X e Y,são, respectivamente,a) 3-cloro-2-metil-butano e propan-1-olb) 3-cloro-2-metil-butano e propan-2-olc) 2-cloro-2-metil-butano e propan-1-old) 2-cloro-2-metil-butano e propan-2-ol

PLANO DE ESTUDOTESTE 03 – GEOGRAFIA

3º TRIMESTRE2ª SÉRIE - NI

DATA: ___/___/____

Page 21: Turma-2001

1.

Caracterize a atual dinâmica populacional do Japão.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Discorra sobre a territorialização industrial dos EUA.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Terremoto no Japão:

Data da ocorrência: 10 de março de 2011 Magnitude: 8,9 graus na escala Richter Número de mortos: 13 mil IDH*: 0,884 (muito elevado)

Terremoto no Haiti:

Data da ocorrência: 12 de janeiro de 2010 Magnitude: 7 graus na escala Richter Número de mortos: 200 mil IDH*: 0,404 (baixo)

*O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano é formado por dados sobre esperança de vida ao nascer, escolaridade e distribuição da riqueza produzida. Varia de 0 a 1.

Explique a diferença no impacto social em consequência dos terremotos, entre os dois países, considerando suas situações socioeconômicas.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. O mapa indica bases militares da principal potência militar do mundo e suas intervenções militares, a partir de 1990.

Explique por que a presença de bases militares dos Estados Unidos na Europa

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. A industrialização norte-americana começou no nordeste do país e se espalhou pela região dos Grandes Lagos, com setores como o siderúrgico, o naval e o automobilístico.Esse foi, durante muito tempo, o padrão espacial predominante nos Estados Unidos. Contudo, com a revolução técnico-científica e informacional, novos padrões de distribuição industrial foram produzidos, gerando um processo de descentralização e de reorganização territorial da atividade produtiva. Considerando o processo descrito, responda.

Turma: 200Nome: __________________________________________________________________

Page 22: Turma-2001

Quais tipos de indústrias caracterizam o novo padrão industrial americano?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Um dos países mais conhecidos e desenvolvidos da Ásia é o Japão. Seu progresso tecnológico e sua produção industrial são mundialmente famosos. Por outro lado, sua economia depende muito da importação quase total de matérias-primas. Faça uma relação entre a dependência do Japão em relação às matérias-primas e seu quadro natural.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7. INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o mapa e as afirmativas.

I. O mapa evidencia uma região fronteiriça entre dois países pertencentes ao NAFTA.II. As setas indicam os principais eixos de entrada de imigrantes mexicanos para os Estados Unidos da América do Norte.III. No México, nas áreas próximas à fronteira com os Estados Unidos da América do Norte, estão concentradas as indústrias "maquiadoras", responsáveis por significativa parcela de exportações mexicanas.IV. Os estados norte-americanos assinalados pelos números 1 e 2, receptores de imigrantes ilegais mexicanos, são o Texas e a Califórnia, respectivamente.Pela análise do mapa e das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas a) I, II e III b) I e III c) I e IV d) II, III e IV e) II e IV

8. ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE

Adaptado de VISENTINI, J. W. "Geografia Geral e do Brasil." 1996, p. 35 (Caderno de Atividades)

A megalópole não é uma megametrópole. Ela se forma quando há conurbação de duas ou mais metrópoles, ou quando o fluxo de pessoas, capitais, informações, mercadorias e serviços entre elas está plenamente integrado por modernas redes de transporte e comunicação.As megalópoles assinaladas na figura pelos números 1, 2 e 3 são, respectivamente, a) Boswash, Chipitts e San-San. b) Chipitts, Boswash e San-San. c) Chipitts, San-San e Boswash. d) San-San, Chipitts e Boswash. e) San-San, Boswash e Chipitts.

9. (Fuvest 1999) O gráfico e os itens a seguir referem-se à produção de equipamentos eletrônicos.

I - Na América do Norte, esse crescimento está intimamente ligado ao desenvolvimento das indústrias de alta tecnologia e à sua integração com institutos de pesquisa e universidades.II - Na região da Ásia-Pacífico, esse crescimento está relacionado à grande capacidade de competição no mercado mundial que decorre, entre outros fatores, do absoluto controle da política cambial e do baixo custo da mão de obra.III - No Japão esse crescimento é moderado pelo fato de a produção destinar-se ao mercado interno, enquanto a produção dos outros países asiáticos dirige-se à exportação.

Está correto apenas o que se afirma em a) I. b) II. c) I e II. d) III. e) II e III.

Page 23: Turma-2001

10. Observe o gráfico a seguir.

A posição japonesa no grpafico acima está relacionada a:

a) Economia pouco industrializadab) População pouco consumistac) Uso representativo de energia nucleard) Legislação ambiental flexível

Page 24: Turma-2001

PLANO DE ESTUDOTESTE 03 – HISTÓRIA

3º TRIMESTRE2ª SÉRIE - NI

DATA: ___/___/____

Page 25: Turma-2001

Módulos: 20 e 21.

1. Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas discursava à nação através do rádio:"A disputa presidencial estava levando o país à desordem. Os comunistas infiltravam-se dia a dia nas instituições nacionais. A Nação corria perigo de uma luta de classes e os partidos políticos inquietavam o nosso povo"a) Que argumentos Vargas usou para implantar o Estado Novo?

____________________________________________________________________________________________________________

b) Cite duas características do Estado Novo.

____________________________________________________________________________________________________________

2.

As mudanças no modelo econômico brasileiro, ocorridas a partir do final da década de 1920, não provocaram o abandono da política agroexportadora, conforme indicam as tabelas acima. Contudo, as transformações do cenário político-econômico produziram um novo projeto de nação implementado pelo Estado, que vigorou de 1930 a 1945.Considerando esses dados, cite:a) UMA ação do Estado brasileiro, no período de 1930-1945, que comprove a permanência de uma política de defesa do setor agroexportador;

____________________________________________________________________________________________________________

b) duas características do projeto de nação implementado pelo Estado nesse período.

____________________________________________________________________________________________________________

3. Considere as letras de música e responda.

Inimigo do batenteWilson Batista e Germano Augusto (1939/1940)

Se eu lhe arranjo trabalhoEle vai de manhã, de tarde pede a contaEu já estou cansada de darMurro em faca de pontaEle disse pra mimQue está esperando ser presidenteTira patente do sindicatoDos inimigos do batente.

Não admitoCiro de Souza e Augusto Garcez (1940)

Não, não admitoEu digo e repitoQue não admitoQue você tenha coragemDe usar malandragemPra meu dinheiro tomarSe quiser vá trabalhar, oiVá pedir emprego na pedreiraQue eu não estou dispostaA viver dessa maneiraVocê quer levar a vidaTocando a viola de papo pro arE eu me mato no trabalhoPra você gozar. Identifique os valores atribuídos ao trabalho nas letras dos sambas e compare com os valores difundidos pelo governo do período.

____________________________________________________________________________________________________________

4. Em março de 1934, Luís Carlos Prestes fundou uma frente popular, a Aliança Nacional Libertadora, que objetivava atrair setores democráticos e antifascistas da sociedade para um programa de reformas políticas e sociais. O governo de Vargas perseguiu Prestes devido àa) emergência de regimes autoritários na Europa influenciando a organização partidária no Brasil.b) cooptação dos sindicatos pelo Estado, com suas sedes tornando-se locais da propaganda oficial.c) proposta política de estabelecer um governo revolucionário no Brasil alinhado com a União Soviética.d) organização da Ação Integralista Brasileira, que defendia um projeto de Estado autoritário para o país.

5. O terceiro dos veículos de massa era inteiramente novo: rádio. [...] O rádio transformava a vida dos pobres, e sobretudo das mulheres pobres presas ao lar, como nada fizera antes. Trazia o mundo à sua sala. Daí em diante, os

Turma: 200Nome: __________________________________________________________________

Page 26: Turma-2001

mais solitários não precisavam mais ficar inteiramente a sós. E toda a gama do que podia ser dito, cantado, trocado ou de outro modo expresso em som estava agora ao alcance deles. [...] sua capacidade de falar simultaneamente a incontáveis milhões, cada um deles sentindo-se abordado como indivíduo, transformava-o numa ferramenta inconcebivelmente poderosa de informação de massa, como governantes e vendedores logo perceberam...

(Eric Hobsbawn. As artes (1914-1945), in "Era dos extremos. O breve século XX (1914-1991)")A veiculação de propaganda política através do rádio foi um recurso amplamente usado pelos governos populistas de Vargas e Perón na América Latina. A transmissão de discursos presidenciais especialmente direcionados aos ouvintes tinha por objetivo principala) ampliar a participação popular nas esferas do poder político do Estado.b) informar a população da situação econômica do país e das medidas aprovadas pelo Congresso.c) promover a identificação do cidadão com o líder político, auto-intitulado protetor dos pobres.d) assegurar a não realização de greves e reivindicações trabalhistas que prejudicassem a estabilidade nacional.

6. Durante o Estado Novo, entre 1937 e 1945, o Brasil progrediu consideravelmente.Sobre o modelo político desses anos e fatos destacados, assinale a única alternativa INCORRETA.a) Para divulgar as realizações governamentais foi criado o DIP - Departamento de Imprensa e Propaganda.b) Visando dar a seu modelo político uma fachada democrática, Vargas permitiu o funcionamento do Poder Legislativo, desde que este fosse submisso à sua vontade.c) O Estado Novo era corporativista e assim não permitia greves, não deveria existir a luta de classes.d) Enquanto ocorriam as vitórias nazi-fascistas na Segunda Guerra Mundial Vargas obteve tecnologia e empréstimos dos Estados Unidos e construiu a Companhia Siderúrgica Nacional, alegando que os alemães tinham também interesse em construí-la.e) Extinguindo as milícias cívicas, Vargas golpeava a estrutura e prestígio do Integralismo, provocando o ataque de seus partidários ao Palácio da Guanabara (1938).

7. Em 1939, o Estado Novo constitui um verdadeiro ministério, diretamente subordinado ao presidente da República (...). [Tal órgão] (...) exerceu funções bastante extensas, incluindo cinema, rádio, teatro, imprensa, literatura e política, além de proibir a entrada no país de 'publicações nocivas aos interesses brasileiros'; agiu junto à imprensa estrangeira no sentido de se evitar que fossem divulgadas 'informações nocivas ao crédito e à cultura do país'; dirigiu a transmissão diária do programa radiofônico 'Hora do Brasil' (...).(B. Fausto, "História do Brasil".)

Trata-se doa) Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).

b) Instituto Nacional de Comunicação Social (INCS).c) Conselho Nacional de Educação e Cultura (CNEC).d) Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP).

8. "Em plena Avenida Rio Branco, nas tardes de Sábado, pegávamos à força alguns atrevidos integralistas que se apresentavam fantasiados de camisa verde e os despojávamos das calças, largando-os depois, em plena via pública, apenas em fraldas de camisas. Não queriam eles andar de camisas verdes? Nós lhe fazíamos a vontade..."

(Agildo Barata)

A cena anterior descrita refere-se aos:a) enfrentamentos durante os comícios entre os integrantes da frente tenentista com a militância da Aliança Nacional Libertadora (ANL);b) confrontos de rua entre os integralistas e os tenentistas;c) enfrentamentos públicos entre os integrantes da Aliança Nacional Libertadora (ANL) e os integralistas;d) enfrentamos entre os militantes da Aliança Libertadora Nacional (ALN), dirigida por Agildo Barata, e os integralistas de Plínio Salgado;

PLANO DE ESTUDOTESTE 03 – MATEMÁTICA I

3º TRIMESTRE2ª SÉRIE - NI

DATA: ___/___/____

Turma: 200Nome: __________________________________________________________________

Page 27: Turma-2001

Módulos: 20, 21, 22, 23, 24 e 25.

1. Cada um dos círculos da figura deverá ser pintado com uma cor, escolhida dentre três disponíveis.

Sabendo que dois círculos consecutivos nunca serão pintados com a mesma cor, o número de formas de se pintar os círculos é:a) 72. b) 68. c) 60.d) 54.e) 48.

2. Cada soldado de um quartel deve registrar uma senha para sua identificação. A senha deve ser formada por quatro símbolos - duas letras diferentes da palavra BRASIL, seguidas de dois algarismos quaisquer (que não precisam ser diferentes). O número de senhas distintas que podem ser registradas é:a) 2700b) 3000c) 3240d) 3600

3. (UFF) Diante do caixa eletrônico de um banco, Mariana não conseguia lembrar-se da sua senha de seis dígitos. Lembrava-se apenas, dos dois primeiros (mês do seu nascimento) e dos dois últimos (sua idade atual). Supondo que levou cerca de 1 minuto em cada tentativa de completar a senha e que esgotou toda as alternativas distintas possíveis somente acertando a última, Mariana retirou os Reais desejados após quanto tempo?a) 1h20minb) 1h30minc) 1h40mind) 2h

4. (UNIRIO) Uma família formada por três adultos e duas crianças vai viajar num automóvel de 5 lugares, sendo 2 na frente e 3 atrás. Sabendo-se que só duas pessoas podem dirigir, e que as crianças devem ir atrás e na janela, o número total de maneiras diferentes através das quais estas 5 pessoas podem ser posicionadas, não permitindo crianças ir no colo de ninguém, é igual a:a) 120b) 96 c) 48d) 24

5. no sistema de emplacamento de veículos que seria implantado em 1984, a placas deveriam ser iniciadas por 3 letras do nosso alfabeto. Caso o sistema fosse implantado, o número máximo de prefixos, usando somente vogais, seria:a) 20

b) 60c) 120d) 125

6. Em um programa de auditório, utiliza-se uma roleta, como na figura.

A roleta é girada três vezes. Calcule a probabilidade de os números obtidos no primeiro giro, no segundo giro e no terceiro giro serem, respectivamente, 1, 2 e 3.

7. (UFRS) Existem 4 estradas que unem as cidade A e B e 5 estradas que unem as cidades B e C. há também 2 estradas que unem A e C, não passando por B. usando essas estradas, o numero de viagens possíveis, partindo de A, passando por C e voltando para A é:a) 22b) 44c) 484 d) 500

8. No Nordeste brasileiro, é comum encontrarmos peças de artesanato constituídas por garrafas preenchidas com areia de diferentes cores, formando desenhos. Um artesão deseja fazer peças com areia de cores cinza, azul, verde e amarela, mantendo o mesmo desenho, mas variando as cores da paisagem (casa, palmeira e fundo), conforme a figura.

O fundo pode ser representado nas cores azul ou cinza; a casa, nas cores azul, verde ou amarela; e a palmeira, nas cores cinza ou verde. Se o fundo não pode ter a mesma cor nem da casa nem da palmeira, por uma questão de contraste, então o número de variações que podem ser obtidas para a paisagem éa) 6.b) 7.c) 8.

Page 28: Turma-2001

d) 9.e) 10.

9. (UFF) Com as letras da palavra PROVA podem ser escrito x anagramas que começam por vogal e y anagramas que começam e terminam por consoante. Os valores de x e y são, respectivamente:a) 48 e 36b) 48 e 72 c) 72 e 36 d) 24 e 36 10. Michael Schumacher herda o recorde de mais vitórias em Grandes Prêmios, tendo vencido 91 corridas . Alain Prost é o segundo colocado, com 51 vitórias e Ayrton Senna o terceiro, com 41 vitórias. Michael Schumacher também herda a distinção do maior tempo entre a sua primeira e última vitória. Sua primeira vitória em Grandes Prêmios ocorreu em 1992 no GP da Bélgica, e a última em 2006, no GP da China, uma diferença de 14 anos, 1 mês e 1 dia.Em uma corrida de fórmula 1, 10 pilotos disputam os três primeiros lugares. De quantos modos diferentes eles podem subir ao pódio?

PLANO DE ESTUDOTESTE 03 – MATEMÁTICA II

3º TRIMESTRE2ª SÉRIE - NI

DATA: ___/___/____

Turma: 200Nome: __________________________________________________________________

Page 29: Turma-2001

Módulos: 22 ao 28.

1. O galpão da figura a seguir está no prumo e a cumeeira está "bem no meio" da parede.

Das retas assinaladas podemos afirmar que: a) t e u são reversas b) s e u são reversas c) t e u são concorrentes d) s e r são concorrentes e) t e u são perpendiculares

2. Na cadeira representada na figura a seguir, o encosto é perpendicular ao assento e este é paralelo ao chão.

Sendo assim, a) Os planos EFN e FGJ são paralelos. b) HG é um segmento de reta comum aos planos EFN e EFH. c) Os planos HIJ e EGN são paralelos. d) EF é um segmento de reta comum aos planos EFN e EHG.

3. Dois segmentos dizem-se reversos quando não são coplanares. Neste caso, o número de pares de arestas reversas num tetraedro, como o da figura, é :

a) 6. b) 3. c) 2. d) 1. e) 0. 4. A única proposição FALSA é: a) no espaço, duas retas paralelas a uma terceira são paralelas entre si b) uma reta ortogonal a duas retas de um plano é ortogonal ao plano c) dois planos perpendiculares à mesma reta são paralelos entre si

d) um plano perpendicular a uma reta de outro plano é perpendicular a este plano e) um plano perpendicular a dois planos que se interceptam é perpendicular à reta de intersecção destes

5. Uma piscina retangular de 10,0m x 15,0m e fundo horizontal está com água até a altura de 1,5m. Um produto químico em pó deve ser misturado à água à razão de um pacote para cada 4500 litros. O número de pacotes a serem usados é: a) 45 b) 50 c) 55 d) 60 e) 75

6. A base de uma caixa retangular tem dimensões 2cm e 3cm. Colocam-se 21,6 gramas de um certo líquido nessa caixa. Se cada 0,9 grama desse líquido ocupa 1cm¤, o nível do líquido na caixa é: a) 3,5 cm b) 4 cm c) 4,5 cm d) 5 cm

7. Na figura a seguir tem-se o prisma reto ABCDEF, no qual DE=6cm, EF=8cm e DE é perpendicular a EF.

Se o volume desse prisma é 120cm¤, a sua área total, em centímetros quadrados, é a) 144 b) 156 c) 160 d) 168 e) 172

8. Em um reservatório na forma de paralelepípedo foram colocados 18.000 litros de água, correspondendo a 4/5 de sua capacidade total. Se este reservatório possui 3m de largura e 5m de comprimento, então a medida de sua altura é: a) 1 m b) 2 m c) 1,5 m d) 2,5 m e) 3 m

9. Um prisma de altura H e uma pirâmide têm bases com a mesma área. Se o volume do prisma é a metade do volume da pirâmide, a altura da pirâmide é: a) H/6

Page 30: Turma-2001

b) H/3 c) 2H d) 3H e) 6H

10. Um técnico agrícola utiliza um pluviômetro na forma de pirâmide quadrangular, para verificar o índice pluviométrico de uma certa região. A água, depois de recolhida, é colocada num cubo de 10cm de aresta. Se, na pirâmide, a água atinge uma altura de 8cm e forma uma pequena pirâmide de 10cm de apótema lateral, então a altura atingida pela água no cubo é de a) 2,24 cm b) 2,84 cm c) 3,84 cm d) 4,24 cm e) 6,72 cm

1. Para o exercício da política, qual seria a visão maquiavelista?

________________________________________________________________________

PLANO DE ESTUDOTESTE 03 – FILOSOFIA

3º TRIMESTRE2ª SÉRIE - NI

DATA: ___/___/____

Turma: 200Nome: __________________________________________________________________

Page 31: Turma-2001

________________________________________________________________________

2. Qual concepção filosófica de Locke que designa uma condição que defende o conceito de liberdade. Nesse sentido, em que acreditava Locke?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Quais são as condições governamentais que a Democracia serve?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Em que regime político a sociedade fica à margem da vontade da participação dos movimentos sociais que buscam transformação dessa sociedade?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Qual seria a ideia central de Hobbes em suas constituições sobre a política e sociedade?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. A obra de Hobbes se dedica à condição moral do sujeito à vida harmoniosa em sociedade. Em qual obra científica ele trata dessa condição?( ) O Discurso;( ) O Emílio;( ) O Leviatã;( ) O Contrato Social;( ) A Educação

7. Qual seria a ideia central de Hobbes em suas constituições sobre a política?( ) O homem nasce bom e a sociedade o corrompe;( ) O homem nasce mal e precisa de Deus para se tornar virtuoso;

( ) O homem nasce bom e, apenas, precisa desenvolver suas virtudes;( ) O homem é mal e precisa contratar com o outro para uma vida harmoniosa;( ) O homem nasce mal ou bom, dependendo da sua formação genética.

8. As quais condições governamentais a Democracia serve?( ) Monarquia, Liberalismo e Socialismo;;( ) Liberalismo, Monarquia e Anarquismo.( ) Liberalismo, Socialismo e Anarquismo;( ) Liberalismo e Neoliberalismo;( ) Neoliberalismo, Anarquismo e Monarquia.

9. Na política, qual seria a visão maquiavelista?( ) A força como especial elemento de governo;( ) A condição de igualdade entre os sujeitos;( ) O princípio ético de relação moral;( ) O estado de combate ao capitalismo;( ) Um espaço de relação em que um indivíduo influencia e produz sobre o outro seu desejo.

10. Qual concepção filosófica de Locke designa uma condição que defende o conceito de liberdade. Nesse sentido, em que acreditava Locke?( ) No Pragmatismo;( ) No Marxismo;( ) Na natureza humana;( ) No Socialismo como condição política;( ) No Liberalismo

Page 32: Turma-2001

Módulos: 21, 22, 23, 24 e 25.

PLANO DE ESTUDOTESTE 03 – INGLÊS

3º TRIMESTRE2ª SÉRIE - NI

DATA: ___/___/____

Turma: 200Nome: __________________________________________________________________

Page 33: Turma-2001

Text 1

POLIO SUFFERER WINS $22.5 MILLION LAWSUIT

A man from Staten Island, New York has won a lawsuit after he contracted polio 30 years ago from his daughter's oral vaccination.

Dominick Tenuto, 61, won 22.5 million from Lederle Laboratories who manufactured "Orimune", a polio vaccine that was given to Tenuto's 5-month-old daughter, Diana, in May 1979.

The following month, Tenuto, who was a supervisor for a Wall Street securities firm, contracted polio and lost the use of his legs. He claimed that the vaccine, which contained live virus, passed through his daughter's body and she excreted it. As a result, he is now in a wheelchair.

After the ruling, Tenuto said: "I've got some measure of relief that the truth finally was told in an open court of law." He said of the money that, "it doesn't change the way I live my life. It's still going to be hard."

Tenuto had also tried to sue the state of the late paediatrician Dr. Leroy Schwartz, but only Lederle was held liable. Lederle is planning to appeal.

(http://www.qi.com/news, September, 2009)

1. Answer in Portuguese:

a) Por que o homem da história ganhou uma indenização?

________________________________________________________________________

b) A quem mais o homem planejava processar? Ele conseguiu?

________________________________________________________________________

2. Answer in English:

a) What did the man claim against the vaccination?

________________________________________________________________________

b) Como o homem contraiu a doença?

________________________________________________________________________

3. In the text the paragraph: “… After the ruling, Tenuto said: "I've got some measure of relief that the truth finally was told in an open court of law." He said of the money that, "it doesn't change the way I live my life. It's still going to be hard. …” means:

a) Tenuto´s life is will improve after he receives the money. b) The fact that the truth came out in an open court does not pay for the hard life he has been living due to his physical conditions. c) The ruling results will not change his life at all. d) Tenuto believes the results will change the lives of other people with the same problems. e) The result of the ruling has made Tenuto feel better, but his life is still going to be difficult.

4. Retire do texto dois exemplos de frases na voz passiva.

____________________________________________________________________________________________________________

5. Rewrite into the Passive voice:

a) The little girl has visited the hospital

____________________________________

b) They took some vaccine

____________________________________

6. Insert the correct adverbsQuite, fairly, rather

a) It is _________ the cheapest medicine in the drugstore

b) The weather was _________ cold yesterday

c) The man _________ got sick

d) It’s _________ hotter today

Text 2

“-Mom, your new lotion for wrinkles is really good, isn’t it?-I think it is, dear. Why?-Cause I’ve noticed that your wrinkles are multiplying since you have been using it.”7. Na tirinha acima há o advérbio really, substitua-o por um outro advérbio que mantenha o mesmo sentido da frase.

____________________________________________________________________________________________________________

8. Os pronomes relativos contribuem para a coesão de um texto. Observe a frase extraída do texto:

“Lederle Laboratories Who manufactured.”

a) Indique a função sintática do pronome ___________.b) Substitua por um outro que não danifique a frase

___________.

9. Preencha as frases com os pronomes relativos corretos.

a) The man, ________ had received a vaccination,

Page 34: Turma-2001

recovered from Ebola.

b) I’ve seen a girl ________ the doctors had operated.

c) He has studied polio, ________ has spread in Brazil during 1960.

d) Oswald Cruz was a scientist ________ had studied too much about illnesses.

e) I offered the vaccination to gry ________ I saw was dying.

10. Reported Speech é uma forma de reestruturar o texto. Passe o discurso direto para o indireto.

a) “I’ve got some measure of relief on my sickness” Tenuto Said.Tenudo said

_____________________________ ____________________________________

b) It doesn’t change the way I live my life” He said to the reporter.

________________________________________________________________________