Tutorial Regulagem Debimetro

8
Abração, galera! Antes de qualquer coisa: tenho visto muita gente com dúvida se seu carro tem injeção LE-Jetronic. Pois bem, explico que APENAS OS MK5 2.0I XR3 fabricados em 93 e início de 94 têm esta injeção. Depois disso, passaram a ter a FIC EEC-IV, que NÃO TEM ESSE SENSOR, ok? Vamos lá: PASSO 1: localizar o sensor de fluxo de ar (ou MAF, ou VAF, ou debímetro, como queiram). Fica anexo à caixa do filtro de ar. É ele o responsável pelo comando do tempo de abertura dos bicos injetores.

Transcript of Tutorial Regulagem Debimetro

Page 1: Tutorial Regulagem Debimetro

Abração, galera!

Antes de qualquer coisa: tenho visto muita gente com dúvida se seu carro tem injeção LE-Jetronic. Pois bem, explico que APENAS OS MK5 2.0I XR3 fabricados em 93 e início de 94 têm esta injeção. Depois disso, passaram a ter a FIC EEC-IV, que NÃO TEM ESSE SENSOR, ok?

Vamos lá:

PASSO 1: localizar o sensor de fluxo de ar (ou MAF, ou VAF, ou debímetro, como queiram). Fica anexo à caixa do filtro de ar. É ele o responsável pelo comando do tempo de abertura dos bicos injetores.

PASSO 2: A partir daí, retirar a tampinha preta com cuidado (é apenas encaixada, com um pouco de cola de silicone para vedar a entrada de poeira e água, que poderiam estragar os componentes internos do sistema).

Page 2: Tutorial Regulagem Debimetro

Trata-se de uma palheta metálica que corre sobre um potenciômetro. Esta palheta por sua vez é ligada a uma "porta" que fica dentro do corpo do sistema, que se movimenta mais ou menos de acordo com a massa de ar que é aspirada pelo motor.

Quanto mais ar passa pra dentro, mais a porta se abre, fazendo a palheta se mover por sobre o potenciômetro que por sua vez manda informações à central de injeção, que aumenta ou diminui o tempo de abertura dos bicos.

Para ilustrar bem:

Page 3: Tutorial Regulagem Debimetro

A - Parafuso de fixação da haste de fixação da mola da palheta;

B - Haste de fixação da engrenagem da mola da palheta;

C - Disco de plástico - sede da loa de regulagem da palheta;

Page 4: Tutorial Regulagem Debimetro

D - Mola de regulagem de tensão da palheta;

E - Braço da palheta;

F - Palheta;

G - Potenciômetro.

PASSO 3: Agora, com o carro desengrenado (pelo amor de Deus) e o motor ligado, movimente a palheta (F) DEVAGAR, COM CUIDADO E DE PREFERÊNCIA COM UMA LUVA através do braço da palheta (E) para um lado e para o outro. Ouça em que ponto a rotação do motor é a mais alta.

Page 5: Tutorial Regulagem Debimetro

Caso a rotação máxima seja onde a palheta já está, deixe quieto e feche a tampa da MAF com o cuidado de colar as bordas DA TAMPA com silicone para vedar qualquer entrada de água ou poeira. TURMA DA PREGUIÇA DE LER O POST INTEIRO, PELO AMOR DE DEUS, NADA DE ENCHER A MAF COM SILICONE, SÓ AS BORDAS DA TAMPA!

Agora, caso a rotação aumente com esta movimentação para os lados, preste atenção no ponto onde a palheta toca o potenciômetro quando isso acontece (aceleração máxima). Se este ponto for quando a palheta vai para a ESQUERDA (vide foto), significa que a mistura está pobre demais (pouca gasolina). Se for o contrário, significa que a mistura está rica demais (muita gasolina).

PASSO 4: Isto observado, agora é a parte mais legal: a regulagem. Isto é relativamente fácil:

0º) DESLIGUE O CARRO!!!!!

Page 6: Tutorial Regulagem Debimetro

1º) Afrouxe o parafuso "A" (Só afrouxe um pouco. Não o retire para não o perder);

2º) Com a mão, segure o disco de plástico "C" para que ele não gire em falso durante a regulagem e com a mão, GENTILMENTE levante a haste "B".

3º) Para que a palheta se desloque mais para a ESQUERDA, você deve afrouxar a mola "D". Para isto, com a haste "B" levantada, gire o disco de plástico "C" para a DIREITA (conforme a foto) alguns dentes e prenda novamente a haste "B". nos dentes do disco de plástico "C".

OBS.: Se você precisa que a palheta se desloque para a DIREITA, é só fazer a mesma coisa acima, porém, no sentido INVERSO: gire o disco plástico "C" para a ESQUERDA alguns dentes e prenda novamente a haste "B" nos dentes do disco de plástico "C".

4º) Aperte novamente o parafuso "A".

PASSO 5: Ligue o carro e veja se você girou o disco suficientemente para que a rotação em marcha-lenta seja a máxima possível repetindo o PASSO 3. Caso positivo, feche a tampa da MAF com o cuidado de colar as bordas DA TAMPA com silicone para vedar qualquer entrada de água ou poeira. TURMA DA PREGUIÇA DE LER O POST INTEIRO, PELO AMOR DE DEUS, NADA DE ENCHER A MAF COM SILICONE, SÓ AS BORDAS DA TAMPA!

Caso negativo, repita o PASSO 4 quantas vezes for necessário até que, em marcha lenta, a rotação obtida com a regulagem seja a máxima. Depois disto, feche a tampa da MAF com o cuidado de colar as bordas DA TAMPA com silicone para vedar qualquer entrada de água ou poeira. TURMA DA PREGUIÇA DE LER O POST INTEIRO, PELO AMOR DE DEUS, NADA DE ENCHER A MAF COM SILICONE, SÓ AS BORDAS DA TAMPA!

Pronto! A sua MAF está regulada! Agora é regular a marcha lenta através do parafuso específico, observar se o ponto de ignição e da correia dentada estão corretamente regulados, se as velas, cabos de velas e tampa do distribuidor estão em ordem, assim como filtros de ar e combustível e se a limpeza dos bicos está em dia.

Abraço!