UFPR Primeira Fase 2015 a 2009 -...

25
UFPR – Primeira Fase – 2015 a 2009 Por ser a mais tradicional e bem conceituada universidade paranaense, é de se esperar que o processo seletivo da UFPR siga na mesma linha. O que ocorre de fato. Definitivamente a prova da Federal é a mais bem elaborada dentre todas as universidades do Paraná. As questões cobram o conhecimento biológico aplicado em situações diversas, fugindo de conceitos prontos e decorados. Tabelas e imagens são muito bem exploradas e gráficos são uma constante em todas as provas, sejam nos enunciados, sejam como alternativas para as respostas das questões. Aliás, nenhum outro vestibular faz uso deste recurso tanto quando a prova da UFPR. A temática Ecologia parece ter virado uma tendência depois da instauração do novo ENEM. Isto reflete em duas ou três questões desse assunto por prova. Em geral elas também estão inseridas em situações problemas e forçam o candidato a ir além de meras definições. Também pode-se esperar em toda prova, ao menos, uma questão sobre doenças que atingem o ser humano (viroses, bacterioses, protozooses e verminoses), bem como, uma de Genética. Muitas vezes o candidato pode considerar a prova da Federal difícil, pois o enunciado dos testes tendem a ser complexos. No entanto os conteúdos não são muito aprofundados e, sim, exigem boa leitura interpretativa. 0,0% 5,0% 10,0% 15,0% 20,0% Biologia Molecular e biotecnologia Biologia Celular Genética Classificação biológica e cladística Vírus, bactérias, protozoários Botânica Embriologia Zoologia Histologia humana Anatomia e fisiologia humana Origem da vida e Evolução Ecologia 1ª Fase UFPR

Transcript of UFPR Primeira Fase 2015 a 2009 -...

UFPR – Primeira Fase – 2015 a 2009

Por ser a mais tradicional e bem conceituada universidade paranaense, é de se esperar que o processo seletivo da UFPR siga na mesma linha. O que ocorre de fato.

Definitivamente a prova da Federal é a mais bem elaborada dentre todas as universidades do Paraná. As questões cobram o conhecimento biológico aplicado em situações diversas, fugindo de conceitos prontos e decorados.

Tabelas e imagens são muito bem exploradas e gráficos são uma constante em todas as provas, sejam nos enunciados, sejam como alternativas para as respostas das questões. Aliás, nenhum outro vestibular faz uso deste recurso tanto quando a prova da UFPR.

A temática Ecologia parece ter virado uma tendência depois da instauração do novo ENEM. Isto reflete em duas ou três questões desse assunto por prova. Em geral elas também estão inseridas em situações problemas e forçam o candidato a ir além de meras definições.

Também pode-se esperar em toda prova, ao menos, uma questão sobre doenças que atingem o ser humano (viroses, bacterioses, protozooses e verminoses), bem como, uma de Genética.

Muitas vezes o candidato pode considerar a prova da Federal difícil, pois o enunciado dos testes tendem a ser complexos. No entanto os conteúdos não são muito aprofundados e, sim, exigem boa leitura interpretativa.

0,0% 5,0% 10,0% 15,0% 20,0%

Biologia Molecular e biotecnologia

Biologia Celular

Genética

Classificação biológica e cladística

Vírus, bactérias, protozoários

Botânica

Embriologia

Zoologia

Histologia humana

Anatomia e fisiologia humana

Origem da vida e Evolução

Ecologia

1ª Fase UFPR

Biologia Molecular

1. (2013) Pesquisadores estão estudando cinco compostos extraídos de uma planta da região amazônica, que é utilizada pela comunidade local para o tratamento de tumores. Para viabilizar o possível uso biotecnológico dessa planta, avaliaram a atividade biológica desses compostos (extraídos da planta) sobre células tumorais. Para tanto, foi utilizado um reagente capaz de se intercalar na dupla fita de DNA e que emite fluorescência nessa situação. À medida que as células se dividem, o reagente é distribuído entre as células filhas e a fluorescência/célula diminui. Células tumorais foram incubadas com o reagente, em seguida expostas aos cinco diferentes compostos e mantidas em cultivo no laboratório. A fluorescência por célula foi medida a cada 24 horas, por 5 dias. Os resultados estão apresentados na tabela ao lado. Um grupo de células não foi tratado com qualquer dos cinco compostos (grupo "Controle").

Com base na tabela, qual dos compostos apresentou o melhor potencial biotecnológico para o tratamento de tumores? a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.

2. (2013) Assim como ocorre em animais, o teste de DNA pode ser utilizado para a identificação da paternidade de árvores. Quando os pais de uma árvore juvenil são identificados em uma floresta, é possível calcular a distância entre pais e filhos. As distâncias percorridas pelo pólen e pela semente que deram origem ao juvenil correspondem, respectivamente, à distância entre: a) a mãe e o juvenil e entre o pai e o juvenil. b) a mãe e o juvenil e entre o pai e a mãe. c) o pai e o juvenil e entre a mãe e o juvenil. d) o pai e a mãe e entre o pai e o juvenil. e) o pai e a mãe e entre a mãe e o juvenil. 3. (2012) A vitamina C atua na reação de hidroxilação enzimática da prolina em hidroxiprolina, aminoácidos essenciais para a formação do colágeno. A partir dessa informação, é possível afirmar que a vitamina C está relacionada à manutenção de qual tipo de tecido dos organismos multicelulares? a) Conjuntivo. b) Epitelial. c) Sanguíneo. d) Nervoso. e) Adiposo.

OBS: Esta questão engloba conhecimentos de histologia animal. 4. (2009) Em 1981, pela primeira vez cientistas conseguiram transferir genes de um animal a outro. Fragmentos de DNA de coelho contendo genes de hemoglobina foram transferidos para células-ovo de camundongos. Isso teve como consequência o aparecimento da proteína hemoglobina do coelho nas hemácias dos camundongos. Os descendentes desses camundongos (F1) também apresentaram hemoglobina do coelho em suas hemácias. Com relação a esse conhecimento, considere as seguintes afirmativas:

1. O fenômeno descrito no enunciado é o da criação de organismos transgênicos. 2. Para que a hemoglobina de coelho seja expressa em F1, é necessário cruzar dois indivíduos parentais portadores do gene. 3. O gene da hemoglobina foi incorporado somente nas hemácias dos camundongos, mas não nos demais tipos celulares.

Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.

Biologia Celular

5. (2015) Um pesquisador injetou uma pequena quantidade de timidina radioativa (3H-timidina) em células com o propósito de determinar a localização dos ácidos nucleicos sintetizados a partir desse nucleotídeo, utilizando uma técnica muito empregada em biologia celular, a autorradiografia combinada com microscopia eletrônica. Assinale a alternativa que apresenta os dois compartimentos celulares nos quais o pesquisador encontrará ácidos nucleicos radioativos. a) Núcleo e mitocôndrias. b) Citosol e mitocôndrias. c) Núcleo e retículo endoplasmático. d) Citosol e retículo endoplasmático. e) Peroxissomos e retículo endoplasmático. 6. (2014) Os vertebrados possuem grupos de células bastante variados, com adaptações necessárias ao seu funcionamento. Essas adaptações refletem-se, muitas vezes, na própria estrutura celular, de modo que as células podem tornar-se especializadas em determinadas funções, como contração, transmissão de impulsos nervosos, “geração” de calor, síntese de proteínas e lipídios, secreção etc. Considere os resultados obtidos do estudo de duas células diferentes, apresentados na tabela. Estrutura de duas células extraídas de tecidos diferentes, observadas ao microscópio.

Célula A Célula B

Filamentos de actina +++ +

Microtúbulos + ++

Retículo endoplasmático liso +++ ++

Ret. endoplasmático rugoso + +++

Mitocôndrias +++ +++

Aparato de Golgi + +++

Núcleo +++ +

+ poucos ou escassos; ++ intermediários; +++ muito ou abundantes

Considerando os resultados, que função poderia ser desempenhada pelas células A e B, respectivamente? a) Contração e secreção. b) Síntese de lipídios e contração. c) Geração de calor e síntese de lipídios. d) Síntese de proteínas e geração de calor. e) Transmissão de impulso nervoso e síntese de proteínas.

7. (2013) As figuras abaixo representam a variação do volume celular e da relação entrada/saída de água, ao longo do tempo, em três tipos celulares diferentes: célula animal, célula vegetal e protozoário. No tempo zero, as células foram mergulhadas em água pura.

As figuras A, B e C correspondem, respectivamente, a: a) animal, protozoário e vegetal. b) animal, vegetal e protozoário. c) protozoário, animal e vegetal. d) protozoário, vegetal e animal. e) vegetal, protozoário e animal. 8. (2013) A figura abaixo representa o transporte de elétrons (e-) pela cadeia respiratória presente na membrana interna das mitocôndrias. Cada complexo possui metais que recebem e doam elétrons de acordo com seu potencial redox, na sequência descrita. Caso uma droga iniba o funcionamento do citocromo c (cit. c), como ficarão os estados redox dos componentes da cadeia?

Complexo 1 Ubiquinona (UQ) Complexo 3 Complexo 4

a) reduzido reduzido reduzido oxidado

b) reduzido reduzido neutro oxidado

c) oxidado oxidado reduzido reduzido

d) oxidado oxidado neutro reduzido

e) oxidado oxidado oxidado neutro

9. (2012) Dois tipos de transporte que podem acontecer nas membranas plasmáticas são o transporte passivo e o transporte ativo. O primeiro pode acontecer por simples difusão do elemento a ser transportado através da bicamada

lipídica da membrana. Já o transporte ativo sempre depende de proteínas que atravessam a membrana, às quais o elemento a ser transportado se liga, desligando-se posteriormente do outro lado da membrana. Ambos os tipos de transporte estão esquematizados na figura ao lado. Com base nessas informações e nos conhecimentos de biologia celular, assinale a alternativa que apresenta corretamente os gráficos de cada tipo de transporte.

Difusão simples Transporte ativo

a)

b)

c)

d)

e)

Genética

10. (2015) A narcolepsia é um distúrbio de sono que acomete a espécie humana e outros animais. Com o objetivo de investigar a causa da doença, pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) introduziram cães narcolépticos em sua colônia de animais saudáveis e realizaram cruzamentos, alguns deles representados no heredograma ao lado. Os animais 1, 2, 4 e 11 são os animais narcolépticos introduzidos na colônia. Após anos de pesquisa concluíram que nos cães a transmissão da narcolepsia é resultante da ação de um par de alelos.

A partir dessas informações, responda: Qual é a probabilidade de um filhote do casal formado pelos animais 13 e 16 nascer com narcolepsia? a) 0%. b) 25%. c) 50%. d) 75%. e) 100%.

11. (2014) Em camundongos, o nanismo é causado por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X e a pelagem rosa é determinada por um alelo autossômico dominante. Dois alelos recessivos para a pelagem proporcionam cor marrom para os camundongos, que é considerada selvagem (normal). Se uma fêmea anã com pelagem marrom é cruzada com um macho rosa normal de uma linhagem pura, quais serão as proporções fenotípicas, em F1 e F2, em cada sexo?

F1 F2

Fêmeas Machos Fêmeas Machos

a) 100% normais rosas 100% anões rosas 3/8 normais rosas, 1/8 normais marrons, 3/8 anãs rosas, 1/8 anãs marrons

3/8 normais rosas, 1/8 normais marrons, 3/8 anões rosas, 1/8 anões marrons

b) 100% normais rosas 50% anões rosas, 50% anões marrons

3/8 normais rosas, 1/8 normais marrons, 3/8 anãs marrons, 1/8 anãs rosas

3/8 normais rosas, 1/8 normais marrons, 3/8 anões rosas, 1/8 anões marrons

c) 100% normais marrons

100% anões marrons 3/8 normais marrons, 1/8 normais rosas, 3/8 anãs marrons, 1/8 anãs rosas

3/8 normais rosas, 1/8 normais marrons, 3/8 anões rosas, 1/8 anões marrons

d) 100% normais rosas 50% anões rosas, 50% anões marrons

3/8 normais rosas, 1/8 normais marrons, 3/8 anãs rosas, 1/8 anãs marrons

3/8 normais marrons, 1/8 normais rosas, 3/8 anões marrons, 1/8 anões rosas

e) 50% normais rosas, 50% normais marrons

100% anões rosas

3/8 normais rosas, 1/8 normais marrons, 3/8 anãs rosas, 1/8 anãs marrons

3/8 normais rosas, 1/8 normais marrons, 3/8 anões rosas, 1/8 anões marrons

12. (2012) Em suínos, a sensibilidade ao anestésico halothane é de grande importância econômica, uma vez que os animais sensíveis são altamente propensos a stress, provocando prejuízos por morte súbita e condenação de carcaças. Essa sensibilidade é provocada pela homozigose do gene h, e os animais afetados não podem ser identificados morfologicamente, até que a doença se manifeste, antes de atingirem a maturidade sexual. Um criador cruzou um macho e uma fêmea de genótipos desconhecidos e obteve um filhote que manifestou a doença. O mesmo casal foi cruzado mais uma vez e teve dois filhotes. Temeroso de perder também estes animais, o criador quer saber qual a probabilidade de ambos os filhotes serem afetados. Assinale a resposta correta. a) 6,25%. b) 12,5%. c) 25%. d) 50%. e) 100%. 13. (2011) Admita que dois genes, A e B, estão localizados num mesmo cromossomo. Um macho AB/ab foi cruzado com uma fêmea ab/ab. Sabendo que entre esses dois genes há uma frequência de recombinação igual a 10%, qual será a frequência de indivíduos com genótipo Ab/ab encontrada na descendência desse cruzamento? a) 50% b) 25% c) 30% d) 100% e) 5% 14. (2010) Considere os seguintes cruzamentos entre humanos:

Com base nesses cruzamentos, é correto afirmar que a anomalia presente nos indivíduos assinalados em preto é causada: a) por um gene autossômico dominante. b) por um gene dominante ligado ao cromossomo X. c) por um gene autossômico recessivo. d) pela ação de um par de genes recessivos ligados ao cromossomo Y. e) pela ação de dois pares de genes dominantes com interação epistática. 15. (2009) Num estudo sobre uma família, representada no heredograma abaixo, constatou-se que Antonio é afetado por uma anomalia causada pelo alelo recessivo de um gene ligado à porção ímpar do cromossomo X.

Considerando essa informação, é correto afirmar que são, com certeza, portadores(as) do alelo em questão: a) Elisa e Nancy. b) Adélia e Cláudia. c) Nancy e Maria. d) Rogério e Fernando. e) Elisa e Maria.

16. (2009) A figura abaixo representa um cromossomo hipotético, em que estão assinaladas as posições de 5 genes (aqui chamados de able, binor, clang, ebrac e fong), e a tabela na sequência mostra a distância entre eles.

Par de genes Distância entre eles

(unidades de recombinação – UR)

clang – binor 10,7

binor – able 2,8

able – fong 72,6

able – clang 13,5

fong – ebrac 8,4

fong – binor 75,4

fong – clang 86,1

ebrac – able 81

ebrac – binor 83,8

ebrac – clang 94,5

Com base nos estudos sobre mapeamento genético, considere as seguintes afirmativas:

1. Depois de able, o gene mais próximo do centrômero é binor. 2. Os genes fong e ebrac estão no mesmo braço cromossômico. 3. A maior chance de ocorrer uma permuta é entre os genes clang e binor. 4. Os genes identificados com os números 3 e 4 são, respectivamente, ebrac e binor.

Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 4 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

Vírus, Bactérias e Protozoários

17. (2015) Leia a notícia abaixo:

Leishmaniose na mira: famosos se unem em campanha contra a eutanásia canina Uma campanha realizada em conjunto com as ONGs paulistanas Arca Brasil e Ampara Animal tem como objetivo mudar as políticas públicas que dizem respeito à leishmaniose em animais. As indicações atuais são de que todos os cães afetados sejam eutanasiados, muitas vezes sem contar com a chance de tentar um tratamento.

Revista Veja São Paulo. http://vejasp.abril.com.br/blogs/bichos/2013/08/leishmaniose-eutanasia-campanha-famosos/. 27 ago. 2013.

A razão do sacrifício dos cães é que esses animais oferecem riscos à população, pois apresentam o parasita a) na saliva e pode ser transmitido por meio da mordida. b) nas fezes e pode ser transmitido pela ingestão de alimentos contaminados. c) nas fezes e pode ser transmitido pela penetração ativa através da pele. d) no sangue e pode ser transmitido pela picada de um carrapato. e) no sangue e pode ser transmitido pela picada de um mosquito.

18. (2014) Nas figuras 1 e 2, abaixo, estão representados os ciclos de duas endemias que ocorrem no Brasil.

Quais são, respectivamente, as doenças representadas nas figuras 1 e 2? a) Raiva e febre amarela. b) Leptospirose e dengue. c) Raiva e malária. d) Leptospirose e febre amarela. e) Leishmaniose e dengue. 19. (2014) As figuras ao lado representam as frequências do alelo da anemia falciforme (à esquerda) e as regiões de endemia da malária (à direita), causada pelo Plasmodium falciparum, na África. Regiões com maior quantidade de indivíduos heterozigotos para a anemia falciforme são as que apresentam maior incidência de malária.

Por que se observa a coincidência das distribuições dessas duas situações? a) A malária atinge, preferencialmente, indivíduos com anemia falciforme. b) Os indivíduos heterozigotos têm menor chance de contrair o Plasmodium. c) Os indivíduos infectados pela malária têm maiores chances de desenvolver anemia falciforme. d) Os indivíduos heterozigotos têm maior chance de sobreviver quando infectados pelo Plasmodium. e) O Plasmodium invade apenas as hemácias em forma de foice, típica dos indivíduos com anemia falciforme. 20. (2013) No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde,

ocorreu uma queda dos casos de malária, de 500 mil em 1990 para pouco mais de 300 mil em 2008 e 2009 (último ano com dados fechados). Também houve redução na mortalidade: de 3 em 10 mil habitantes, em 1999, para 1,5 em 10 mil, em 2008, ainda segundo o ministério. O órgão credita esses resultados à ampliação da rede de diagnóstico e tratamento na região amazônica. (Fonte: Girardi, G. Decifra-me ou te devoro. Revista Unesp Ciência, n.20, 2011.)

O diagnóstico da malária (causada pelo protozoário Plasmodium sp.) descrito no texto deve ser realizado pela identificação: a) do parasita no sangue do paciente. b) dos ovos do parasita nas fezes do paciente. c) do parasita nas fezes dopaciente. d) do parasita na urina do paciente. e) dos ovos do parasita no sangue do paciente. 21. (2012) Considere o quadro abaixo, que apresenta dados sobre saneamento básico no ano de 2000 em duas cidades do Paraná:

Proporção de moradores

CURITIBA ADRIANÓPOLIS

Rede geral de esgoto 75,7% 13,2%

Abastecimento de água 98,6% 46,6%

Fonte: Ministério da Saúde/DATASUS

A partir dos dados apresentados, é correto afirmar que, em relação à população de Curitiba, a população do município de Adrianópolis está mais exposta a adquirir: a) ascaridíase e sífilis. b) cólera e cisticercose. c) dengue e tétano. d) esquistossomose e malária. e) febre amarela e doença de Chagas.

22. (2011) Observe as figuras abaixo, extraídas de folhetos distribuídos à população por órgãos públicos:

As figuras A e B representam, respectivamente, medidas de prevenção da: a) doença de chagas e cisticercose. b) ancilostomose e cólera. c) malária e dengue. d) esquistossomose e febre amarela. e) teníase e ascaridíase. 23. (2010) A tabela abaixo mostra o número de casos de cinco doenças notificadas pelo Hospital de Clínicas da UFPR entre os anos 2004 e 2007.

2004 2005 2006 2007 TOTAL CISTICERCOSE 2S 12 24 13 72 DENGUE 1 S S 12 19 ESQUISTOSSOMOSE 1 0 1 1 3 LEISHMANIOSE TEGUMENTAR 1S 1S 9 8 43 MALARIA 12 5 S 2 22

TOTAL ANUAL 50 SS 40 36 159 A partir dos dados da tabela, é correto afirmar que entre 2004 e 2007: a) o número de casos de doenças causadas por protozoários superou o número de casos de doenças causadas por vírus. b) o número de casos de doenças causadas por bactérias superou o número daquelas causadas por vírus. c) o número de casos de doenças causadas por vermes representou mais da metade do número total de casos apresentados. d) o número de casos de doenças causadas por fungos superou o número de casos de doenças causadas por protozoários. e) o número de casos de doenças transmitidas por mosquitos representa menos da metade do número total de casos apresentados. 24. (2010) Na década de 1990 foram descobertas, no genoma de aves e mamíferos, inúmeras sequências de DNA que tinham grande similaridade com os retrovírus infecciosos e por isso foram denominadas retrovírus endógenos (RVEs). Sabemos hoje que esses estranhos elementos constituem 8% do genoma humano.

(Fonte: Instituto Ciência Hoje - coluna Deriva Genética.) Sobre os retrovírus endógenos, considere as seguintes afirmativas:

1. Retrovírus endógenos surgem a partir da evolução de genes mutantes do próprio organismo. 2. Para que esses elementos surjam, é necessária a presença, em algum momento do processo, da enzima transcriptase reversa. 3. Os retrovírus endógenos são encontrados no citoplasma das células infectadas. 4. A origem de retrovírus endógeno pode se dar a partir da infecção de organismos por vírus que possuem RNA como material genético.

Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. 25. (2009) Sobre os protozoários parasitas que habitam o intestino humano, nutrem-se de resíduos alimentares e são eliminados para fora do organismo para a continuidade do seu ciclo biológico, assinale a alternativa INCORRETA. a) A transmissão ao homem ocorre por ingestão de cistos desses protozoários contidos em alimentos ou água contaminada. b) A forma biológica encontrada dentro do intestino humano é a cística, que é a forma de resistência. c) A multiplicação desses parasitas é assexuada, por divisão binária. d) Higiene pessoal e defecação em locais apropriados são medidas para evitar o contato com esses parasitas. e) Um dos sintomas da infecção por esses parasitas é a diarréia.

Botânica

26. (2015) Plantas da mesma espécie foram submetidas a três condições experimentais e a taxa de fotossíntese avaliada em função da intensidade luminosa.

Assinale a alternativa que associa corretamente cada condição à respectiva curva. a) 1-A; 2-B; 3-C. b) 1-A; 2-C; 3-B. c) 1-B; 2-C, 3-A. d) 1-C; 2-B; 3-A. e) 1-C; 2-A; 3-B. 27. (2014) Uma pessoa vai ao mercado e compra pepino, cenoura, abóbora, tomate, uva, feijão, beterraba, couve e milho. Quantos desses produtos são frutos? a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5. 28. (2010) O gráfico abaixo representa o resultado de um experimento em que foi medida a velocidade da fotossíntese em função da temperatura na folha de um vegetal mantida sob iluminação constante.

Com base nesse gráfico e nos conhecimentos acerca do processo de fotossíntese, assinale a alternativa correta.

a) A temperatura atua como fator limitante da fotossíntese porque o calor desnatura as proteínas responsáveis pelo processo. b) O aumento da temperatura ocasiona um aumento na velocidade de fotossíntese porque a entrada de oxigênio na folha torna-se mais rápida com o aumento da temperatura. c) O aumento da temperatura faz com que a fotossíntese se acelere por conta do aumento da fosforilação cíclica dependente de O2. d) Num experimento em que a temperatura fosse mantida constante e a luminosidade fosse aumentando, o resultado permitiria a construção de um gráfico que seria igual ao apresentado. e) Em temperaturas muito baixas, a velocidade da fotossíntese é pequena em consequência da baixa produção de CO2 necessário ao processo. 29. (2011) Imagine que você tenha recebido do seu nutricionista a seguinte recomendação para uma dieta: ingerir diariamente uma porção de tubérculos, raízes tuberosas, folhas verdes, frutos do tipo baga e sementes do tipo cariopse. Qual das alternativas abaixo apresenta os vegetais que atendem a dieta indicada? a) Batata, cenoura, espinafre, uva e milho. b) Beterraba, rabanete, couve-flor, abacate e arroz. c) Mandioca, cebola, couve, pêssego e semente de girassol. d) Nabo, alho, brócolis, tomate e amendoim. e) Batata-doce, alface, rúcula, acerola e ervilha. 30. (2009) Para não se perderem na floresta, João e Maria resolveram fazer marcas nas árvores pelas quais passavam. A marca consistia em cortar com uma faca um anel do tronco, na altura dos seus olhos. Na volta para casa algum tempo depois, ficaram surpresos ao observar que algumas das árvores que tinham marcado estavam morrendo. Considere o esquema do caule das árvores apresentado abaixo e assinale a alternativa que explica o que ocorreu.

a) Ao cortarem o anel das árvores, João e Maria removeram o felogênio, o que resultou na falta de produção de parênquima cortical necessário à manutenção do tronco. b) Embora o corte tenha atingido apenas a camada 1, os troncos perderam sua proteção natural, o que levou à morte das árvores. c) As árvores teriam sobrevivido se o corte chegasse somente até a região do câmbio, pois ficariam preservadas as estruturas essenciais a sua sobrevivência: a camada 4 e o cerne. d) Quando foram cortadas, as árvores que estão morrendo perderam a estrutura 3, responsável pela distribuição de nutrientes.

e) Pequenos ferimentos causados na estrutura 2 já são suficientes para matar as árvores, pois essa estrutura é responsável pela proteção contra a dessecação do tronco.

Embriologia

31. (2011) Os métodos de reprodução assistida vêm se popularizando e sendo tecnicamente aprimorados. À medida que o sucesso desses métodos aumenta, a frequência de gestações múltiplas decorrentes da fertilização in vitro vem diminuindo, embora ainda apresente taxas acima da média, quando comparada à fertilização natural. Com relação aos motivos do aumento da incidência de gestações múltiplas após a fertilização in vitro, considere as seguintes afirmativas:

1. A grande proporção de gametas masculinos em relação aos femininos disponíveis in vitro aumenta as chances de polispermia, ou seja, de que mais de um espermatozoide fecunde o mesmo ovócito. 2. A separação das células da massa celular interna do blastocisto produz duas populações de células totipotentes, sendo que cada uma dessas populações irá originar um organismo completo. Substâncias presentes no meio de cultura estimulam essa separação em taxa acima do esperado naturalmente. 3. Geralmente, são transferidos mais de um concepto para o útero, para aumentar as chances de sucesso do procedimento in vitro. Assim, com frequência, múltiplos conceptos desenvolvem-se e chegam a termo. 4. A implantação do único zigoto produzido pela fertilização com frequência estimula mecanicamente a dissociação das células da massa celular interna do blastocisto, gerando células totipotentes que se desenvolverão em organismos completos.

Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 3 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

Zoologia

32. (2015) As enzimas encontradas nos órgãos de diferentes espécies de animais apresentam atividade próxima do ótimo nos valores de temperatura e pH encontrados nesses órgãos. Baseado nesse preceito, um pesquisador realizou um estudo traçando o perfil cinético de quatro enzimas (I a IV) presentes em aves e peixes da Antártida, encontrando os resultados apresentados nos gráficos abaixo.

As enzimas provenientes do intestino de peixe e do estômago de ave da Antártida são, respectivamente. a) I e II. b) I e IV. c) III e II. d) III e IV. e) IV e I. 33. (2013) Metameria é uma característica de espécies de alguns filos animais. Ela representa a divisão do corpo em segmentos e está relacionada à repetição de estruturas internas, incluindo órgãos excretores e sistema nervoso. A metameria está associada a especializações de partes do corpo, através de um processo conhecido como tagmatização, que pode representar a especialização ou a fusão de segmentos de uma região corporal para a realização de funções específicas. Sobre metameria e tagmatização, considere as seguintes afirmativas:

1. Cordados apresentam metameria especialmente visível na musculatura corporal. 2. Nos anelídeos, a segmentação é bastante evidente, formando anéis do corpo, e a tagmatização pode existir, como no caso do clitelo em minhocas. 3. Nos artrópodes, a segmentação existe, mas a tagmatização é observada apenas nos insetos (ex. tórax). 4. Moluscos apresentam segmentação e tagmatização limitadas às regiões localizadas no interior de suas conchas.

Assinale a alternativa correta. a) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 1, 2 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. 34. (2012) Existe uma regra geral em fisiologia animal que define como sendo de 1 mm a espessura máxima de um tecido capaz de sustentar suas células se o mecanismo de transporte é realizado apenas por difusão. Células, tecidos e organismos precisam ter acesso a oxigênio e nutrientes e remover compostos nitrogenados e gás carbônico para poderem realizar suas funções vitais adequadamente. O principal sistema que provê essas condições nos cordados vertebrados é o sistema circulatório. Inegável reconhecer que, graças a esse sistema (entre outros), vertebrados podem atingir tamanhos tão grandes como o de baleias ou elefantes. Entretanto, mesmo não apresentando um sistema circulatório completo, com coração e vasos, alguns animais com estrutura corporal mais simples podem atingir tamanhos consideravelmente grandes. Sob essa perspectiva, considere as seguintes afirmativas:

1. Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, não são capazes de desenvolver órgãos ou sistemas que possam resolver o problema das trocas internas de gases, nutrientes e excretas. Assim, poríferos são animais para os quais a regra do 1 mm é efetivamente aplicável, e por isso nenhuma espécie desse grupo atinge esse tamanho. 2. Alguns cnidários (celenterados) podem atingir grandes dimensões. As soluções para o problema do 1 mm são variáveis e geralmente baseadas em duas características: a) esses animais são diblásticos (apresentam duas monocamadas corporais, que geralmente se encontram diretamente em contato com a água externa ou com a água da gastroderme); b) o aumento corporal está associado ao aumento de uma camada acelular ou com poucas células, denominada mesogleia. 3. Animais pseudocelomados (também denominados de blastocelomados) podem realizar as trocas internas utilizando o fluido do pseudoceloma em si. O transporte pode, ainda, ser auxiliado por um sistema de canais como os encontrados em acantocéfalos e rotíferos, denominado em alguns desses grupos de sistema lacunar de canais. 4. Apesar de serem acelomados e de não apresentarem um sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes tamanhos. É o caso das planárias terrestres, que atingem mais de 30 cm de comprimento, e das tênias (algumas com dezenas de metros de comprimento). Nesses casos específicos, as trocas de gases, nutrientes e excretas ocorrem através do trato digestivo e pela superfície corporal desses animais, com um processo de difusão eficiente.

Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 2 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. 35. (2012) A esquistossomose é uma doença parasitária considerada grave, por ser a que mais causa morte em humanos dentre as causadas por organismos multicelulares. Uma forma de se combater essa doença é o controle biológico pelo uso de peixes como o tambaqui. De que maneira esse peixe ajuda a combater a doença em humanos? a) O peixe serve como o hospedeiro definitivo do verme da esquistossomose, do gênero Schistosoma, no lugar do homem. b) O tambaqui se alimenta da cercária, forma do parasita que infecta ativamente o humano.

c) O miracídio, forma que infecta o caramujo (hospedeiro intermediário), passa a infectar o peixe e nele não consegue completar seu ciclo vital. d) O caramujo (hospedeiro intermediário) é comido pelo peixe, e o parasita não tem como completar seu ciclo de vida. e) O peixe e o caramujo (hospedeiro intermediário) competem pelos mesmos recursos naturais e o primeiro elimina o segundo por competição. 36. (2010) Dois estudantes de Biologia encontraram no mar, próximo à praia, um organismo que nunca tinham visto antes, mas que pelos seus conhecimentos prévios supuseram que poderia ser um porífera ou um urocordado. Como eles devem proceder para decidir a qual grupo pertence esse organismo? a) Verificar se é unicelular ou pluricelular. b) Verificar se é um procarioto ou um eucarioto. c) Descobrir se ele é séssil ou se desloca num substrato. d) Descobrir se ele é predominantemente aquático ou terrestre. e) Verificar se possui tubo digestivo. 37. (2010) A técnica de hibridização de DNA permite identificar o parentesco que existe entre diferentes organismos. Ela consiste em produzir fragmentos de DNA de um determinado organismo, separar as duas fitas de DNA desses fragmentos e promover a ligação entre esses fragmentos de DNA de fita simples e os fragmentos de DNA de fita simples de outro organismo, correspondente a um mesmo gene para ambos os organismos estudados. Para qual dos pares de organismos apresentados abaixo deve ser mais fácil separar as duas fitas de DNA após um processo de hibridização? a) Beija-flor e crocodilo. b) Minhoca e ouriço-do-mar. c) Chimpanzé e humano.] d) Anêmona e medusa. e) Tubarão e lambari. 38. (2010) O gráfico ao lado mostra a temperatura de dois animais expostos ao sol durante a manhã.

a) uma galinha e uma tartaruga. b) uma lagartixa e um cavalo. c) um pato e um cachorro. d) um gato e um sapo. e) um jacaré e uma cobra.

39. (2009) Diversos grupos taxonômicos são utilizados em cultivos marinhos para fins comerciais. Com relação aos moluscos, considere as seguintes afirmativas:

1. O consumo de mexilhões pode ser prejudicado pela retenção de microrganismos patogênicos ao homem, uma vez que esses animais são filtradores naturais da água do mar. 2. Os polvos são cefalópodes que devem ter a concha retirada antes de serem consumidos. 3. Há espécies de ostras cultivadas especialmente para a obtenção de pérolas, e não para consumo como alimento. 4. Os cromatóforos do manto das lulas causam danos à saúde humana quando ingeridos.

Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. b) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

Histologia Humana

40. (2011) O esquema ao lado é representativo de um epitélio de revestimento estratificado. Pode-se observar que as camadas superiores, em contato com o meio externo, são compostas por células cada vez mais achatadas. Além

disso, essas células achatadas geralmente estão mortas e descamam do tecido. Um exemplo desse tipo de epitélio é encontrado no esôfago de animais carnívoros.

Qual o principal motivo que leva essas células a morrerem e descamarem do epitélio? a) O atrito causado pelos componentes de meio externo que entram em contato com o epitélio. b) A justaposição das células, que cria uma falta de espaço para que todas se acomodem na superfície do epitélio. c) O contato com o meio externo, que leva a uma hiperoxigenação das células. d) A distância dessas células em relação às fontes de oxigênio e alimento, trazidos pelos tecidos adjacentes ao epitélio. e) O deslocamento da posição das organelas intracelulares, por conta do achatamento promovido pelo citoesqueleto.

Anatomia e Fisiologia Humana

41. (2015) A pressão parcial de oxigênio (pO2) no sangue foi medida simultaneamente em diferentes pontos do sistema circulatório de um mamífero. Em condições normais espera-se que a) pO2 Veia pulmonar < pO2 Ventrículo direito. b) pO2 Átrio esquerdo > pO2 Veia cava. c) pO2 Átrio esquerdo < pO2 Ventrículo direito. d) pO2 Artéria pulmonar > pO2 Veia pulmonar. e) pO2 Artéria pulmonar > pO2 Veia cava. 42. (2014) A troca do gás oxigênio entre o ar atmosférico, presente nos alvéolos pulmonares, e os capilares sanguíneos pode ser expressa pela fórmula:

Difusão do gás = 𝐴

𝐸.𝐷.(𝑃1−𝑃2)

Em que A = área alveolar. E = distância entre o tecido epitelial do alvéolo pulmonar e o capilar sanguíneo. D = coeficiente de difusão do gás. (P1 – P2) = diferença de pressão do gás entre o ar alveolar (atmosférico) e o sangue. Quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica, e o ar atmosférico torna-se mais rarefeito. Ao escalar uma montanha, o alpinista percebe que sua respiração vai ficando mais difícil. Essa dificuldade é ocasionada porque um dos fatores, expresso na fórmula, está alterado. Qual é esse fator? a) Área alveolar. b) Coeficiente de difusão do gás. c) Distância entre o tecido epitelial do alvéolo pulmonar e o capilar sanguíneo. d) Diferença de pressão entre o ar alveolar (ar atmosférico) e o capilar sanguíneo. e) Produto entre a área alveolar pela distância entre o alvéolo pulmonar e o capilar sanguíneo. 43. (2014) A exposição da mãe à nicotina durante a gravidez pode levar ao retardo do crescimento do feto, maior incidência de abortos e morte na infância. Isso ocorre porque a nicotina causa constrição dos vasos sanguíneos uterinos, levando ao baixo suprimento de oxigênio e nutrientes para o feto. (Moore, K.; Persaud, T.V.N. Embriologia Básica. 7ª

Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.)

Nesses casos, o feto recebe menos oxigênio e nutrientes porque a) a circulação placentária é interrompida. b) apenas sangue venoso circula na placenta.

c) menos sangue materno circula na placenta. d) o sangue materno deixa de entrar na circulação do feto. e) o sangue materno e fetal deixam de se misturar na placenta. 44. (2013) A ventilação que ocorre nos pulmões pode ser medida pela quantidade de ar trocada por um determinado intervalo de tempo, como é o caso do volume minuto (L/min). Assinale a figura que representa a relação entre ventilação pulmonar e pressão de CO2 arterial.

a)

b)

c)

d)

e)

45. (2013) Louco por um saleiro, sal foi uma das primeiras palavras que o garoto aprendeu a falar, antes de completar 1 ano de idade. Quando conseguiu caminhar com as próprias pernas, passou a revirar os armários da cozinha em busca de tudo que fosse salgado e, sempre que podia, atacava o saleiro. Aos 3 anos e meio, por causa da suspeita de puberdade precoce, o menino foi internado num hospital. (Fonte: Christante, L. Sede de sal. Revista Unesp Ciência, n.17, 2011.) O apetite por sal da criança, cujo relato tornou-se clássico na história da Medicina, era causado por um desequilíbrio endócrino. Após a sua morte, descobriu-se que a criança apresentavauma deficiênciana produção de: a) aldosterona pelas glândulas adrenais. b) insulina pelo pâncreas. c) tiroxina pela tireoide. d) vasopressina pelo hipotálamo. e) somatotrofina pela hipófise.

46. (2012) Considere a figura abaixo, que apresenta as principais porções do sistema digestório. A tabela mostra o gradiente de pH e a biomassa bacteriana em algumas destas porções, listadas em ordem aleatória.

A partir das informações apresentadas, é correto afirmar: a) O pH mais ácido favorece a proliferação bacteriana. b) A porção 12 apresenta o menor número de células bacterianas por mL. c) Ao longo do trajeto pelo tubo digestório, o alimento é exposto a um gradiente decrescente de pH. d) O maior número de células bacterianas por mL é encontrado nas porções 10 e 11. e) O número de células bacterianas por mL encontrado na porção 7 é maior do que o encontrado na porção 4. 47. (2011) Observe a figura ao lado, que mostra a pressão atmosférica e a pressão de oxigênio inspirado em 4 cidades situadas em diferentes altitudes. Assinale a alternativa cujo gráfico melhor representa a variação percentual esperada do número de eritrócitos encontrado no sangue de pessoas saudáveis, moradoras de cada uma das cidades, comparado aos valores encontrados nos habitantes do Rio de Janeiro.

Local Gradiente de pH Biomassa bacteriana

(células/mL)

Jejuno 7,0 – 9,0 104-5

Cólon 5,0 – 7,0 1011

Íleo 7,0 – 8,0 108

Estômago 1,5 – 5,0 102-3

Duodeno 5,0 – 7,0 103-4

a)

b)

c)

d)

e)

Origem da Vida e Evolução

48. (2015) Numa planície alagada, bastante estável há milhões de anos, existe uma espécie de arbusto tóxico que produz flores com 10 variedades de cores distintas (fenótipos). Sabendo que as cores das flores em questão são determinadas geneticamente, um pesquisador lançou a seguinte pergunta: por que arbustos que produzem flores azuis são mais abundantes que os que produzem flores de outras cores? Para tentar responder a essa pergunta, o pesquisador investigou cinco parâmetros nos arbustos que apresentam esses 10 fenótipos distintos. De acordo com a teoria da seleção natural, qual parâmetro levantado pelo pesquisador é imprescindível para responder à pergunta formulada? a) Forma de polinização. b) Tempo médio de vida. c) Quantidade de toxinas. d) Sucesso reprodutivo. e) Resistência à decomposição. 49. (2013) A Seleção Natural é um dos principais fatores responsáveis pela evolução, juntamente com a mutação, a deriva genética e a migração genética. Para que a Seleção Natural ocorra em uma população, é imprescindível que haja: a) alteração do meio ambiente, propiciando o favorecimento de alguns indivíduos da população. b) diversidade da composição genética dos indivíduos da população.

c) informações genéticas anômalas que produzam doenças quando em homozigose. d) disputa entre os indivíduos, com a morte dos menos aptos. e) mutação em taxa compatível com as exigências ambientais. 50. (2011) Certos insetos apresentam um aspecto que os assemelha bastante, na cor e às vezes até na forma, com ramos e folhas de algumas plantas. Esse fato é de extremo valor para o inseto, já que o protege contra o ataque de seus predadores. Esse fenômeno, analisado à luz da Teoria da Evolução, pode ser explicado: a) pela lei do uso e desuso, enunciada por Lamarck. b) pela deriva genética, comum em certas populações. c) pelo isolamento geográfico que acontece com certas espécies de insetos. d) pela seleção natural, que favorece características adaptativas adequadas para cada ambiente específico. e) por uma mutação de amplo espectro que ocorre numa determinada espécie. 51. (2009) Apesar de bastante criticadas na época em que foram postuladas, as ideias propostas por Charles Darwin sobre o processo evolutivo dos seres vivos são hoje amplamente aceitas, uma vez que outras evidências colhidas empiricamente corroboram a Teoria da Evolução. Assinale a alternativa que NÃO expressa uma evidência dessa teoria. a) O estudo dos fósseis ao longo dos tempos geológicos mostra um aumento da complexidade das formas de seres vivos. b) As características apresentadas por sucessivas gerações, dentro de uma espécie, são herdadas das gerações antecessoras. c) Algumas estruturas corporais desenvolvem-se quando muito utilizadas ou atrofiam-se quando não utilizadas, como por exemplo a musculatura dos animais. d) Quando se estudam os genomas, observa-se uma grande semelhança entre espécies muito próximas, como o homem e o chimpanzé. e) O funcionamento bioquímico das células de todos os organismos é semelhante, sugerindo que todos tiveram um ancestral comum.

Ecologia

52. (2015) O processo de desaparecimento de animais em um ambiente, conhecido por defaunação, pode causar um dano profundo aos ecossistemas. Em florestas tropicais, muitas árvores dependem de animais como macacos e antas. Na agricultura, a produção de muitas culturas depende das abelhas, que estão desaparecendo. Os animais citados no texto, mamíferos e abelhas, atuam, respectivamente, a) na dispersão das sementes e na polinização. b) na dispersão das sementes e no controle de pragas. c) na polinização e na dispersão das sementes. d) no controle de pragas e na dispersão das sementes. e) no controle de pragas e na polinização. 53. (2015) Durante décadas, seres parasitas foram omitidos das teias alimentares, com base na ideia de que eles teriam pouca influência na biomassa do ecossistema. Entretanto, quando a biomassa dos parasitas é medida, esta noção é desafiada. Em alguns sistemas estuarinos, por exemplo, a biomassa dos parasitas é comparável à dos predadores no topo da cadeia. Traduzido e adaptado de: PRESTON, D. & JOHNSON, P. Ecological Consequences of Parasitism. Nature Education Knowledge 3(10):47, 2010.

A respeito da inserção dos parasitas nas teias alimentares, considere as seguintes afirmativas:

1. Parasitas podem regular o tamanho da população de hospedeiros. 2. Parasitas podem atuar como presas. 3. Parasitas podem alterar o desfecho de interações competitivas interespecíficas.

Assinale a alternativa correta. a) Somente a afirmativa 1 é verdadeira. b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. e) As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. 54. (2014) Pesquisadores da Universidade da Flórida estão realizando testes para introduzir nos Estados Unidos o inseto Calophya latiforceps (conhecido como gralha-da-folha-da-aroeira), nativo do Brasil, para combater a invasão de aroeira, que está diminuindo a biodiversidade de diversas regiões. Esse inseto alimenta-se de nutrientes da árvore, comprometendo seu crescimento. Esse processo é o controle biológico natural, que pode trazer risco para o ecossistema em que é implantado quando o organismo usado para fazer o controle: a) sofre mutação. b) não sobrevive no novo ambiente. c) passa a comer outros vegetais. d) adapta-se ao novo ambiente. e) altera o ciclo biogeoquímico de nutrientes. 55. (2014) O estudo de cadeias tróficas é importante para a compreensão das relações entre organismos em um ambiente. Uma forma de estudá-las é pela produtividade, em biomassa, em cada nível da cadeia. Supondo a existência de uma cadeia, num ambiente aquático, com três comunidades de organismos (vegetação, herbívoros e carnívoros) em equilíbrio, qual dos gráficos representa a variação dessas comunidades, em biomassa (g/m2), em função da disponibilidade de luz?

a)

b)

c)

d)

e)

56. (2012) Desde o começo da vida, os sistemas biológicos passaram por grandes mudanças evolutivas, representadas por grandes saltos em complexidade. Esses eventos foram fundamentais na configuração e diversificação da vida na Terra e resultaram em uma organização hierárquica da vida, conhecida como níveis de organização biológica (célula, tecido, órgão, sistema, indivíduo, população, comunidade, ecossistema, biosfera). Esses níveis são vinculados entre si e, cada vez que um evolui de outro (saltos), o nível resultante é mais complexo que o anterior. Por exemplo, a origem da vida e da célula está diretamente associada à organização de moléculas em células; células se agrupam e formam tecidos; tecidos formam órgãos, que formam sistemas e assim por diante. Cada um desses saltos em complexidade

(ou mudança de nível biológico) resulta no aparecimento de propriedades que não estavam presentes no nível pré-existente. São as chamadas propriedades emergentes. Com isso em mente e conhecendo as propriedades dos níveis associados à ecologia, as propriedades emergentes associadas a indivíduo, população, comunidade e ecossistema, são, respectivamente: a) proporção de sexos, fluxo de energia, idade e diversidade. b) peso, natalidade, riqueza de espécies e ciclo de nutrientes. c) mortalidade, altura, estrutura trófica e ciclo de nutrientes. d) idade, ciclo de nutrientes, natalidade e estrutura trófica. e) estrutura etária, proporção sexual, ciclo de nutrientes e riqueza de espécies. 57. (2012) Um arquiteto encomendou a um paisagista um terrário para colocar num apartamento como divisória entre dois ambientes. Uma das exigências do proprietário do apartamento é que o terrário representasse um ambiente de floresta úmida, semelhante à Floresta Atlântica. Solicitou, também, que o ambiente incluísse exclusivamente representantes das divisões do Reino Plantae. Com base nos conhecimentos sobre esse Reino, considere os seguintes grupos:

1. Musgos, pois são encontrados sobre troncos e solo da floresta. 2. Algas cianofíceas, pois são produtores primários. 3. Samambaias, pois são os principais elementos do sub-bosque. 4. Pinus sp., pois formam o dossel das florestas. 5. Epífitas, pois são frequentes sobre os ramos das árvores.

Atendem às exigências do proprietário os itens: a) 1, 2 e 4 apenas. b) 1, 3 e 5 apenas. c) 2, 3 e 4 apenas. d) 3, 4 e 5 apenas. e) 1, 2 e 5 apenas. 58. (2011) Uma das teorias mais abrangentes na biologia, atualmente, é a Teoria da Rainha Vermelha. Essa teoria foi proposta por um pesquisador americano, Leigh van Valen, que a denominou dessa forma como uma analogia à Rainha de Copas do livro de Lewis Carroll (1871) intitulado “Alice através do espelho”. Em uma parte da história, a Rainha de Copas (=Rainha Vermelha) diz a Alice que “Nesse mundo, é preciso correr o mais possível, para permanecer no mesmo lugar”. Para van Valen, as espécies de uma comunidade, geralmente, são influenciadas por outras espécies com as quais se relacionam. Se uma espécie não é capaz de responder adequadamente a cada uma dessas influências (“... correr o mais possível...”) ela pode entrar em extinção (=perder o lugar no sistema biológico). A teoria permite uma maior compreensão sobre a ecologia e a evolução das associações entre espécies de uma comunidade, e sua importância é maior quanto maior for a intensidade de interação/influência de uma espécie sobre a outra. Acerca disso, considere as seguintes associações interespecíficas:

1. Mutualismo 2. Parasitismo 3. Comensalismo 4. Amensalismo 5. Neutralismo

Com base nos conhecimentos de ecologia e nas definições tradicionais das associações interespecíficas listadas, assinale a alternativa correta. a) Somente as associações 1 e 3 não estão sob a influência da Teoria da Rainha Vermelha. b) Somente a associação 4 não está sob a influência da Teoria da Rainha Vermelha. c) Somente as associações 2, 4 e 5 não estão sob a influência da Teoria da Rainha Vermelha. d) Somente a associação 5 não está sob a influência da Teoria da Rainha Vermelha. e) Somente as associações 2 e 3 não estão sob a influência da Teoria da Rainha Vermelha. 59. (2011) Uma área de pesquisa da ecologia, considerada fundamental para a exploração espacial, é a criação de ecossistemas controlados (biosferas artificiais) que possam prover alimentos, ar e vários recursos fundamentais para a sobrevivência de futuros colonizadores espaciais. A tarefa, certamente, não é nada fácil. A organização dos

ecossistemas naturais resulta de um longo processo de coevolução. Em um experimento de biosfera artificial hipotético, são recriados ambientes e habitats dentro de um domo de material plástico completamente vedado, com a esperança de que, pelo menos por um período, os ciclos biogeoquímicos se completem, regenerando recursos fundamentais à manutenção da vida. Nessa biosfera foram criados rios artificiais que deságuam em um minioceano, uma floresta, um minideserto e mesmo uma plantação de vegetais. Uma estação de tratamento impede que o esgoto in natura seja liberado nos rios artificiais e no minioceano. Por 100 dias tudo correu bem, até que foi detectado um desequilíbrio entre a concentração de oxigênio e gás carbônico na atmosfera do local - a concentração de oxigênio ficou excessivamente elevada e a de gás carbônico baixou bem mais do que era considerado ideal para o experimento. Quais das ações listadas abaixo devem ser consideradas, pelos membros da equipe da biosfera artificial, para corrigir esse problema?

1. Aumentar a quantidade de nutrientes no minioceano para promover o aumento da produção de fitoplâncton e algas. 2. Promover o aumento populacional de organismos herbívoros aquáticos e terrestres. 3. Desviar uma porção do efluente da estação de tratamento de esgotos, que era direcionado para o minioceano, para o rio artificial. 4. Aumentar a concentração de organismos decompositores nos diversos sistemas da biosfera artificial. 5. Diminuir a intensidade de luz solar que chega ao interior da biosfera artificial.

Podem ajudar a solucionar o problema detectado nessa biosfera artificial: a) as ações 1 e 2 apenas. b) as ações 1, 2 e 3 apenas. c) as ações 3 e 4 apenas. d) as ações 2, 3 e 5 apenas. e) as ações 1 e 5 apenas. 60. (2010) Abaixo estão representados três exemplos de cadeias alimentares na coluna da esquerda e, na coluna da direita, três pirâmides que expressam o número relativo de indivíduos em cada nível, numa situação de equilíbrio ecológico. Relacione as cadeias alimentares da coluna da esquerda com as pirâmides da direita.

1. Árvore → preguiças → pulgas 2. Árvore → cotias → jaguatiricas 3. Milho → roedores → cobras

( )

( )

( )

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) 1 - 2 - 3. b) 1 - 3 - 2. c) 3 - 1 - 2. d) 2 - 1 - 3. e) 3 - 2 - 1.

61. (2010) Algumas populações de humanos têm sua dieta baseada em carne de peixe. Para as populações que vivem à beira de rios poluídos por mercúrio, por exemplo, é mais prejudicial comer peixes carnívoros do que peixes herbívoros porque: a) os peixes carnívoros se alimentam de qualquer tipo de organismo, aumentando a chance de contaminação por substâncias tóxicas além do mercúrio. b) os peixes herbívoros não ficam expostos ao mercúrio por muito tempo, diminuindo as chances de contaminar os humanos. c) os peixes carnívoros ficam expostos também ao mercúrio presente no ar.

d) os peixes carnívoros acumulam o mercúrio em seu organismo quando se alimentam de outros organismos, inclusive os peixes herbívoros. e) os peixes herbívoros não acumulam mercúrio em seus tecidos. 62. (2009) Associe os tipos de relação ecológica da coluna da direita com as situações apresentadas na coluna da esquerda. 1. Um pássaro que se alimenta de carrapatos que vivem sobre grandes mamíferos, como bois ou búfalos. 2. Uma epífita (por exemplo, uma orquídea) que cresce sobre uma grande árvore. 3. Uma rêmora (ou peixe-piloto) que vive em associação com um tubarão, sendo transportada por ele e aproveitando-se dos restos da alimentação do carnívoro. 4. Bactérias e protozoários que vivem no interior do intestino de cupins, onde digerem a celulose. ( ) Inquilinismo. ( ) Comensalismo. ( ) Protocooperação (ou cooperação). ( ) Mutualismo. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo. a) 1 - 3 - 2 - 4. b) 4 - 2 - 1 - 3. c) 2 - 3 - 1 - 4. d) 2 - 4 - 3 - 1. e) 1 - 2 - 4 - 3.

GABARITO

1 c 11 a 21 b 31 a 41 b 51 c 61 d 2 e 12 a 22 d 32 c 42 d 52 a 62 c

3 a 13 e 23 a 33 d 43 c 53 e 4 d 14 a 24 d 34 d 44 c 54 c

5 a 15 b 25 b 35 d 45 a 55 a

6 a 16 b 26 d 36 e 46 a 56 b 7 e 17 e 27 e 37 b 47 a 57 b

8 a 18 a 28 a 38 b 48 d 58 d 9 a 19 d 29 a 39 c 49 b 59 e

10 c 20 a 30 d 40 d 50 d 60 c