ÚLTIMAS NOTÍCIAS PESQUISAR OK LOGIN CADASTRE-SE...

2
19/5/2014 MPF recorre de decisão da Justiça que não reconhece umbanda e candomblé como religiões - Jornal O Globo http://oglobo.globo.com/sociedade/mpf-recorre-de-decisao-da-justica-que-nao-reconhece-umbanda-candomble-como-religioes-12507234 1/4 PRINCÍPIOS EDITORIAIS EDIÇÃO DIGITAL CELULAR KINDLE TABLETS E-BOOKS ÚLTIMAS NOTÍCIAS (10:35) Policiais programam paralisação para quarta-feira LOGIN CADASTRE-SE 10:40 SEGUNDA 19.05.2014 SOCIEDADE PESQUISAR OK TÓPICOS DE SOCIEDADE CO RA RÓ NAI PEDRO DO RIA FLÁVIA O LIVEIRA PUBLICIDADE PUBLICIDADE AGORA EM DESTAQUE DERRETIMENTO DA ANTÁRTICA DOBROU EM TRÊS ANOS MAUS EXEMPLOS DE CELEBRIDADES PODEM TER EFEITO POSITIVO EM ADOLESCENTES RIO - O Ministério Público Federal (MPF) do Rio recorreu ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) contra uma decisão em primeira instância da Justiça Federal que não reconhece crenças afro-brasileiras como religiões. No começo deste ano, o MPF entrou com uma ação pedindo que fossem retirados do YouTube, pela Google Brasil, vídeos considerados ofensivos a umbanda e candomblé. Um dos vídeos mostra a entrevista de um "ex- MPF recorre de decisão da Justiça que não reconhece umbanda e candomblé como religiões Ação pública pede retirada de vídeos do YouTube alegando que o conteúdo publicado ofende crenças afro-brasileiras Decisão em primeira instância da Justiça Federal negou pedido afirmando que essas doutrinas não tem traços de religião O GLOBO Publicado: 16/05/14 - 10h31 Atualizado: 16/05/14 - 16h46 Adolescente carioca, vítima de preconceito religioso, segura sua guia (delogum) e veste a saia baiana, símbolos do candomblé ( Laura Marques / Agência O Globo ) Em três anos, guerra na Síria já matou 162 mil pessoas Entre eles, 54 mil civis; outras milhares estão desaparecidas; dados são do Observatório Sírio para os Direitos Humanos Trabalho infantil é insalubre ou arriscado em 82% dos casos Desde 2011, fiscalização do Minsitério do Trabalho flagrou 12.813 crianças trabalhando; dessas 43, tinham menos de cinco anos A cada mês, uma criança ou adolescente morre trabalhando no país Tweet 392 234 18 mil Recomendar notícias esportes entretenimento vídeos ENTRE CAPA PAÍS RIO ECONOMIA SOCIEDADE MUNDO TECNOLOGIA CULTURA ESPORTES MAIS +

Transcript of ÚLTIMAS NOTÍCIAS PESQUISAR OK LOGIN CADASTRE-SE...

19/5/2014 MPF recorre de decisão da Justiça que não reconhece umbanda e candomblé como religiões - Jornal O Globo

http://oglobo.globo.com/sociedade/mpf-recorre-de-decisao-da-justica-que-nao-reconhece-umbanda-candomble-como-religioes-12507234 1/4

PRINCÍPIOS EDITORIAIS EDIÇÃO DIGITAL CELULAR KINDLE TABLETS E-BOOKS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS (10:35) Policiais programam paralisação para quarta-feira

LOGIN CADASTRE-SE

10:40 SEGUNDA 19.05.2014

SOCIEDADEPESQUISAR OK

TÓPICOS DE SOCIEDADE CO RA RÓ NAI • PEDRO DO RIA • FLÁVIA O LIVEIRA

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

AGORA EM DESTAQUE

DERRETIMENTO DA ANTÁRTICADOBROU EM TRÊS ANOS

MAUS EXEMPLOS DECELEBRIDADES PODEM TER

EFEITO POSITIVO EMADOLESCENTES

RIO - O Ministério Público Federal (MPF) do Rio recorreu ao TribunalRegional Federal da 2ª Região (TRF-2) contra uma decisão em primeirainstância da Justiça Federal que não reconhece crenças afro-brasileirascomo religiões.

No começo deste ano, o MPF entrou com uma ação pedindo que fossemretirados do YouTube, pela Google Brasil, vídeos considerados ofensivos aumbanda e candomblé. Um dos vídeos mostra a entrevista de um "ex-

MPF recorre de decisão da Justiçaque não reconhece umbanda ecandomblé como religiões

Ação pública pede retirada de vídeos do YouTube alegando que oconteúdo publicado ofende crenças afro-brasileiras

Decisão em primeira instância da Justiça Federal negou pedidoafirmando que essas doutrinas não tem traços de religião

O GLOBOPublicado: 16/05/14 - 10h31 Atualizado: 16/05/14 - 16h46

Adolescente carioca, vítima de preconceito religioso, segura sua guia (delogum) eveste a saia baiana, símbolos do candomblé ( Laura Marques / Agência O Globo )

Em três anos, guerra naSíria já matou 162 milpessoas

Entre eles, 54 mil civis; outras milhares estãodesaparecidas; dados são do Observatório Síriopara os Direitos Humanos

Trabalho infantil é insalubre ouarriscado em 82% dos casos

Desde 2011, fiscalização do Minsitério doTrabalho flagrou 12.813 crianças trabalhando;dessas 43, tinham menos de cinco anos

A cada mês, uma criança ouadolescente morre trabalhando nopaís

Tweet 392 23418 milRecomendar

notícias esportes entretenimento vídeos ENTRE

CAPA PAÍS RIO ECONOMIA SOCIEDADE MUNDO TECNOLOGIA CULTURA ESPORTES MAIS +

19/5/2014 MPF recorre de decisão da Justiça que não reconhece umbanda e candomblé como religiões - Jornal O Globo

http://oglobo.globo.com/sociedade/mpf-recorre-de-decisao-da-justica-que-nao-reconhece-umbanda-candomble-como-religioes-12507234 2/4

1Superando preconceito,pastor evangélico étambém drag queen

2Ativistas ‘hackeiam’pacotes de figurinhas daCopa do Mundo

3 Prefeitura decide vetarroda-gigante na Enseadade Botafogo

Siga

@digitalemidia,Globo_Ciencia,BlogEcoVerde

PUBLICIDADE

MAIS LIDAS

NAS REDES

macumbeiro, hoje liberto pelo poder de Deus". Ao negar o pedido, porém,o juiz Eugenio Rosa de Araújo, da 17ª Vara Federal do Rio, argumentouque“manifestações religiosas afro-brasileiros não se constituem religião”.A decisão diz ainda que essas práticas não contêm traços necessários deuma religião. O Ministério Público já reapresentou a ação, criticando asafirmações do magistrado.

O juiz responsável afirmou na sentença que umbanda e candomblé "nãocontêm os traços necessários de uma religião a saber, um texto base(corão, bíblia etc) ausência de estrutura hierárquica e ausência de um Deusa ser venerado". O MPF critica dizendo, em sua página oficial na internet:“ao invés de conceder a tutela jurisdicional adequada, diante das gravesviolações que estão ocorrendo, a decisão excluiu do âmbito de proteçãojudicial grupos e consciências religiosas, ferindo assim, por exemplo, aDeclaração Universal dos Direitos Humanos (...) e a Constituição Federal”.

Para o babalorixá do candomblé Ivanir dos Santos, o argumento do juiz deque as religiões devem se basear em um livro central é equivocada e frutode desconheciento.

- Isso é milenar: em muitas religiões, a palavra de deus é passada pelacultura oral, e não pela escrita. Além de tudo, essa decisão fere aConstituição.

A ação do MPF é resultado de uma representação movida pela AssociaçãoNacional de Mídia Afro. A organização levou ao conhecimento daProcuradoria Regional dos Direitos do Cidadão os conteúdos de alguns dosvídeos divulgados no YouTube. O órgão alegava, para pedir a retirada, que omaterial estaria disseminando o preconceito, a intolerância e adiscriminação a religiões de matriz africana.

O primeiro pedido para retirada dos vídeos aconteceu no começo do ano,segundo o site do MPF. O recurso não alcançou resultado à época, daí onovo recurso judicial. O procurador Jaime Mitropoulos afirmou, em seurecurso que “mensagens que transmitem discursos do ódio não são averdadeira face do povo brasileiro e tampouco representam a liberdadereligiosa no Brasil”. Ele afirma, ainda, que “esses vídeos são exceções ecomo exceções merecem ser tratados. O povo brasileiro não comunga coma intolerância religiosa”.

Ao Globo, o procurador afirmou que a decisão é "absurda".

- Tão ou mais grave que os vídeos é esse conteúdo da decisão judicial quetenta amesquinhar as religiões de matrizes africanas. A sentença contraria aDeclaração Universal dos Direitos Humanos e à Constituição Federal -afirmou Mitropoulos.

No recurso apresentado, o MPF pede ao TRF-2, liminarmente, a retiradaimediata de 15 vídeos com mensagens que fazem apologia da violência edo ódio.

VEJA TAMBÉM

Fé em 847 terreiros do Rio ganha livro contra a intolerância

Sudanesa cristã é condenada à morte por ‘traição ao Islã’

Criador de site condenado a prisão e mil chibatadas na Arábia Saudita

Alto da Boa Vista terá espaço destinado a oferendas

Motel de Táxi não dá né?zazcar.com.br

Pegue um Carro e Pague pelas Horas de Uso.Diversos pontos em SP!

Links Patrocinados

'Godzilla' volta a atacar

CINEMA

VOCÊ PODE ESTAR INTERESSADO

EUA vão anunciar acusações contra autoridadeschinesas por espionagem cibernética

+ BLOGS E COLUNISTAS

VER TODOS OS BLOGS

09:33 19/05/14

GENTE BOAConar restringe horário de exibição deanúncio de camisinha com Anitta

09:15 19/05/14

MÍRIAM LEITÃOObras do PAC extrapolam orçamento eestão fora do prazo

09:00 19/05/14

ANCELMO.COMDilma e Michel Temer

08:00 19/05/14

BLOG DO NOBLATMudança e medo, por Ricardo Noblat

Tweet 392 23418 milRecomendar