Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a...

35
Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal de Contas da União

Transcript of Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a...

Page 1: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI

Paulo André Mattos de CarvalhoTribunal de Contas da União

Page 2: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Desenvolvimento descentralizado no TCU

Desconhecimento das iniciativas de informatização

Falta de alinhamento estratégico das iniciativas

Duplicidade de esforços nas unidades

Diversidade de ferramentas de desenvolvimento

Elevado risco de descontinuidade

Comprometimento da segurança da informação

Page 3: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Estratégia de ação Aceitar a realidade do desenvolvimento

de sistemas por unidades de negócio e reconhecer a legitimidade dessas iniciativas

Construir parcerias e aproveitar essa realidade para ampliar a capacidade produtiva da área de TI

Articular esforços e recursos necessários para apoiar e garantir o sucesso das unidades parceiras

Criar mecanismos para aprimorar a gestão e a Governança de TI

Pensar grande, começar pequeno e criar um modelo de negócio sustentável

Page 4: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Pensando alguns conceitos

Page 5: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Desenvolvimento por usuário final

“End-User Development can be defined as a set of methods, techniques, and tools that allow users of software systems, who are acting as non-professional software developers, at some point to create, modify or extend a software artifact.”

Fonte: [Lieberman et al. 2006] End-User Development: an emerging paradigm

Page 6: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Paradigma do usuário desenvolvedor

Fonte: [Fischer, Sutcliffe et al.] Univ. of Colorado - USA, Univ. of Manchester - UKMeta-Design: A Manifesto for End-User Development

Page 7: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Empowerment

Autoridade

Responsabilidade

RecursosQualidade

Produtividade

Resultado

Confiança

Colaboração

Page 8: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Empowering people (Data.gov)

É política formal de governo nos EUA e no Reino Unido(data.gov e data.gov.uk)

“A primary goal of Data.gov is to improve access to Federal data and expand creative use of those data beyond the walls of government by encouraging innovative ideas (e.g., web applications).”

Page 9: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Modelo de negócio do TCU

Page 10: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Desenvolvimento Descentralizado

Modelo de negócio do TCU

Governança e Gestão

Page 11: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Desenvolvimento Descentralizado

Modelo de negócio do TCU

Governança e Gestão

Page 12: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Processos Normas, métodos e padrões

Fonte: [Fischer, Sutcliffe et al.] Univ. of Colorado - USA, Univ. of Manchester - UKMeta-Design: A Manifesto for End-User Development

Área de TI

Comunidade de usuários

Área de TI

Normas e orientações

Área de TI

Ferramenta RAD padronizada

Área de TI

Normas e orientações

Page 13: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

ProcessosNormas: Política de Governança de TI (PGTI)

Fonte: adaptado da Política de Governança de TI - PGTI/TCU (Minuta)

Page 14: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

ProcessosMétodo: Processo de desenvolvimento

Page 15: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

ProcessosMétodo: procedimentos, papéis e responsabilidades

Page 16: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

ProcessosPadrões: interfaces, usabilidade e documentação

Page 17: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Desenvolvimento Descentralizado

Modelo de negócio do TCU

Governança e Gestão

Page 18: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

PessoasSeleção, capacitação e colaboração

Seleção e capacitação de estagiários

Treinamento e capacitação de servidores

Treinamento EaD autoinstrucional

Comunidade de prática

Fórum e lista de discussão ativa

Wiki – publicação dinâmica de conteúdos

Page 20: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Desenvolvimento Descentralizado

Modelo de negócio do TCU

Governança e Gestão

Page 21: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Ferramentas

SistemasCentralizados

SistemasDescentralizados

TCU

Banco de dados

Área 1

Área 2

Área n

Views

WEB

Page 22: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

FerramentasDesenvolvimento

[Fischer, Sutcliffe et al.]Meta-Design: A Manifesto for End-User Development

Page 23: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Modelo de negócio do TCUEvolução e resultados

Page 24: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Evolução no TCU

Page 25: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Resultados

Page 26: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Resultados

Colabora em mais de 50% dos objetivos estratégicos

Page 27: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Vantagens e limitações

Page 28: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Vantagens

Melhoria da governança e gestão de TI

Ampliação da capacidade produtiva da área de TI Alocação de colaboradores de outras unidades Um analista de TI pode acompanhar aproximadamente

4 projetos de novos sistemas 6 sistemas em produção

Ampliação de unidades atendidas e da satisfação dos clientes Mais de 30 unidades atendidas

Page 29: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Vantagens

Permite o desenvolvimento de soluções de natureza departamental ou corporativa de médio e grande porte Sispar : +150 telas Sisconjur, Sisjur, Sigeste, Pesquisar: +100 telas Sisouv: +80 telas

Elevada produtividade e robustez Ferramenta padronizada Relatórios interativos e consumo de Web Services Banco de dados corporativo (Integração, Segurança, backup)

Page 30: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Limitações

Capacidade de atendimento da equipe de TI Equipe: 1 chefe e 4 analistas Média de 16 sistemas por analista (Acima da capacidade) Filas para novos projetos e dificuldade de atendimento de

demandas por suporte

Contratação de estagiários Necessidade de processo seletivo rigoroso Necessidade de reposição e contratação para novos projetos Oferta limitada de bons estagiários

Page 31: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Limitações

Ferramenta RAD de desenvolvimento adequada para sistemas transacionais (CRUD) Não se aplica ao desenvolvimento de qualquer tipo de sistema

Ferramenta RAD de desenvolvimento e padrões definidos impõem restrições de usabilidade

Resultados a médio e longo prazos(Sisconjur, Pesquisar, Sisouv: 1,5 anos) Exigência de processo de trabalho, padronização e documentação Apoio e suporte limitados à capacidade da equipe de TI Pouca experiência de desenvolvedores

Page 32: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Fatores críticos de sucesso

Estabelecimento de uma cultura de cooperação, confiança e compartilhamento de responsabilidade

Treinamento e capacitação

Ferramentas adequadas

Equipe de suporte de TI qualificada

Page 33: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Desenvolvimento Descentralizado

Modelo de negócio do TCU

Page 34: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Governança e gestão de TIArranjo decisório no TCU

Fonte: [Weill e Ross, 2004]

Domínio

EstiloPrincípios Arquitetura

Infra-estrutura

Aplicações Priorização

Monarquia de negócios

Monarquia de TI

Federativo

Duopólio

Feudal

Anarquia

Desenvolvimento centralizado

Antes - Desenv. descentralizado (sist. departamentais)

Hoje - Desenv. descentralizado (sist. departamentais)

Page 35: Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas: dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI Paulo André Mattos de Carvalho Tribunal.

Paulo André Mattos de CarvalhoTribunal de Contas da União

(61) 3316-7114 / [email protected]

Um modelo de desenvolvimento descentralizado de sistemas:dando poder ao usuário e ampliando a Governança de TI