Uma Igreja Contagiante Diante Das Crises 27.09.15

1
UMA IGREJA CONTAGIANTE: DIANTE DAS CRISES Primeira Igreja Batista Metropolitana em Contagem - 27 de setembro de 2015 - Leonardo Boff (teólogo brasileiro) vai trabalhar em seu livro “crise oportunidade de crescimento” a etimologia da palavra crise. A palavra crise vem do latim “acrisolar”. Acrisolamento é o processo para aperfeiçoamento do ouro, para que o ouro fique mais puro. Todo processo de acrisolamento aperfeiçoa o metal, joia, ou ouro. O acrisolamento serve para a purificação do objeto acrisolado. Dessa palavra nasce a palavra brasileira crise. - A crise faz parte da vida de um cristão. O próprio Cristo disse: “No mundo vocês terão aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo”. Então o problema não é a crise, mas quem está passando por ela. A crise será sempre presente na vida de qualquer ser humano, mas a maneira como enxergamos a crise é que fará toda a diferença. Por que crise é oportunidade de crescimento? 1 - A crise é oportunidade de crescimento porque ela nos impele a mudanças drásticas. Êxodo 1. 11-14 O livro de Êxodo é marcado por mudanças drásticas. Crise é tempo de mudanças. O que é que hoje você precisa reajustar em sua vida e sua família para vencer suas crises? 2- A crise é oportunidade de crescimento porque teremos que administrar com sabedoria períodos de transição. - Todo período de crise é acompanhado de algum tipo de transição. - O povo de Israel teve que lidar com muitas transições. - As transições impostas pela vida, geram naturalmente crises e as transições geram em nós sentimentos mistos. Todo momento de transição provoca dores, medo, insegurança, porque a própria transição é uma fase difícil de todo processo crítico. Mas, todo momento de transição gera também expectativas e esperança e a sensação que algo novo está por vir. 3 - A crise é oportunidade de crescimento, porque com ela aprendemos que aqueles que hoje maltratamos, são aqueles que um dia podem ser as respostas para os problemas mais agudos da nossa existência – Êxodo 1. 8 - José que havia sido desprezado agora é solicitado. - Não vale a apenas maltratar as pessoas, porque quem mais nós maltratamos, pode ser quem vai nos ajudar no dia da crise, porque a vida é como uma roda gigante, um dia a gente está em cima, outro dia a gente está em baixo, então, não vale a pena menosprezar ninguém. 4. A crise é oportunidade de crescimento porque teremos que aceitar que a nossa estabilidade nunca pode depender das estruturas humanas. Êxodo 1.6-8 - O mesmo país que os recebeu bem, estavam agora escravizando o povo de israel. - Tudo aquilo que é humano é vulnerável, oscilante e pode mudar de opinião a qualquer momento. Por isso nunca confie no que é humano. 5. Crise é oportunidade de crescimento porque os nossos valores e princípios serão testados. Êxodo 1.15-20 - É no momento da crise que nossa fé é testada. Creia que Deus cuida de você em meio as crises. Não somos do Egito, mas da terra prometida. Pr. Ismael Arêdes Texto base: Êxodo 1

description

Esboço para células. Mensagem por: Pr. Ismael

Transcript of Uma Igreja Contagiante Diante Das Crises 27.09.15

Page 1: Uma Igreja Contagiante Diante Das Crises  27.09.15

UMA IGREJA CONTAGIANTE: DIANTE DAS CRISES

Primeira Igreja Batista Metropolitana em Contagem - 27 de setembro de 2015

- Leonardo Boff (teólogo brasileiro) vai trabalhar em seu livro “crise oportunidade de crescimento” a etimologia da palavra crise. A palavra crise vem do latim “acrisolar”. Acrisolamento é o processo para aperfeiçoamento do ouro, para que o ouro fique mais puro. Todo processo de acrisolamento aperfeiçoa o metal, joia, ou ouro. O acrisolamento serve para a purificação do objeto acrisolado. Dessa palavra nasce a palavra brasileira crise.- A crise faz parte da vida de um cristão. O próprio Cristo disse: “No mundo vocês terão aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo”. Então o problema não é a crise, mas quem está passando por ela. A crise será sempre presente na vida de qualquer ser humano, mas a maneira como enxergamos a crise é que fará toda a diferença.

Por que crise é oportunidade de crescimento?

1 - A crise é oportunidade de crescimento porque ela nos impele a mudanças drásticas. Êxodo 1. 11-14O livro de Êxodo é marcado por mudanças drásticas. Crise é tempo de mudanças. O que é que hoje você precisa reajustar em sua vida e sua família para vencer suas crises?

2- A crise é oportunidade de crescimento porque teremos que administrar com sabedoria períodos de transição. - Todo período de crise é acompanhado de algum tipo de transição.- O povo de Israel teve que lidar com muitas transições. - As transições impostas pela vida, geram naturalmente crises e as transições geram em nós sentimentos mistos. Todo momento de transição provoca dores, medo, insegurança, porque a própria transição é uma fase difícil de todo processo crítico. Mas, todo momento de transição gera também expectativas e esperança e a sensação que algo novo está por vir.

3 - A crise é oportunidade de crescimento, porque com ela aprendemos que aqueles que hoje maltratamos, são aqueles que um dia podem ser as respostas para os problemas mais agudos da nossa existência – Êxodo 1. 8- José que havia sido desprezado agora é solicitado.- Não vale a apenas maltratar as pessoas, porque quem mais nós maltratamos, pode ser quem vai nos ajudar no dia da crise, porque a vida é como uma roda gigante, um dia a gente está em cima, outro dia a gente está em baixo, então, não vale a pena menosprezar ninguém.

4. A crise é oportunidade de crescimento porque teremos que aceitar que a nossa estabilidade nunca pode depender das estruturas humanas. Êxodo 1.6-8- O mesmo país que os recebeu bem, estavam agora escravizando o povo de israel.- Tudo aquilo que é humano é vulnerável, oscilante e pode mudar de opinião a qualquer momento. Por isso nunca confie no que é humano.

5. Crise é oportunidade de crescimento porque os nossos valores e princípios serão testados. Êxodo 1.15-20

- É no momento da crise que nossa fé é testada.Creia que Deus cuida de você em meio as crises. Não somos do Egito, mas da terra prometida.

Pr. Ismael Arêdes

Texto base: Êxodo 1