Unipac Notícias Setembro 2011

8
Ano VIII - Nº 43 - Outubro / Novembro de 2011 Órgão informativo da Unipac Vale do Aço ESTE JORNAL ESTá DE ACORDO COM A REFORMA ORTOGRáFICA DA LíNGUA PORTUGUESA Pág. 3 A Unipac Vale do Aço vem melhorando a cada dia. Prova disso, são as ótimas avaliações recebidas do MEC em 2011. Com ótima relação custo/benefício, a Unipac é a escolha certa de quem quer ser forte no mercado de trabalho, sem ter que pagar a mais por isso As inscrições para o vestibular 2012 já estão abertas. Pág. 8 Pág. 4 Alunos da Unipac participam de intercâmbio nos EUA MEC confirma qualidade da Unipac Ipatinga Thaianne Patrícia Souza aluna Unipac Vale do Aço

description

Unipac Notícias é o informativo da Faculdade Presidente Antônio Carlos do Vale do Aço

Transcript of Unipac Notícias Setembro 2011

Page 1: Unipac Notícias Setembro 2011

Ano VIII - Nº 43 - Outubro / Novembro de 2011Órgão informativo da Unipac Vale do AçoEstE jornAl Está dE Acordo com A rEformA ortográfIcA dA língUA PortUgUEsA

Pág. 3

A Unipac Vale do Aço vem melhorando a cada dia. Prova disso, são as ótimas avaliações recebidas do mEc em 2011. com ótima relação

custo/benefício, a Unipac é a escolha certa de quem quer ser forte no mercado de trabalho,

sem ter que pagar a mais por isso As inscrições para o vestibular 2012 já estão abertas.

Pág. 8Pág. 4 Alunos da Unipac participam de intercâmbio nos EUA

mEc confirma qualidade da Unipac Ipatinga

Thaianne Patrícia Souza aluna Unipac Vale do Aço

Page 2: Unipac Notícias Setembro 2011

2 O U T U B R O / N O V E M B R O D E 2 0 1 1

Unipac notícias é um boletim informativo da Unipac Vale do Aço.IPATINGA - rua salermo, 299 - BethâniaTIMÓTEO - Av. Ary Barroso, 785 - serenataContato: 0800 724 2300 - www.unipacvaledoaco.com.brProjeto Gráfico e Textos: ten comunicação Integrada

T E C N O L O G I A D A I N F O R M A Ç Ã O

O p O R T u N I D A D E s

s A Ú D E

os alunos dos cursos de ciência da computação e sistemas de Informa-ção podem comemorar a renovação de um importante convênio. trata-se da parceria com a rsI, renomada empresa especializada em Qualidade em tecnologia e sistemas de Informação.

com 17 anos de mercado e com sede em são Paulo, desde outubro de 2010, a única unidade mineira da empresa está sediada na Unipac Ipatinga.

o coordenador dos cursos de ciência da computação e sistemas de In-formação, cristhian flamarion de carvalho, explica que a parceria amplia a contratação de novos estagiários e futuros egressos dos cursos para atuação em projetos desenvolvidos pela rsI. “A parceria enriquece a formação de nossos graduandos, que poderão atuar na área de teste e qualidade, que tem crescido muito no mercado de engenharia de software”, enfatiza.

o mercado de trabalho para assis-tentes sociais tem crescido significati-vamente, sobretudo nos últimos seis anos. “É um reflexo direto da evolução das políticas públicas”, opina a asses-sora especial do conselho federal do

serviço social, Ana cristina Abreu. Pode ser chamado de “evolução” das políticas públicas, por exemplo, a instalação, a partir de 2005, do sistema Único de Assistência social (suas).

A boa notícia é que a expansão do

mercado aliada à formação de quali-dade recebida pelos egressos do curso de serviço social da Unipac tem possi-bilitado a conquista de oportunidades de trabalho muito promissoras e com excelente remuneração.

r E g U l A m E n t A Ç Ã oEm 2010, foi regulamentada a lei nº. 12.317, que estipula que a jornada máxima de trabalho do assistente social, em cada

instituição, é de no máximo 30 horas semanais, o que possibilita ao profissional ter mais de um vínculo empregatício.

SUCESSOÉ o caso dos egressos Wiliane Pereira da silva, aprovada em programa de mestrado e

no concurso público da Petrobras, e de marco Aurélio Perdigão, que ingressou no Inss. “Existem outros profissionais formados no curso que estão inseridos nas prefeituras locais, no tribunal de justiça de minas gerais e em outras importantes instituições”, completa a coordenadora do curso, lorena gomes de melo.

graduandos, docentes e profissio-nais da saúde do Brasil e Estados Uni-dos lotaram o teatro do centro cultu-ral Usiminas, no dia 16 de agosto, para participar do seminário Internacional de saúde, realizado pela Unipac Vale do Aço. cerca de 700 participantes es-tiveram no evento, resultado de uma parceria entre a Unipac e a Universida-de do Estado de nova Iorque (sUnY) – campus Buffalo.

com a temática “diretrizes da organi-zação mundial da saúde (oms) sobre a deficiência”, o seminário encerrou uma série de atividades desenvolvidas em

conjunto com a comitiva de sUnY, abor-dou informações do relatório mundial da deficiência, publicado pela oms e discutiu diversas experiências que contribuíram para melhoria da vida de pessoas com incapacidades.

Aluna do 4º período de Biome-dicina da Unipac, Aline cardoso destacou a importância do tema abordado no evento. “Essa discussão agrega muito conhecimento para profissionais da área da saúde, so-bretudo porque esse assunto tem sido comum nos campos de atuação profis-sional”, elogiou a estudante.

Sistemas e Computação renovam convênio com a empresa de Tecnologia

Mercado de trabalho para Serviço Social está ampliado

Seminário Internacional reúne 700 participantes

2 O U T U B R O / N O V E M B R O D E 2 0 1 1

Page 3: Unipac Notícias Setembro 2011

O U T U B R O / N O V E M B R O D E 2 0 1 1 3

“melhor é estar entre os melhores”. o conceito rege a campanha de Vestibular 2012 da Unipac Vale do Aço e representa os excelentes resultados conquistados pela Instituição de Ensino nas avaliações do ministério da Educação (mEc). As inscrições para o Vestibular já po-dem ser feitas pelos sites www.unipacvaledoaco.com.br e www.euescolhounipac.com.br ou nas secretarias até o dia 19 de novembro.

A prova será realizada no dia 20, das 9h às 13h, em Ipa-tinga e timóteo. o valor da inscrição é r$ 25.

INSCRIçõES aBERTaS

v E s T I b u L A R

INFORMaçõES / www.unipacvaledoaco.com.br / 0800 724 2300 / www.euescolhounipac.com.br• Unipac Ipatinga - rua salermo, 299, Bethânia, de segunda a sexta, de 8h às 22h, e sábado de 8h às 12h• Unipac Timóteo - Av. Ary Barroso, 785, serenata, de segunda a sexta-feira, no mesmo horário

ATENDIMENTOPRESENCIAL

CURSOS

UNIPAC IPATINGA• Administração (noturno)

• Biomedicina (vespertino/noturno)• Ciências Contábeis (noturno)

• Ciência da Computação (noturno)• Educação Física (vespertino/noturno)

• Enfermagem (vespertino/noturno) • Engenharia Ambiental (vespertino/noturno)

• Engenharia Civil (diurno e vespertino/noturno)• Engenharia de Produção (vespertino/noturno)

• Engenharia Química (vespertino/noturno)• Farmácia (vespertino/noturno)

• Fonoaudiologia (noturno)• Psicologia (vespertino/noturno)

• Serviço Social (noturno)• Sistemas de Informação (vespertino/noturno)

UNIPAC TIMÓTEO• Administração (noturno)• Tecnologia em Gestão de

recursos Humanos (noturno) • Tecnologia em Gestão de

Processos gerenciais (noturno)

aPROVEITaMENTO DE ESTUDOSoutra forma de ingresso na Unipac é por meio do Pro-grama de aproveitamento do Ensino médio. Esta mo-dalidade para ingresso no Ensino superior permite aos alunos do 3º ano do Ensino médio e último período de curso técnico optar pelo aproveitamento de suas notas, tornando desnecessária a realização da prova de vesti-bular. consulte se a sua escola já é conveniada com a Unipac e aproveite essa oportunidade.

A Unipac Vale do Aço é a única da região que oferece aos seus alunos matriculados a oportunidade inédita de financiar o cur-so com jUro ZEro. com o crédito UnIPAc PrAVAlEr, o aluno paga só 50% do valor das mensalidades no dobro do tempo, sem juros. É isso mesmo. A Unipac Vale do Aço banca os juros para você.

consulte condições e faça simulação de propostas no site www.creditopravaler.com.br.

FINaNCIaMENTO COM JURO ZERO Na UNIPaC

ENEMAlém do vestibular tradicional, os candi-datos podem optar pela análise da nota do EnEm (Exame nacional do Ensino médio). Para optar por essa modalidade, os candi-datos devem apresentar no ato da inscrição a sua nota no EnEm.

Vitor Dutra Silvaaluno do 7º período do

curso de Engenharia Civil

Page 4: Unipac Notícias Setembro 2011

4 O U T U B R O / N O V E M B R O D E 2 0 1 1

I N s T I T u C I O N A L

Unipac Ipatinga comemora resultados da avaliação do MECEntre os dias 24 e 27 de agosto, a Unipac Vale

do Aço recebeu, simultaneamente, a visita de cinco comissões avaliadoras do ministério da Educação (mEc). os resultados obtidos nas avaliações confirmaram a qualidade do ensino da instituição ao reconhecer os cursos de En-genharia civil, Engenharia Química, ciências contábeis, ciência da computação e farmácia.

como resultado da visita, os cursos de ciên-cias contábeis, Engenharia civil e Engenharia Química conquistaram nota 4, em uma es-cala que varia de 1 a 5. farmácia e ciência da computação também tiveram seu padrão de qualidade atestado com nota 3. “os resultados das avaliações são uma conquista dos nossos alunos e toda a equipe acadêmico-adminis-trativa. Por meio dessas notas, as comissões do mEc atestaram o empenho da Unipac em obter um padrão de qualidade no ensino e na preparação de nossos graduandos para o mercado de trabalho”, comemorou o diretor acadêmico júlio césar Alvim.

Para os meses de novembro e dezembro, a Unipac Ipatinga aguarda outras comissões do mEc, que avaliarão a Instituição e os cursos de Pscicologia, Engenharia de Produção e Enge-nharia Ambiental.

DIMENSõES Da aValIaçãOA avaliação dos cinco cursos foi embasada em três dimensões: organização di-

dático-pedagógica, corpo docente e instalações físicas. Entre os itens observados, foram apontados a coerência dos conteúdos curriculares com as diretrizes curricu-lares nacionais (dcns), além da atuação do coordenador, metodologia de ensino, estímulo às atividades acadêmicas e complementares, laboratórios especializados e infraestrutura de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

o destaque do corpo docente foi a experiência acadêmica aliada à vivência profissional. cerca de 90% do quadro de professores possuem no mínimo cin-co anos de magistério, conciliados a uma enriquecedora inserção no mercado de trabalho.

o curso de Engenharia civil da Unipac Ipatinga recebeu considerações muito positivas da comissão que avaliou a graduação. segundo o relatório, o cur-so preconiza como perfil do egresso/profissional o engenheiro com forma-ção generalista, humanista, crítica e reflexiva. Ele é capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimu-

lando sua atuação crítica e criativa para identificar e solucionar problemas, con-siderando seus aspectos políticos, eco-nômicos, sociais, ambientais e culturais.

firmando-se como uma faculdade de referência em Engenharias, a Unipac Ipatinga também comemora a nota 4 no curso de Engenharia Química. dentre os muitos aspectos elogiados pelos

integrantes da comissão, na avaliação do curso, foi ressaltado o caráter científico. “Procura-se desenvolver o espírito científico nos estudantes. o egresso do curso de Engenharia Química da Unipac Ipatinga deverá ser um engenheiro com sólida formação técnico-cientifica”, ressaltaram os avaliadores no documento.

ENgENhaRIaS TêM ENSINO ElOgIaDO

O curso de Engenharia Civil recebeu considerações muito positivas

da comissão do MEC

As instalações físicas da Unipac Ipatinga foram elogiadas

Page 5: Unipac Notícias Setembro 2011

O U T U B R O / N O V E M B R O D E 2 0 1 1 5

Unipac Ipatinga comemora resultados da avaliação do MEC

no curso de farmácia, a comissão avaliadora do mEc destacou vários aspectos que viabilizam a ampliação do conhecimento teórico-prático dos discentes. “o corpo técnico dos labora-tórios possui formação na área espe-cífica e os equipamentos e materiais existentes que compõem os labora-tórios especializados são essenciais

para seu funcionamento, utilizados para disciplinas e desenvolvimento de estágios em análises clínicas, medica-mentos e alimentos de modo suficien-te”, enumeraram os avaliadores.

A comissão também ressaltou e de-finiu como enriquecedora a atuação do coordenador do curso, Arilton ja-nuário Bacelar júnior, em órgãos da

categoria profissional. “Por tratar-se de membro das comissões de Éti-ca e de Educação farmacêutica do conselho regional de farmácia do Estado de minas gerais, possui ativa participação no âmbito profissional da categoria, o que propicia maior in-teratividade do curso com a realidade do mercado profissional”.

no curso de ciência da computação, os avaliadores do mEc ressaltaram que a metodologia utilizada no desen-volvimento das atividades do curso reflete o comprometi-mento com o desenvolvimento do espírito científico e com a formação de cidadãos.

o relatório ainda enfatiza o item registro acadêmico como muito bem trabalhado nessa graduação. “o registro acadê-mico é realizado pela secretaria acadêmica responsável

pela documentação física dos discentes. o registro é infor-matizado, com sistema terceirizado com acesso remoto por parte de todos os envolvidos. o aluno acessa dois ambien-tes (Portal do Aluno – informações relacionadas às disci-plinas em que está matriculado; e central do Aluno – para outras informações acadêmicas e financeiras). o professor tem acesso aos diários eletrônicos e instrumentos para co-municação com os alunos”, destacaram os avaliadores.

outro curso que ainda está sob a eu-foria do resultado que atesta seu perfil de qualidade é o de ciências contá-beis. com a nota 4 do mEc, o curso de ciências contábeis da Unipac Ipatinga ostenta a melhor avaliação do mEc nesse curso no Vale do Aço. no rela-tório, há considerações que atestam a

qualidade do ensino da Unipac Ipatin-ga, e que propiciam rica experiência acadêmica.

“o curso demonstra atender aos ob-jetivos propostos e expressa os com-promissos institucionais em relação ao ensino. os setores de apoio pedagó-gico apresentam-se adequadamente

organizados e cumprem plenamente sua função. Além disso, as atividades complementares estão sendo aborda-das de forma satisfatória, respaldadas em resoluções da IEs (Instituição de Ensino superior) e normatizações do próprio curso”, elogiaram os avaliado-res no texto do documento.

CONTáBEIS: MElhOR NOTa Da REgIãO

FaRMáCIa: ESTágIOS E aTIVIDaDES PRáTICaS

COMPUTaçãO TEM METODOlOgIa RESSalTaDa

Page 6: Unipac Notícias Setembro 2011

6 O U T U B R O / N O V E M B R O D E 2 0 1 1

Mercado de trabalho está aquecido para engenheiros ambientais

Unipac Timóteo comemora Dia do administrador

E N G E N H A R I A A M b I E N TA L

A D M I N I s T R A Ç Ã O

o mercado está cada vez mais aquecido para o engenheiro ambiental. Prova disso é a boa colocação conquistada pelos egressos do curso de Engenha-ria Ambiental da Unipac Vale do Aço no mercado de trabalho.

marcelo souto chaves é dos profissionais que compravam a expansão do mercado. formado pela Unipac Ipatinga, em 2010, o ex-aluno atua, há cinco me-ses, como analista ambiental da fundação Israel Pinheiro, em Belo Horizonte. desenvolve ati-vidades de apoio aos municípios do Estado com a implementa-ção de políticas públicas volta-

das para a gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos, em compromisso com a melhoria da qualidade ambiental.

segundo o egresso, o curso de graduação da Unipac foi fun-damental para a conquista do emprego. “os conhecimentos adquiridos ao longo da gradua-ção me ajudaram a ingressar no mercado de trabalho e desen-volver competências. A partir dos conhecimentos técnicos abordados no curso, posso ava-liar, diagnosticar e solucionar diversas situações em minha rotina de trabalho”, descreve marcelo.

o curso de Administração da Unipac timóteo reuniu alunos, docentes e profissionais da Administração para celebrar o dia do Administrador, comemorado no dia 9 de setembro com a palestra “como vencer os desafios e aumentar a competitividade”, proferida pelo empresá-rio e consultor renato gregório de jesus. o palestrante abordou questões comportamentais que devem ser observadas pelo administrador, como postura, ética, qualidade, profissionalismo, atitude e proatividade.

na ocasião, a diretora acadêmica, Eliane Assis neves, e o coordenador do curso de Administração, Paulo rober-to da silva, parabenizaram os presentes pela data e des-tacaram a importância do profissional para a sociedade.

c o n Q U I s t A P r o f I s s I o n A lcristiano Alves gondin,

egresso formado em Engenha-ria Ambiental pela Unipac em julho de 2010, comemora um ano de contratação pela diefra Engenharia e consultoria, de timóteo.

na função de engenheiro trainee, cristiano coordena e fiscaliza a execução das obras públicas de timóteo, no que se refere ao desenvolvimento de

projetos executivos e coorde-nação de equipes de topogra-fia e laboratórios de ensaios tecnológicos. “A capacidade de raciocínio que desenvolvi durante a graduação, por meio das disciplinas de cálculo, e a participação em atividades de extensão, favorecem o de-sempenho do meu trabalho no gerenciamento de diversas tarefas”, revela o ex-aluno.

m A n I f E s t o B r A s I l P r o f I s s I o n A lo docente do curso de Administração da Unipac timóteo e representante do conselho regional de Administração (crA/

mg), robson rodrigues silva, abriu o evento enfatizando a importância da atuação do administrador e a iniciativa do manifesto Brasil Profissional. “o manifesto reforça o conceito de atuação do gestor no mercado de trabalho com ética e profissionalismo”, lembrou robson.

Page 7: Unipac Notícias Setembro 2011

Quem disse que criança não brinca em hospital? A resposta positiva dos alunos do 9º período curso de Enfermagem da Unipac Vale do Aço veio com a reforma da Brinquedoteca do Hospital municipal de Ipatinga (HmI). o local destinado às crianças internadas ganhou novos brinquedos pedagógicos e melhorias no espaço físico, por meio de uma parceria com a Instituição de Ensino e com representantes do comércio.

segundo a professora de Enfermagem clínica e Estágio su-pervisionado, fabiana Beserra, os graduandos se encantaram pela Pediatria e tiveram a ideia de propor a revitalização de um espaço que já existia. A Brinquedoteca visa auxiliar no tratamento das crianças e melhorar a qualidade da estad a dos pacientes.

alunos de Enfermagem reformam Brinquedoteca do hospital Ipatinga

E s TÁ G I O

O U T U B R O / N O V E M B R O D E 2 0 1 1 7

Educação Física presente em eventos acadêmicos T R O C A D E E x p E R I ê N C I A

A participação de alunos, professores e egressos da Unipac Vale do Aço em impor-tantes eventos acadêmicos não é novidade. recentemente a coordenadora do curso de Educação física, marilane de cáscia silva santos, ministrou minicurso na II semana Acadêmica de ciências sociais da Universi-dade federal de Viçosa (UfV).

marilane falou sobre diversidade sexual e questões relativas ao estilo de vida dos travestis, no minicurso “o corpo travesti-do”. os assuntos abordados no evento fo-ram a homofobia, o preconceito, a trans-formação corporal, técnicas inadequadas utilizadas para adquirir o corpo desejado, aplicações indevidas de hormônio e o abandono dos estudos.

no mês de setembro, a coordenadora também levou o nome da Unipac a cordo-ba, na Argentina, onde apresentou artigo no congresso sulamericano 2011 e da 15ª jornada de Educação física do mercosul.

REpRESEntatividadE naCiOnalA egressa do curso de Educação física e

aluna da especialização em fisiologia e Psi-cologia da Atividade física e do Esporte da Unipac, Patrícia Paranhos, também se des-tacou no cenário nacional. A pós-graduanda apresentou o estudo científico ”Agita posto na cidade de Ipatinga/mg: experiência exito-sa”, no 11º congresso Brasileiro de medicina de família e comunidade (cBmfc), realizado entre os dias 23 e 26 de junho, em Brasília.

A Brinquedoteca recebeu novos brinquedos e melhorias no espaço físico

Fonoaudiologia desenvolve campanha sobre audiçãop R E v E N Ç Ã O

no dia 26 de setembro, foi comemorado o dia nacional do surdo. Para lembrar a data, os alunos do curso de fono-audiologia da Unipac Vale do Aço desenvolveram, entre os dias 21 e 26 de setembro, uma campanha com o objetivo de alertar sobre os cuidados com a audição.

os futuros fonoaudiólogos orientaram a comunidade sobre os riscos dos ruídos, dis-

tribuíram material explicativo, fizeram meatoscopia (inspe-ção do canal auditivo para verificação de obstrução de cerúmen) e medição do ruído (com equipamento decibelí-metro). os pontos de aborda-gem da campanha de Audição foram a Escola Estadual joão XXIII, centro de Ipatinga, Vital Engenharia, shopping do Vale do Aço e dependências da Unipac Ipatinga.

c o n s c I E n t I Z A Ç Ã oUm dos principais objetivos da campanha, coordenada pelas professoras flávia guimarães ribeiro e claudiane santana, foi

conscientizar sobre as consequências do ruído no sistema auditivo, causadas pelo uso do aparelho mP3 com som muito alto, pela poluição sonora das ruas, bem como orientar sobre os cuidados para a limpeza dos ouvidos.

Os alunos fizeram a medição de ruído em vários pontos da cidade

Page 8: Unipac Notícias Setembro 2011

8 O U T U B R O / N O V E M B R O D E 2 0 1 1

C O N v ê N I O I N T E R N A C I O N A L

de 22 de outubro a 6 de novembro, uma comitiva de alunos e professores da rede Unipac estará nos EUA para conhecer atividades e pesquisas desenvolvidas pela Universidade do Estado de nova Iorque (sUnY). Essa será a segunda etapa do programa de intercâmbio firmado, há oito anos, entre a Unipac e a sUnY. A primeira fase foi em agosto, quando a Unipac Vale do Aço recebeu a comitiva da sUnY, que também participou do seminário Internacional de saúde.

A graduanda daiane franco moreira, do 5º período de Psicologia, e o docente leonardo de Araújo lopes representarão a Unipac Vale do Aço durante a visita de intercâmbio. Em solo norte-americano, a comitiva brasileira participará de palestras e seminários visitará clínicas, hospitais e centros de pesquisa de saúde.

INTErCAMbIsTAs: Esta é a primeira vez que daiane fará um intercâmbio. “Esta experiência me permi-tirá compreender as práticas americanas da área da saúde, possibilitando trazer novidades que possam se adequar à reali-dade do Vale do Aço”, destaca a estudante.

o professor leonardo também ressalta a importância da experiência. “conhecer instituições de ensino e da área de saúde no exterior possibilitará fazer uma avalia-ção dos serviços de saúde oferecidos no Brasil, o que enriquecerá minha prática pedagógica e profissional”, enfatiza o docente.

graduanda e professor do curso de Psicologia da Unipac participam de intercâmbio nos Estados Unidos

Ex-aluna de Farmácia amplia formação com intercâmbio na Irlanda

alunos e docentes de Biomedicina desenvolvem pesquisa

C A R R E I R A p R O F I s s I O N A L

E s T u D O C I E N T í F I C O

A vida acadêmica de genaine gon-çalves ferreira ganhou novo fôlego há dois meses, quando chegou a dublin, na Irlanda. formada em farmácia pela Unipac Vale do Aço, em 2009, e pós--graduada em cosmetologia, pela Uni-castelo (sP), a intercambista foi para o país em busca de novas experiências para estudo e aperfeiçoamento da lín-gua inglesa.

A egressa sempre esteve envolvida em atividades de extensão propostas pelo curso de farmácia da Unipac. se-mana da saúde, mostra de Profissões, estágios extracurriculares e monitoria

fazem parte da sua experiência aca-dêmica. toda dedicação dispensada durante a graduação lhe rendeu o título de melhor aluna da sua turma no dia da formatura.

“tive o apoio de ótimos professo-res e excelentes laboratórios em meu curso. Em todas as disciplinas, pude extrair conhecimento para a prática da profissão. Pretendo aliar minhas expe-riências adquiridas no intercâmbio a outros estudos na área da cosmética, para construir meu futuro profissional, quem sabe, em uma empresa de gran-de porte”, finaliza genaine.

com objetivo de avaliar a contaminação bacteriana por meio de frascos de insu-lina e seringas reutilizadas por pacientes diabéticos, alunos e docentes do curso de Biomedicina desenvolvem uma pesquisa com o apoio da fundação nacional de de-senvolvimento do Ensino superior Particu-lar (funadesp). Iniciado em janeiro deste ano, o trabalho investiga também os tipos de infecções contraídas pelos pacientes.

o material analisado é cedido pelos pa-cientes do Programa saúde da família, de uma cidade da região, e estudado no labo-ratório de microbiologia da Unipac.

segundo a professora orientadora da pesquisa, mirian oliveira, a esterilidade de agulhas e seringas é garantida apenas em seu primeiro uso. “o reaproveitamen-to do material descartável pode transmi-tir agentes infecciosos para a pele, para outras partes do corpo e, até mesmo, para a própria insulina”, pontua.

o coordenador do curso de Biomedicina e orientador da pesquisa, jorgino júlio césar lembra que identificar as possíveis causas da contaminação auxiliará na orientação do uso correto do material descartável.

Genaine estuda há dois meses em Dublin, na Irlanda

O material é analisado no laboratório de Microbiologia