Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

26
Uso das Redes Sociais em Marketing de Bibliotecas Por Carolina Barros @carolpictures

description

Workshop ministrado no III Seminário para Bibliotecários da Rede FAETEC, no dia 5 de setembro de 2013.

Transcript of Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

Page 1: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

Uso das Redes Sociais em Marketing de Bibliotecas

Por Carolina Barros@carolpictures

Page 2: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

O que são Redes Sociais?

Page 3: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

O que são Redes Sociais?

“As Redes Sociais são o meio onde as pessoas se reúnem por afinidades e com objetivos em comum, sem barreiras geográficas e fazendo conexões com dezenas, centenas e milhares de pessoas conhecidas ou não.” (NOGUEIRA, 2010)

“Redes Sociais são estruturas sociais virtuais compostas por pessoas e/ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns na internet.” (LEITE, 2013)

Page 4: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

Por que estar nas Redes Sociais?

Page 5: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

Como estar nas Redes Sociais?

Page 6: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

O problema!O uso das redes sociais nas bibliotecas vem para solucionar alguns problemas de comunicação. Por serem dinâmicas e fáceis de usar, elas permitem uma maior proximidade e possibilitam um diálogo, quase que instantâneo, com a comunidade. Atingindo, até mesmo, os potenciais usuários da biblioteca.

Page 7: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

Estratégias de MarketingConsiste no estudo do mercado, visando adequar produtos, serviços e recursos disponíveis a satisfação do consumidor.

É necessário que haja um planejamento para, assim, elaborar as estratégias, exercer um controle sobre elas para assegurar os resultados esperados.

Page 8: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

Conhecendo as Redes Sociais...

Page 9: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

FacebookFacebook é uma rede social que reúne pessoas a seus amigos e àqueles com quem trabalham, estudam e convivem. As pessoas participam do Facebook para manter contato com seus amigos, carregar um número ilimitado de fotos, compartilharem links e vídeos e aprender mais sobre as pessoas que conhecem. Outro ponto importante do Facebook é a parte de privacidade, pois todas as informações que se encontram nos perfis dos usuários podem ser gerenciadas através de regras que possibilitam defini-los com permissão de visualizar estas informações.

Possui em sua interface, aplicativos, comunicador instantâneo álbum de vídeos e fotos e outras características, para compartilhamento entre usuários.

Page 10: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

TwitterSeu objetivo são trocas de mensagens rápidas entre os usuários.

O Twitter é um micro-blogging, ou seja, um blog limitado, que permite a publicação de apenas 140 caracteres. É uma proposta de trocar informações e noticiar o que acontece em poucas palavras.

Page 11: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

OrkutAtravés do Orkut pode-se criar um perfil, adicionar referências pessoais, inserir fotografias, adicionar amigos, participar em comunidades, enviar recados para os amigos, escrever depoimentos, obter informações através dos dispositivos de busca, fóruns e comunidades, entre muitas outras possibilidades. Pode-se dizer que o Orkut foi a rede social com mais sucesso no Brasil até a chegada do Facebook.

Page 12: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

YoutubePermite que seus usuários carreguem e compartilhem vídeos em formato digital.

O Youtube é a rede social de vídeos mais popular, porém o Vimeo, que possui a mesma proposta, está crescendo logo atrás.

Page 13: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

SkypeCom o fim do MSN Messenger, o Skype assumiu o posto de referência em troca de mensagens instantâneas pela internet. Com tecnologia VoIP (conexões de voz sobre IP), permite nãp somente mensagens, mas também uma comunicação por vídeo e voz.

Permite a criação de chats onde dois ou mais usuários podem se comunicar simultaneamente.

Page 14: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

FlickrÉ um site de hospedagem e partilha de imagens fotográficas, além de permitir novas maneiras de organizar as fotos e vídeos.

Permite a seus usuários criarem álbuns para armazenamento de suas fotografias e entrarem em contato com fotógrafos variados e de diferentes locais do mundo

O Flickr é considerado um dos componentes mais exemplares daquilo que ficou conhecido como Web 2.0, devido ao nível de interatividade permitido aos usuários. O site adota o popular sistema de categorização de arquivos por meio de tags (expressão em inglês que poderia ser traduzida como etiquetas).

Page 15: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

NingCada usuário pode criar a sua própria rede social e aderir a redes de usuários que partilhem os mesmos interesses. Ao contrário de redes generalistas como o Facebook, que condicionam a rede social à interacção pessoal, o Ning permite o compartilhamento de interesses específicos.

Page 16: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

LinkedinLinkedIn é a maior rede social na internet voltada para o mercado profissional, onde você pode divulgar seu currículo, sua carreira e todo seu portifólio de trabalho.

Conhecida como um recurso para os empresários que querem se comunicar com outros profissionais, o Linkedin trata a ligação entre os usuários com o termo conexões e não contatos como nas demais redes.

Page 17: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

FoursquarePermite ao usuário indicar onde se encontra, e procurar por contatos seus que estejam próximo desse local. O aspecto lúdico vem do fato de ser possível acumular distintivos relativos a lugares específicos.

Recomendações e ofertas personalizadas baseadas em onde o usuário, seus amigos e outras pessoas com gostos parecidos constumam frequentar.

Page 18: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

DeliciousOferece um serviço on-line, que permite adicionar e pesquisar bookmarks sobre qualquer assunto. Mais do que um mecanismo de buscas para encontrar o que se quer na web, é uma ferramenta para arquivar e catalogar os sites preferidos para acessá-los de qualquer lugar.

É possível compartilhar bookmarks com os amigos e visualizar os favoritos públicos de vários membros da comunidade. Além disso, o Delicious pode ser usado para criar listas de presentes, para acompanhar web-sites que tem conteúdo e links dinâmicos, e ainda para pesquisas sobre qualquer assunto.

Page 19: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

BloggerÉ um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

Page 20: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

SkoobRede social colaborativa brasileira para leitores.

Se tornou um ponto de encontro para leitores e novos escritores, que trocam sugestões de leitura e organizam reuniões em livrarias.

Atualmente permite interatividade com outras redes sociais, como o Twitter e o Facebook, bem como com lojas de comércio eletrônico.

Através de cadastro se recebe um perfil no sistema e é possível listar o que você está lendo, o que já leu, o que pretende ler, o que está relendo e quais leituras foram abandonadas, formando assim uma "estante" virtual. Um recurso interessante é o paginômetro que vai somando automaticamente as páginas dos livros que cada leitor cadastra como já lidos. Títulos ainda ausentes no banco de dados podem ser adicionados pelos próprios usuários que também podem compartilhar suas opiniões sobre as obras através de avaliações e resenhas.

Page 21: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

FilmowRede social colaborativa com foco em filmes e séries e tem como principal objetivo que o usuário catalogue os filmes a que assistiu e converse sobre cinema. Além disso, o site também tem as funções básicas de uma rede social onde é possível conhecer novas pessoas e fazer novos amigos.

O sistema permite que todos os usuários, cadastrados ou não, acessem todas as páginas dos filmes, sendo assim um local livre para pesquisas, onde qualquer pessoa pode buscar informações (elenco, trailers, pôsteres, opiniões etc).

Page 22: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

SlideshareÉ um ambiente do ciberespaço, onde se pode baixar atividades elaboradas sob o formato "apresentação de slides”.

Page 23: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

DropboxDropbox é um serviço de armazenamento e sincronização que salvam seus arquivos em servidores da nuvem. Cópias de segurança, controle de versão, e sincronização são alguns dos benfícios obtidos pelo usuário que deseja acessar seus documentos, fotos, vídeos e softwares através de computadores e dispositivos móveis.

Page 24: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

InstagramRede social gratuita para compartilhamento de fotos e agora também vídeos. Com ele, é possível aplicar filtros em suas imagens e filmagens e depois publicá-las em seu perfil, onde seus amigos podem visualizá-las, curtí-las e comentá-las.

Page 25: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

PropostaAgora que você já conhece um pouquinho mais dessas redes, procure montar uma estratégia de marketing, utilizando as redes sociais, para a solução do problema de sua bibloteca apontado anteriormente.

Page 26: Uso das redes sociais em marketing de bibliotecas

Referências LEITE, Luis Marcos. O que são redes sociais? O Gestor: especialista em tecnologia da informação, 1 jul. 2013. Disponível em: < http://ogestor.eti.br/o-que-sao-redes-sociais/>. Acesso em: 20 ago. 2013.

NOGUEIRA, Josicleido Ribeiro. O que são redes sociais? Portal Administradores, 10 jun. 2010. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/o-que-sao-redes-sociais/45628/>. Acesso em: 20 ago. 2013.

WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org>. Acesso em: 20 ago. 2013.