VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA...

36
VANGUARDAS VANGUARDAS EUROPÉIAS EUROPÉIAS

Transcript of VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA...

Page 1: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

VANGUARDAVANGUARDAS S

EUROPÉIASEUROPÉIAS

Page 2: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

• MOVIMENTOS ARTÍSTICOS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS VIGENTES, ELABORARAM VIGENTES, ELABORARAM NOVOS MODOS DE NOVOS MODOS DE PERCEPÇÃO DE LEITURA DA PERCEPÇÃO DE LEITURA DA REALIDADEREALIDADE

Page 3: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

PRINCIPAIS PRINCIPAIS CORRENTESCORRENTES

Page 4: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

IMPRESSIONISMO (1870 – IMPRESSIONISMO (1870 – 1880)1880)

• É o marco da arte moderna porque é o É o marco da arte moderna porque é o início do caminho rumo à abstração. início do caminho rumo à abstração. Embora mantenha temas do realismo, Embora mantenha temas do realismo, não se propõe a fazer denúncia social. não se propõe a fazer denúncia social. Retrata paisagens urbanas e suburbanas, Retrata paisagens urbanas e suburbanas, como o naturalismo. A diferença está na como o naturalismo. A diferença está na abordagem estética: os impressionistas abordagem estética: os impressionistas parecem apreender o instante em que a parecem apreender o instante em que a ação está acontecendo, criando novas ação está acontecendo, criando novas maneiras de captar a luz e as cores. maneiras de captar a luz e as cores. Nessa tendência a mostrar situações Nessa tendência a mostrar situações naturais há influência da fotografia, naturais há influência da fotografia, nascida em 1827.nascida em 1827.

Page 5: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.
Page 6: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.
Page 7: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.
Page 8: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

CUBISMO CUBISMO 19071907

• Abandono da Abandono da mimesismimesis

• Figuração em formas Figuração em formas geométricas – geométricas – correspondendo à correspondendo à decomposição da realidadedecomposição da realidade

Page 9: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

CUBISMO ANALÍTICOCUBISMO ANALÍTICODemoiselles de Avingnon- Demoiselles de Avingnon-

PicassoPicasso

Page 10: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

Guernica – Pablo PicassoGuernica – Pablo Picasso

Page 11: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

CUBISMO SINTÉTICOCUBISMO SINTÉTICOO Trem – Tarsila do AmaralO Trem – Tarsila do Amaral

Page 12: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

La persiana – Juan GrisLa persiana – Juan Gris

Page 13: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

FUTURISMO (1909)FUTURISMO (1909)

• Inovações tecnológicas – Inovações tecnológicas – exaltação da força, da exaltação da força, da energia, da impessoalidade, e energia, da impessoalidade, e da violência.da violência.

• Ruptura com a tradição: ódio Ruptura com a tradição: ódio às bibliotecas, aos museus.às bibliotecas, aos museus.

Page 14: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

Cão em movimento – Cão em movimento – Giacomo BallaGiacomo Balla

Page 15: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

Visões Simultaneas – Umberto Visões Simultaneas – Umberto BoccioniBoccioni

Page 16: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

EXPRESSIONISMO (1905 EXPRESSIONISMO (1905 -1919)-1919)

•Expressão dos instintos, Expressão dos instintos, emoções e sentimentos pela emoções e sentimentos pela deformação das figuras e pelo deformação das figuras e pelo exagero dos traçados.exagero dos traçados.

•Técnica violenta: o pincel e a Técnica violenta: o pincel e a espátula indo e vindo, espátula indo e vindo, empastando ou provocando empastando ou provocando explosões.explosões.

•Pessimismo, ironia e cinismoPessimismo, ironia e cinismo

Page 17: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

Trigal com corvos – Van Trigal com corvos – Van GoghGogh

Page 18: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

Auto-retrato – Van goghAuto-retrato – Van gogh

Page 19: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

Saturno devorando um de seus Saturno devorando um de seus filhos - Goyafilhos - Goya

Page 20: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

Ritmo (torso) – Anita Ritmo (torso) – Anita MalfattiMalfatti

Page 21: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

O grito – Edward MunchO grito – Edward Munch

Page 22: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

Errantes – Lasar SegallErrantes – Lasar Segall

Page 23: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

DADAÍSMO ( 1916)DADAÍSMO ( 1916)• AnarquismoAnarquismo• Princípio dadaísta: a reação Princípio dadaísta: a reação

violenta e negativa é melhor que violenta e negativa é melhor que a aceitação passiva.a aceitação passiva.

• Arte abstrata na literatura e no Arte abstrata na literatura e no cinema.cinema.

• Arte em fusão com a vida Arte em fusão com a vida cotidianacotidiana..

• Confrontação com o públicoConfrontação com o público

Page 24: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

Grotesco – Hana HechGrotesco – Hana Hech

Page 25: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

'Fork and Shirtfront' - 'Fork and Shirtfront' - Hans Arp.Hans Arp.

Page 26: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

Bicicletta – Marcel Bicicletta – Marcel DuchampDuchamp

Page 27: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

SURREALISMO (1924)SURREALISMO (1924)

• Busca da realidade, do surreal, Busca da realidade, do surreal, acima das aparências.acima das aparências.

• Influencia freudiana: o inconsciente Influencia freudiana: o inconsciente na liberação das imagens.na liberação das imagens.

• Paisagens oníricas: formas Paisagens oníricas: formas estranhas e fantásticas; loucura, estranhas e fantásticas; loucura, sonho e dissonânciasonho e dissonância

• Invenção total: a Arte contém Invenção total: a Arte contém humor e fantasia.humor e fantasia.

Page 28: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

Girafa Girafa incandescente incandescente Salvador Dali -Salvador Dali -

Page 29: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

Persistência da memória Persistência da memória - Dali- Dali

Page 30: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

Salvador DaliSalvador Dali

Page 31: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

Rene MagritteRene Magritte

Page 32: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

Quadro Golconde, de Rene Magritte

Page 33: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

Noturno - MiróNoturno - Miró

Page 34: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

ULYSSES: ULYSSES: A Revolução A Revolução na prosana prosa

• Primeiro romance moderno – 1922Primeiro romance moderno – 1922• Autor: James Joyce – irlandês (1882-1941)Autor: James Joyce – irlandês (1882-1941)• Baseado na Baseado na Odisséia Odisséia de Homerode Homero• Personagens: Leopold Bloom e Molly Personagens: Leopold Bloom e Molly

(versão paródica da Penélope, de (versão paródica da Penélope, de Homero)Homero)

• Técnica: mescla monólogo interior e Técnica: mescla monólogo interior e discurso diretodiscurso direto

• Tentativa de comunicar os conteúdos Tentativa de comunicar os conteúdos psíquicos da personagem psíquicos da personagem

Page 35: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.

• O romance, publicado pela primeira vez em O romance, publicado pela primeira vez em Paris em 1922, foi escrito ao longo de sete Paris em 1922, foi escrito ao longo de sete anos, enquanto Joyce viajava pela Europa.anos, enquanto Joyce viajava pela Europa.

O livro foi proibido na Grã-Bretanha e EUA até O livro foi proibido na Grã-Bretanha e EUA até 1936 por causa de sua "depravação e 1936 por causa de sua "depravação e obscenidade".obscenidade".

Toda a ação do romance passa-se em um dia - Toda a ação do romance passa-se em um dia - 16 de junho de 1904 - em Dublin, cidade natal 16 de junho de 1904 - em Dublin, cidade natal de Joyce.de Joyce.

Page 36: VANGUARDAS EUROPÉIAS. MOVIMENTOS ARTÍSTICOS DA PRIMEIRA METADE DO SEC. XX QUE, POR MEIO DA RENOVAÇÃO DA LINGUAGEM E DA SUPERAÇÃO DAS CONVENÇÕES ESTÉTICAS.