Via Campus - Edição Ano X n 100

12
INSTITUCIONAL Via Campus 1 Ano X Nº 100 Abril/2012 Preserve Sim A penas dois anos depois de lançar um site, o aluno Ed- ward Rennó, da Engenharia Ambiental, já conta com diversas parcerias e comemora o sucesso da sua iniciativa. O aluno diz que é o interesse que faz o profissional, que há um lugar ao sol para todos e acon- selha: basta querer. Conheça o tra- balho de Edward na página 5. Livros digitais Um meio mais prático Após uma experiência com o li- vro “Embriologia”, o professor Dar- win Mota, do curso de Design, está investindo na produção contínua de obras digitais. Dois projetos estão em desenvolvimento e ele acredita que agora é o melhor momento para incentivar a criatividade dos alunos. Saiba quais são os projetos já em andamento na página 4. Mais de 500 páginas dedicadas ao ex-prefeito de Volta Redonda. Na reedição do livro “Sávio Gama - fotos que contam sua história”, a autora Maria Cecília Gama, filha de Sávio, relata a trajetória do Imposto de Renda Já fez o seu? Alunos do curso de Ciências Contábeis mais uma vez se dedicam à comunidade e oferecem orientações no preenchimento da Declaração do Imposto de Renda. O atendimento é no campus Vila e vai até dia 28 deste mês. Todas as informações estão na página 11. No mês de maio o Escritó- rio da Cidadania realiza mais um Ciclo de Palestras para alunos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Recursos Humanos. Detalhes na página 3. Ciclo de Palestras Homenagem História de Sávio Gama em livro pai, com informações e fotos que proporcionam uma viagem no tempo. O layout do livro foi criado pelo ex-aluno do curso de Design, Laert dos Santos. Confira na página 9. Maria Cecília no lançamento do livro Edward se surpreendeu com o sucesso repentino do site abril 2012.P65 20/4/2012, 10:12 1

description

Capa: Preserve Sim

Transcript of Via Campus - Edição Ano X n 100

Page 1: Via Campus - Edição Ano X n 100

INSTITUCIONAL Via Campus 1

Ano X Nº 100 Abril/2012

Preserve SimApenas dois anos depois de

lançar um site, o aluno Ed-ward Rennó, da Engenharia

Ambiental, já conta com diversasparcerias e comemora o sucesso da

sua iniciativa. O aluno diz que é ointeresse que faz o profissional, quehá um lugar ao sol para todos e acon-selha: basta querer. Conheça o tra-balho de Edward na página 5.

Livros digitaisUm meio mais prático

Após uma experiência com o li-vro “Embriologia”, o professor Dar-win Mota, do curso de Design, estáinvestindo na produção contínua deobras digitais. Dois projetos estão

em desenvolvimento e ele acreditaque agora é o melhor momento paraincentivar a criatividade dos alunos.Saiba quais são os projetos já emandamento na página 4.

Mais de 500 páginas dedicadasao ex-prefeito de Volta Redonda. Nareedição do livro “Sávio Gama -fotos que contam sua história”,a autora Maria Cecília Gama,filha de Sávio, relata a trajetória do

Imposto de Renda

Já fez o seu?Alunos do curso de Ciências

Contábeis mais uma vez sededicam à comunidade e oferecemorientações no preenchimentoda Declaração do Imposto deRenda. O atendimento é nocampus Vila e vai até dia 28deste mês. Todas as informaçõesestão na página 11.

No mês de maio o Escritó-rio da Cidadania realiza maisum Ciclo de Palestras paraalunos de Administração,Ciências Contábeis, Direito eRecursos Humanos. Detalhesna página 3.

Ciclo dePalestras

Homenagem

História de Sávio Gama em livropai, com informações e fotosque proporcionam uma viagem notempo. O layout do livro foicriado pelo ex-aluno do curso deDesign, Laert dos Santos. Confirana página 9.

Maria Cecília no lançamento do livro

Edward se surpreendeu com o sucesso repentino do site

abril 2012.P65 20/4/2012, 10:121

Page 2: Via Campus - Edição Ano X n 100

INSTITUCIONAL Via Campus 2

Ano X - Nº 100 - Abril/2012

Registro ISSN 1809-9483

UniFOA - Centro Universitário de VoltaRedonda

Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325, TrêsPoços

Volta Redonda - RJ - Cep: 27240-560

Tel: (24) 3340-8400 - www.unifoa.edu.br

email:[email protected]

Tiragem: 5 mil exemplares

Periodicidade: Mensal

Presidente da FOA: Dauro Aragão

Vice-Presidente: Jairo Conde Jogaib

Diretor de Relações Institucionais: José Tarcísio Cavaliere

Diretor Administrativo Financeiro: Iram Natividade Pinto

Reitor do UniFOA: Prof. Alexandre Fernandes Habibe

Pró-Reitora Acadêmica: Profª Cláudia Yamada Utagawa

Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão:

Profª Daniella Regina Mulinari

Superintendente Executivo: Eduardo Prado

Superintendente Geral: José Ivo de Souza

Jornalista Responsável: Giovana Damaceno - RGMTPS 17065

Assessoria de Imprensa: Fernando de Barros - RGMTPS 16046Gerente de Comunicação e Marketing: Débora Martins

Editoração e Diagramação: Jusimara Medeiros

Colaboração: Érica Patricia, Leticia Borges, Gabriella Vicente,Alana Azevedo, Ana Lopes e Ana Carolina Moura

Fotos: Equipe Marketing

Ilustração : Jader Mattos

Fotolito e Impressão: Gráfica Jornal Lance

EXPEDIENTE

De lá pra cáBoa noite. Sou Kassia, ex-

aluna do curso de Fisioterapia.Estou mandando este email paraagradecer tudo o que o UniFOA fezpor mim. Agradeço aos professoresdo meu curso, pois hoje me encon-

tro na capital do Brasil,Brasília, trabalhando na minha área,muito bem remunerada. Obrigadaao UniFOA.

Kassia Tavares“Fale Conosco”

Saia da sala de aula. Essa éa orientação que normalmentese ouve ao estimular o aluno aaplicar seu conhecimento. Afi-nal, é preciso se movimentardesde cedo para abrir espaçono mercado de trabalho e seexpor profissionalmente. E foio que fez o aluno Edward Ren-nó, da Engenharia Ambiental,com quem fizemos uma maté-ria especial nesta edição. Elecriou um site para divulgar in-formações de sua área e já con-ta com diversas parcerias. Omesmo aconteceu com aex-aluna de Educação Física,Josiane Barros, que desde oinício do curso já buscavameios de mostrar o que iaaprendendo por aqui.

Mais uma vez os acadêmi-cos de Ciências Contábeis faci-litam a vida de muita gente,oferecendo orientação no pre-enchimento da Declaração doImposto de Renda, no campusVila. E é no mesmo local queem maio acontece o Ciclo dePalestras para os cursos daárea de humanas, no Escritó-rio da Cidadania.

Outra matéria especial foisobre o lançamento de “SávioGama - fotos que contam suahistória”. Fizemos coberturacompleta sobre esta reediçãodo livro da Maria Cecília Gamae, ainda, uma entrevista comLaert dos Santos, ex-aluno deDesign, responsável por todo olayout da obra.

E livro também é tema deoutra matéria, mas desta vezfalamos dos digitais. Projetosde títulos acadêmicos já estãosendo desenvolvidos e muitoem breve teremos produçãocontínua. O professor DarwinMota, do curso de Design,está animado com este traba-lho e diz que o momento émais que propício para envol-ver os alunos e conquistarbons resultados.

Pra terminar este nossopapo inicial, adiantamos quemês que vem tem conferênciacomemorativa dos dez anos docurso de Direito. Aguarde aprogramação. Será um grandeevento.

Boa leitura!

• O trabalho de Iniciação Científica “Avaliação do Envelhecimento sobAção do Intemperismo em Compósitos Poliméricos Reforçados comFibras do Bagaço de Cana-de-Açúcar” teve bolsa aprovada pela Faperj.O projeto é da aluna Rayane de Lima Moura Paiva, da EngenhariaAmbiental, e é considerado de fundamental importância para a consoli-dação de um grupo de compósitos que está sendo montado dentrodo curso.

• Alunas do 2° ano do ensino médio do Colégio Estadual Rio Grande doNorte, Mayara Genaro e Lairiany Gonçalves Teodoro, fizeram uma visitaao campus Tangerinal no dia 3 de março. Elas conheceram o curso deCiências Contábeis e fizeram uma entrevista com o coordenadorAgamêmnom Rocha Souza sobre sua carreira profissional.

• A Ordem dos Advogados do Brasil, secção de Volta Redonda, realizou dia29 de março a solenidade de entrega da carteira da Ordem para advogadose estagiários do UniFOA e outras instituições da região. A entrega foi feitapela presidente da OAB - secção de Volta Redonda, doutora Rosa Mariade Souza Fonseca, em evento que contou com as presenças de advogadose professores universitários, entre eles, Frederico Gurgel, do curso deDireito do UniFOA.

• A professora do curso de Nutrição, Letícia Careli, teve trabalho aprovadono World Nutrition-Rio 2012, promovido pela Associação Brasileira dePós-Graduação em Saúde Coletiva - Abrasco. O trabalho é sobre aexperiência do município de Pinheiral/RJ na aquisição de gênerosalimentícios da agricultura familiar para preparo da merenda escolar. Oevento acontece de 27 a 30 de abril, na Universidade do Estado do Rio deJaneiro - Uerj.

• O curso de Engenharia Civil realizou dia 31 de março uma visita à XXFeira Internacional da Construção - Feicon, em São Paulo. Alunos eprofessores participaram deste encontro, considerado o principal eventodo setor da construção na América Latina, para conhecer produtos, ten-dências, soluções e lançamentos, que estiveram reunidos em um únicolocal, por expositores de todas as partes do mundo. A visita foi coordena-da pelo Diretório Acadêmico do curso.

• A coordenação do Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e do MeioAmbiente - Mecsma promoveu dia 30 uma palestra sobre “A Bioética noPensamento Ambientalista Contemporâneo”, com o biólogo Celso SanchezPereira, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social e doutorem Educação.

• O curso de Serviço Social realiza até o mês de junho a quarta edição doFórum de Assistentes Sociais Supervisores de Estágio. Os primeirosencontros aconteceram dia 23 de março e 16 de abril. O último será nodia 12 de junho, no campus Aterrado. O fórum é promovido em parceriacom a Secretaria Municipal de Assistência Social deBarra do Piraí, Secretaria Municipal de Assistência Social de Barra Man-sa e Serviço Social do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.

abril 2012.P65 20/4/2012, 10:122

Page 3: Via Campus - Edição Ano X n 100

INSTITUCIONAL Via Campus 3

III Prêmio Moledo Sartori

Há um ano e meio o cursode Direito criava o PrêmioMoledo Sartori de Mono-

grafia Jurídica. O nome escolhidohomenageia um importante desem-bargador que atuou como juizdurante muito tempo na região,José Domingos Moledo Sartori.Hoje, em sua terceira edição, o prê-mio que é realizado por semestrebusca valorizar a produção acadê-mica dos alunos que por sua vez ela-boram trabalhos dentro dos temasde Direito e DesenvolvimentoSo-cioeconômico e Direito e Desen-volvimento Sociopolítico.

Os alunos interessados em con-

Incentivo ao aprimoramento acadêmicocorrer ao prêmio precisam cum-prir alguns requisitos, como ter a mo-nografia aprovada noúltimo período anteri-or à premiação,obter nota igual ousuperior a 9,0 pontosna avaliação da mono-grafia e preencheruma ficha de inscriçãono momento emque deposita o Tra-balho de Conclusãode Curso - TCC paradefesa.

Para o coordenador do curso, Re-nan Aguiar, a importância do prêmio

está no incentivo ao melhor desen-volvimento acadêmico. “O prêmio re-

conhece o esforço e adedicação dos alunos eacaba por incentivaroutros”, aposta. Já ocoordenador de TCCdo curso de Direito eresponsável pelo Labo-ratório de Monografi-as Jurídicas, professorMatheus Monteiro,acredita que o prêmiopode ganhar destaque.“O prêmio produz

reconhecimento e fomenta aprodução e elaboração dos

projetos. Colabora ainda para oaumento do nível dos trabalhos,conquistando visibilidade maior.É o único na nossa região”, afirmaMatheus, acrescentando que cerca de80% dos alunos que entregammonografia chegam a concorrerao prêmio.

Os três primeiros colocadosrecebem certificado e uma coleçãode obras juristas e reapresentam ostrabalhos na Semana Jurídica doCurso de Direito, que este ano acon-tece dia 14 de maio, quando serãoentregues as premiações. O primei-ro lugar recebe também uma placacomemorativa.

O Escritório da Cidadaniarealiza entre os dias 7 e 11 demaio mais um Ciclo de Pales-tras para alunos dos cursos deDireito, Administração, Ciên-cias Contábeis e RH e paraegressos da área de humanas.Nos encontros serão realizadasatividades de educação inter-disciplinares.

Para participar, basta fazera inscrição na Secretaria doNúcleo de Práticas Jurídicas -NPJ, no Campus Vila. “Sempreprocuramos trazer aos eventosdo Escritório da Cidadania omáximo possível da participa-ção de alunos de todos os perí-odos, profissionais da área,egressos e comunidade”, diz oresponsável pelo Escritório daCidadania, professor DarioAragão.

Durante os cinco dias de en-

contros serão ministradas pa-lestras por professores e orien-tadores do NPJ, do curso deDireito e do Núcleo de PráticasHumanas - NPH, que abrangeos cursos de Administração,Ciências Contábeis e RH.Haverá também palestrantesconvidados. Os temas são todosatuais, voltados para a cidada-nia, meio ambiente, direitode família, direito penal, cível,economia doméstica, entreoutros.

“A importância do Ciclode Palestras está em trans-mitir conhecimento e aprimo-rar a formação dos acadêmi-cos, ao mesmo tempo emque traz uma abordagemreflexiva ao promover deba-tes sobre questões impor-tantes no nosso dia a dia”,afirma Dario.

Ciclo de PalestrasDebates aprimoram

aprendizado

O prêmiobusca

valorizar aprodução

acadêmicados alunos

abril 2012.P65 20/4/2012, 10:123

Page 4: Via Campus - Edição Ano X n 100

INSTITUCIONAL Via Campus 4

Tecnologia no ensinoNo ano passado o professor do

curso de Design, DarwinMota foi convidado pela pró-

reitora acadêmica da instituição,Cláudia Yamada, para produzir o li-vro digital de Embriologia. O projetoteve a participação de alunos dos cur-sos de Medicina, Sistemas de Infor-mação e Design.

Com o lançamento do softwareIbooks Author, da Apple, em janeirodeste ano, Darwin acredita ser esseum bom momento para tornar a pro-dução de livros digitais um projetocontínuo. Apesar do acesso ainda serlimitado, há uma perspectiva quantoà presença da empresa Foxconn noBrasil, maior fabricante de compo-nentes eletrônicos no mundo.

Atualmente estão em desenvolvi-mento no UniFOA dois projetos de li-vros digitais: “Conteúdo Digital paraAprendizagem em Materiais de Aná-lise e Interpretação de Falhas Mecâ-nicas”, da aluna de mestrado em Ma-teriais, Mariana de Souza Fortes, ori-entada pela professora Maria IsmêniaSodero Toledo Faria, e “Mecânica de

Fluidos”, do professor Elcio Noguei-ra, de Engenharia Mecânica, ainda nafase de coleta de dados.

Darwin vê no desenvolvimentodeste novo trabalho a oportunida-de de criar objetivos de aprendiza-gem com conteúdos específicos aserem aprendidos, atraindo a atençãoe se tornando um meio bem maisprático. “Espero produzir algo queseja útil, interessante para alunose professores. Acredito que o pro-jeto vai de encontro ao que realmentea comunidade acadêmica esperade materiais acadêmicos”, diz oprofessor, que pretende utilizareste projeto como incentivo à cria-tividade dos alunos.

O número de alunos participantesdo trabalho dependerá da demanda deprojetos e ainda não está definido umcritério para a seleção dos interessa-dos, porém o professor deixa claro:“Procuramos trabalhar com alunosque tenham um bom Coeficiente deRendimento e que se destacam nas ati-vidades do curso pelo seu interesse,empenho e dedicação”.

O curso de Design sediou oEncontro da Associação dosDesigners Gráficos do Brasil -ADG, que aconteceu simultane-amente em 23 instituições dopaís, no dia 2 de março.O tema do evento foi “Mercadode Trabalho e Perspectivae aqui no UniFOA quem veiobater um papo com alunos eprofissionais da área foi odesigner da Tátil, Daniel Sou-za. Ele atua em consultoriade estratégia, construção egestão de marcas e mostrouem sua palestra o designcomo elemento de sustentabi-lidade e inovação. Foram maisde 140 participantes quetiveram a oportunidade de co-nhecer um pouco mais sobre otrabalho do profissional dentrode um grande escritório. “Osprojetos que a Tátil desenvolve

Design sedia encontro da ADG

são sempre inovadores e valo-rizam a sustentabilidade”, disseo estudante do 2º período de

Design, André Sales.Um dos trabalhos que mais cha-

mou a atenção dos alunos foi a cria-

ção da marca “Rio 2016”,que surpreendeu em criativida-de. “A palestra foi bem interes-sante e os cases que a Tátildesenvolve são cada vez maisinovadores”, elogiou a estudan-te das Faculdades IntegradasTeresa D’Ávila de Lorena –Fatea, Camila Ribeiro.

Daniel, que está na Tátilhá três anos, mostrou aosparticipantes os principaisprojetos efetuados por sua con-sultoria, além de contar umpouco sobre sua trajetóriaprofissional. Para a coordena-dora do curso de Design, pro-fessora Cristiana Fernandes, aKitty, “o evento foi muitogratificante, não só para osalunos, como para todos osparticipantes, pois contribuina formação e aprendizadodo profissional”.

Palestra com Daniel Souza, da Tátil: Cases despertam interesse

Darwin: O momento é propício para estimular os alunos

abril 2012.P65 20/4/2012, 10:124

Page 5: Via Campus - Edição Ano X n 100

INSTITUCIONAL Via Campus 5 INSTITUCIONAL Via Campus 5

É Bom pra Você e é Bom pra Mimwww.preservesim.com.br

Independente do curso que você faça ecom o que você trabalhe a preservação do meioambiente tem que fazer parte do seu dia a dia,pois sem um ambiente equilibrado e preser-vado ninguém desenvolve bem suas ativida-des.” É desta forma que Edward Renó procu-

Osite acaba de completar doisanos e tem parcerias com em-presas de turismo, consul-

toria, produtos eletrônicos, interessa-das em notícias relacionadas aprojetos e legislação ambiental,além de dicas para produzir e lucrarsem prejudicar o meio ambiente.Uma destas parcerias resultou no“Projeto Reflorescer”, com uma em-presa de turismo. Edward desenvol-veu um plano de reflorestamento doHotel Fazenda Jatahy, em Paraíba doSul, e da Fazenda São Luiz da BoaSorte, em Vassouras, cultivando umaárea de cinco hectares com mudas na-tivas da Mata Atlântica. “Criei o‘Preserve Sim’ com a intenção de meenvolver mais com o curso. Fui influ-enciado pelo professor MarcusVinícius, que dizia: ‘Quem temconhecimento, tem poder’. E éverdade. Com o site consegui

ra chamar a atenção dos despreocupados como que há ao nosso redor. Edwardé aluno do sexto período do curso deEngenharia Ambiental e criador dosite “Preserve Sim”, cujo slogan é “É Bom praVocê e é Bom pra Mim”.

várias conquistas e realizações. Achoque o mundo necessita de líderese de pessoas que se envolvam”,

Edward se dedica a atividades que multipliquem seu conhecimento

acredita Edward.Sucesso veio rápido – Em prin-

cípio o site era apenas um meiode divulgação de matérias e projetossustentáveis, mas em três meses em-presas começaram a procurá-lopara criar e desenvolver projetos.Edward foi contatado pela equipe dereportagem do site do empresárioAbílio Diniz para falar sobreconsumo consciente. “Nossasvidas são espelhos que refletemnossas atitudes e por isso devemos to-mar cuidado com a maneiraque agimos. Devemos cuidar doplaneta como extensão da nossacasa. É aqui que moramos, nãohá outro lugar”, alerta.

Apesar de não trabalhar direta-mente na área de engenharia ambi-ental, o aluno procura se envolvercom atividades que lhe façam conhe-cer como um profissional de sua áreade estudo trabalha. “O que faz o pro-fissional é o interesse. O conhecimen-to não está apenas dentro da faculda-de, mas fora também, em palestras,

workshops, feiras, congressos. O re-lacionamento com os docentes tam-bém conta muito. Já estudei em ou-tra instituição e pude perceber comoo relacionamento que o UniFOA pro-porciona entre o aluno e o professorajuda no aprendizado”, elogiaEdward.

Além da criação do site, umadas atividades das quais ele participaé da ONG Instituto Ambiental CostaVerde. Foi através da ONGque Edward passou a integrar oComitê de Bacia Hidrográfica da Baíada Ilha Grande CBH-BIG, entidadevinculada ao Conselho Estadual de Re-cursos Hídricos - CERHI-RJ, que tempor finalidade adotar as bacias hidro-gráficas da sua área de atuação comounidade de planejamento e gestão. Noano passado Edward foi convidado aministrar uma palestra sobre susten-tabilidade na Eletrobrás Eletronucle-ar, empresa onde trabalha. “O mundoestá cheio de oportunidade e temlugar ao sol para todos; bastaquerer”, conclui.Site despertou interesse de diversas empresas

abril 2012.P65 20/4/2012, 10:125

Page 6: Via Campus - Edição Ano X n 100

INSTITUCIONAL Via Campus 6

abril 2012.P65 20/4/2012, 10:126

Page 7: Via Campus - Edição Ano X n 100

INSTITUCIONAL Via Campus 7

abril 2012.P65 20/4/2012, 10:127

Page 8: Via Campus - Edição Ano X n 100

INSTITUCIONAL Via Campus 8

abril 2012.P65 20/4/2012, 10:128

Page 9: Via Campus - Edição Ano X n 100

INSTITUCIONAL Via Campus 9

Homenagem merecidaFilha de Sávio Gama relança livro sobre a vida do pai

Escolher o tamanho, estudar atipografia de acordo com o temado livro e época da história,formular uma boa capa a fim degarantir o interesse a partir do pri-meiro olhar, distribuir oselementos gráficos no espaçolimitado da página impressa. E éisso o que Laert dos Santos faztodos os dias. Ex-aluno do curso deDesign, ele é o responsável pela di-agramação de todos os livros daEditora FOA.

Laert, de 29 anos, trabalha des-de os 16 anos na função; osúltimos três no UniFOA. Ele diz quediagramar, seja um livro, uma

Aprofessora Maria Cecília Gama lançou pela Editora FOA a se- gunda edição do livro “Sávio

Gama - fotos que contam sua história”.Em mais de 500 páginas ela relembra,através de fotos e depoimento, davida de seu pai, o ex-prefeito deVolta Redonda. “É uma forma dedeixar registrado o que meu pai feznão só pela cidade de Volta Redonda,mas por todo o Estado do Rio”, des-taca a autora.

Maria Cecília Gama conta que areedição do livro foi um pedido dopresidente da Fundação OswaldoAranha, Dauro Aragão, grandeamigo do ex-prefeito. A obra tam-bém marca os 40 anos do patro-nato de Sávio e de Paulo Mendesna FOA, além de comemorar os105 anos de Sávio Gama, queaconteceu em 25 de março, umdia após o lançamento.

No livro, a autora faz um relato nãosó da vida do pai como prefeito nacidade, mas também de suas diversasfunções exercidas no Estado do Rio.Para Dauro Aragão, esta homenagem émais que merecida. “E deve servir deexemplo para que o município de VoltaRedonda não se esqueça jamais quem

O artista por trás da obra

ele foi: a pessoa que fez da cidade o queela é hoje”, afirmou.

Com centenas de fotos dasmais diversas fases da vida de Sávio

Gama, a obra traz depoimentosde personalidades de Volta Redondae região, que conviveram com oex-prefeito, como o próprio Dauro

Aragão e, ainda, Roberto Villela,Alan Cruz, Bergoncil de OliveiraMagalhaes e Alkindar Costa, entreoutros.

revista ou qualquer material, écomo arrumar uma casa. “É preci-so organizar o conteúdo, posicio-nar fotos, estudar a melhor formade colocar tudo isso no papel. Umatarefa que exige tempo e dedica-ção, pois o resultado deve ser har-mônico no final”, explica.

Sobre o livro “Sávio Gama – fo-tos que contam sua história”, La-ert conta que por ser uma obrarica em imagens e com mais de500 páginas, a dedicação foi ain-da maior. “Foram meses de estu-do e trabalho para chegar o maispróximo possível da perfeição”.lembrou. Laert: É como arrumar a casa

Lançamento foi no Centro Histórico-Cultural Dauro Aragão

abril 2012.P65 20/4/2012, 10:129

Page 10: Via Campus - Edição Ano X n 100

INSTITUCIONAL Via Campus 10

São 16 horas de uma terça-feirae Josiane se prepara para en-contrar seus alunos. Eles têm um

compromisso marcado às 16h10min.No caminho para a sala uma criançagrita várias vezes o nome dela,com uma empolgação contagiante, eela retribui com um sorriso, misto derealização e agradecimento. “Amo oque faço, gosto de trabalhar com crian-ça e adolescente. Acredito que aEducação Física tem grande importân-cia no desenvolvimento cultural esocial além do cognitivo e motor”, dizJosiane Barros, ex-aluna do UniFOA,aprovada no concurso da prefeiturade Pinheiral.

Josiane começou a dar aulas em2011 na Escola Municipal Maria doCarmo Fadul Ferreira, no bairro Pal-meiras, e desde que ingressou no cur-so, em 2007, busca aliar as disciplinasdadas em sala de aula com a prática daprofissão. Ainda em 2007 prestouconcurso para estagiar na Secreta-ria Municipal de Esporte eLazer - Smel, de Volta Redonda, onde

O segredo é estudar

estagiou em 2008 e 2009. No mesmoano foi monitora da disciplinade Anatomia.

Formou-se em julho de 2010 e emseguida foi aprovada em 4° lugar noconcurso da prefeitura de Pinheiral.

Em outubro de 2011 prestou maisum concurso, desta vez para a prefei-tura de Valença, para o qual foiaprovada em 5° lugar e agora aguardaser chamada. Josiane é profes-sora voluntária no curso de Educação

Física do UniFOA desde feve-reiro de 2011 nas disciplinasde Educação Física Aplicada naEducação Básica, Bases Peda-gógicas da Educação, e Corpo-reidade, disciplinas que discutemtendências da Educação e da EducaçãoFísica.

Além do trabalho que desenvolve,Josiane ainda faz especializaçãoem Educação Física Escolarna Universidade do Estado do Riode Janeiro – Uerj e, em março desteano foi aprovada no mestrado emHistória Social.

Sobre seu desempenho nosconcursos que realizou, ela explicaque o sucesso nas provas é decorrenteda vivência dentro da área em quese estuda. “O segredo é estudar,se empenhar, buscar além do quese dá na sala de aula, enxergara realidade do mercado da profis-são, tirar dúvidas e aumentar o con-tato com o professor, pois elesempre tem algo mais pra acrescentar,além da disciplina”, aconselha.

Josiane se realiza no contato diário com os alunos

abril 2012.P65 20/4/2012, 10:1210

Page 11: Via Campus - Edição Ano X n 100

INSTITUCIONAL Via Campus 11

Oprimeiro Workshop de Inicia-ção Científica de 2012 foi con-siderado um sucesso. Os encon-

tros aconteceram nos dias 10, 17 e 24de março para acadêmicos das áreas deHumanas e Sociais Aplicadas,Engenharias e Tecnologia, CiênciasBiológicas e da Saúde, com públicoatento e participativo de, em média,40 alunos por sábado.

A importância da IniciaçãoCientífica na Graduação foi o temade abertura do Workshop. No mesmodia também houve exposições sobre oFormulário do PIC, Comitê deÉtica e Currículo Lates. Para aprofessora e nucleadora da área de Ci-ências Humanas, Kátia Nishimura, oevento atingiu os resultadosesperados, pois possibilitou aosparticipantes saber das possíveis opor-tunidades que a Iniciação Científicapode acarretar, além do apoioque a Universidade oferece. “Aimportância da Iniciação Científica

Workshop de Iniciação Científica

“Além das expectativas”para a formação do aluno, trabalhan-do também a relação dos pesquisado-res com o Comitê de Ética, aumentamas suas oportunidades. É interessanteque os alunos saibam da possibilidadede apoio que a faculdade ofereceajudando na pesquisa”, confirmou aprofessora.

Por meio de questionário aofinal do Workshop os alunos mostra-ram que o resultado foi positivoe que as dúvidas sobre os temas foramesclarecidas. O encontro será repetidono segundo semestre, com a pos-sibilidade de direcionar o projetopara cursos individualmente, jáque a demanda no primeiro foi alémdas expectativas. “A tendência dopróximo é melhorar”, acreditaa professora Kátia. Mais de cem proje-tos de Iniciação Científica estarãosendo entregues ainda este ano,o que já possibilita conferir naprática o resultado da participação noencontro.

O Núcleo de Práticas Humanas -NPH, do Escritório da Cidadaniaestá oferecendo atendimento gra-tuito à comunidade no preenchimentoda Declaração do Imposto de Renda2012. Alunos supervisionados por pro-fessores de Ciências Contábeis estarãono campus Vila, até dia 28 de março,para orientar aos contribuintes quereceberam rendimentos tributáveis atéR$30 mil no ano de 2011 e que por issoprecisam entregar sua declaração.O atendimento é feito às segundase quartas-feiras, das 13h às 17 horas.“É importante não deixar para a últimahora”, alerta o professor do cursode Ciências Contábeis, Hyder MarceloLima.

Imposto de Renda 2012

Ainda não fez sua declaração?

Aos alunos cabe a retirada de dúvi-das dos contribuintes sobre o que é

necessário apresentar na hora dedeclarar o Imposto de Renda, além

de triar os que estão na fila paraque não percam tempo. Um dosusuários do serviço é AdemilsonFerreira, oficial militar e moradorde Volta Redonda, que há três anoscomparece no NPH. “Tudo aquié muito vantajoso, por ser um localde fácil acesso, a declaração gratuitae o esclarecimento das dúvidasdiretamente”, afirma.

É bom lembrar que para o preen-chimento da declaração é neces-sário ter em mãos os seguintesdocumentos: informe dos rendimen-tos do ano de 2011; RG e CPF; com-provante de endereço; dadosda conta bancária para restituiçãoou débito.

Movimento no campus Vila é intenso

Kátia adianta que haverá novidades nos próximos encontros

abril 2012.P65 20/4/2012, 10:1311

Page 12: Via Campus - Edição Ano X n 100

abril 2012.P65 20/4/2012, 10:1312