Via Campus Edição Ano X nº 102

12
Não é só na sala de aula que se aprende. Pensando nisso os cursos de Engenharia Civil e Ciências Biológicas realizaram pela 19º vez uma visita a minas desativadas e em atividade para conhe- cerem um pouco mais da realidade que irão viver quando formados. VIA CAMPUS VIA CAMPUS VIA CAMPUS VIA CAMPUS VIA CAMPUS UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda Ano X Nº 102 - Julho-Agosto/2012 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Preocupação Preocupação Preocupação Preocupação Preocupação com o meio com o meio com o meio com o meio com o meio ambiente ambiente ambiente ambiente ambiente Acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental estão aju- dando a salvar o Rio Paraíba. Ex-aluna do Ex-aluna do Ex-aluna do Ex-aluna do Ex-aluna do Direito é destaque Direito é destaque Direito é destaque Direito é destaque Direito é destaque em concurso em concurso em concurso em concurso em concurso Pagina 9 A egressa do curso de Direito, Priscila Novaes, está comemorando as boas colocações alcan- çadas em concursos públicos e agradece ao UniFOA por isso. Página 3 Egressos do Design ganham prêmio da Fiat Dois ex-alunos do curso de Design foram destaques no concurso “Seleção Fiat 500 e Ideafixa” que consistia em criar um novo conceito de ilustração do Fiat 500. Página 4 Experiência de vida Curso lança Curso lança Curso lança Curso lança Curso lança projeto projeto projeto projeto projeto Livro Novo Livro Novo Livro Novo Livro Novo Livro Novo Os cursos de Jorna- lismo e Publicidade lançaram o projeto Livro Novo que prevê estimular a leitura entre seus alunos. Página 2 Página 11 Foto: Luimar Ferreira agosto final.P65 3/8/2012, 11:20 1

description

Capa: UniFOA participou de mais um Projeto Rondon

Transcript of Via Campus Edição Ano X nº 102

Page 1: Via Campus Edição Ano X nº 102

Não é só na sala de aula quese aprende. Pensando nissoos cursos de EngenhariaCivil e Ciências Biológicasrealizaram pela 19º vez umavisita a minas desativadas eem atividade para conhe-cerem um pouco mais darealidade que irão viverquando formados.

VIA CAMPUSVIA CAMPUSVIA CAMPUSVIA CAMPUSVIA CAMPUSUniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda Ano X Nº 102 - Julho-Agosto/2012 DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

PreocupaçãoPreocupaçãoPreocupaçãoPreocupaçãoPreocupaçãocom o meiocom o meiocom o meiocom o meiocom o meioambienteambienteambienteambienteambiente

Acadêmicos docurso de EngenhariaAmbiental estão aju-dando a salvar o RioParaíba.

Ex-aluna doEx-aluna doEx-aluna doEx-aluna doEx-aluna doDireito é destaqueDireito é destaqueDireito é destaqueDireito é destaqueDireito é destaqueem concursoem concursoem concursoem concursoem concurso

Pagina 9

A egressa do curso deDireito, Priscila Novaes,está comemorando asboas colocações alcan-çadas em concursospúblicos e agradece aoUniFOA por isso.

Página 3

Egressos doDesign ganhamprêmio da Fiat

Dois ex-alunos do curso deDesign foram destaques noconcurso “Seleção Fiat 500 eIdeafixa” que consistia emcriar um novo conceito deilustração do Fiat 500.

Página 4

Experiênciade vida

Curso lançaCurso lançaCurso lançaCurso lançaCurso lançaprojetoprojetoprojetoprojetoprojetoLivro NovoLivro NovoLivro NovoLivro NovoLivro NovoOs cursos de Jorna-lismo e Publicidadelançaram o projetoLivro Novo que prevêestimular a leitura entreseus alunos.

Página 2

Página 11

Foto: Luimar Ferreira

agosto final.P65 3/8/2012, 11:201

Page 2: Via Campus Edição Ano X nº 102

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 2

Curso lança projeto Livro NovoCurso lança projeto Livro NovoCurso lança projeto Livro NovoCurso lança projeto Livro NovoCurso lança projeto Livro NovoInício de ConversaAcoordenação dos cursos

de Jornalismo e Publici-dade e Propaganda criou umprojeto para incentivar aleitura de títulos essenciaisaos conhecimentos dosalunos. Nomeado como LivroNovo, o projeto pretende ele-var o nível nas discussões emaula e, como forma deincentivo, pontua o aluno queparticipar em uma disciplinaescolhida por ele.

Os alunos interessados emparticipar do projeto devemse inscrever na secretaria docurso, onde receberão maisinformações sobre os pré-re-quisitos e regulamentos.

As melhores resenhas pro-duzidas pelos acadêmicosparticipantes serão publica-

das no blog dos cursos,www.atitudedigital.com. Osalunos também poderão uti-lizar-se de livros constantesno acervo da instituição esco-lhidos por eles próprios.

A coordenadora, Rita Car-valho, e o professor DouglasGonçalves, se uniram paraa criação do projeto depois deperceberem a necessidade deestimular o gosto dos alunospela leitura. “O objetivoprincipal é desenvolverum cidadão com melhorpostura crítica e reflexiva.”,afirma Rita.

Já Douglas ressalta a chan-ce de maior exploração da bi-blioteca por parte do aluno. “Agrande maioria dos alunos nãousufrui tanto quanto poderia

do acervo que está disponívelpara eles. Com o projeto, alémde ampliar a bagagem cultu-ral, os acadêmicos descobremo acervo sensacional e atuali-zado disponibilizado pela ins-tituição.”

Rita lembra que a bi-blioteca já foi elogiada peloMinistério da Educação –MEC como “muito completa”.

Segundo Douglas, inicial-mente, a atenção estariavoltada aos livros novosdo acervo bibliográfico,mas acabou se expandindopara todo o acervo das biblio-tecas do UniFOA, mais especi-ficamente para títulosvoltados à área de interessee estudo dos alunos decomunicação.

Alguns dos livros recentemente comprados

As férias terminaram, al-guns alunos se foram, ou-tros estão chegando. É umclico que acontece a cadaseis meses, mas que temsempre como um dos prin-cipais ingredientes, a ale-gria. A alegria de entrar emum centro universitário e aalegria de sair deste mesmocentro universitário forma-do e, quase sempre, empre-gado.

Mudando de assunto,quem já é aluno deve estarreparando que o VIA CAM-PUS está diferente. E estámesmo! Uma série de mu-danças foi realizada no seudesign buscando torná-lomais fácil de ser lido, manu-seado. No seu conteúdotambém aconteceramalterações trazendo sempreo acadêmico para a frentedas notícias. Vamos sempredar ênfase às atividadesdesenvolvidas no dia adia dos cursos, e para

isso seria muito bom sermosavisados delas comantecedência.

Para este número, desta-camos, entre as várias ma-térias aqui publicadas, arealizada em Primavera,no Pará, pelo aluno do 2ºano do curso de jorna-lismo Lucas Motta, queparticipou do ProjetoRondon.

Chamamos ainda a aten-ção para o trabalho de doisacadêmicos do curso de En-genharia Ambiental que es-tão participando de um beloprojeto para salvar o RioBrandão.

Para terminar, estamoscom uma promoção queirá sortear um tablet. Quersaber mais sobre ela? Vailendo o VIA CAMPUSque você encontrará suasrespostas.

Boa leituraAté mês que vem.

Ano X - Nº 102 - Agosto 2012

Registro ISSN 1809-9483

UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Av. Paulo Erlei Alves Abrantes, 1325, Três Poços

Volta Redonda - RJ - Cep: 27240-560

Tel: (24) 3340-8400 - www.unifoa.edu.br

email:[email protected]

Tiragem: 5 mil exemplares

Periodicidade: Mensal

Presidente da FOA: Dauro Aragão

Vice-Presidente: Jairo Conde Jogaib

Diretor de Relações Institucionais: José Tarcísio Cavaliere

Diretor Administrativo Financeiro: Iram Natividade Pinto

Reitor do UniFOA: Prof. Alexandre Fernandes Habibe

Pró-Reitora Acadêmica:Profª Cláudia Yamada Utagawa

Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão:Profª Daniella Regina Mulinari

Superintendente Executivo: Eduardo Prado

Superintendente Geral: José Ivo de Souza

Jornalista Responsável:Fernando de Barros - RGMTPS16046

Redes Sociais:Giovana Damaceno - RGMTPS 17065

Assessoria de Imprensa: Fernando de BarrosRGMTPS 16046

Gerente de Comunicação e Marketing:Débora Martins

Editoração e Diagramação:Jusimara Medeiros

Colaboração:Érica Patricia, Leticia Borges, Gabriella Vicente,

Alana Azevedo, Ana Lopes e Ana Carolina Moura,Lucas Motta e Wellington Morais Freitas

Fotos: Equipe Marketing e Divulgação

Ilustração : Jader Mattos

Fotolito e Impressão: Gráfica Jornal Lance

EXPEDIENTE

agosto final.P65 3/8/2012, 11:202

Page 3: Via Campus Edição Ano X nº 102

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 3

Egressa do UniFOA aprovadaEgressa do UniFOA aprovadaEgressa do UniFOA aprovadaEgressa do UniFOA aprovadaEgressa do UniFOA aprovadaem concurso do TJ-RJem concurso do TJ-RJem concurso do TJ-RJem concurso do TJ-RJem concurso do TJ-RJ

AAAAAegressa do curso de Direi-to, Priscila Novaes, está

para lá de contente por ter sidoaprovada em dois concursospromovidos pelo TJ-RJ (Tribu-nal de Justiça do Rio de Janei-ro). Para Técnico em Ativida-de Judiciária, ela passou em23º lugar e no de AnalistaJudiciária em 47º lugar.

“Em 2011 dei prioridadepara a conclusão da faculdadee estudei para a prova da OAB(Ordem dos Advogados do Bra-sil), e isso me ajudou muito.Por fim, estudei cerca de ummês para os dois concursos”,explicou Priscila, que creditouo sucesso nas avaliações ao acú-mulo de conhecimento obtidonos cinco anos do curso deDireito.

Cerca de cinco mil pessoasparticiparam das provas para o

TJ-RJ, concorrendo para vagasem todas as regiões do estado.Para a ex-aluna, é precisoter uma mentalidade focadanos estudos para alcançar aaprovação.

“A concorrência é grande,por isso é preciso ter disciplinae foco no que é pedido no edi-tal. Além de abrir mão de cer-tas atividades para conseguirmanter um bom plano deestudo e conseguir ser aprova-do”, disse.

Priscila agora espera serconvocada para analisar qual amelhor opção profissional aseguir. Mas a advogada, que nomomento lida com processosparticulares da área civel e doconsumidor, tem objetivosmaiores na profissão.

“Vou estudar e me prepararpor dois ou três anos para ten-

tar um cargo na Magistraturaou Defensoria Pública do esta-do. Esses são meus maiores ob-jetivos”, concluiu.

Serviço SocialE os bons resultados não fi-

cam apenas no curso de Direi-to. No curso de Serviço Sociala aluna Amanda de AlvarengaCaldas foi aprovada, em pri-meiro lugar, no concur-so público para Assistente So-cial das Indústrias Nuclearesdo Brasil – Resende. Já a egres-sa, Michele Flores dos Santos,foi aprovada, em segundolugar, para o cargo de analistajudiciário, especialidade assis-tente social, no concurso públi-co para o Tribunal de Justiçado Estado do Rio de Janeiro(7ªRegião).

A formação do UniFOA foi muito importante para a minha carreira, afirmou Priscilla

O Centro Universitário deVolta Redonda - UniFOA re-cebeu no dia 23 de maio um“Termo de Outorga e Aceita-ção de Auxílio” da FundaçãoCarlos Chagas Filho deAmparo à Pesquisa do Esta-do do Rio de Janeiro –Faperj, no valor total deR$37.170,55 para ser utiliza-do no projeto “Atualizaçãodo Acervo Bibliográfico doEscritório da Cidadania doUniFOA” que propõe a atua-lização permanente doacervo, atendendo à deman-da acadêmica. O termo foientregue em cerimônia rea-lizada no Palácio Guanabaraao professor Vitor Barletta,responsável pelo projeto.

Em seu projeto, Vitor trazdestaque para as bibliotecas

do UniFOA e as atividades rea-lizadas pelo Escritório da Cida-dania e o quanto estas são im-portantes para a comunidade.Segundo Vitor, há um outroprojeto ainda aguardandoaprovação.

“Este conta com a parti-cipação de professores dediversas áreas do conheci-mento, é um projeto multidis-ciplinar de interação social vol-tado à ecologia baseado nas ati-vidades que a instituição de-senvolve nas comunidadesquilombolas.”

Durante a cerimônia, o pre-sidente da Faperj, Ruy GarciaMarques, destacou a participa-ção de universidades privadasno edital de apoio à atualizaçãode acervos bibliográficos eo governador do estado, Sérgio

Cabral, citou diversos inves-timentos que apoiame incentivam a pesquisacientífica.

O vice-governador, LuizFernando de Souza Pezão,afirmou, depois de detalharos projetos de infraestruturaque estão em andamento,que “cada vez mais temosque investir em universida-des, pesquisa, conhecimentoe educação para dar suportea tudo isso que realizamos.”.Questionado sobre a partici-pação de um centro univer-sitário do sul do estado,ele complementa: “Es-peramos que o UniFOAleve essa conquista comoincentivo à superação nonível da educação no suldo nosso estado.”

UniFOA recebe verba paraUniFOA recebe verba paraUniFOA recebe verba paraUniFOA recebe verba paraUniFOA recebe verba paraatualização de acervo bibliográficoatualização de acervo bibliográficoatualização de acervo bibliográficoatualização de acervo bibliográficoatualização de acervo bibliográfico

agosto final.P65 3/8/2012, 11:203

Page 4: Via Campus Edição Ano X nº 102

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 4

Ex-alunos de Design sãoEx-alunos de Design sãoEx-alunos de Design sãoEx-alunos de Design sãoEx-alunos de Design sãodestaques em concurso da Fiatdestaques em concurso da Fiatdestaques em concurso da Fiatdestaques em concurso da Fiatdestaques em concurso da FiatEEEEElvis Benício e Matheus

Dix, acadêmicos forma-dos na primeira turma deDesign, foram destaques noconcurso “Seleção Fiat 500 eIdeafixa” que consistia emcriar um novo conceito deilustração do Fiat 500, mascom o resgate da história domini carro, que fez bastantesucesso na Europa nos anos50 e foi relançado mundial-mente em 2007. As ilustra-

ções dos dois designers fica-ram entre as 30 melhores doconcurso.

O Centro Estilo da Fiat,responsável pelo design damontadora italiana, analisouos trabalhos enviados por ar-tistas visuais de todo o país.

Para Cristiana Fernandes,coordenadora do Curso deDesign do UniFOA, ver ex-alunos com sucesso profis-sional é algo muito especial.

“É bacana ver o desenvol-vimento dos nossos ex-alunos, a inquietude delesem sempre buscar mais eparticipar de concursos.Sempre reforçamos aosnossos alunos a importânciada força de vontade para osucesso na vida profissional”,explicou a coordenadora,que fez questão de ressaltara relação dos alunos já for-mados pelo curso.

“Nós sempre acompanha-mos nossos ex-alunos,para ver como andam as suascarreiras e para saber comoestá o mercado de trabalho.Além disso, eles servem comoreferência e estímulo paraos alunos que ainda estãocursando a faculdade”,completou Cristiana.

Para Elvis Benício, odesafio proposto em con-cursos como este é o fator

motivador.“Gosto desse desafio pro-

posto em competições nessenicho. Até mesmo pelo moti-vo de saber que haverá umabanca avaliadora de peso, enão votação pela internet”,disse Elvis. Os trabalhos dosalunos no concurso e seusportfólios estão no blog docurso de Design UniFOA, noendereço: odesignestaqui.blogspot.com.

Uma das ilustrações apresentadas

Divulgação

agosto final.P65 3/8/2012, 11:204

Page 5: Via Campus Edição Ano X nº 102

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 5

agosto final.P65 3/8/2012, 11:205

Page 6: Via Campus Edição Ano X nº 102

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 6

Acadêmicos dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Odontologia e Medicinaparticiparam no mês de junho, de duas edições do projeto Saúde nas Estradaspromovido pela Rodo Rede Ipiranga.

Saúde nas estradas

Quem disse que nocampus Três Poços háapenas humanos? Umgrupo familiar demicos conviveharmonicamente nasárvores e na matapróxima ao CentroHistórico e Cultural. Ésó observar!

Jornada, Ligas ehomenagensO curso de Medicina do UniFOA promoveunos dias 24 e 25, a Jornada Médica do cursoe o Fórum de Ligas Acadêmicas. O eventocontou com palestras sobre temas atuais daárea médica e com apresentação detrabalhos científicos dos acadêmicos e foirealizado no Campus Três Poços.Os dois dias de evento foram marcados porpalestras e apresentações de trabalhos dospróprios acadêmicos. Durante o eventohouve várias homenagens como a feita aomédico José Tarcísio Cavalieri, professor docurso e diretor de Relações Institucionais daFundação Oswaldo Aranha – FOA.

Palestra sobre grafiaO curso de Design promoveu em junho umapalestra com a designer Mariana Ochs queexplanou aos cerca de 300 alunos presentes sobrecriação, o estudo e produção tipográfica.

A secção da OAB, de Volta Redonda, realizou no dia 8de junho, mais uma entrega das carteiras da Ordempara egressos do curso de Direito doUniFOA.

Micos namata

agosto final.P65 3/8/2012, 11:206

Page 7: Via Campus Edição Ano X nº 102

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 7

FOA recebeprêmio DestaqueA Fundação Oswaldo Aranhafoi a única instituição de ensi-no superior a receber, da Pre-feitura de Pinheiral, no seg-mento Entidades, o títuloDestaques. A entrega foi duran-te a festa da cidade que marcouseus 17 anos de emancipaçãopolítico-administrativa dePiraí. A instituição foi represen-tada pelo coordenador do cur-so de Medicina, professor JulioAragão.

Professores e alunos do curso de Engenharia Civil do UniFOA, sob a coordenação doprofessor Francisco Abreu, participaram de mais uma visita técnica à ponte Rio – Niterói etambém à obra do Centro Empresarial Senado. Os acadêmicos não só tiveram aoportunidade de ver detalhes da famosa ponte, como também conhecer o que está sendofeito no Centro Empresarial que tem empregado os mais modernos padrões tecnológicos esustentáveis, como programas de eficiência energética, ar-condicionado insuflado no piso esistema de reaproveitamento de água. Na visita ao Centro, eles foram recepcionados pelogerente da obra, engenheiro Jader Daniel Oliveira de Araújo, egresso do curso deEngenharia Civil do UniFOA.

Visita a PonteAcompanhados da professora Claudia Regina Oliveira da Costa, os acadêmicos ElisaMaria Silva Vieira, Izabela Carbogim Soares, Rayssa Almeida Diório, Taciana CardosoGonçalves, Gabriela Dias, Débora Lauriano e Thais Junqueira Ferraz Villelaparticiparam de 11 a 13 de junho do X Congresso de Pediatria no Rio de Janeiro. Oobjetivo do encontro foi o de analisar a gestação na adolescência como fator de riscopara baixo peso ao nascer, os anos de escolaridade da gestante e também observar a viade parto e a instituição de nascimento (pública ou particular).

Congresso de Pediatria

Visita à Ponte

agosto final.P65 3/8/2012, 11:207

Page 8: Via Campus Edição Ano X nº 102

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 8

Homenagem Homenagem Homenagem Homenagem Homenagem ABOABOABOABOABOEgressa da Odonto é homenageada por ABOEgressa da Odonto é homenageada por ABOEgressa da Odonto é homenageada por ABOEgressa da Odonto é homenageada por ABOEgressa da Odonto é homenageada por ABOAAAAAegressa do curso de

Odontologia, SarahSant’ana, recebeu da As-sociação Brasileira deOdontologia – ABO umcertificado e a medalha deHonra ao Mérito Lauro Rosadopor ter obtido a primeiracolocação entre os formandosdo primeiro semestre de 2011do curso de Odontologia doCentro Universitário de VoltaRedonda – UniFOA.

Além de Sarah, CarolinaNicolau, que ficou com asegunda colocação, também foihomenageada.

As homenagens acon-teceram na sede da seção doRio de Janeiro da ABO. Naocasião, foi realizada acerimônia em comemoraçãoaos 75 anos da fundação daassociação.

Para Sarah, a premiação

serviu como forma dereconhecimento pelos esforçosrealizados durante toda ajornada acadêmica e até comoincentivo àqueles que aindaestão cursando a faculdade, jáque, para a classificação, élevado em conta o coeficientede rendimento – CR do aluno.

Sarah que recentemente, foiaprovada no concurso daPrefeitura Municipal de VoltaRedonda, explica que estagioudesde o quarto período visandofacilitar a sua inserçãono mercado. Ela revelou que aescolha da profissão se deu nainfância e pretende seguircarreira na área da ortodontia.

Para a coordenadora docurso, Rose Hartung, estapremiação é uma forma deprestigiar os dois primeirosalunos que foram os melhoresdurante todo o curso. Sarah e Carolina com seus certificados

Divulgação

agosto final.P65 3/8/2012, 11:208

Page 9: Via Campus Edição Ano X nº 102

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 9

OOOOOs acadêmicos ViníciusNovello e Luan Santos, do

sétimo período do curso de En-genharia Ambiental doUniFOA, estão participando deum projeto para a recuperaçãodo Rio Brandão que foi criadoem 2009 pela Comissão Ambi-ental Sul, formada pela Diocesede Volta Redonda-Barra doPiraí e pelo MEP (MovimentoÉtica na Política). A indicaçãodos alunos partiu da professoraDanielle Cintra.

“O objetivo do Projeto PilotoBrandão é integrar instituiçõesde ensino, comunidade eclesial eCruz Vermelha para fomentar a

recuperação do Rio Brandão.Com isso, futuramente, serápossível também recuperar oRio Paraíba do Sul, já que o RioBrandão é um dos seusprincipais afluentes”, disse Viní-cius Novello.

Os representantes da ini-ciativa já se reuniram comCarlos Minc, ex-ministro doMeio Ambiente e atual secretá-rio de Estado do Ambiente doRio de Janeiro, e esperam termais um encontro com o gover-no para mostrar as análisescoletadas do rio.

“Nosso próximo passo é le-var as informações coletadas de

Rio BrandãoRio BrandãoRio BrandãoRio BrandãoRio Brandão

Acadêmicos ajudam a salvá-loAcadêmicos ajudam a salvá-loAcadêmicos ajudam a salvá-loAcadêmicos ajudam a salvá-loAcadêmicos ajudam a salvá-lotodas as análises para o Gover-no Estadual. Por lei, é obriga-tório que as nascentes dos riossejam preservadas. Esperamosser mais uma vez bem recebi-dos pelo secretário, que já nosparabenizou pela iniciativa”,explicou Luan Santos.

O projeto piloto Brandão foiapresentado na Cúpula dosPovos (Comitê Facilitador daSociedade Civil Brasileira para aRio+20) em junho deste ano, noRio de Janeiro, em busca de justiçasocial e ambiental, que ocorreem paralelo à Conferência dasNações Unidas sobre Desenvol-vimento Sustentável (UNCSD). Alunos fazem coleta de material no rio Brandão

Divulgação

agosto final.P65 3/8/2012, 11:209

Page 10: Via Campus Edição Ano X nº 102

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 10

UUUUUm grupo formado poroito alunos e dois profes-

sores do UniFOA (Centro Uni-versitário de Volta Redonda)participou, pela segunda vez,do Projeto Rondon, OperaçãoAçaí, organizado pelo Ministé-rio da Defesa, no estado doPará. Durante duas semanas domês de julho, a equipe realizouatividades voltadas para ques-tões ambientais e de empreen-dedorismo em Primavera, cida-de do nordeste paraense.

Os professores André Bar-bosa e Moacyr Ennes, junta-mente com os alunos AlbianeDias, Camila Barros, CamilaBoher, Lívia Martins, LucasMotta, Luimar Ferreira, KeilaBergone e Mariana Alfena,proveram apresentações e ofi-cinas para os cidadãos, abran-

UniFOA participa do Projeto Rondon no ParáUniFOA participa do Projeto Rondon no ParáUniFOA participa do Projeto Rondon no ParáUniFOA participa do Projeto Rondon no ParáUniFOA participa do Projeto Rondon no Pará

gendo o centro e localidadesmais afastadas da cidade. Oobjetivo maior do projeto, queenvolve a participação vo-luntária de alunos e professoresuniversitários, é promover abusca de soluções que contri-buam para o desenvolvimentosustentável de comunidadescarentes e ampliem o bem-estar da população.

“Para os alunos, participardo Projeto Rondon foi umaexperiência que possibilitouconhecer uma realidadediferente da que eles vivem, in-teragir com estudantes de ou-tras regiões e aplicar osconhecimentos adquiridos”,disse o professor AndréBarbosa.

As atividades realizadasabordaram temas como, agri-

cultura sustentável, produçãoorgânica, cooperativismo eassociativismo, que foram degrande valia para a população,já que o município de Primave-ra tem como carro chefeeconômico a produção agrária.Também foram feitas umaoficina de fotografia (com umaexposição de fotos tiradas peloscidadãos), uma oficina decompostagem (que ensinoucomo produzir adubo com o lixodoméstico) e palestras sobre asáreas de Administração, Biolo-gia, Design, EngenhariaAmbiental, Engenharia deProdução, Jornalismo ePublicidade e Propaganda, a fimde ajudar os estudantes dacidade a escolherem suas futu-ras profissões.

Para Albiane Dias, aluna de

Engenharia Ambiental, a parti-cipação no projeto foi marcan-te em sua vida.

“Realmente foi uma experi-ência gratificante. O contatocom a população foi ótimo econseguimos passar a mensa-gem de cuidado ambiental,principalmente para as crian-ças e jovens que são o futurodaquela região. No final, dá ummisto de felicidade por co-nhecer pessoas maravilhosas,de culturas diferentes, com atristeza de ter chegado ao fim”.

Já Lívia Martins, estudantede Administração, tirou gran-des aprendizados da participa-ção no projeto.

“Ganhei de presente umadas melhores férias de Julho,uma lição incrível de vida, naqual pude observar com muito

mais clareza as diferentesrealidades do Brasil. Tambémfiz novos amigos e, a partir demuitas pesquisas, conversas epalestras, o grupo conseguiupassar para as comunidades in-formações importantes sobrecooperativismo, demonstrandonovas alternativas para a buscado sucesso”, disse a aluna, quesalientou a hospitalidade dopovo paraense.

“Fomos bem recepcionadospor todos, tanto em Belém,quanto na cidade de Primave-ra, onde passamos a maiorparte do tempo. Participar doProjeto Rondon significouum crescimento pessoal eprofissional. É conhecer ummapa do Brasil diferente, maisbonito e também complexo,”completou Lívia.

Acadêmicos que fizeram parte do projeto

Parte do trabalho desenvolvido na cidade Primavera

Fotos: Luimar Ferreira

agosto final.P65 3/8/2012, 11:2010

Page 11: Via Campus Edição Ano X nº 102

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 11

História e Geologia ao vivoHistória e Geologia ao vivoHistória e Geologia ao vivoHistória e Geologia ao vivoHistória e Geologia ao vivoEEEEEntre os dias 17 e 20 de

maio alunos dos cursosde Ciências Biológicas, En-genharia Ambiental, Enge-nharia Civil e EngenhariaMecânica participaramde uma aula de campo emOuro Preto - MG, realizadaduas vezes ao ano peloUniFOA.

Nesta 19º edição do even-to os acadêmicos visitaramalgumas minas, umas desati-vadas outras em atividade, econheceram o Museu de Ci-ência e Técnica Escola de Mi-nas/ Universidade Federal deOuro Preto - UFOP

Segundo o coordenadordo curso de Engenharia Civil,Francisco Abreu, a iniciativadestas aulas, partiu do entãocoordenador do curso de En-genharia Ambiental, Amaril-do Ferraz, em 2002, e consi-dera como um um dos pon-tos positivos a integraçãoentre os diferentes cursos.

“A viagem nos possibilitaintegrar cursos diferentesque possuem uma cadeiraem comum: a Geologia,ao mesmo tempo em que aaula de campo proporcionaao aluno uma experiênciacom a situação real daGeologia em cada campoprofissional.”, explica ocoordenador.

No museu, os alunos ob-servaram uma das maiorescoleções de minérios domundo e vários processos demineração.

O roteiro de visita incluíaminas do período escra-vista, uma delas de umaépoca próxima a abolição daescravatura que apresentaaspectos mais contemporâ-neos da forma de extraçãode minério.

Para o aluno Marcus Vini-cius Dias, do 5º período de En-genharia Civil, a interaçãocom alunos de outros cursos

Alunos conheceram minas em atividade

possibilita uma visão por outroângulo sobre a geologia.

Já a aluna Ana Carolina

Azevedo, do 5º período deEngenharia Civil, afirma queagregou conhecimento his-

tórico e, hoje, a mulher vemampliando seu espaço deatuação na engenharia civil.

agosto final.P65 3/8/2012, 11:2011

Page 12: Via Campus Edição Ano X nº 102

VIA CAMPUS INSTITUCIONAL 12

OOOOOuso de adoçantes, seja nacomida ou no café, ainda

gera dúvida sobre quem podefazer o uso, quais tipos são osmais recomendáveis e com oque devemos nos preocuparpara não abusar na dose diá-ria. O professor e coordena-dor do curso de Nutrição,Alden dos Santos Neves,concedeu uma entrevista àrádio UniFOA Light na qualesclareceu e respondeu asprincipais dúvidas a respeitodo assunto.

A rádio pode ser acessadapelo www.radiounifoa.com.br.

Logo no início da entrevis-ta, Alden já deixa uma dica:“O adoçante é vantajoso atémesmo para pessoas semproblemas de peso ou saúde,pois o uso ocasiona umcontrole melhor de peso econtrole metabólico maiseficiente”, afirma.

Os adoçantes podem serclassificados de acordo comsua origem: naturais que sãoaqueles encontrados direta-mente na natureza, como osadoçantes à base de frutose eestévia e artificiais, os mani-pulados ou criados pelo ho-mem - e que normalmente

Professor do UniFOA alertaProfessor do UniFOA alertaProfessor do UniFOA alertaProfessor do UniFOA alertaProfessor do UniFOA alertasobre uso de adoçantessobre uso de adoçantessobre uso de adoçantessobre uso de adoçantessobre uso de adoçantes

são aqueles de gotinhatransparente encontradosno mercado.

Segundo o professor, osadoçantes também são classi-ficados de acordo com sua ca-pacidade de gerar caloria de-pois de ingeridos como caló-ricos e não calóricos.

“O adoçante calórico éaquele que, quando você adi-ciona ao alimento, a adiçãoaumenta o valor calórico dacomida, como por exemplo, afrutose, que gera caloria porgramas adicionados à compo-sição do alimento”, esclareceo professor.

CriançasO que muitas pessoas

ainda têm dúvida é sobreo uso de adoçantes porcrianças. Alden explicaque, quando recomendado,como no caso de criançascom diabetes, o uso do ado-çante não só é válido comonecessário.

“Hoje em dia, com o usodiversificado de adoçantes,não estamos mais sujeitos aum único tipo. Na verdade,temos uma composição bemvariada nos nossos alimentos,

que ajudam até a melhorar osabor”, complementa. Osconsumidores devem ficaratentos sobre os boatos quesurgem a respeito dos ado-çantes: que podem levar a do-enças como o câncer, porexemplo. “Os boatos a respei-to de que os adoçantes podemlevar ao câncer, são mais para

causar terrorismo do que in-formar e alertar. Não há basecientífica para afirmar a hipó-tese”, esclarece.

Alden alerta, que mesmonão causando doenças comoo câncer, cada adoçante temuma tolerância de dose máxi-ma diária e o uso excessivopode causar, mesmo rara-

mente, intercorrências.Para evitar isso, Alden re-

comenda que se procure umprofissional capaz de orientare ajudar quanto a essa ques-tão, para que o adoçante nãoseja um “vilão” e consiga agirde maneira eficaz a fim de co-laborar na saúde e bem-estarde cada um.

O professor Alden na Rádio UniFOA

agosto final.P65 3/8/2012, 11:2012