parasitoufam.files.wordpress.com · Web view– fase intracelular, sem organelas de locomoção,...

8
RELATÓRIO DE PARASITOLOGIA ASSUNTO: Trypanosoma cruzi CONDIDERAÇÕES INICIAIS: Mastigota (chicote/flagelo). Refere-se à posição e presença do flagelo! Promastigota(A) – o flagelo emerge da parte anterior da célula. Epimastigota (C)- o flagelo emerge ao lado do núcleo da célula / pequena membrana ondulante lateralmente disposta. Tripomastigota(D) - o flagelo emerge da parte posterior da célula/ extensa membrana ondulante . Amastigota(F) – somente o cinetoplasto é visível. Não há flagelo. OBSERVAÇÕES: As principais formas do Trypanosoma cruzi são: Amastigota – fase intracelular, sem organelas de locomoção, com pouco citoplasma e núcleo grande. O cinetoplasto fica ao lado do núcleo e é um pouco menor que ele. Está presente na fase crônica da doença.

Transcript of parasitoufam.files.wordpress.com · Web view– fase intracelular, sem organelas de locomoção,...

Page 1: parasitoufam.files.wordpress.com · Web view– fase intracelular, sem organelas de locomoção, com pouco citoplasma e núcleo grande. O cinetoplasto fica ao lado do núcleo e é

RELATÓRIO DE PARASITOLOGIAASSUNTO: Trypanosoma cruzi

CONDIDERAÇÕES INICIAIS:

Mastigota (chicote/flagelo). Refere-se à posição e presença do flagelo! 

❏ Promastigota(A) – o flagelo emerge da parte anterior da célula. ❐ Epimastigota (C)- o flagelo emerge ao lado do núcleo da célula/ pequena membrana ondulante lateralmente disposta.❑ Tripomastigota(D) - o flagelo emerge da parte posterior da célula/ extensa membrana ondulante. ❒ Amastigota(F) – somente o cinetoplasto é visível. Não há flagelo.

OBSERVAÇÕES:

As principais formas do Trypanosoma cruzi são: Amastigota – fase intracelular, sem organelas de locomoção, com pouco citoplasma e núcleo grande. O cinetoplasto fica ao lado do núcleo e é um pouco menor que ele. Está presente na fase crônica da doença.

Page 2: parasitoufam.files.wordpress.com · Web view– fase intracelular, sem organelas de locomoção, com pouco citoplasma e núcleo grande. O cinetoplasto fica ao lado do núcleo e é

 Epimastigota – é a forma encontrada no tubo digestivo do vetor, não é infectante para os vertebrados. Tem forma fusiforme e apresenta o cinetoplasto junto ao núcleo. Possui flagelo e membrana ondulante.Tripomastigota – fase extracelular, que circula no sangue. Apresenta flagelo e membrana ondulante em toda a extensão lateral do parasito. O cinetoplasto se localiza na extremidade posterior do parasito. Esse estágio evolutivo está presente na fase aguda da doença, constituindo a forma infectante para os vertebrados. 

Formas encontradas no homem (Hospedeiro vertebrado-HV): Tripomastigota/ amastigota.

CARACTERÍSTICAS COMUNS ÀS FORMAS:

Apresentam cinetoplasto, núcleo.

IDENTIFICAÇÃO E CARACTERISTICAS DIFERENCIAIS:

IMAGEM 01

Amastigotas

Page 3: parasitoufam.files.wordpress.com · Web view– fase intracelular, sem organelas de locomoção, com pouco citoplasma e núcleo grande. O cinetoplasto fica ao lado do núcleo e é

IMAGEM 02

01 e 02: amastigota (bolsa flagelar, cinetoplasto e núcleo).

IMAGEM 03

Amastigotas

epimastigota

Page 4: parasitoufam.files.wordpress.com · Web view– fase intracelular, sem organelas de locomoção, com pouco citoplasma e núcleo grande. O cinetoplasto fica ao lado do núcleo e é

IMAGEM 04

IMAGEM 05

Tripomastigota

epimastigota

Amastigota

Epimastigota

Page 5: parasitoufam.files.wordpress.com · Web view– fase intracelular, sem organelas de locomoção, com pouco citoplasma e núcleo grande. O cinetoplasto fica ao lado do núcleo e é

Imagens 03, 04 e 05 representam as formas epimastogota (flagelo,pequena membrana ondulante, cinetoplasto e núcleo) e tripomastigota (flagelo,extensa membrana ondulante, cinetoplasto e núcleo). A forma infectante tripomastigota é encontrada extracelularmente.

IMAGEM 06- Triatoma infestans (barbeiro)

A imagem 06 mostra os barbeiros triatomíneos. Eles contraem a forma infectante tripomastigota metacíclica ao picar e ingurgitar o sangue um animal contaminado (homem, pequenos roedores).

Formas encontradas no inseto (Hospedeiro invertebrado): Tripomastigota/amastigota/epimastigota.

Rhodnius spp

Panstrongylus spp

Triatoma spp

Page 6: parasitoufam.files.wordpress.com · Web view– fase intracelular, sem organelas de locomoção, com pouco citoplasma e núcleo grande. O cinetoplasto fica ao lado do núcleo e é

OBS: Nas fotos não consegui ver a membrana ondulante das formas epimastigora e tripomastigota. Mas se observarem bem irão notar que a forma tripomastigota é bem característica, bem como a amastigota! Dá pra acertar essas formas por eliminação. Talvez no microscópio ela coloque uns epimastigotas mais perceptíveis. Identifiquei comparando nossos relatórios com as fotos e com as informações acima. Caso encontrem algo que não concordem por favor me digam !!!

COMPLEMENTO/CICLO

(CICLO NO HV) O homem se infecta durante a hematofagia, quando o barbeiro elimina os tripomastigotas metacíclicos em suas fezes. Essas são as formas infectantes e podem penetrar pelas mucosas, quando o homem leva as mãos contaminadas aos olhos ou nariz, e por soluções de continuidade, como as provocadas pelo ato de coçar ou pelo orifício da picada do barbeiro. Logo após a penetração, o tripomastigota metacíclico invade células do sistema fagocítico mononuclear (célula alvo) e perde o flagelo, passando a se chamar amastigota. Nesse estágio os amastigotas multiplicam-se por divisão binária em ciclos de aproximadamente doze (12) horas, até que a célula infectada fique repleta de amastigotas. Nesse momento as amastigotas se transformam novamente em tripomastigotas. Quando a célula alvo rompe libera os tripomastigotas, que deslocam-se apara infectar uma nova célula alvo, se disseminando para o restante do organismo através da circulação sangüínea e linfática. Os principais órgãos atingidos são o coração, tubo digestivo e plexos nervosos.

(CICLO NO HI) Quando alimentam-se do sangue de pessoas ou animais infectados, os triatomíneos podem ingerir os tripomastigotas. Os tripomastigotas são convertidos em epimastigotas no tubo digestivo do triatomíneo. Os epimastigotas se reproduzem por divisão binária e, quando chegam à porção terminal do intestino (reto) do triatomíneo, voltam à forma tripomastigota. Esses tripomastigotas, altamente móveis e infectantes, são as formas metacíclicas eliminadas nas fezes do vetor.