· Web viewLemmon, a quem pede em casamento. Como ele é um cara legal, Lemm on tira a peruca e...

36
- Ninguém, mas ninguém mesmo, é perfeito. W. J. Solha Numa das melhores comédias do cinema – –, dois instrumentistas, personagens de Jack Lemmon e Tony Curtis, são testemunhas de um crime da Máfia e, pra escapar da perseguição que passam a sofrer, se vestem de mulher e entram numa banda feminina , cuja vocalista é a bela loura vivida por

Transcript of  · Web viewLemmon, a quem pede em casamento. Como ele é um cara legal, Lemm on tira a peruca e...

- Ninguém, mas ninguém mesmo, é perfeito.

W. J. Solha

Numa das melhores comédias do cinema – –, dois instrumentistas, personagens de Jack Lemmon e Tony Curtis, são testemunhas de um crime da Máfia e, pra escapar da perseguição que passam a sofrer, se vestem de mulher e

entram numa banda feminina , cuja

vocalista é a bela loura vivida por Marilyn Monroe. Tony se apaixona pela colega, enquanto um velho milionário cai de quatro por

O mote deste ensaio me foi dado pela leitura do memorando que o engenheiro

Roger Boisjoly – da fábrica de propulsores do ônibus espacial Challenger – mandara ao vice-presidente da empresa, seis meses antes da catástrofe, “para não haver dúvida de que a administração está por completo ciente da gravidade do atual problema de erosão do O-Ring nas juntas SRM”.

Isso ocorre o tempo todo, porque NINGUÉM É PERFEITO!O autor do Livro de Josué, do Antigo Testamento, por exemplo, levado pelas limitações da época – sem a mínima “inspiração divina”, claro - escreveu isto:

Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos.Josué 10:12-13

RESULTADO:

- Eu, Galileu Galilei, filho de Vicente Galilei, florentino, 70 anos de idade, ... diante dos Sagrados Evangelhos que toco com minhas mãos, juro que creio agora e crerei no futuro no que ensina a Santa Igreja Católica Apostólica Romana, ... porque me converti em altamente suspeito de heresia por ensinar a doutrina de que o Sol está imóvel no centro do mundo e que não é a Terra que está fixa no centro, ... com o coração sincero e autêntica fé abjuro, maldigo e renuncio a todos os erros e heresias mencionados e a qualquer outro erro contrário a Santa Igreja e juro não ensiná-los oralmente, nem por escrito

E porque ninguém é perfeito...

o Senhor viu que a maldade dos homens era

grande na terra, e que todos os pensamentos de seu coração estavam

continuamente voltados para o mal. O Senhor arrependeu-se (*) de ter criado o homem na terra, e teve o coração ferido de íntima dor. E disse: "Exterminarei da superfície da terra o homem que criei, e com ele os animais, os répteis e as aves dos céus, porque eu me arrependo ( * ) de os haver criado.Gênesis 6:5-7

( * ) Se o autor do “Gênesis” imagina seu Deus reconhecendo que errou, admite que nem Ele é perfeito.

DUAS MANCHETES DESTES ÚLTIMOS DIAS:

A PRIMEIRA:

Ranking de qualidade da educação coloca Brasil em penúltimo lugarÍndice global mostra habilidades cognitivas e realizações educacionais.Brasil ficou em 39º lugar entre os 40 países analisados.

NINGUÉM é perfeito!

Montesquieu ironiza a justificativa dos escravocratas cristãos de seu tempo ( 1748 ):

- Não podemos aceitar a ideia de que Deus, que é um ser muito Sábio, tenha introduzido uma alma, sobretudo uma alma boa, num corpo completamente negro. (...) É impossível supor que sejam homens; porque começaremos a crer que não somos cristãos.

Ora, mas se até Deus era escravocrata!

- Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas ao sétimo sairá livre, de graça.Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá; se ele era homem casado, sua mulher sairá com ele.Se seu senhor lhe houver dado uma mulher e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá sozinho.Mas se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos; não quero sair livre,Então seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao umbral da porta, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e ele o servirá para sempre.Êxodo 21:2-6

E o Filho? Não disse uma só palavra contra a escravidão. O próprio Paulo limitou-se a paliativos, como em sua epístola aos Colossenses ( 4:1):

- 1Senhores, tratai vossos servos de modo justo e equânime, sabedores de que também vós tendes um Senhor no céu

NINGUÉM É PERFEITO!

Rui Barbosa, no Congresso Nacional, tomando parte da Revolta da

Vacina, em 1904, quando Oswaldo Cruz conseguiu que ela fosse obrigatória no Rio de Janeiro ( ou jamais nos livraríamos da varíola e da febre amarela ) discursou:

- ...não tem nome, na categoria dos crimes do poder, a temeridade, a violência, a tirania a que ele se aventura (...) com a introdução, no meu sangue, de um vírus sobre cuja influência existem os mais bem fundados receios de que seja condutor da moléstia ou da morte.

Bem, nem Miguelângelo era perfeito.Frequentemente abandonava esculturas ao meio, descontente, ao que parece, com o rumo que estavam tomando.

Fez maravilhas como o Moisés e o David. Algumas obras, no entanto, consideradas

prontas, são lastimáveis. Como esta Pietà , em que a

figura à esquerda é tão desproporcional ao conjunto, que muitos a atribuem à burrice de um discípulo. Mas em quem jogar a culpa no

caso do pescoço ridículo deste seu Giuliano de´Médici?

E ele usava homens de modelos para suas mulheres – coisa da época -, do que resultavam... travestis como

estas sibilas . E o fato de

que se usavam atores nos papeis

femininos, na época elisabetana,

lembrou-me de que nem Shakespeare escapou deste NOBODY´S PERFECT , já que ele – apesar da genialidade demonstrada numa série de textos, como Romeu e Julieta, Hamlet, Macbeth, Rei Lear, Ricardo III, Otelo, Sonho de Uma Noite de Verão, Megera Domada, aqui, acolá também deu suas derrapadazinhas, como no magistral Júlio César, quando escreve, no Ato II, cena I:

Clock strikes

BRUTUS Peace! count the clock.

CASSIUS The clock hath stricken three.

Ou seja: um relógio ( que ainda não existia no Império Romano ) bate as horas, Brutus manda que lhe contem as badaladas, Cassius diz: “Três!”

No Rei João , ato II, fala-se em canhões, impossíveis naquele tempo. João morreu em 1216 e os andaluzes usaram-nos pela primeira vez, na Europa, os dos mouros, nos cercos de Sevilha, 1248.

No Timon de Atenas, os personagens gregos têm, todos, nomes latinos – Lucius, Lucullus, Sempromnius, Lucilius, Hortensius.

Na terceira parte do Henrique VI, o Duque de Gloster, futuro Ricardo III

, diz

Posso acrescentar cores ao camaleão,Mais do que Proteu mudar de formas,

E mandar o criminoso Maquiavel pra escola.

( And set the murderous Machevil to school )

Ricardo não poderia ter dito isso, pois morreu em 1485 e O Príncipe só foi publicado em 1532.

Mas por que ninguém é perfeito? Devido à eterna ignorância. Admitida por Sócrates:

- Só sei que de nada sei, e o fato de saber disso já me dá vantagem sobre os que acham que sabem alguma coisa.

David Hume: - À parte a matemática, não conhecemos nada com certeza. Mas ainda temos de viver, e viver é agir. Todas as ações têm de se basear em suposições sobre a realidade.

Peirce: - Nada é definitivo em nosso conhecimento. Pouco do que é sabido numa época continua a ser considerado inquestionável pelas gerações seguintes.

José Ortega y Gasset: - O homem é o homem e suas circunstâncias.

Claro. Eis como Tiepolo mostrou Cleópatra.

Pior foi Moliére no papel do calvo Júlio César,

o que não é muito diferente de Spartacus ( Kirk Douglas ) chamar Antoninus ( o mesmo Tony Curtis de Quanto mais Quente, Melhor ) de Antonainus, ou todos os de língua inglesa pronunciarem o nome de Iesvs Cristvs – que já é uma distorção latina dos originais hebraico e grego – como Djízas... Craist. Ou Pedro Américo retratar como outro Cristo, o Joaquim José da Silva Xavier, Tiradentes, que era estrábico e teve a cabeça raspada pra ser executado.

Repare na armadura do centurião ao lado de Cristo, e na de São Martinho - soldado do Império Romano ( no encontro com o mendigo, em 337 d.C.) -, como El Greco as viu, bem da Espanha, da Toledo de seu tempo:

O curioso é que no Martírio de São Maurício, abaixo, pintado numa época entre os dois quadros acima, registrando o caso do outro santo que era soldado romano, as indumentárias militares são as do tempo... dos Césares.

Como O Espólio e o São Martinho e o Mendigo foram feitos para a própria Toledo em que El Greco vivia, imaginei, durante algum tempo, que ele levara em conta... a famosa fábrica de espadas e

armaduras local. Já a terceira obra fora para a corte, para o Escorial, em Madri... que, por sinal, preferiu a versão de Rômulo Cincinato

, com seus soldados em couraças e saiotes iguais.

Mas veja que, do mesmo modo, a armadura deste soldado romano de Caravaggio ( contemporâneo de El Greco ) no flagelo de Cristo,

e estas, na cena de sua prisão

, bem como os trajes dos jovens que estão com o evangelista, nesta Convocação de Mateus,

são todos da época do célebre criador do tenebrismo. Quando, no entanto, ele vai retratar a cena em que o militar judeu a serviço de Roma, Saulo de Tarso, cai do cavalo, tenta uma reconstituição histórica ( que falha na espada, autêntica rapieira

, que ele mesmo usou e abusou a vida toda ).

Como os quatro quadros foram produzidos entre 1599 e 1603, A Conversão de São Paulo em 1600/1601 – entre as demais, portanto -, só me resta pensar em exigência feita na encomenda ou... – sou mais isso – o protagonismo do personagem. Cristo, nas outras telas, (e nas de El Greco ) sempre facilmente reconhecível, data os eventos retratados – vistam os demais o que vestirem. Como em Jesus Cristo Superstar, de 1973.

. Já que ninguém é perfeito, por que não?

Repare na representação do Cruzeiro do Sul nas bandeiras da Austrália

, Papua-Nova Guiné e Samoa .

Agora observe como a constelação aparece invertida na bandeira brasileira, de modo que a estrela epsilon (que se conhece como “Intrometida”) fica no lado

contrário.

Mais um caso de ninguém é perfeito? Sim, meu. Pois não

sabia que o Artigo 3, parágrafo 1, da Lei no. 8.421, de 11.05.1992 diz:

§ 1° As constelações que figuram na Bandeira Nacional correspondem ao aspecto do céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889 (doze horas siderais) e devem ser consideradas como vistas por um observador situado fora da esfera celeste.

Nosso Cruzeiro do Sul– coisa dos positivistas que criaram a bandeira em 19 de novembro de 1899 ( estavam em moda na época ) – é o único “diferente”, porque visto de fora – “por Deus”.

Mas NOBODY´S PERFECT. Nem Miguelângelo, Shakespeare, nem o autor do

Pentateuco – criador de Jeová -, nem ele: . Pense no que é esse alemão de Ulm escrever uma carta, em 02 de agosto de 1939, ao presidente dos Estados Unidos ( onde se refugiara em 1933, por ser judeu ), aconselhando-o a... acelerar a construção de uma bomba atômica, pois ( era o que supunha ) os físicos alemães – conterrâneos dele (!!!) - já estavam avançados nessa direção.

Arrependeu-se amargamente dessa iniciativa quando Hiroshima e Nagasaki foram arrasadas pela Little Boy e pela Fat Man, em 1945.

Entrevista:

- O senhor é tido como um crítico de Einstein, não é mesmo?

César Lattes - Einstein é uma fraude, uma besta! Ele não sabia a diferença entre uma grandeza física e uma medida de grandeza, uma falha elementar.

- E onde exatamente ele cometeu a falha de que o senhor está falando?

- Quando plagiou a Teoria da Relatividade do físico e matemático francês Henri Poincaré, em 1905. A Teoria da Relatividade não é invenção dele. Já existe há séculos. Vem da Renascença, de Leonardo Da Vinci, Galileu e Giordano Bruno. Ele não inventou a relatividade. Quem realizou os cálculos corretos para a relatividade foi Poincaré.

E a famosa assertiva, dele, de que a luz das estrelas sofre desvio pela atração do sol, como seria comprovado no eclipse de 29 de maio de 1919?

Johann Georg von Soldner já havia afirmado isso em 1801, calculando que essa deflexão seria de 0,875”, que Einstein corrigiu para 1,75”. Deu 1,64”. NOBODY´S PERFECT

Bem: Miguelângelo, Shakespeare, Einsten. E Marx? Gosto de ver como o Manifesto de 1848, que ele redigiu com Engels, começa imitando o Hamlet:

– Um espectro ronda a Europa. O espectro do comunismo.

Trata-se de um dos textos mais claros e concisos de História que conheço. Mas erra feio quando, analisado o passado, passa a falar do futuro com a segurança de uma cartomante:

- As armas que a burguesia utilizou para abater o feudalismo, voltam-se hoje contra a própria burguesia. A burguesia, porém, não forjou somente as armas que lhe darão morte; produziu também os homens que manejarão essas armas - os operários modernos, os proletários.

Gabraith mostra, em A Era da Incerteza , o grande erro do autor de O Capital:

- De uma forma ou de outra, nos países capitalistas avançados, muitas das reivindicações comunistas foram atendidas. E essas reformas ajudaram a

abrandar a ira ao capitalismo. Dessa forma é que Marx agiu contra Marx. A revolução interna surgiu em países – Rússia, China, Cuba – em que as reformas instadas por Marx nunca foram conhecidas.

E FREUD?

Gênio. Estes

livros seus , entre tantos outros, são antológicos. Mas nunca lhe foi perdoada a teimosia de publicar Uma Lembrança de Infância de Leonardo da Vinci, apesar do ridículo em que caiu ao traçar toda uma teoria em cima da tradução errada do relato do criador da Última Ceia, em que um pássaro – em italiano “nibbio” – pousara nele quando criança e lhe passara a cauda nos

lábios. Em lugar de “milhafre” eis que aparece ali um inesperado

“abutre” que remeteu o Pai da Psicanálise à deusa egípcia

Mut, que tinha uma ave dessa no adorno que lhe envolvia a cabeça. Vai daí que ele nos pergunta, capcioso:

- Será por acaso que mãe, em alemão, é mutter?

E ele vê, então, nitidamente, um abutre (ou deusa-mãe) nas dobras do vestido de Maria, no quadro de Leonardo:

NINGUÉM É PERFEITO. Cèzanne, pai da pintura moderna, de méritos indiscutíveis, jamais conseguiu fazer um retrato aprumado da esposa. Ou madame Cézanne pendia pra direita...

, ou pra esquerda.

Caravaggio, de que já vimos alguns belos quadros, acima,

deu enorme mancada na perspectiva, ao fazer a mão direita de São Tiago, ao fundo, maior que a direita, em primeiro plano.

Erro maior de perspectiva, no entanto, o próprio Cristo o cometeu ao assegurar:

- Pois o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito. Garanto-lhes que alguns dos que aqui se acham não experimentarão a morte antes de verem o Filho do homem vindo em seu Reino ( Mateus 16:27,28 )

- Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas essas coisas se cumpram. ( Mateus 24:34 )

NINGUÉM É PERFEITO.

O Evangelho, ao plagiar as ideias de Platão , que tentou passar por “Revelação” frente a judeus irados, se deu mal, mas isso deveria ser

previsível, pois já Antíoco IV , que governara a Síria entre 175 e 164 a.C. , tentara forçar a sua helenização, proibindo o culto judaico, a observância do sabat, as interdições alimentares, a circuncisão, instalando uma

estátua de Zeus no templo de Jerusalém, com o objetivo de criar uma uniformidade cultural entre os súbditos, que revoltados, sob a liderança de Matatias e de seus filhos, os Macabeus, o expulsaram de Jerusalém.

Aristóteles. Li dele, maravilhado,

e , mas são famosos os erros que cometeu em áreas em que não conseguiu ir além de seu tempo. Segundo ele, a mulher tem menos dentes que o homem; nós temos oito pares de costelas; há três ossos no crânio masculino e um

só, circular, no feminino; o cérebro é frio; temos um só pulmão. A Terra, ele sustentava ( como todo mundo, até surgir Aristarco de Samos, cem anos depois ) é o centro do universo.

Mas... voltemos ao título deste ensaio.

O velho milionário poderia argumentar que

Leonardo e Miguelângelo eram gays; que

Shakespeare era gay; que Thomas Mann,

autor de Morte em Veneza, era gay, e Luchino Visconti, que adaptou

o romance para o cinema , também, e também Dirk Bogarde,

que estrelou o filme. Acrescentem-se Wittegenstein,

Kerouac, Lorca, Gide, Genet,

Whitman, Proust, Nureyev, Capote,

Byron, Mário de Andrade, Pasolini,

Fernando Pessoa, Verlaine, Puig, Eliot,

Wilde, , Maughan,

Tchaikowsky,

Rimbaud, , etc, etc, todos gênios que - mais, ou menos - sofreram

por ser homossexuais.

PORQUE NOBODY, NOBODY´S PERFECT.

Diz a lenda que Deus destruiu

Sodoma e Gomorra com fogo, numa reedição do que já fizera no mundo todo com

água. Da hecatombe escapou apenas Ló – considerado exceção – e as filhas.

Mas mal ele se viu só,

no entanto,

fez das suas.

Tomou um porre com as moças