Web viewPequena gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012....

2
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA - MÓDULO III – 2015 ORALIDADE E ESCRITA: FUNDAMENTOS E ENSINO Profa. Dra. Nílvia Pantaleoni Carga horária: 32h I – Ementa Estudo da produção discursiva em suas modalidades oral e escrita, considerando-se as variabilidades de uso, do comum ao exemplar, em diferentes esferas de atividade humana. II – Objetivos Geral Contribuir para o ensino de Língua Portuguesa por meio do estudo das modalidades oral e escrita da língua, sob a perspectiva textual-interativa. Específicos Discutir as características das modalidades oral e escrita da língua como parte de um continuum tipológico, tendo como perspectiva os diferentes gêneros textuais. Analisar diferentes produções discursivas tendo por base pressupostos da Análise da Conversação e da Análise do Discurso. Refletir sobre as possibilidades de operacionalizar o estudo da interação verbal no ensino da Língua Portuguesa. III – Conteúdos A interação verbal: pressupostos teóricos. Gêneros textuais: produção e concepção discursiva na fala e na escrita. Relações entre fala e escrita. A formulação do texto oral. A organização da interação conversacional. Processos de retextualização. IV – Metodologia Leitura e discussão de textos teóricos. Aulas teórico-expositivas. Aulas práticas. Atividades individuais e em grupo para a realização de exercícios. V – Avaliação Avaliação contínua por meio de atividades orais e escritas (individuais e em grupo). VI – Bibliografia básica ELIAS, V.M. (org.) Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011. FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999. KERBRAT-ORECCHIONI, C. Análise da conversação; tradução: Carlos Piovezani Filho. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. MARCUSCHI, L. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

Transcript of Web viewPequena gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012....

Page 1: Web viewPequena gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012. ... O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA - MÓDULO III – 2015

ORALIDADE E ESCRITA: FUNDAMENTOS E ENSINO

Profa. Dra. Nílvia Pantaleoni Carga horária: 32h

I – EmentaEstudo da produção discursiva em suas modalidades oral e escrita, considerando-se as variabilidades de uso, do comum ao exemplar, em diferentes esferas de atividade humana.

II – ObjetivosGeralContribuir para o ensino de Língua Portuguesa por meio do estudo das modalidades oral e escrita da língua, sob a perspectiva textual-interativa.Específicos

Discutir as características das modalidades oral e escrita da língua como parte de um continuum tipológico, tendo como perspectiva os diferentes gêneros textuais.

Analisar diferentes produções discursivas tendo por base pressupostos da Análise da Conversação e da Análise do Discurso.

Refletir sobre as possibilidades de operacionalizar o estudo da interação verbal no ensino da Língua Portuguesa.

III – Conteúdos A interação verbal: pressupostos teóricos. Gêneros textuais: produção e concepção discursiva na fala e na escrita. Relações entre fala e escrita. A formulação do texto oral. A organização da interação conversacional. Processos de retextualização.

IV – MetodologiaLeitura e discussão de textos teóricos. Aulas teórico-expositivas. Aulas práticas. Atividades individuais e em grupo para a realização de exercícios.

V – AvaliaçãoAvaliação contínua por meio de atividades orais e escritas (individuais e em grupo).

VI – Bibliografia básicaELIAS, V.M. (org.) Ensino de língua portuguesa: oralidade, escrita e leitura. São Paulo: Contexto, 2011.FÁVERO, L. L.; ANDRADE, M. L. C. V. O.; AQUINO, Z. G. O. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. São Paulo: Cortez, 1999.KERBRAT-ORECCHIONI, C. Análise da conversação; tradução: Carlos Piovezani Filho. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.MARCUSCHI, L. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.PRETI, D. (org.) Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas – Projeto NURC/SP, 1993. Série Projetos paralelos, v. 1._____. (org.) Fala e escrita em questão. São Paulo: Humanitas – Projeto NURC/SP, 2000. Série Projetos paralelos, v. 4._____. Estudos de língua oral e escrita. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.SILVA, L. A. da. A língua que falamos. Português: história, variação e discurso. São Paulo: Globo, 2005

Bibliografia complementarCASTILHO, A. T; ELIAS, V. M. Pequena gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012.PRETI. D.. (org.) Dino Preti e seus temas: oralidade, literatura, mídia e ensino. São Paulo: Cortez, 2001.

Page 2: Web viewPequena gramática do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2012. ... O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos

_____.  (org.) Oralidade em diferentes discursos. São Paulo: Humanitas, 2006. Série Projetos paralelos, v. 8.URBANO, H. A frase na boca do povo. São Paulo: Contexto, 2011.ILARI, R.; BASSO, R. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2007.