Web viewPor isso é preciso travar diariamente uma batalha consigo próprio para se...

7

Click here to load reader

Transcript of Web viewPor isso é preciso travar diariamente uma batalha consigo próprio para se...

Page 1: Web viewPor isso é preciso travar diariamente uma batalha consigo próprio para se fazer a vontade do ... que o testemunho desta ‘renovação espiritual’,

RCC, ROSTO E MEMÓRIADE PENTECOSTES

A Renovação Carismática Católica ajudou muitos cristãos a redescobrir a presença e a força do Espírito Santo na sua vida, na vida da Igreja e no mundo. Esta redescoberta despertou neles uma fé em Cristo repleta de alegria, um grande amor pela Igreja e uma generosa dedicação à sua missão evangelizadora. Neste ano dedicado ao Espírito Santo, uno-me a vós ao louvar Deus pelos frutos preciosos que quis fazer maturar nas vossas comunidades e, através delas, nas Igrejas particulares.

Como responsáveis da Renovação Carismática Católica, uma das vossas tarefas consiste em tutelar a identidade católica das comunidades carismáticas difundidas em todo o mundo, estimulando-as sempre a manter um vínculo hierárquico e estreito com os Bispos e o Papa. Pertenceis a um movimento eclesial e a palavra «eclesial» obriga a uma preciosa tarefa de formação cristã, que requer uma profunda convergência entre fé e vida. A fé entusiasta que reaviva as vossas comunidades deve ser acompanhada por uma formação cristã adequada e fiel ao ensinamento eclesial. Com efeito, de uma sólida formação derivar á uma espiritualidade profundamente radicada nas fontes da vida cristã e capaz de responder aos interrogativos cruciais apresentados pela cultura de hoje. (Beato João Paulo II)

A Renovação Carismática Católica (RCC), como movimento eclesial, tem sido um instrumento de Deus na transformação da vida de milhões de pessoas.Nestes 45 anos – desde que este acontecimento religioso surgiu no mundo -, despertou diferentes interesses e reações. Alguns analistas, ao comparar a RCC a outros fenômenos com características semelhantes, chegaram a fazer ensaios para definir se término.No entanto, atualmente, a Renovação Carismática Católica está presente em todos os continentes, em mais de 200 países. No Brasil possui aproximadamente 20 mil Grupos de Oração, distribuídos em cerca de 250 dioceses, onde se expressa de diversas formas e mantém vínculos com inúmeras Novas Comunidades, Associações e variados trabalhos de evangelização, de mesma matriz espiritual. Evidentemente, foram muitos desafios que o Movimento enfrentou, e ainda enfrenta, para consolidar sua trajetória e ter sua cidadania eclesial reconhecida. Por vezes, a RCC tem sido mal interpretada, ou até tem dificuldades em fazer-se interpretar. Entretanto, algo aconteceu neste tempo e temos certeza que isto contribuiu para que a RCC chegasse bem vigorosa, preparando-se para celebrar seu jubileu de ouro em 2017, ou seja, uma análise séria e responsável sobre ela nos levará a perceber que a RCC procurou refletir constantemente sobre sua identidade, missão e história. Sempre que realiza este percurso ela revigora-se, tem mais forças para superar as dificuldades e seus próprios limites.

Ao evocar a Terceira Pessoa da Trindade, manifesta o desejo que a RCC tem de ser instrumento de Deus a serviço de todo o seu povo. Declara a intenção deste Movimento em testemunhar sua vocação de ser “rosto e memória de Pentecostes”, proclamando a atualidade da ação do Espírito Santo, que se move no coração humano e na história, revelando Jesus como Senhor! (Veni Creator)

E nós, Renovação Carismática da Diocese de Limeira, se quisermos construir a cada dia a Civilização do Amor por meio da Cultura de Pentecostes, precisamos estar ligados e em unidade com os Conselhos Estadual, Nacional e ao Escritório Internacional, o ICCRS - Serviços para a Renovação Carismática Católica Internacional-, onde o escritório está situado em Roma e funciona como um centro de informações e comunicações servindo mundialmente a Renovação Carismática Católica e também é o elo entre a Renovação e o Vaticano, em sintonia com seu Pastor, o Bispo, que é a autoridade máxima na Diocese, que busca, numa crescente consciência a respeito da presença e da ação do Espírito Santo na vida dos fiéis e dos Grupos de Oração.

Renovação Carismática Católica do Brasil – Diocese de Limeira1

Page 2: Web viewPor isso é preciso travar diariamente uma batalha consigo próprio para se fazer a vontade do ... que o testemunho desta ‘renovação espiritual’,

A Renovação Carismática Católica proclama como 

dom dado à Igreja a efusão do Espírito Santo

A Efusão acima de tudo nos leva a uma relação mais forte e profunda com Jesus. Somos ungidos pelo Espírito para a construção do Reino de Cristo. Não interessa o ministério a menos que tenhamos uma relação profunda com Jesus. Somente se a nossa vida testemunhar aquilo em que acreditamos é que a nossa pregação terá força. Temos de deixar o Espírito nos orientar. Jesus está a nos dizer: O que é que queres que Eu te faça? A esta questão que o Senhor nos coloca, o mais importante é a nossa resposta.

Quando rezamos pelos dons do Espírito Santo devemos pedir em primeiro a coragem, porque haverá momentos em que estaremos na cruz; outro é o dom de conhecer a voz do Espírito e isso é discernimento, e o melhor discernimento é quando os membros do movimento funcionam como um corpo através das palavras dos outros irmãos, e isto é discernimento. É por isso que existe um núcleo num grupo, pessoas que usam os dons do Espírito para o discernimento e edificação dos irmãos e do movimento que também é confirmado na Palavra de Deus. O Espírito está sempre mudando a direção, porque somos humanos e como tal temos instintos humanos. A questão é que quase sempre pensamos que temos razão, mas só a teremos se tivermos em escuta e nos deixar ser guiados por Ele é que podemos seguir, caso contrário haverá uma grande colisão. É importante que nos encontremos, cada um tem um dom e no conjunto temos vários dons ao serviço da comunidade. Daqui a importância da reunião semanal do núcleo, além da reunião semanal do grupo de oração. É muito importante crescermos juntos e respeitarmos os dons dos outros. Quando nos reunimos em conjunto todos os dons estão presentes. (Ler João 15)

Quando aconteceu a multiplicação dos pães Jesus abençoou e mandou o pouco ser distribuído, não deu muito, mas pouco os Apóstolos distribuíram e tornou-se muito.Quando entregamos a Jesus o pouco que temos, ele abençoa e nos dá de volta e nos diz agora vai e distribui, porque entregamos e confiamos no Senhor e vivemos na providência de Deus. O Senhor providenciará para nós quando acreditamos na providência.

Como o corpo, como grupo é importante permanecermos em união.Um padre jesuíta disse que o demônio tinha três alvos para nos dividir e causar disputas:

1 – atacar os Padres2 – atacar os Religiosos3 – atacar os Líderes da RCC.

Se nos comportarmos desse modo, será difícil o Espírito Santo tocar o nosso coração.

Renovação Carismática Católica do Brasil – Diocese de Limeira2

Page 3: Web viewPor isso é preciso travar diariamente uma batalha consigo próprio para se fazer a vontade do ... que o testemunho desta ‘renovação espiritual’,

Caminhar segundo a Luz do Espírito

Em Gal. 5, 13 (...) S. Paulo fala ao povo. Caminhar segundo a luz do Espírito Santo, mas a questão é como saberei isso?É pelos frutos do Espírito que podemos discernir. Frutos do Espírito Santo (...).A beleza do grupo de oração é as pessoas serem acolhidas como são. O coração da RCC é o transformar das pessoas pelo Espírito Santo que atua através de cada um de nós.Quando alguém entra no grupo de oração as pessoas devem sentir-se aceitas como elas são. O que faria Jesus? Os frutos do Espírito transparecem no grupo.Isto é a Renovação Carismática transformando as nossas vidas e a dos irmãos.

A importância no nossoCompromisso com Jesus

Perguntas1 – Jesus diz: O que queres que eu te faça? (Lucas 18, 35 – 43)2 – Como estou usando os dons do Espírito enquanto líder na RCC? Estou com eles chamando atenção para mim? Como é que respondo ao chamamento para me deixar reacender pelo fogo do Espírito Santo?3 – Há alguma coisa na minha vida que esteja bloqueando o chamamento de Jesus na minha vida?

Renovação Carismática Católica do Brasil – Diocese de Limeira3

Page 4: Web viewPor isso é preciso travar diariamente uma batalha consigo próprio para se fazer a vontade do ... que o testemunho desta ‘renovação espiritual’,

O Senhor ama-meE confia em mim

2 Cor 12, 7-10 (...)A maneira mais poderosa para rezar é estar ciente da presença de Jesus e dizer: ‘Jesus eu permito que o Senhor me ame’ (principalmente diante do Santíssimo). E isto não é ridículo porque eu sou livre e posso acolher ou rejeitar Jesus.Sempre que falar, entregue essa falha ao Senhor como oração. Todos são chamados a ser santos na RCC. Ser santo é nos tornar mais semelhantes àquele que amamos, é sermos semelhantes a Jesus. A principal razão para um grupo acabar ou caminhar mal é porque os carismas já não estão mais sendo exercidos.O Senhor me ama e confia em mim. Isto são dons da Efusão do Espírito Santo. Por isso é preciso travar diariamente uma batalha consigo próprio para se fazer a vontade do Senhor.

Lc 1, 37No tempo devido, talvez não no nosso tempo, a Renovação Carismática Católica se espalhará por toda a Igreja e serão usados todos os carismas do Espírito Santo. É como se estivéssemos vivendo os Atos dos Apóstolos.

Longa vida aos carismáticos. Beato João Paulo IIRenovação Carismática Católica semeando a Cultura de Pentecostes.

Palavras dos Papas para a RCC

Paulo VI

“Nada é mais necessário para o mundo como está, cada vez mais e mais secularizado, que o testemunho desta ‘renovação espiritual’, a qual vemos o Espírito Santo trazer hoje a diversas regiões e ambientes. Suas manifestações são várias: uma comunhão profunda de almas, um contato próximo com Deus em fidelidade aos compromissos batismais, na oração que é feita regularmente em comunidade, através da qual, expressando-se cada um livremente, ajudam, sustentam e nutrem a oração dos outros e, na base de tudo, uma convicção pessoal. Essa convicção tem sua origem não somente em um conhecimento recebido pela fé, mas também em uma experiência real de vida, ou seja, que sem Deus, nada pode o homem; e que, pelo contrário, com Ele, tudo se torna possível. […] Como pode então essa ‘renovação espiritual’ não ser uma ‘oportunidade’ para a Igreja e para o mundo? E como, nesse caso, pode-se não assumir os meios para que assim permaneça?”

Discurso do Papa Paulo VI aos participantes na Segunda Conferência Internacional de Líderes da Renovação CarismáticaRoma, 19 de Maio de 1975

Renovação Carismática Católica do Brasil – Diocese de Limeira4

Page 5: Web viewPor isso é preciso travar diariamente uma batalha consigo próprio para se fazer a vontade do ... que o testemunho desta ‘renovação espiritual’,

João Paulo II

“O movimento carismático católico é um dos numerosos frutos do Concílio Vaticano II que, como um novo Pentecostes, suscitou na vida da Igreja um extraordinário florescimento de agregações e movimentos, particularmente sensíveis à ação do Espírito. Como não dar graças pelos preciosos frutos espirituais que a Renovação gerou na vida da Igreja e de tantas pessoas? Quantos fiéis leigos — homens e mulheres, jovens, adultos e anciãos — puderam experimentar na própria vida o maravilhoso poder do Espírito e dos seus dons! Quantas pessoas redescobriram a fé, o gosto da oração, a força e a beleza da Palavra de Deus, traduzindo tudo isto num generoso serviço à missão da Igreja! Quantas vidas mudaram de maneira radical! Por tudo isto hoje, juntamente convosco, desejo louvar e agradecer ao Espírito Santo.”

Discurso do Santo Padre o Papa João Paulo II aos líderes da Renovação no Espírito na ItáliaRoma, 4 de Abril de 1998

Bento XVI

“Como já tive a ocasião de afirmar noutras circunstâncias, os Movimentos eclesiais e as Novas Comunidades, que floresceram depois do Concílio Vaticano II, constituem um singular dom do Senhor e um recurso precioso para a vida da Igreja. Eles devem ser acolhidos com confiança e valorizados nas suas diversas contribuições para colocá-los com confiança ao serviço da utilidade comum de modo ordenado e fecundo. De grande interesse é também a vossa atual reflexão sobre a centralidade de Cristo na pregação, assim como sobre a importância dos ‘Carismas na vida da Igreja particular’, com referência à teologia paulina, ao Novo Testamento e à experiência da Renovação Carismática.O que aprendemos do Novo Testamento sobre os carismas, que surgiram como sinais visíveis da vinda do Espírito Santo, não é um acontecimento histórico do passado, mas realidade sempre viva: é o mesmo Espírito divino, alma da Igreja, que age nela em cada época, e estas suas intervenções misteriosas e eficazes manifestam-se neste nosso tempo de modo providencial. Os Movimentos e as Novas Comunidades são como transbordamentos do Espírito Santo na Igreja e na sociedade contemporânea. Então podemos dizer que um dos elementos e dos aspectos positivos das Comunidades da Renovação Carismática Católica é precisamente a importância que revestem nelas os carismas ou dons do Espírito Santo e mérito seu é ter evocado na Igreja a atualidade.”

Discurso de Sua Santidade Bento XVI aos participantes no encontro organizado pela Fraternidade Católica de Comunidades e Associações Carismáticas de AliançaRoma, 31 de Outubro de 2008

Fontes: http://www.ecclesia.pt/rcc/Veni Creator (Revista Teológica RCCBrasil – Vol. I)http://www.iccrs.org/pt/

Por Alex Camargo – Membro Conselho Diocesano RCCBrasil Diocese de LimeiraLimeira, 29 de janeiro de 2013.

Renovação Carismática Católica do Brasil – Diocese de Limeira5