wic0xyqc94av

6
As conquistas da nova diretoria da SMPCT Pág. 2 Conheça o site da Sociedade de Pneumologia Acesse www.smpct.org.br - Pág.4 VIII Encontro Mineiro de Pneumologistas e Cirurgiões de Tórax De 22 a 24 de junho, em Ouro Preto - Pág.3 Impresso fechado. Pode ser aberto pela ECT Ano X - Número 25 Maio/2012 9912274714/2011-DR/MG Fabíola Sanches/AMMG David Vogel Kosa (Diretor Financeiro), Ronaldo Marques Lisboa Oliveira (Secretário Adjunto), Luiz Eduardo Mendes Campos (Diretor Científico), Mauricio Meireles Góes (Presidente), Luciana Macedo Guedes Oliveira (Secretária Geral), José Maria Bastos (Diretor de Divulgação e Defesa Profissional), Flavio Mendonça Andrade da Silva (Vice-Presidente).

description

http://www.smpct.org.br/images/boletim/arquivos/wic0xyqc94av.pdf

Transcript of wic0xyqc94av

As conquistas da nova diretoria da SMPCTPág. 2

Conheça o site da Sociedade de

PneumologiaAcesse www.smpct.org.br - Pág.4

VIII Encontro Mineiro de Pneumologistas e Cirurgiões de Tórax

De 22 a 24 de junho, em Ouro Preto - Pág.3

5 6

pneumo ogialBOLETIM MINEIRO DE

pneumo ogialBOLETIM MINEIRO DE

Maio de 2012Maio de 2012

Boletim Mineiro de Pneumologia

Edição: Righi Picinin Comunicação EmpresarialTel.: (31) 2514.1883

Diagramação, fotolito e impressão:

Lanna Projetos Gráficos Ltda

Tiragem: 3.000 exemplares

Endereço para correspondência: Av. João Pinheiro, 161 – Centro – CEP 30.130-180 – Belo Horizonte – MG Telefone: (31) 3213.3197 – E-mail: [email protected]

Presidente: Mauricio Meireles Góes Vice-Presidente: Flávio Mendonça Andrade da Silva Vice-Presidente da Zona da Mata: Jorge Montessi Vice-Presidente Reg. Leste: Marta Gouvea de MirandaVice-Presidente do Triângulo Mineiro:Fernando Dirceu RabeloVice-Presidente do Sul de Minas: Rubens Altair Amaral de Pádua Vice-Presidente do Norte de Minas: João Antônio Pimenta de Carvalho Secretária Geral: Luciana Macedo Guedes de Oliveira Secretário Adjunto: Ronaldo Marcos Oliveira LisboaDiretor Financeiro: David Vogel Koza Diretor de Divulgação e Defesa Profissional: José Maria Ribeiro Bastos FilhoDiretor de Assuntos Científicos: Luiz Eduardo Mendes Campos Conselho Deliberativo:Giovanni Roncalli Caixeta Ribeiro, Gediel Cor-deiro Júnior, Guilherme Freire Garcia, João Antônio Pimenta de Carvalho, Jorge Montessi, Luiz Fernando Ferreira Pereira, Luiz Eduardo Mendes Campos, Renato Maciel, Ricardo de Amorim Corrêa, Valéria Maria AugustoConselho Fiscal:Efetivos: Bruno Horta Andrade, Marco Antônio Soares Reis, Nilson Figueiredo Amaral Suplentes: Andréia Gomes Chiari, Cláudia di Sabatino Gui-marães Lisboa, Frederico Ozanan de Fuccio

E X P E D I E N T E

Diretoria da Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica

BIÊNIO 2011/2013:

Impresso fechado. Pode ser aberto pela ECT

Ano X - Número 25Maio/2012

9912274714/2011-DR/MG

Desde os primórdios da humanidade, en-contramos inúmeras referências à “pneuma” e aos pulmões. A Bíblia conta que o criador agraciou Adão com o sopro da vida. Como especialidade, entretanto, a pneumologia é recente. Até meados do século passado, a tuberculose centralizava a atenção no diag-nóstico e tratamento pulmonares. As pneu-mopatias que não a “Rainha das Doenças” eram um pequeno e menos nobre grupo. Conta o renomado colega Dr. Frederico Oza-nam que um cirurgião torácico lhe disse, há algumas décadas, da “não existência” do câncer de pulmão.

Belo Horizonte ocupou lugar de destaque no combate à tuberculose em terras brasilei-ras. Diversos artistas, políticos, cientistas e

outros tísicos seguiram o exemplo de jesuítas que acorreram ao Brasil em busca de clima adequado para tratar a sua enfermidade e buscaram os ares das alterosas. Nosso dou-tor professor José Silvio Resende, formador de inúmeros cirurgiões de tórax, às páginas tantas de seu livro “História da Pneumologia e Cirurgia Torácica em Minas Gerais”, revela que a capital mineira começou sua vida com grande número de tuberculosos e assinala dezenas de nomes que nos três quartos iniciais do século XX atuaram no combate à moléstia, no campo clínico e na antiga “Sociedade Mineira de Tuberculose”.

Essa entidade foi exatamente o embrião da nossa. Convertida na década de 50 em Departamento de Tisiologia da Associação

Médica de Minas Gerais passou a ser nomina-do, em 1969, Departamento de Pneumologia e Tisiologia da AMMG. Alguns anos depois, em 1975, foi criada a Sociedade Mineira de Tisiologia e Pneumologia, transformada, em 1990, na atual e atuante Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica.

A presente coluna é dedicada não so-mente à memória da pneumologia mineira, como a de todo o País e do mundo. Assim, convidamos aqueles que quiserem contribuir, escrevendo sobre o que desejarem. Vamos escrever a nossa História.

Dr. Giovanni Roncalli Caixeta Ribeiro

Pneumologista/Prof. de História da Medicina da Universidade de Patos de Minas

O trabalho médico é ciência, é arte e tam-bém é profissão! O momento profissional do médico brasileiro não é invejável! O médico brasileiro trabalha muitas horas por semana e tem vários empregos para conseguir man-ter um padrão de vida compatível. Nossos momentos de descanso são compartilhados com plantões alcançáveis e sobreavisos.

Mas o que está acontecendo? Faltam clientes? Não... Em 1998, 57,7% da popu-lação procuraram médico nos últimos 12 meses e, em 2008, este número subiu para 71,3%! Em 2003, 56% das mulheres com 50 a 69 anos realizaram mamografia, sendo que em 2008 esta parcela subiu para 70,6%! Será que o problema se deve ao aumento do numero de médicos? Em 1960, éramos menos de 50.000 e, em 2010, passamos de 350.000; porém se em 1990 a relação médico por habitante era 1,45, em 2010, este número subiu apenas para 1,90/1000 habitantes! Então talvez a razão seja a fal-ta de recursos para o custeio da saúde! O faturamento das cooperativas médicas, em 2004, foi um pouco superior a 100 milhões de reais, sendo que, em 2011, ultrapassou a soma de 450.000 milhões!

Os estudos estatísticos feitos pela Fe-

deração Nacional das Cooperativas Médi-cas – FENCOM, órgão criado por iniciativa de alguns médicos mineiros e que hoje já congrega 50 cooperativas médicas, estudos estatísticos estes baseados em documentos de faturamento médico, começam a desenhar um quadro que a maior parte dos médicos mineiros já conhecia. Vivemos uma realidade absolutamente comercial, na qual o trabalho médico, principalmente a consulta médica, tem sido sistematicamente desvalorizado. Estes estudos mostram de forma bem cla-ra que enquanto o número de clientes das operadoras de saúde suplementar, o seu faturamento e o gasto com tecnologia e alta complexidade vem aumentando, o valor mé-dio do pagamento pelos planos tem ficado mais estável na média, porém a receita des-tas operadoras com a remuneração médica tem diminuído!

Como atuar neste momento, visando re-cuperar o valor do nosso trabalho? Tudo leva a crer que a saída é a formação de grupos, onde o numero de interessados aumenta o poder de negociação. Um exemplo é o pró-prio faturamento médico que, quando feito solitariamente, resulta em um percentual maior de glosas! Dentro desta linha vemos

o crescimento expressivo das nossas coo-perativas de trabalho. Infelizmente, isto não basta. Precisamos atualizar constantemente as informações sobre a realidade econômica do nosso trabalho. Devemos fortalecer as en-tidades representativas de nossa categoria profissional, assim como as operadoras de planos de saúde reorganizam as suas. As pequenas operadoras estão sendo negocia-das, as grandes operadoras estão ficando cada vez maiores e com isto aumentado o seu poder. O executivo chefe de uma delas, em um momento de arrogância, declarou que o seu grande feito empresarial foi perceber que o médico é um profissional bem treinado e fácil de manobrar!

A Diretoria da SMPT tem participado ati-vamente das atividades da Comissão de Ho-norários Médicos de Minas Gerais, bem como de outros eventos que possam repercutir favoravelmente para a nossa valorização profissional.

Voltamos a convidar todos os colegas Pneumologistas mineiros a par ticiparem conosco, enviando-nos relatos e sugestões.

Dr. José Maria Ribeiro BastosDiretor de Divulgação e Defesa Profissional da

SMPCT

Fabí

ola

San

ches

/AM

MG

O Dia Mundial Sem Tabaco é uma cele-bração anual que tem como objetivo infor-mar a população sobre: os perigos do uso do tabaco; as estratégias das companhias produtoras para seduzir os jovens; as ações que a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolve para controlar sua epidemia no mundo; assim como as atitudes que a so-ciedade pode promover para reivindicar o seu direito à saúde e à vida saudável e para proteger as gerações presentes e futuras.

Sendo assim, em 1987, os Estados--Membros da OMS criaram o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) para chamar a atenção sobre a epidemia do tabaco e as doenças e mortes evitáveis que ela causa. No mesmo ano, a Assembléia Mundial da Saúde aprovou a celebração anual dessa data em todos os países. Em 2012, a OMS escolheu o tema “A Interferência da Indústria do Tabaco” para a celebração da data. Esse tema refere-se ao artigo 5.3 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), o qual enfatiza que os países devem agir para proteger as políticas de saúde pública dos proveitos comerciais ou outros interesses garantidos para a indústria do tabaco, em conformidade com a legislação nacional.

Devido às inúmeras estratégias e com-plexas interferências da indústria do tabaco na sociedade, que representam um entrave ao desenvolvimento sustentável dos países, o Brasil adaptou a abordagem para o contex-to nacional e optou pelo enfoque nos danos causados, em toda a cadeia de produção do tabaco, ao meio ambiente e à saúde da po-pulação. Podem-se citar os diferentes danos ao meio ambiente, em todas as etapas da produção, no consumo e no uso dos pro-dutos derivados do tabaco. São exemplos:

a utilização de agrotóxicos, que agridem ecossistemas e fumicultores; as ações de desmatamento; o trabalho adolescente e infantil nas plantações; os danos à saúde da população, como a dependência química à nicotina e o fumo passivo e, em consequ-ência, o aumento do risco para a ocorrência das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como acidente vascular cerebral (AVC), infarto e câncer.

A escolha do tema enfatiza também as recomendações do artigo 18 da CQCT, que orienta os países signatários a promover ações para a proteção do meio ambiente e da saúde das pessoas. Diante desse cenário, para os eventos do Dia Mundial Sem Tabaco no Brasil, apresenta-se o conceito: Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta.

Dr. Mauricio Góes, Presidente SMPCT

Fonte: 2012 Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva/ Ministério da Saúde. Esta obra pode ser acessada, na ínte-gra, na Área Temática Controle de Câncer da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS/MS (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/controle_cancer) e no Portal do INCA (http://www.inca.gov.br).

31 de Maio - Dia Mundial sem TabacoUm breve histórico sobre a Pneumologia

Formação de grupos aumenta o poder de negociaçãoEspaço Defesa Profissional

No início deste ano, recebemos o convite para participarmos da comissão científica do XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica, que será realizado em abril de 2013, em VITÓRIA / ES.

Esta coluna é o espaço adequado para agradecermos ao Dr. Rogério e colegas do Espírito Santo pela gentileza do convite, e é, também, o meio de compartilharmos com os colegas de Minas Gerais este convite e exortarmos a todos a que se preparem para irmos a Vitória com muita animação e participarmos dos trabalhos a serem apresentados nos formatos de pôsteres e temas livres, que são oportunidades previstas no evento.

Portanto, um ano de antecedência é também um prazo adequado para nos prepararmos para todo o evento com: pôsteres, temas livres, palestras, conferências, passeios, músicas e muquecas capixabas em boa companhia.

Drs. Jorge Montessi e Nilson Figueiredo Amaral - Cirurgiões Torácicos

XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica - Abril / 2013

ColunaCirurgia

Torácica

David Vogel Kosa (Diretor Financeiro), Ronaldo Marques Lisboa Oliveira (Secretário Adjunto), Luiz Eduardo Mendes Campos (Diretor Científico), Mauricio Meireles Góes (Presidente), Luciana Macedo Guedes Oliveira (Secretária Geral), José Maria Bastos (Diretor de Divulgação e Defesa Profissional), Flavio Mendonça Andrade da Silva (Vice-Presidente).

2 3 4

Maio de 2012pneumo ogialBOLETIM MINEIRO DE

As primeiras conquistas da nova diretoria

o

O primeiro trimestre de 2012 foi marcado por uma intensa atividade da nova Diretoria. O destaque foi a consulta pública feita pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais para o protocolo de DPOC, elaborado pela SMPCT. A participação da Diretoria, da comissão de DPOC e de vários sócios foi marcante no sentido de sugerir adequações, sugestões e modificações.

Houve sensibilidade por parte dos gestores em atenderem muitas das reivindicações e, no início de abril, o protocolo foi finalmente publicado, inclusive com as modificações na classificação de risco para a DPOC sugeridas pelo último “GOLD”. Após a publicação, a Secretária Estadual de Saúde de MG tem um prazo de até 180 dias para fazer as licitações e compras dos medicamentos e, finalmente, disponibilizar o tratamento. O importante é que todos ganham com a implantação do protocolo: a população, que terá assegurado o direito ao tratamento, proporcionando melhor controle da doença, o governo, que reduzirá os custos através da diminuição nas in-ternações, e os Pneumologistas que, além de poder oferecer um melhor tratamento aos pacientes, terão uma maior divulgação da especialidade.

A Diretoria da SMPCT continua participando junto com a Comis-são Estadual de Honorários Médicos da AMMG das reuniões com os representantes dos planos de saúde, reivindicando melhoria da remuneração da consulta médica. O objetivo é atingir o valor de R$80,00 para consulta médica e adoção da CBHPM atual e plena para os procedimentos médicos.

Uma nova comissão acaba de ser criada, a de Doenças Res-piratórias Ambientais e Ocupacionais, presidida pela Dra. Ana Paula Scalia Carneiro. Esta comissão terá um papel importante para consolidar uma área de atuação do Pneumologista onde fre-quentemente somos chamados para fornecer pareceres e laudos nas questões trabalhistas relacionadas às doenças respiratórias ocupacionais.

Em 17 de Abril, na Associação Médica de Minas Gerais, foi realizado o Simpósio de Aspectos práticos dos Distúrbios Respi-ratórios do Sono. O evento, organizado pela SMPCT e a comissão de Doenças do Sono, contou com a participação de Pneumologistas, Cardiologistas e Clínicos que discutiram este importante tema.

A SMPCT junto com a AMMG participará da sexta edição do “Saúde na Praça”, que ocorrerá no próximo dia 26 de maio na região da Pampulha. Estaremos realizando espirometrias e divulgando junto a população a prevenção das principais doenças respiratórias. São esperadas cerca de 2 mil pessoas, com ampla cobertura da imprensa.

Já estamos preparando os temas para o Encontro Mineiro, que será em Junho, em Ouro Preto, e para o Simpósio de Atualização em Pneumologia, em Agosto. Estamos sintonizados com a SBPT oferecendo nosso apoio para receber, com nossa tradicional hospi-

talidade, todos os Pneumologistas do Brasil no Congresso Brasileiro em Novembro deste ano.

Nosso site já está pronto e, junto com nossa Newsletter, será um importante meio de divulgação, comunicação e atualização. O endereço é http://www.smpct.org.br

Estamos também no Facebook. Confira as fotos que foram posta-das, basta procurar a SMPCT no mecanismo de busca. O projeto de criação do Dia do Pneumologista esta em andamento na Assembléia Legislativa de Minas Gerais com apoio do Deputado Dr. Viana. Por fim, gostaria de agradecer o apoio e a participação da Diretoria da SMPCT. Esta jornada é difícil e desgastante, muitas vezes retira o tempo de convivência com nossos familiares, porém é com este espírito associativo e com desprendimento de interesses próprios que faremos a nossa especialidade mais forte, atuante e reconhecida.

Dr. Maurício Meireles Góes Presidente SMPCT-Biênio 2011-2013

Dr. Maurício Meireles Góes

A Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SMPCT) comemora, no dia 26 de abril, o Dia do Pneumologista em Minas Gerais. O projeto de Lei encontra-se em andamento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A data será celebrada anualmente. Além de uma homenagem aos espe-cialistas, é uma oportunidade de promover ações educativas à população, com esclarecimentos sobre doenças como Asma, DPOC, Pneumonia, Apnéia do Sono, Tuberculose, entre outras doenças.

O Professor José de Baeta Viana, um grande batalhador contra a Tuberculose da capital mineira, convocou vários colegas que tratavam Tubercu-lose na época, para fundar uma entidade a fim de auxiliar no desempenho de suas obrigações e desenvolver atividades científicas. Na noite de 26 de Abril de 1939, assinou a ata que deu origem à Sociedade Mineira de Tuberculose, embrião da atual Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica, daí a razão da data.

Aproveitando as comemorações pelo Dia do Pneumologista, no dia 26 de abril, a SMPCT, inaugurou seu site e sua newsletter. Os dois canais de comunicação servi-rão como um importante meio de divulgação das atividades desenvolvidas pela SMPCT.

Confira! O endereço é http://www.smpct.org.br

A SMPCT juntamente com a AMMG participou da sexta edição do “Saúde na Praça”, no dia 26 de maio. O local escolhido foi a Praça Geralda Damata Pimentel, também conhecida como Praça Nova Pampulha. O evento foi na região Norte da cidade com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade carente. Durante o “Saúde na Praça”, a Sociedade realizou espirometrias e divulgou para os visitantes informações sobre a prevenção das principais doenças respiratórias.

No dia 17 de Abril, foi realizado, na Associação Médica de Minas Gerais, o Simpósio de Aspectos Práticos dos Distúrbios Respiratórios do Sono. O evento, organizado pela SMPCT e a comissão de Doenças do Sono, contou com a participação de Pneumologistas, Cardiologistas e Clínicos, que discutiram este importante tema.

A Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica realiza de 22 a 24 de junho, o VIII Encontro Mineiro de Pneumologistas e Cirurgiões de Tórax de Minas Gerais, na Estalagem das Minas Gerais, em de Ouro Preto (Rodovia dos Inconfidentes, Km 87 – Telefone: (31) 3551-2122.

O Encontro tem como objetivo valorizar os sócios quites, procurando oferecer em evento científico de qualidade, aliado a bons momentos de lazer familiar em local aprazível.

A participação do sócio quite é gratuita, ficando sob sua responsa-bilidade o ônus pelo traslado e hospedagem de sua família.

O valor da inscrição para familiares (filhos, esposa/esposo) será de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) por pessoa, pelo período (crianças de até 12 anos não pagam).

Na inscrição estão incluídas: hospedagem (2 diárias), coquetel de boas vindas e jantar de congraçamento, na sexta feira, café da manhã de sábado e domingo, churrasco de sábado à tarde. A noite de sábado e manhã de domingo são livres.

As inscrições (vagas limitadas) serão realizadas no período de 01 a 20 de junho, via e-mail: [email protected] ou por telefone 3213-319 (Leonardo). Para confirmação da reserva, é necessário efetuar o pagamento da inscrição (R$ 250,00 - mesmo valor do evento realizado em 2010) dos não membros até o dia 20/06/12, através de depósito ou DOC e enviar o comprovante por e-mail.

Os dados para depósito são:Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia TorácicaCNPJ 00678936/0001-76 Banco ITAÚ - Agência: 1403 - Conta corrente: 35922-5

Simpósio de Aspectos Práticos dos Disturbios Respiratórios do Sono

Programação

22/06/12(Sexta-feira)14:00 Início do check-in19:30 Coquetel de boas-vindas21:00 Jantar

23/06/12(Sábado) 7:30 - 8:45 Café da manhã 8:45 Abertura 9:00 -10:30 Discussão de casos clínicos (HJK, Santa Casa, HC/UFMG)10:30 às 11:00 Intervalo café11:00 às 11:50 Conferência: Relação Médico/Saúde Suplementar/Paciente - Presente e Futuro - Dr. José Augusto Ferreira (Ex-Presidente da FEMCOM/Diretor da CREDICOM)11:50 às 12:30 Debate12:30 Encerramento 13:00 -17:00 Churrasco de confraternizaçãoNoite Livre

24/06/12(Domingo)7:30 as 09:00 Café da manhãManhã livre12:00 Check-out

VIII Encontro Mineiro de Pneumologistas e Cirurgiões de Tórax

Agenda Confira a programação científica para 2012:

Evento Data Local

Encontro Mineiro de Pneumologistas 22, 23 e 24/06/2012Ouro Preto, Hotel Estalagem das Minas Gerais

Simpósio de Atualização em Pneumologia 24 e 25/08/2012 Belo Horizonte

Jornada de Hipertensão Pulmonar 29/09/2012 Lavras (MG)

Curso de Ventilação Mecânica. Jornada de Atualização em Ventilação Mecânica

19 e 20/10/2012Auditório do Hospital Madre Te-reza em Belo Horizonte

XXXVI – Congresso Brasileiro de Pneumo-logia e Tisiologia

27/11 a 01/12/2012 Minascentro/Belo Horizonte

26 DE ABRIL DIA DO

PNEUMOLOGISTA MINEIRO

Saude na Praça

SMPCT inaugura site

2 3 4

Maio de 2012pneumo ogialBOLETIM MINEIRO DE

As primeiras conquistas da nova diretoria

o

O primeiro trimestre de 2012 foi marcado por uma intensa atividade da nova Diretoria. O destaque foi a consulta pública feita pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais para o protocolo de DPOC, elaborado pela SMPCT. A participação da Diretoria, da comissão de DPOC e de vários sócios foi marcante no sentido de sugerir adequações, sugestões e modificações.

Houve sensibilidade por parte dos gestores em atenderem muitas das reivindicações e, no início de abril, o protocolo foi finalmente publicado, inclusive com as modificações na classificação de risco para a DPOC sugeridas pelo último “GOLD”. Após a publicação, a Secretária Estadual de Saúde de MG tem um prazo de até 180 dias para fazer as licitações e compras dos medicamentos e, finalmente, disponibilizar o tratamento. O importante é que todos ganham com a implantação do protocolo: a população, que terá assegurado o direito ao tratamento, proporcionando melhor controle da doença, o governo, que reduzirá os custos através da diminuição nas in-ternações, e os Pneumologistas que, além de poder oferecer um melhor tratamento aos pacientes, terão uma maior divulgação da especialidade.

A Diretoria da SMPCT continua participando junto com a Comis-são Estadual de Honorários Médicos da AMMG das reuniões com os representantes dos planos de saúde, reivindicando melhoria da remuneração da consulta médica. O objetivo é atingir o valor de R$80,00 para consulta médica e adoção da CBHPM atual e plena para os procedimentos médicos.

Uma nova comissão acaba de ser criada, a de Doenças Res-piratórias Ambientais e Ocupacionais, presidida pela Dra. Ana Paula Scalia Carneiro. Esta comissão terá um papel importante para consolidar uma área de atuação do Pneumologista onde fre-quentemente somos chamados para fornecer pareceres e laudos nas questões trabalhistas relacionadas às doenças respiratórias ocupacionais.

Em 17 de Abril, na Associação Médica de Minas Gerais, foi realizado o Simpósio de Aspectos práticos dos Distúrbios Respi-ratórios do Sono. O evento, organizado pela SMPCT e a comissão de Doenças do Sono, contou com a participação de Pneumologistas, Cardiologistas e Clínicos que discutiram este importante tema.

A SMPCT junto com a AMMG participará da sexta edição do “Saúde na Praça”, que ocorrerá no próximo dia 26 de maio na região da Pampulha. Estaremos realizando espirometrias e divulgando junto a população a prevenção das principais doenças respiratórias. São esperadas cerca de 2 mil pessoas, com ampla cobertura da imprensa.

Já estamos preparando os temas para o Encontro Mineiro, que será em Junho, em Ouro Preto, e para o Simpósio de Atualização em Pneumologia, em Agosto. Estamos sintonizados com a SBPT oferecendo nosso apoio para receber, com nossa tradicional hospi-

talidade, todos os Pneumologistas do Brasil no Congresso Brasileiro em Novembro deste ano.

Nosso site já está pronto e, junto com nossa Newsletter, será um importante meio de divulgação, comunicação e atualização. O endereço é http://www.smpct.org.br

Estamos também no Facebook. Confira as fotos que foram posta-das, basta procurar a SMPCT no mecanismo de busca. O projeto de criação do Dia do Pneumologista esta em andamento na Assembléia Legislativa de Minas Gerais com apoio do Deputado Dr. Viana. Por fim, gostaria de agradecer o apoio e a participação da Diretoria da SMPCT. Esta jornada é difícil e desgastante, muitas vezes retira o tempo de convivência com nossos familiares, porém é com este espírito associativo e com desprendimento de interesses próprios que faremos a nossa especialidade mais forte, atuante e reconhecida.

Dr. Maurício Meireles Góes Presidente SMPCT-Biênio 2011-2013

Dr. Maurício Meireles Góes

A Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SMPCT) comemora, no dia 26 de abril, o Dia do Pneumologista em Minas Gerais. O projeto de Lei encontra-se em andamento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A data será celebrada anualmente. Além de uma homenagem aos espe-cialistas, é uma oportunidade de promover ações educativas à população, com esclarecimentos sobre doenças como Asma, DPOC, Pneumonia, Apnéia do Sono, Tuberculose, entre outras doenças.

O Professor José de Baeta Viana, um grande batalhador contra a Tuberculose da capital mineira, convocou vários colegas que tratavam Tubercu-lose na época, para fundar uma entidade a fim de auxiliar no desempenho de suas obrigações e desenvolver atividades científicas. Na noite de 26 de Abril de 1939, assinou a ata que deu origem à Sociedade Mineira de Tuberculose, embrião da atual Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica, daí a razão da data.

Aproveitando as comemorações pelo Dia do Pneumologista, no dia 26 de abril, a SMPCT, inaugurou seu site e sua newsletter. Os dois canais de comunicação servi-rão como um importante meio de divulgação das atividades desenvolvidas pela SMPCT.

Confira! O endereço é http://www.smpct.org.br

A SMPCT juntamente com a AMMG participou da sexta edição do “Saúde na Praça”, no dia 26 de maio. O local escolhido foi a Praça Geralda Damata Pimentel, também conhecida como Praça Nova Pampulha. O evento foi na região Norte da cidade com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade carente. Durante o “Saúde na Praça”, a Sociedade realizou espirometrias e divulgou para os visitantes informações sobre a prevenção das principais doenças respiratórias.

No dia 17 de Abril, foi realizado, na Associação Médica de Minas Gerais, o Simpósio de Aspectos Práticos dos Distúrbios Respiratórios do Sono. O evento, organizado pela SMPCT e a comissão de Doenças do Sono, contou com a participação de Pneumologistas, Cardiologistas e Clínicos, que discutiram este importante tema.

A Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica realiza de 22 a 24 de junho, o VIII Encontro Mineiro de Pneumologistas e Cirurgiões de Tórax de Minas Gerais, na Estalagem das Minas Gerais, em de Ouro Preto (Rodovia dos Inconfidentes, Km 87 – Telefone: (31) 3551-2122.

O Encontro tem como objetivo valorizar os sócios quites, procurando oferecer em evento científico de qualidade, aliado a bons momentos de lazer familiar em local aprazível.

A participação do sócio quite é gratuita, ficando sob sua responsa-bilidade o ônus pelo traslado e hospedagem de sua família.

O valor da inscrição para familiares (filhos, esposa/esposo) será de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) por pessoa, pelo período (crianças de até 12 anos não pagam).

Na inscrição estão incluídas: hospedagem (2 diárias), coquetel de boas vindas e jantar de congraçamento, na sexta feira, café da manhã de sábado e domingo, churrasco de sábado à tarde. A noite de sábado e manhã de domingo são livres.

As inscrições (vagas limitadas) serão realizadas no período de 01 a 20 de junho, via e-mail: [email protected] ou por telefone 3213-319 (Leonardo). Para confirmação da reserva, é necessário efetuar o pagamento da inscrição (R$ 250,00 - mesmo valor do evento realizado em 2010) dos não membros até o dia 20/06/12, através de depósito ou DOC e enviar o comprovante por e-mail.

Os dados para depósito são:Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia TorácicaCNPJ 00678936/0001-76 Banco ITAÚ - Agência: 1403 - Conta corrente: 35922-5

Simpósio de Aspectos Práticos dos Disturbios Respiratórios do Sono

Programação

22/06/12(Sexta-feira)14:00 Início do check-in19:30 Coquetel de boas-vindas21:00 Jantar

23/06/12(Sábado) 7:30 - 8:45 Café da manhã 8:45 Abertura 9:00 -10:30 Discussão de casos clínicos (HJK, Santa Casa, HC/UFMG)10:30 às 11:00 Intervalo café11:00 às 11:50 Conferência: Relação Médico/Saúde Suplementar/Paciente - Presente e Futuro - Dr. José Augusto Ferreira (Ex-Presidente da FEMCOM/Diretor da CREDICOM)11:50 às 12:30 Debate12:30 Encerramento 13:00 -17:00 Churrasco de confraternizaçãoNoite Livre

24/06/12(Domingo)7:30 as 09:00 Café da manhãManhã livre12:00 Check-out

VIII Encontro Mineiro de Pneumologistas e Cirurgiões de Tórax

Agenda Confira a programação científica para 2012:

Evento Data Local

Encontro Mineiro de Pneumologistas 22, 23 e 24/06/2012Ouro Preto, Hotel Estalagem das Minas Gerais

Simpósio de Atualização em Pneumologia 24 e 25/08/2012 Belo Horizonte

Jornada de Hipertensão Pulmonar 29/09/2012 Lavras (MG)

Curso de Ventilação Mecânica. Jornada de Atualização em Ventilação Mecânica

19 e 20/10/2012Auditório do Hospital Madre Te-reza em Belo Horizonte

XXXVI – Congresso Brasileiro de Pneumo-logia e Tisiologia

27/11 a 01/12/2012 Minascentro/Belo Horizonte

26 DE ABRIL DIA DO

PNEUMOLOGISTA MINEIRO

Saude na Praça

SMPCT inaugura site

2 3 4

Maio de 2012pneumo ogialBOLETIM MINEIRO DE

As primeiras conquistas da nova diretoria

o

O primeiro trimestre de 2012 foi marcado por uma intensa atividade da nova Diretoria. O destaque foi a consulta pública feita pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais para o protocolo de DPOC, elaborado pela SMPCT. A participação da Diretoria, da comissão de DPOC e de vários sócios foi marcante no sentido de sugerir adequações, sugestões e modificações.

Houve sensibilidade por parte dos gestores em atenderem muitas das reivindicações e, no início de abril, o protocolo foi finalmente publicado, inclusive com as modificações na classificação de risco para a DPOC sugeridas pelo último “GOLD”. Após a publicação, a Secretária Estadual de Saúde de MG tem um prazo de até 180 dias para fazer as licitações e compras dos medicamentos e, finalmente, disponibilizar o tratamento. O importante é que todos ganham com a implantação do protocolo: a população, que terá assegurado o direito ao tratamento, proporcionando melhor controle da doença, o governo, que reduzirá os custos através da diminuição nas in-ternações, e os Pneumologistas que, além de poder oferecer um melhor tratamento aos pacientes, terão uma maior divulgação da especialidade.

A Diretoria da SMPCT continua participando junto com a Comis-são Estadual de Honorários Médicos da AMMG das reuniões com os representantes dos planos de saúde, reivindicando melhoria da remuneração da consulta médica. O objetivo é atingir o valor de R$80,00 para consulta médica e adoção da CBHPM atual e plena para os procedimentos médicos.

Uma nova comissão acaba de ser criada, a de Doenças Res-piratórias Ambientais e Ocupacionais, presidida pela Dra. Ana Paula Scalia Carneiro. Esta comissão terá um papel importante para consolidar uma área de atuação do Pneumologista onde fre-quentemente somos chamados para fornecer pareceres e laudos nas questões trabalhistas relacionadas às doenças respiratórias ocupacionais.

Em 17 de Abril, na Associação Médica de Minas Gerais, foi realizado o Simpósio de Aspectos práticos dos Distúrbios Respi-ratórios do Sono. O evento, organizado pela SMPCT e a comissão de Doenças do Sono, contou com a participação de Pneumologistas, Cardiologistas e Clínicos que discutiram este importante tema.

A SMPCT junto com a AMMG participará da sexta edição do “Saúde na Praça”, que ocorrerá no próximo dia 26 de maio na região da Pampulha. Estaremos realizando espirometrias e divulgando junto a população a prevenção das principais doenças respiratórias. São esperadas cerca de 2 mil pessoas, com ampla cobertura da imprensa.

Já estamos preparando os temas para o Encontro Mineiro, que será em Junho, em Ouro Preto, e para o Simpósio de Atualização em Pneumologia, em Agosto. Estamos sintonizados com a SBPT oferecendo nosso apoio para receber, com nossa tradicional hospi-

talidade, todos os Pneumologistas do Brasil no Congresso Brasileiro em Novembro deste ano.

Nosso site já está pronto e, junto com nossa Newsletter, será um importante meio de divulgação, comunicação e atualização. O endereço é http://www.smpct.org.br

Estamos também no Facebook. Confira as fotos que foram posta-das, basta procurar a SMPCT no mecanismo de busca. O projeto de criação do Dia do Pneumologista esta em andamento na Assembléia Legislativa de Minas Gerais com apoio do Deputado Dr. Viana. Por fim, gostaria de agradecer o apoio e a participação da Diretoria da SMPCT. Esta jornada é difícil e desgastante, muitas vezes retira o tempo de convivência com nossos familiares, porém é com este espírito associativo e com desprendimento de interesses próprios que faremos a nossa especialidade mais forte, atuante e reconhecida.

Dr. Maurício Meireles Góes Presidente SMPCT-Biênio 2011-2013

Dr. Maurício Meireles Góes

A Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SMPCT) comemora, no dia 26 de abril, o Dia do Pneumologista em Minas Gerais. O projeto de Lei encontra-se em andamento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A data será celebrada anualmente. Além de uma homenagem aos espe-cialistas, é uma oportunidade de promover ações educativas à população, com esclarecimentos sobre doenças como Asma, DPOC, Pneumonia, Apnéia do Sono, Tuberculose, entre outras doenças.

O Professor José de Baeta Viana, um grande batalhador contra a Tuberculose da capital mineira, convocou vários colegas que tratavam Tubercu-lose na época, para fundar uma entidade a fim de auxiliar no desempenho de suas obrigações e desenvolver atividades científicas. Na noite de 26 de Abril de 1939, assinou a ata que deu origem à Sociedade Mineira de Tuberculose, embrião da atual Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica, daí a razão da data.

Aproveitando as comemorações pelo Dia do Pneumologista, no dia 26 de abril, a SMPCT, inaugurou seu site e sua newsletter. Os dois canais de comunicação servi-rão como um importante meio de divulgação das atividades desenvolvidas pela SMPCT.

Confira! O endereço é http://www.smpct.org.br

A SMPCT juntamente com a AMMG participou da sexta edição do “Saúde na Praça”, no dia 26 de maio. O local escolhido foi a Praça Geralda Damata Pimentel, também conhecida como Praça Nova Pampulha. O evento foi na região Norte da cidade com o objetivo de facilitar o acesso da comunidade carente. Durante o “Saúde na Praça”, a Sociedade realizou espirometrias e divulgou para os visitantes informações sobre a prevenção das principais doenças respiratórias.

No dia 17 de Abril, foi realizado, na Associação Médica de Minas Gerais, o Simpósio de Aspectos Práticos dos Distúrbios Respiratórios do Sono. O evento, organizado pela SMPCT e a comissão de Doenças do Sono, contou com a participação de Pneumologistas, Cardiologistas e Clínicos, que discutiram este importante tema.

A Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica realiza de 22 a 24 de junho, o VIII Encontro Mineiro de Pneumologistas e Cirurgiões de Tórax de Minas Gerais, na Estalagem das Minas Gerais, em de Ouro Preto (Rodovia dos Inconfidentes, Km 87 – Telefone: (31) 3551-2122.

O Encontro tem como objetivo valorizar os sócios quites, procurando oferecer em evento científico de qualidade, aliado a bons momentos de lazer familiar em local aprazível.

A participação do sócio quite é gratuita, ficando sob sua responsa-bilidade o ônus pelo traslado e hospedagem de sua família.

O valor da inscrição para familiares (filhos, esposa/esposo) será de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) por pessoa, pelo período (crianças de até 12 anos não pagam).

Na inscrição estão incluídas: hospedagem (2 diárias), coquetel de boas vindas e jantar de congraçamento, na sexta feira, café da manhã de sábado e domingo, churrasco de sábado à tarde. A noite de sábado e manhã de domingo são livres.

As inscrições (vagas limitadas) serão realizadas no período de 01 a 20 de junho, via e-mail: [email protected] ou por telefone 3213-319 (Leonardo). Para confirmação da reserva, é necessário efetuar o pagamento da inscrição (R$ 250,00 - mesmo valor do evento realizado em 2010) dos não membros até o dia 20/06/12, através de depósito ou DOC e enviar o comprovante por e-mail.

Os dados para depósito são:Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia TorácicaCNPJ 00678936/0001-76 Banco ITAÚ - Agência: 1403 - Conta corrente: 35922-5

Simpósio de Aspectos Práticos dos Disturbios Respiratórios do Sono

Programação

22/06/12(Sexta-feira)14:00 Início do check-in19:30 Coquetel de boas-vindas21:00 Jantar

23/06/12(Sábado) 7:30 - 8:45 Café da manhã 8:45 Abertura 9:00 -10:30 Discussão de casos clínicos (HJK, Santa Casa, HC/UFMG)10:30 às 11:00 Intervalo café11:00 às 11:50 Conferência: Relação Médico/Saúde Suplementar/Paciente - Presente e Futuro - Dr. José Augusto Ferreira (Ex-Presidente da FEMCOM/Diretor da CREDICOM)11:50 às 12:30 Debate12:30 Encerramento 13:00 -17:00 Churrasco de confraternizaçãoNoite Livre

24/06/12(Domingo)7:30 as 09:00 Café da manhãManhã livre12:00 Check-out

VIII Encontro Mineiro de Pneumologistas e Cirurgiões de Tórax

Agenda Confira a programação científica para 2012:

Evento Data Local

Encontro Mineiro de Pneumologistas 22, 23 e 24/06/2012Ouro Preto, Hotel Estalagem das Minas Gerais

Simpósio de Atualização em Pneumologia 24 e 25/08/2012 Belo Horizonte

Jornada de Hipertensão Pulmonar 29/09/2012 Lavras (MG)

Curso de Ventilação Mecânica. Jornada de Atualização em Ventilação Mecânica

19 e 20/10/2012Auditório do Hospital Madre Te-reza em Belo Horizonte

XXXVI – Congresso Brasileiro de Pneumo-logia e Tisiologia

27/11 a 01/12/2012 Minascentro/Belo Horizonte

26 DE ABRIL DIA DO

PNEUMOLOGISTA MINEIRO

Saude na Praça

SMPCT inaugura site

As conquistas da nova diretoria da SMPCTPág. 2

Conheça o site da Sociedade de

PneumologiaAcesse www.smpct.org.br - Pág.4

VIII Encontro Mineiro de Pneumologistas e Cirurgiões de Tórax

De 22 a 24 de junho, em Ouro Preto - Pág.3

5 6

pneumo ogialBOLETIM MINEIRO DE

pneumo ogialBOLETIM MINEIRO DE

Maio de 2012Maio de 2012

Boletim Mineiro de Pneumologia

Edição: Righi Picinin Comunicação EmpresarialTel.: (31) 2514.1883

Diagramação, fotolito e impressão:

Lanna Projetos Gráficos Ltda

Tiragem: 3.000 exemplares

Endereço para correspondência: Av. João Pinheiro, 161 – Centro – CEP 30.130-180 – Belo Horizonte – MG Telefone: (31) 3213.3197 – E-mail: [email protected]

Presidente: Mauricio Meireles Góes Vice-Presidente: Flávio Mendonça Andrade da Silva Vice-Presidente da Zona da Mata: Jorge Montessi Vice-Presidente Reg. Leste: Marta Gouvea de MirandaVice-Presidente do Triângulo Mineiro:Fernando Dirceu RabeloVice-Presidente do Sul de Minas: Rubens Altair Amaral de Pádua Vice-Presidente do Norte de Minas: João Antônio Pimenta de Carvalho Secretária Geral: Luciana Macedo Guedes de Oliveira Secretário Adjunto: Ronaldo Marcos Oliveira LisboaDiretor Financeiro: David Vogel Koza Diretor de Divulgação e Defesa Profissional: José Maria Ribeiro Bastos FilhoDiretor de Assuntos Científicos: Luiz Eduardo Mendes Campos Conselho Deliberativo:Giovanni Roncalli Caixeta Ribeiro, Gediel Cor-deiro Júnior, Guilherme Freire Garcia, João Antônio Pimenta de Carvalho, Jorge Montessi, Luiz Fernando Ferreira Pereira, Luiz Eduardo Mendes Campos, Renato Maciel, Ricardo de Amorim Corrêa, Valéria Maria AugustoConselho Fiscal:Efetivos: Bruno Horta Andrade, Marco Antônio Soares Reis, Nilson Figueiredo Amaral Suplentes: Andréia Gomes Chiari, Cláudia di Sabatino Gui-marães Lisboa, Frederico Ozanan de Fuccio

E X P E D I E N T E

Diretoria da Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica

BIÊNIO 2011/2013:

Impresso fechado. Pode ser aberto pela ECT

Ano X - Número 25Maio/2012

9912274714/2011-DR/MG

Desde os primórdios da humanidade, en-contramos inúmeras referências à “pneuma” e aos pulmões. A Bíblia conta que o criador agraciou Adão com o sopro da vida. Como especialidade, entretanto, a pneumologia é recente. Até meados do século passado, a tuberculose centralizava a atenção no diag-nóstico e tratamento pulmonares. As pneu-mopatias que não a “Rainha das Doenças” eram um pequeno e menos nobre grupo. Conta o renomado colega Dr. Frederico Oza-nam que um cirurgião torácico lhe disse, há algumas décadas, da “não existência” do câncer de pulmão.

Belo Horizonte ocupou lugar de destaque no combate à tuberculose em terras brasilei-ras. Diversos artistas, políticos, cientistas e

outros tísicos seguiram o exemplo de jesuítas que acorreram ao Brasil em busca de clima adequado para tratar a sua enfermidade e buscaram os ares das alterosas. Nosso dou-tor professor José Silvio Resende, formador de inúmeros cirurgiões de tórax, às páginas tantas de seu livro “História da Pneumologia e Cirurgia Torácica em Minas Gerais”, revela que a capital mineira começou sua vida com grande número de tuberculosos e assinala dezenas de nomes que nos três quartos iniciais do século XX atuaram no combate à moléstia, no campo clínico e na antiga “Sociedade Mineira de Tuberculose”.

Essa entidade foi exatamente o embrião da nossa. Convertida na década de 50 em Departamento de Tisiologia da Associação

Médica de Minas Gerais passou a ser nomina-do, em 1969, Departamento de Pneumologia e Tisiologia da AMMG. Alguns anos depois, em 1975, foi criada a Sociedade Mineira de Tisiologia e Pneumologia, transformada, em 1990, na atual e atuante Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica.

A presente coluna é dedicada não so-mente à memória da pneumologia mineira, como a de todo o País e do mundo. Assim, convidamos aqueles que quiserem contribuir, escrevendo sobre o que desejarem. Vamos escrever a nossa História.

Dr. Giovanni Roncalli Caixeta Ribeiro

Pneumologista/Prof. de História da Medicina da Universidade de Patos de Minas

O trabalho médico é ciência, é arte e tam-bém é profissão! O momento profissional do médico brasileiro não é invejável! O médico brasileiro trabalha muitas horas por semana e tem vários empregos para conseguir man-ter um padrão de vida compatível. Nossos momentos de descanso são compartilhados com plantões alcançáveis e sobreavisos.

Mas o que está acontecendo? Faltam clientes? Não... Em 1998, 57,7% da popu-lação procuraram médico nos últimos 12 meses e, em 2008, este número subiu para 71,3%! Em 2003, 56% das mulheres com 50 a 69 anos realizaram mamografia, sendo que em 2008 esta parcela subiu para 70,6%! Será que o problema se deve ao aumento do numero de médicos? Em 1960, éramos menos de 50.000 e, em 2010, passamos de 350.000; porém se em 1990 a relação médico por habitante era 1,45, em 2010, este número subiu apenas para 1,90/1000 habitantes! Então talvez a razão seja a fal-ta de recursos para o custeio da saúde! O faturamento das cooperativas médicas, em 2004, foi um pouco superior a 100 milhões de reais, sendo que, em 2011, ultrapassou a soma de 450.000 milhões!

Os estudos estatísticos feitos pela Fe-

deração Nacional das Cooperativas Médi-cas – FENCOM, órgão criado por iniciativa de alguns médicos mineiros e que hoje já congrega 50 cooperativas médicas, estudos estatísticos estes baseados em documentos de faturamento médico, começam a desenhar um quadro que a maior parte dos médicos mineiros já conhecia. Vivemos uma realidade absolutamente comercial, na qual o trabalho médico, principalmente a consulta médica, tem sido sistematicamente desvalorizado. Estes estudos mostram de forma bem cla-ra que enquanto o número de clientes das operadoras de saúde suplementar, o seu faturamento e o gasto com tecnologia e alta complexidade vem aumentando, o valor mé-dio do pagamento pelos planos tem ficado mais estável na média, porém a receita des-tas operadoras com a remuneração médica tem diminuído!

Como atuar neste momento, visando re-cuperar o valor do nosso trabalho? Tudo leva a crer que a saída é a formação de grupos, onde o numero de interessados aumenta o poder de negociação. Um exemplo é o pró-prio faturamento médico que, quando feito solitariamente, resulta em um percentual maior de glosas! Dentro desta linha vemos

o crescimento expressivo das nossas coo-perativas de trabalho. Infelizmente, isto não basta. Precisamos atualizar constantemente as informações sobre a realidade econômica do nosso trabalho. Devemos fortalecer as en-tidades representativas de nossa categoria profissional, assim como as operadoras de planos de saúde reorganizam as suas. As pequenas operadoras estão sendo negocia-das, as grandes operadoras estão ficando cada vez maiores e com isto aumentado o seu poder. O executivo chefe de uma delas, em um momento de arrogância, declarou que o seu grande feito empresarial foi perceber que o médico é um profissional bem treinado e fácil de manobrar!

A Diretoria da SMPT tem participado ati-vamente das atividades da Comissão de Ho-norários Médicos de Minas Gerais, bem como de outros eventos que possam repercutir favoravelmente para a nossa valorização profissional.

Voltamos a convidar todos os colegas Pneumologistas mineiros a par ticiparem conosco, enviando-nos relatos e sugestões.

Dr. José Maria Ribeiro BastosDiretor de Divulgação e Defesa Profissional da

SMPCT

Fabí

ola

San

ches

/AM

MG

O Dia Mundial Sem Tabaco é uma cele-bração anual que tem como objetivo infor-mar a população sobre: os perigos do uso do tabaco; as estratégias das companhias produtoras para seduzir os jovens; as ações que a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolve para controlar sua epidemia no mundo; assim como as atitudes que a so-ciedade pode promover para reivindicar o seu direito à saúde e à vida saudável e para proteger as gerações presentes e futuras.

Sendo assim, em 1987, os Estados--Membros da OMS criaram o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) para chamar a atenção sobre a epidemia do tabaco e as doenças e mortes evitáveis que ela causa. No mesmo ano, a Assembléia Mundial da Saúde aprovou a celebração anual dessa data em todos os países. Em 2012, a OMS escolheu o tema “A Interferência da Indústria do Tabaco” para a celebração da data. Esse tema refere-se ao artigo 5.3 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), o qual enfatiza que os países devem agir para proteger as políticas de saúde pública dos proveitos comerciais ou outros interesses garantidos para a indústria do tabaco, em conformidade com a legislação nacional.

Devido às inúmeras estratégias e com-plexas interferências da indústria do tabaco na sociedade, que representam um entrave ao desenvolvimento sustentável dos países, o Brasil adaptou a abordagem para o contex-to nacional e optou pelo enfoque nos danos causados, em toda a cadeia de produção do tabaco, ao meio ambiente e à saúde da po-pulação. Podem-se citar os diferentes danos ao meio ambiente, em todas as etapas da produção, no consumo e no uso dos pro-dutos derivados do tabaco. São exemplos:

a utilização de agrotóxicos, que agridem ecossistemas e fumicultores; as ações de desmatamento; o trabalho adolescente e infantil nas plantações; os danos à saúde da população, como a dependência química à nicotina e o fumo passivo e, em consequ-ência, o aumento do risco para a ocorrência das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como acidente vascular cerebral (AVC), infarto e câncer.

A escolha do tema enfatiza também as recomendações do artigo 18 da CQCT, que orienta os países signatários a promover ações para a proteção do meio ambiente e da saúde das pessoas. Diante desse cenário, para os eventos do Dia Mundial Sem Tabaco no Brasil, apresenta-se o conceito: Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta.

Dr. Mauricio Góes, Presidente SMPCT

Fonte: 2012 Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva/ Ministério da Saúde. Esta obra pode ser acessada, na ínte-gra, na Área Temática Controle de Câncer da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS/MS (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/controle_cancer) e no Portal do INCA (http://www.inca.gov.br).

31 de Maio - Dia Mundial sem TabacoUm breve histórico sobre a Pneumologia

Formação de grupos aumenta o poder de negociaçãoEspaço Defesa Profissional

No início deste ano, recebemos o convite para participarmos da comissão científica do XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica, que será realizado em abril de 2013, em VITÓRIA / ES.

Esta coluna é o espaço adequado para agradecermos ao Dr. Rogério e colegas do Espírito Santo pela gentileza do convite, e é, também, o meio de compartilharmos com os colegas de Minas Gerais este convite e exortarmos a todos a que se preparem para irmos a Vitória com muita animação e participarmos dos trabalhos a serem apresentados nos formatos de pôsteres e temas livres, que são oportunidades previstas no evento.

Portanto, um ano de antecedência é também um prazo adequado para nos prepararmos para todo o evento com: pôsteres, temas livres, palestras, conferências, passeios, músicas e muquecas capixabas em boa companhia.

Drs. Jorge Montessi e Nilson Figueiredo Amaral - Cirurgiões Torácicos

XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica - Abril / 2013

ColunaCirurgia

Torácica

David Vogel Kosa (Diretor Financeiro), Ronaldo Marques Lisboa Oliveira (Secretário Adjunto), Luiz Eduardo Mendes Campos (Diretor Científico), Mauricio Meireles Góes (Presidente), Luciana Macedo Guedes Oliveira (Secretária Geral), José Maria Bastos (Diretor de Divulgação e Defesa Profissional), Flavio Mendonça Andrade da Silva (Vice-Presidente).

As conquistas da nova diretoria da SMPCTPág. 2

Conheça o site da Sociedade de

PneumologiaAcesse www.smpct.org.br - Pág.4

VIII Encontro Mineiro de Pneumologistas e Cirurgiões de Tórax

De 22 a 24 de junho, em Ouro Preto - Pág.3

5 6

pneumo ogialBOLETIM MINEIRO DE

pneumo ogialBOLETIM MINEIRO DE

Maio de 2012Maio de 2012

Boletim Mineiro de Pneumologia

Edição: Righi Picinin Comunicação EmpresarialTel.: (31) 2514.1883

Diagramação, fotolito e impressão:

Lanna Projetos Gráficos Ltda

Tiragem: 3.000 exemplares

Endereço para correspondência: Av. João Pinheiro, 161 – Centro – CEP 30.130-180 – Belo Horizonte – MG Telefone: (31) 3213.3197 – E-mail: [email protected]

Presidente: Mauricio Meireles Góes Vice-Presidente: Flávio Mendonça Andrade da Silva Vice-Presidente da Zona da Mata: Jorge Montessi Vice-Presidente Reg. Leste: Marta Gouvea de MirandaVice-Presidente do Triângulo Mineiro:Fernando Dirceu RabeloVice-Presidente do Sul de Minas: Rubens Altair Amaral de Pádua Vice-Presidente do Norte de Minas: João Antônio Pimenta de Carvalho Secretária Geral: Luciana Macedo Guedes de Oliveira Secretário Adjunto: Ronaldo Marcos Oliveira LisboaDiretor Financeiro: David Vogel Koza Diretor de Divulgação e Defesa Profissional: José Maria Ribeiro Bastos FilhoDiretor de Assuntos Científicos: Luiz Eduardo Mendes Campos Conselho Deliberativo:Giovanni Roncalli Caixeta Ribeiro, Gediel Cor-deiro Júnior, Guilherme Freire Garcia, João Antônio Pimenta de Carvalho, Jorge Montessi, Luiz Fernando Ferreira Pereira, Luiz Eduardo Mendes Campos, Renato Maciel, Ricardo de Amorim Corrêa, Valéria Maria AugustoConselho Fiscal:Efetivos: Bruno Horta Andrade, Marco Antônio Soares Reis, Nilson Figueiredo Amaral Suplentes: Andréia Gomes Chiari, Cláudia di Sabatino Gui-marães Lisboa, Frederico Ozanan de Fuccio

E X P E D I E N T E

Diretoria da Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica

BIÊNIO 2011/2013:

Impresso fechado. Pode ser aberto pela ECT

Ano X - Número 25Maio/2012

9912274714/2011-DR/MG

Desde os primórdios da humanidade, en-contramos inúmeras referências à “pneuma” e aos pulmões. A Bíblia conta que o criador agraciou Adão com o sopro da vida. Como especialidade, entretanto, a pneumologia é recente. Até meados do século passado, a tuberculose centralizava a atenção no diag-nóstico e tratamento pulmonares. As pneu-mopatias que não a “Rainha das Doenças” eram um pequeno e menos nobre grupo. Conta o renomado colega Dr. Frederico Oza-nam que um cirurgião torácico lhe disse, há algumas décadas, da “não existência” do câncer de pulmão.

Belo Horizonte ocupou lugar de destaque no combate à tuberculose em terras brasilei-ras. Diversos artistas, políticos, cientistas e

outros tísicos seguiram o exemplo de jesuítas que acorreram ao Brasil em busca de clima adequado para tratar a sua enfermidade e buscaram os ares das alterosas. Nosso dou-tor professor José Silvio Resende, formador de inúmeros cirurgiões de tórax, às páginas tantas de seu livro “História da Pneumologia e Cirurgia Torácica em Minas Gerais”, revela que a capital mineira começou sua vida com grande número de tuberculosos e assinala dezenas de nomes que nos três quartos iniciais do século XX atuaram no combate à moléstia, no campo clínico e na antiga “Sociedade Mineira de Tuberculose”.

Essa entidade foi exatamente o embrião da nossa. Convertida na década de 50 em Departamento de Tisiologia da Associação

Médica de Minas Gerais passou a ser nomina-do, em 1969, Departamento de Pneumologia e Tisiologia da AMMG. Alguns anos depois, em 1975, foi criada a Sociedade Mineira de Tisiologia e Pneumologia, transformada, em 1990, na atual e atuante Sociedade Mineira de Pneumologia e Cirurgia Torácica.

A presente coluna é dedicada não so-mente à memória da pneumologia mineira, como a de todo o País e do mundo. Assim, convidamos aqueles que quiserem contribuir, escrevendo sobre o que desejarem. Vamos escrever a nossa História.

Dr. Giovanni Roncalli Caixeta Ribeiro

Pneumologista/Prof. de História da Medicina da Universidade de Patos de Minas

O trabalho médico é ciência, é arte e tam-bém é profissão! O momento profissional do médico brasileiro não é invejável! O médico brasileiro trabalha muitas horas por semana e tem vários empregos para conseguir man-ter um padrão de vida compatível. Nossos momentos de descanso são compartilhados com plantões alcançáveis e sobreavisos.

Mas o que está acontecendo? Faltam clientes? Não... Em 1998, 57,7% da popu-lação procuraram médico nos últimos 12 meses e, em 2008, este número subiu para 71,3%! Em 2003, 56% das mulheres com 50 a 69 anos realizaram mamografia, sendo que em 2008 esta parcela subiu para 70,6%! Será que o problema se deve ao aumento do numero de médicos? Em 1960, éramos menos de 50.000 e, em 2010, passamos de 350.000; porém se em 1990 a relação médico por habitante era 1,45, em 2010, este número subiu apenas para 1,90/1000 habitantes! Então talvez a razão seja a fal-ta de recursos para o custeio da saúde! O faturamento das cooperativas médicas, em 2004, foi um pouco superior a 100 milhões de reais, sendo que, em 2011, ultrapassou a soma de 450.000 milhões!

Os estudos estatísticos feitos pela Fe-

deração Nacional das Cooperativas Médi-cas – FENCOM, órgão criado por iniciativa de alguns médicos mineiros e que hoje já congrega 50 cooperativas médicas, estudos estatísticos estes baseados em documentos de faturamento médico, começam a desenhar um quadro que a maior parte dos médicos mineiros já conhecia. Vivemos uma realidade absolutamente comercial, na qual o trabalho médico, principalmente a consulta médica, tem sido sistematicamente desvalorizado. Estes estudos mostram de forma bem cla-ra que enquanto o número de clientes das operadoras de saúde suplementar, o seu faturamento e o gasto com tecnologia e alta complexidade vem aumentando, o valor mé-dio do pagamento pelos planos tem ficado mais estável na média, porém a receita des-tas operadoras com a remuneração médica tem diminuído!

Como atuar neste momento, visando re-cuperar o valor do nosso trabalho? Tudo leva a crer que a saída é a formação de grupos, onde o numero de interessados aumenta o poder de negociação. Um exemplo é o pró-prio faturamento médico que, quando feito solitariamente, resulta em um percentual maior de glosas! Dentro desta linha vemos

o crescimento expressivo das nossas coo-perativas de trabalho. Infelizmente, isto não basta. Precisamos atualizar constantemente as informações sobre a realidade econômica do nosso trabalho. Devemos fortalecer as en-tidades representativas de nossa categoria profissional, assim como as operadoras de planos de saúde reorganizam as suas. As pequenas operadoras estão sendo negocia-das, as grandes operadoras estão ficando cada vez maiores e com isto aumentado o seu poder. O executivo chefe de uma delas, em um momento de arrogância, declarou que o seu grande feito empresarial foi perceber que o médico é um profissional bem treinado e fácil de manobrar!

A Diretoria da SMPT tem participado ati-vamente das atividades da Comissão de Ho-norários Médicos de Minas Gerais, bem como de outros eventos que possam repercutir favoravelmente para a nossa valorização profissional.

Voltamos a convidar todos os colegas Pneumologistas mineiros a par ticiparem conosco, enviando-nos relatos e sugestões.

Dr. José Maria Ribeiro BastosDiretor de Divulgação e Defesa Profissional da

SMPCT

Fabí

ola

San

ches

/AM

MG

O Dia Mundial Sem Tabaco é uma cele-bração anual que tem como objetivo infor-mar a população sobre: os perigos do uso do tabaco; as estratégias das companhias produtoras para seduzir os jovens; as ações que a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolve para controlar sua epidemia no mundo; assim como as atitudes que a so-ciedade pode promover para reivindicar o seu direito à saúde e à vida saudável e para proteger as gerações presentes e futuras.

Sendo assim, em 1987, os Estados--Membros da OMS criaram o Dia Mundial Sem Tabaco (31 de maio) para chamar a atenção sobre a epidemia do tabaco e as doenças e mortes evitáveis que ela causa. No mesmo ano, a Assembléia Mundial da Saúde aprovou a celebração anual dessa data em todos os países. Em 2012, a OMS escolheu o tema “A Interferência da Indústria do Tabaco” para a celebração da data. Esse tema refere-se ao artigo 5.3 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), o qual enfatiza que os países devem agir para proteger as políticas de saúde pública dos proveitos comerciais ou outros interesses garantidos para a indústria do tabaco, em conformidade com a legislação nacional.

Devido às inúmeras estratégias e com-plexas interferências da indústria do tabaco na sociedade, que representam um entrave ao desenvolvimento sustentável dos países, o Brasil adaptou a abordagem para o contex-to nacional e optou pelo enfoque nos danos causados, em toda a cadeia de produção do tabaco, ao meio ambiente e à saúde da po-pulação. Podem-se citar os diferentes danos ao meio ambiente, em todas as etapas da produção, no consumo e no uso dos pro-dutos derivados do tabaco. São exemplos:

a utilização de agrotóxicos, que agridem ecossistemas e fumicultores; as ações de desmatamento; o trabalho adolescente e infantil nas plantações; os danos à saúde da população, como a dependência química à nicotina e o fumo passivo e, em consequ-ência, o aumento do risco para a ocorrência das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como acidente vascular cerebral (AVC), infarto e câncer.

A escolha do tema enfatiza também as recomendações do artigo 18 da CQCT, que orienta os países signatários a promover ações para a proteção do meio ambiente e da saúde das pessoas. Diante desse cenário, para os eventos do Dia Mundial Sem Tabaco no Brasil, apresenta-se o conceito: Fumar: faz mal pra você, faz mal pro planeta.

Dr. Mauricio Góes, Presidente SMPCT

Fonte: 2012 Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva/ Ministério da Saúde. Esta obra pode ser acessada, na ínte-gra, na Área Temática Controle de Câncer da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS/MS (http://bvsms.saude.gov.br/bvs/controle_cancer) e no Portal do INCA (http://www.inca.gov.br).

31 de Maio - Dia Mundial sem TabacoUm breve histórico sobre a Pneumologia

Formação de grupos aumenta o poder de negociaçãoEspaço Defesa Profissional

No início deste ano, recebemos o convite para participarmos da comissão científica do XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica, que será realizado em abril de 2013, em VITÓRIA / ES.

Esta coluna é o espaço adequado para agradecermos ao Dr. Rogério e colegas do Espírito Santo pela gentileza do convite, e é, também, o meio de compartilharmos com os colegas de Minas Gerais este convite e exortarmos a todos a que se preparem para irmos a Vitória com muita animação e participarmos dos trabalhos a serem apresentados nos formatos de pôsteres e temas livres, que são oportunidades previstas no evento.

Portanto, um ano de antecedência é também um prazo adequado para nos prepararmos para todo o evento com: pôsteres, temas livres, palestras, conferências, passeios, músicas e muquecas capixabas em boa companhia.

Drs. Jorge Montessi e Nilson Figueiredo Amaral - Cirurgiões Torácicos

XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Torácica - Abril / 2013

ColunaCirurgia

Torácica

David Vogel Kosa (Diretor Financeiro), Ronaldo Marques Lisboa Oliveira (Secretário Adjunto), Luiz Eduardo Mendes Campos (Diretor Científico), Mauricio Meireles Góes (Presidente), Luciana Macedo Guedes Oliveira (Secretária Geral), José Maria Bastos (Diretor de Divulgação e Defesa Profissional), Flavio Mendonça Andrade da Silva (Vice-Presidente).