Woodies do BrasilWoodies do Brasilwoodiesamerica.com/sitebuildercontent/sitebuilderfiles/... ·...

6
1 Woodies do Brasil Woodies do Brasil Woodies do Brasil Woodies do Brasil

Transcript of Woodies do BrasilWoodies do Brasilwoodiesamerica.com/sitebuildercontent/sitebuilderfiles/... ·...

1

Woodies do BrasilWoodies do BrasilWoodies do BrasilWoodies do Brasil

2

Woodies do BrasilWoodies do BrasilWoodies do BrasilWoodies do Brasil

Uma exposição sobre a história do uso da madeira na industria automotiva

APRESENTAÇÃO A marcenaria automotiva constituiu uma indústria próspera e importante para a produção dos veículos automotores, forne-cendo componentes e diversos tipos de carrocerias para trans-porte de passageiros e carga.

Através da exposição ``Woodies do Brasil``, o Centro da Memória da Marcenaria Automotiva — CMMA, visa informar e desenvolver a compreensão sobre o uso da madeira no surgimento e evolução da industria automotiva.

LOCALIZAÇÃO E RAIZES A exposição será instalada em antigo imóvel his-tórico, já restaurado, situado no Centro Histórico da cidade de Tijucas, à Rua Coronel Gallotti, 108. Trata-se de uma antiga edificação comercial que abrigou um dos mais importantes estabeleci-mentos da região, dotado de um cais de pedra, pa-ra acostagem de embarcações que faziam o comér-cio por via marítima na costa brasileira -

3

A arquitetura do imóvel sede retrata dois períodos distintos. O pavilhão mais anti-go possui todos os elementos da construção original de meados do século XIX, contemporânea da imigração européia no Vale do Rio Tijucas. A atual fachada remonta às primeiras décadas do Século XX. Refletindo o anseio de moder-nização e progresso, a construção original cedeu espaço ao alargamento da via pública que edu-rante décadas funcionou como um dos principais caminhos rodoviários do litoral catarinense. A parte frontal reconstruída com elementos decorativos de

inspiração ``art déco´´, tem o piso interno revestido com la-

drilhos hidráulicos decorados. As portas duplas tem a fun-

ção de vitrine, dotando a fachada de ritmo e elegância. Es-

ses elementos arquitetônicos adquirirão um significado na

montagem da exposição cuja cronologia aproveitará as diferentes épocas da edificação.

Os ambientes serão ornamentados e decorados com peças avulsas de coleção

(automobilia) relacionadas à indústria automotiva. Os veículos serão expostos no

estado em que se encontram, ou seja, na condição em que foram resgatados dos velhos

celeiros onde aguardaram passar as longas décadas de sua existência (old barn find).

Algumas unidades restauradas fornecerão os padrões de comparação necessários à compreensão do proces-so de resgate e restaura-ção. As marcas do tempo nas peças expos-tas, serão valorizadas através de recursos luminotécnico e cê-nico, ressaltando detalhes de acabamento e acessórios, bem como o design automotivo em geral. Através de painéis foto-gráficos e projeção de vídeos o espectador compreenderá os fatos históricos e os valores estéticos e utilitários dos veículos.

CONCEITOS E VALORES

4

DESCRIÇÃO DA MOSTRA

Area da exposição. A coleção será distribuída em três espaços no piso térreo e três espaços no piso superior, totalizando, cerca de 880 m2, organizados da forma a seguir exposta.

Espaço A – Exposição sobre o resgate da tecnologia da Marcenaria Automotiva, pro-

movido pelo Celeiro do Carro Antigo, com a reprodução da carroceria para Ford Station Wagon do período 1941-1948. Os veículos serão apresentados, em diferentes estágios de montagem. Neste espaço, ilustrações e vídeos produzidos com material de imprensa, irão testemunhar a experiência e os resultados obtidos na primeira fase do empreendimento. Imagens desses veículos na paisagem brasileira, despertarão no visitante o interesse pelo conhecimento do assunto. As similaridades do conjunto arquitetônico do imóvel da expo-sição, com as antigas revendas de veículos, serão evocadas por fotografias de época.

Espaço B1 – Exposição de veículos que correspondem à ultima fase das carrocerias de veículos de passageiro compostas com madeira (woodies) , de 1949 a 1952.

Espaço B2 – Exposição de veículos (woodies) de tipo comercial para transporte mis-to de passageiros e carga, das marcas Chevrolet, Fargo e Ford F1. Os exemplares expostos são peças autenticas da marcenaria automotiva brasileira. .

O projeto foi apresentado oficialmente´às autoridades, tendo sido acolhido pela Prefeitura Municipal como um dos elementos da Marca Turística de Tijucas. Os re-gistros fotográficos da visita do Governador do Estado em 2007, demonstram a a-dequação da edificação para o uso pretendido

Entrada principal. O acesso à ex-posição ocorrerá através da porta lateral.

As por-tas da facha-da principal exercerão o papel de vi-trine, para atrair o públi-co.

5

cont. DESCRIÇÃO DA MOSTRA

Espaço Corredor – Nessa área de acesso e circulação, a cidade de Tiju-cas será homenageada. Curiosidades e fatos pitorescos locais serão apre-sentados nesse corredor cultural, com especial referência a um tradicional posto de serviço e abastecimento que participa do mesmo tradicional con-junto urbano. As raízes para as ``Woodies de Tijucas`` serão assim defi-nidas em relação ao próprio espaço do Centro da Memória. Um veículo em restauração e o veículo antigo operacional de serviço serão exibidos, junto com fotografias e automobilia (bomba de gasolina, insígnias e ins-trumental de postos de combustíveis)

Espaço C1 – Exposição de veículos da marca Chevrolet (General Motors

Co.), dos anos 1929 a 1942, equipados com carrocerias de madeira, com-portando diferentes usos (familiar ou coletivo), seja como jardineira aber-ta ou fechada, seja como caminhão de serviço com ``boléia`` (cabina do motorista alargada). Os exemplares expostos revelam a inventividade e capacidade técnica da marcenaria automotiva brasileira

Espaço C2 – Exposição de eixos de rodas de caminhões e ônibus clássi-cos do início do Século XX, com raios de madeira e pneus maciços.

6

cont. DESCRIÇÃO DA MOSTRA

Espaço D - Serviços de recepção, administração e sala multimídia;

Espaço E - Exposição sobre os variados produtos da mar-cenaria automotiva, através de fotografias e vídeos, dispostos em painéis, formando um itinerário de descoberta. A mostra inicial será dedicada a trabalhos realizados pelo Celeiro do Carro Antigo.

Espaço F - Exposição sobre a tecnologia da marcenaria automotiva (ferramentas antigas, mostruário de madeiras, de-senhos técnicos).