Ypsilon N° 5

20
Ano II - N° 5 - junho julho agosto 2010 - yazigi.com.br/joaopessoa Pág. 10 Trabalho comunitário ajuda a melhorar saúde física e mental. VOLUNTARIADO

description

Revista Ypsilon - Número 5 Ano II - N° 5 - junho julho agosto 2010 - yazigi.com.br/joaopessoa

Transcript of Ypsilon N° 5

Page 1: Ypsilon  N° 5

Ano II - N° 5 - junho julho agosto 2010 - yazigi.com.br/joaopessoa

Pág. 10

Trabalho comunitário ajuda a melhorar saúde física emental.

VOLUNTARIADO

Page 2: Ypsilon  N° 5
Page 3: Ypsilon  N° 5

Editorial04

06

07

08

09

10

12

16

17

18

19

Moda & Beleza

Esporte & Saúde

Conectado

Tá Ligado

Capa

Na Escola

Concurso

Eco Dicas

Eu Fui

Clicks

Bate-papo

Vai rolar

Top 5

14

15

Publicação Trimestral do Yázigi João PessoaCriação, Edição e Produção: Pauta Comunicação - Fone: (83) 3042-5558Jornalista responsável: Iara Ieno - DRT 6029E-mail: [email protected] - www.pautacom.com.br

Diretor: Giuseppe LúcioGerente Pedagógico-Administrativa: Lúcia WolmerOrientadores Pedagógicos: Gustavo Sousa e Igor GadioliSupervisora de Vendas: Camila LúcioYázigi Miramar - Av. Rui Carneiro, 416, Miramar - João Pessoa - PBCEP: 58032-100 - Fone: (83) 3224-8910 - www.yazigi.com.br/joaopessoaTwitter: http://twitter.com/yazigijpa

3

Exp

edie

nte

Índice

Giuseppe LúcioBoa leitura!

Para incentivar a reflexão sobre osproblemas ambientais e mostrar anecessidade urgente de aplicarmos ocompromisso da Carta da Terra ao nossodia a dia, promovemos o concurso dedesenho/pintura para crianças de até 10anos, aberto a toda a comunidade. A açãofez parte da campanha de cidadaniaTerra Viva, em benefício dos biomasbrasileiros e da disseminação da Carta daTerra.

Durante todo o ano, uma série de outrosconcursos serão realizados, contem-plando todas as faixas etárias.

Nesta edição da revista, o destaque é amatéria sobre voluntariado, que além deajudar o próximo, proporciona bem-estar, reduz o estresse e combate adepressão, melhorando a saúde física emental de quem desenvolve uma açãofilantrópica.

Além disso, temos uma entrevista comAlyson Vilela, pioneiro no stand-upcomedy na Paraíba, dicas de moda,saúde, jogos e muito mais.

Page 4: Ypsilon  N° 5

Bate-papo

4

Stand up comedyConhecido como humor de cara limpa, sem personagens e com textos

próprios, o stand up comedy conquista os brasileiros

- Como você começou a fazer stand upcomedy?

Eu sempre gostei de fazer humor, seja porcrônicas ou até por comentários em fotos dofotolog. Eu sonhava em ser ator de peças decomédia. O stand up eu conheci através deSeinfeld, um seriado americano. No Brasil, eusoube que tinha gente fazendo quando viBruno Motta fazendo no Show do Tom, achoque no início de 2007. Comecei então a vervários vídeos no Youtube e decidi fazer meuspróprios textos. Em outubro de 2007, meapresentei pela primeira vez em umacampamento de jovens presbiterianos (nessaépoca eu era protestante). A primeira vez queme apresentei em um show profissional, foi noComédia em Pé (Rio de Janeiro), em janeiro de2008. Eu estava lá só para assistir ao show, mas

quis conversar com os humoristas e acabeidizendo que tinha texto. Não tinha intençãode me apresentar, mas eles insistiram e eu fui.Por isso, me considero filho de FernandoCaruso, que foi quem me estimulou a subirnaquele palco. Mas devo também muito domeu desenvolvimento a Murilo Gun, deRecife, com quem já fiz inúmerasparticipações.

Como eu disse, Murilo Gun me ajudou muitoa me desenvolver no stand up. O outrocomediante que sou fã e até me assemelho noestilo de humor é o Fernando Caruso, quemencionei anteriormente.

- Algum comediante local ou da região teinspirou?

O gênero de comédia stand up, que valoriza o

humorista de “cara limpa”, sem maquiagens ou

personagens, está se tornando cada vez mais

popular no Brasil. Para falar mais sobre o

assunto, conversamos com Alyson Vilela,

pioneiro no segmento em João Pessoa. O

jovem, que sempre gostou de escrever textos

cômicos, começou a fazer stand up em outubro

de 2007, em um acampamento de jovens. Fez

sua primeira apresentação em 2008, no

Comédia em Pé (RJ) e, desde então, faz

participações em diversos grupos de São Paulo,

Rio de Janeiro, Curitiba e várias cidades do

Nordeste. Recentemente, abriu o show do

Oscar Filho (Programa CQC), em João Pessoa.

Além de fazer parte do grupo Os Insanos (PE),

compõe o Comédia de 4, primeiro e único grupo

do gênero na Paraíba.

Page 5: Ypsilon  N° 5

5

Que outro tipo de humor você curte?

- É difícil transformar fatos cotidianos eexperiências pessoais em piadas que levam opúblico ao riso?

Gosto muito de sitcoms. O humor do CQC,Comédia MTV e o, infelizmente, extintoHermes e Renato também me prendem nafrente da TV.

O difícil do stand up é justamente essa questãopessoal. Enquanto no teatro você tem umpersonagem, no stand up você é você. Se, noteatro, não rirem, podem culpar o texto (quenão é seu), o personagem (que não é seu) ouquem sabe você. No stand up, se não rirem, oproblema é seu. Para tirar comicidade docotidiano, é preciso ser bem observador, ver oque se passa ao seu redor e, com isso,estruturar uma piada. Fazer piada não é sófalar um monte de bobagens, como muitospensam. Existe uma técnica, toda umaconstrução, que chega a ser um artesanato tãominucioso como montar um barquinhodentro de uma garrafa de vidro.

Fazer piada não é sófalar um monte de

bobagens como muitospensam. Existe uma

técnica...

“”-- Você acha que, hoje em dia, as comédias

stand up têm um espaço merecido na Paraíba?

Acho que tem crescido, mas ainda não está noponto que gostaríamos. O stand up dosfamosos sim, já está com ótima aceitação.Vemos teatros lotados e abrindo duas sessõesno mesmo dia quando vem um famoso. Mas opúblico ainda não acordou para o fato de queexiste gente aqui em João Pessoa fazendo standup. As pessoas seguem no twitter, tratam comcarinho, mas ainda falta se deslocarem de suascasas para irem ver o show pessoalmente. Não

é culpa do público em si. O fato é que o gêneroainda vai fazer dois anos que é praticado emJoão Pessoa. O trabalho de divulgação é bemárduo. Porém, vejo que o público que tem nosassistido é receptivo, gosta de se divertir e dávalor ao nosso trabalho. Creio que o estilo vaise desenvolver em João Pessoa com relativafacilidade.

Bom, ainda não é possível viver de humor.Atualmente, trabalho no Tribunal de Justiça edou aula na Aliança Francesa. Mas meuprojeto profissional é ser professor da UFPB.Atualmente faço mestrado em linguística e,em seguida, já vou tentar o doutorado. Noentanto, pretendo continuar com o humor etrabalhar bem para, em um futuro próximo,poder viver bem com os ganhos do stand up.Enquanto isso não acontece, continuofazendo com muito amor. Não há maiorprazer do que estar no palco ouvindo aaprovação das pessoas ao que você estáfazendo.

- Quais são seus próximos projetos?

Page 6: Ypsilon  N° 5

Moda & Beleza

O rock sai dopalco e invadea moda

6

Nem só de música vive o rock e nem só detecido vive a moda. As duas coisas fazem parteda cultura e, porque não dizer, do cotidiano demuita gente. E agora elas se uniram paraformar uma das principais tendências do ano.É fácil identificar esse estilo nas vitrines e nasruas. Marcado principalmente pela presençadas tachinhas de metal, pelo preto, por botas,calças legging, e cabelos propositalmentedesgrenhados, o estilo rock não custa caro ecai bem em várias idades e tipos de corpo.

Se você quer investir nesse look, aposte empeças com tachinhas: camisetas, calças,shorts, tiaras, colares, pulseiras, cintos,sapatos, botas e bolsas. O preto sujo, meiodesgastado, é a principal opção de cor. Masisso não significa desarrumado, as peças vêmcom ares mais femininos e cortes maissensuais que deixam o ombro a mostra, porexemplo. Para as baixinhas, vale apostar nasbotas pesadas – principalmente se foremcombinadas com uma legging escuracomprida ou meias calças pretas. Essa misturaajuda a alongar a silhueta. Outra dica é usarum visual mais básico e inserir apenas uma ououtra peça com a tendência, para não ficarexagerado. Vale dizer que a “moda rock” não éexclusividade do guarda-roupa feminino. Osrapazes também têm opções nessa linha. Valeapostar nos cintos e pulseiras. Se combinarcom tênis e camisetas de banda, melhor ainda.

Por Agda Aquino*

*Agda Aquino é jornalista, designer de moda ecolunista de Moda e Estilo do portal Paraíba 1.É mestranda em Estudos da Mídia, ondepesquisa a moda do jornalista de televisão.

Page 7: Ypsilon  N° 5

Esporte & Saúde

7

Obesidade infantil, uma epidemia

A prevalência mundial da obesidade infantilvem apresentando um rápido aumento nasúltimas décadas, sendo caracterizada comouma verdadeira epidemia mundial (nosEstados Unidos, 15% dos adolescentes sãoobesos e no Brasil, 11,7%). Este fato é bastantepreocupante, pois a associação da obesidadecom alterações metabólicas, como adislipidemia, a hipertensão arterial, diabetesmelitus tipo 2 e doenças cardiovasculares, atéalguns anos atrás, mais evidentes em adultos;hoje, podem ser observadas freqüentementena faixa etária mais jovem. Além disso, algunsestudos sugerem que o tempo de duração daobesidade está diretamente associado àmortalidade por doenças cardiovasculares,principalmente infarto do miocardio eacidente vascular cerebral ou trombose.

Estudos realizados em algumas cidadesbrasileiras mostram que o sobrepeso e aobesidade somados, já atingem 30% ou maisdas crianças e adolescentes.

Vários fatores são importantes na gênese daobesidade, como os genéticos, os fisiológicos eos metabólicos; no entanto, os que poderiamexplicar este crescente aumento do número deindivíduos obesos parecem estar maisrelacionados às mudanças no estilo de vida eaos hábitos alimentares. O aumento noconsumo de alimentos ricos em açúcaressimples e gordura e a diminuição da prática deexercícios físicos, são os principais fatoresrelacionados ao meio ambiente. A obesidadeinfantil é inversamente relacionada com aprática da atividade física sistemática e com oaumento dos "aparatos do conforto”, além dobaixo consumo de verduras e fibras.

Outro aspecto que tem se discutido sobre osfatores relacionados à epidemia da obesidade éa contribuição do aumento das porções dosalimentos servidas em restaurantes, bares esupermercados. Constatou-se que foi a partirda década de 70 que se iniciou um aumentodas porções, coincidindo com a atuação maisforte do marketing, na indústria alimentícia.Como exemplo, o tamanho da batata-fritaoferecida aos consumidores em meados dosanos 50 representava 1/3 do maior tamanhooferecido em 2001.

Diante do que foi discutido e dos númerosapresentados, percebe-se a importância daimplementação de medidas intervencionistasno combate e prevenção a este distúrbionutricional em indivíduos mais jovens.Algumas áreas merecem atenção, sendo aeducação, a indústria alimentícia e os meios decomunicação, os principais veículos deatuação. Medidas de caráter educativo einformativo, através do currículo escolar e dosmeios de comunicação de massa, assim como,o controle da propaganda de alimentos nãosaudáveis dirigidos, principalmente, aopúblico infantil e a inclusão de um percentualmínimo de alimentos in natura no programanacional de alimentação escolar, além daredução de açúcares simples são ações quedevem ser praticadas. Sobre a indústriaalimentícia, devemos procurar o apoio àprodução e comercialização de alimentossaudáveis.

*Endocrinologista, membro da SociedadeBrasileira de Endocrinologia e Metabologia ealuno do Yázigi

Por Ednardo Parente Costa*

Page 8: Ypsilon  N° 5

Conectado

8

Espaço do LeitorVeja alguns comentários que recebemos no nosso Twitter (@yazigijpa) ou e-mail.

#será?

“O Dr. Gregory House, da TV fala tão bem espanhol. Acho que ele estudou no@yazigijpa.” @cicada_frog“ ”#NovoIdiomaYazigi

“Já passou da hora de podermos ter cursos de Francês com todo o dinamismo queé marca registrada de vocês!” @(O Yázigi João Pessoa lançou uma enquete no Twitter questionando qual deveria ser

o novo idioma oferecido pela escola, além do inglês e do espanhol. O francês foi o

idioma mais votado com 48,07% dos votos).

lourencomiranda“”#kidsground

“Galera Yázigi, amo vocês! Coloquem fotos daparte nova da escola no orkut, Ficou linda!Abraço grande”. @julyluiza“ ”#dicas @yazigijpa

“Adorei o site que traz os currículos mais transados que já vi!!! Ótima dica, valemuito a pena conferir!!!”. @Crissmorango(A dica foi passada pelo nosso aluno @juarezbatista, achamos tão legal que

repassamos para todos os seguidores. Quem quiser conferir, é esse o endereço:

.)http://bit.ly/b1djTm

“ ”#finançaspessoais“O livro Finanças Pessoais de Maurício Galhardo já chegou. Muito obrigado. Já estougostando muito da leitura”. @PaiRico

(O Yázigi sorteou livros de Maurício Galhardo, palestrante do último Encontro

Família+Escola. Para participar era preciso escrever uma frase que descrevesse como o

livro seria útil, os criadores das três melhores respostas levaram um exemplar).

“ ”“ ”

#obemfazbem“obrigado por ajudar a espalhar a campanha. Sua boa ação já está no site :D@obemfazbem”

(O Bem Faz Bem é uma campanha do Grupo Nordeste. A cada três boas ações

registradas será feita a doação de R$1,00 até o limite de R$150 mil. O Yázigi divulgou a

Campanha Páscoa Solidária. Mais informações no ).www.obemfazbem.com

Participe também. Escreva, critique, elogie, sugira, apareça na Ypsilon! Envie e-mail paraou seu tweet para @[email protected]

Page 9: Ypsilon  N° 5

Tá Ligado?

Foi MalValeu

9

Game - Copa do Mundo FIFA 2010“2010 FIFA World Cup”, da Electronic Arts,já chegou às lojas brasileiras. O jogo oficial daCopa está disponível para PlayStation 3, Xbox360, Nintendo Wii e PSP. Apesar de apenas32 seleções disputarem a Copa do Mundo deverdade, no game o jogador pode escolherentre 199 seleções, pois foram incluídos todosos países que participaram das eliminatórias.

O game também permite mais de cemalterações sugeridas pelos fãs da série, como ainteração entre técnicos e jogadores, porexemplo. Além de permitir que o jogador façatoda a jornada das eliminatórias até o torneiofinal, com estratégias diferentes para jogar emcasa ou como visitante, táticas específicas parajogo e uma grande novidade: os efeitos departidas disputadas na altitude, onde os

jogadores cansam mais rápido e a bola ficamais veloz.

O jogo também é a melhor garantia de ver aseleção canarinho conquistar o hexa, poismesmo que o time de Dunga vá mal na Copa,na sua sala quem comanda é você.

A procuradora aposentada Vera Lúcia Gomes,57, acusada de torturar uma menina de 2 anose 10 meses que pretendia adotar. Vera Lúciateve a prisão preventiva decretada, mas negater cometido agressões físicas e morais àmenina, apesar das gravações, dosdepoimentos das testemunhas e de fotos quemostram a criança com os olhos machucados.A promotora do caso, Carla Araújo de Castro,espera que o julgamento de Vera Lúciaaconteça ainda em julho deste ano.

A justiça brasileira mostrou-se favorável àadoção de crianças por casais homossexuais.Dorival Carvalho Júnior, 47, e Vasco Pedro daGama, 38, de Catanduva (SP), formam oprimeiro casal homossexual do Brasil a adotaroficialmente uma criança, Theodora, de 8anos. Em 2006, o casal se interessou pelamenina e, depois de cumprir todas as etapaslegais, terminou por adotá-la. Para especia-listas, o convívio com pais homossexuais nãoinfluencia na orientação sexual dos pequenos.

Page 10: Ypsilon  N° 5

10

Capa

Trabalho comunitário

Quer melhorar sua saúde física e mental? Quetal fazer um trabalho voluntário? Umapesquisa feita nos Estados Unidos revelou queas pessoas que desenvolvem açõesfilantrópicas dizem ter melhor saúde física emental por causa dos serviços comunitáriosque realizam.

Outro dado apresentado pela pesquisa mostraque o percentual de voluntários obesos émenor que o de pessoas que não desenvolvemtrabalhos comunitários. O nível de estressetambém cai entre eles, já que desenvolvemmais ações positivas e menos estressantes noambiente de trabalho.

Voluntários são pessoas que prestam serviçosnão remunerados em benefíc io dacomunidade , doando seu tempo econhecimentos a diversas formas deatividades, organizadas ou não, para o bem-estar social. Para isso, não é preciso terformação acadêmica, basta vontade de ajudare compromisso com o desejo de oferecer novasoportunidades.

Para a médica Andréia Gadelha, presidente daONG Donos do Amanhã, criada para ajudar notratamento de crianças portadoras de câncer, otrabalho social é uma troca. “Quando vocêrecebe o sorriso de uma criança, no nosso casoa criança com câncer, você volta para casailuminado, você vê que não tem problemaalgum! Você volta renovado em poder ajudaralguém e ele está te ajudando também. Aquele

sorrisinho, aquele pegar na mão, aqueleabraço, trazem todo o benefício... umasensação de bem-estar, de saúde”, comenta.

Na Associação Donos do Amanhã, existemvários tipos de voluntários: médico, contador,assistente social, enfermeiro, psicólogo,cozinheiro, servente, secretária, músico,entre outros. “Às vezes as pessoas têm certoreceio de lidar com a doença ou com oproblema que a doença gera, mas não precisaser voluntário dessa forma. Com o que vocêtem, você pode ser um voluntário. Qualquerpessoa pode ajudar” ressalta a médica.

O trabalho voluntário com idosos tambémpode trazer novos aprendizados e troca deexperiências. Marliete Arruda, fundadora daCasa da Divina Misericórdia, percebeu que

Pesquisas revelam que trabalho voluntário proporciona bem-estar, reduz o

estresse e combate a depressão, entre outros males

Page 11: Ypsilon  N° 5

11

muitos idosos ainda não tinham assistênciadevida e resolveu criar a instituição. “Paramim, a grande satisfação é olhar para eles e vera alegria e segurança que transmitem, graçasao nosso trabalho. Eles nos ensinam muitocom suas experiências e vontade de viver”,confessa .

Para a médica aposentada Maria de Luna, quedesenvolve atividades sociais desde o início dafaculdade, o trabalho voluntário é umamaneira concreta de solidariedade com aspessoas, principalmente, aquelas que têm seusdireitos humanos negados parcial outotalmente, seja pelo Estado, pelas famílias oupela comunidade.

Hoje, além de fazer diversas consultasmédicas gratuitas a pessoas da comunidadeonde mora, Maria é voluntária da AçãoFraternal de Educação Integral/ParóquiaN.Srª de Guadalupe-Cabo Branco, que atendecerca de 200 crianças e adolescentes dediversos bairros, para que tenham reforço

escolar, lazer e oficinas de artesanato, artespopulares, culinária, entre outras. Além disso,trabalha no Centro de Estudos e PesquisasPsicobiofísicas - CEPP-JP, aplicandogratuitamente uma terapia complementar quese utiliza de bioenergia (REIKI) para apoiarpessoas com necessidades de recuperar ouequilibrar sua saúde. No Reiki Solidário, ospacientes contribuem com leite que é doadoao Hospital do Padre Zé.

Page 12: Ypsilon  N° 5

12

Na Escola

EncontroFamília+Escola

Dia das Mães

EcoCine

Os alunos do Little Kids ao Magic Links receberam EcoBags para presentearem as mães,junto com cartões preparados por eles. A homenagem foi mais uma iniciativa do Yázigi paraestimular a preservação do meio ambiente, já que ao utilizar suas EcoBags, as mãescontribuem para diminuir o uso das sacolas plásticas.

O Yázigi João Pessoa realizou o EcoCine, comduas sessões de cinema com pipoca erefrigerantes para alunos entre 3 e 12 anos eseus convidados. A ação fez parte daCampanha de Cidadania Terra Viva earrecadou mais de 100 peças de roupas queforam doadas à Associação Pestalozzi daParaíba.

O Encontro Família + Escola, realizado no dia12 de março, contou com palestra de MaurícioGalhardo, autor do livro “Finanças Pessoais –uma questão de qualidade de vida”. Galhardodeu dicas de como quitar as dívidas, poupar,cumprir metas e administrar os recursos, alémde ensinar como tornar-se um consumidorconsciente.

Page 13: Ypsilon  N° 5

13

O Yázigi realizou um Concurso deDesenho/Pintura para crianças de até 10 anos,alunos e não alunos da escola. A ação fez parteda campanha de cidadania Terra Viva, quetrabalha o tema do aquecimento global e suasdecorrências, com ações voltadas a favor dosbiomas brasileiros e da disseminação da Cartada Terra.

Os desenhos e pinturas ficaram expostosdurante a Biomexpo, uma exposição realizadaentre os dias 09 e 11 de junho. A comissãojulgadora foi composta pelos desenhistas eilustradores André Castelo e Luyse Costa epela representante do Projeto TartarugasUrbanas, Rita Mascarenhas.

A vencedora da etapa de João Pessoa foi AnaCecília de Medeiros Araújo Alvez, 10,estudante do Sesc Educação. Ela pôdeescolher o prêmio que mais tinha a ver comseu estilo: um iPod ou um PSP. Além disso,Cecília está concorrendo a etapa nacional doConcurso, que dará ao primeiro colocado umvideogame XBOX mais uma poupança novalor de R$ 1.500,00.

Em 2010, além do Concurso de Desenho, oYázigi promoverá para seus alunos e para acomunidade uma série de outros concursosque levarão em consideração o tema daCampanha Terra Viva e a importância depreservarmos os biomas brasileiros. Serãoconcursos abrangentes que contemplarãotodas as faixas etárias.

Para saber mais sobre a nova campanha doYázigi Internexus é só acessar o sitewww.yazigi.com.br/campanha2010.

Já para conferir o desenho de Ana Cecília,vencedora da etapa de João Pessoa, é só ir até apágina 16 da Ypsilon.

Page 14: Ypsilon  N° 5

Curso de Férias

Vai Rolar

14

AgendaJunho

Julho

Agosto

0509 a 1111

1819

0530

0407

- MeetUp SpeakUp

- Biomexpo

- Divulgação do desenho vencedor

do Concurso de Desenho/Pintura da

Campanha Terra Viva

- Arrayázigi

- MeetUp SpeakUp

- Início do Curso de Férias

- Término do Curso de Férias

- Open Day

- Início das Aulas 2010.2

Acontece em Campina Grande, nos dias 29 e30 de julho, o Yázigi Internexus EducationSeminar (YIES), seminário de

O evento é uma oportunidade de apresentartrabalhos, trocar experiências pedagógicas epartilhar as novidades da área.

professoresYázigi das regiões Norte e Nordeste. Estarãopresentes, o presidente da rede, AlexandreSilva, além de Marcos Polifemi, diretorpedagógico do Centro de Linguística Aplicada(CLA), Luciana Locks, gerente pedagógica doCLA, Fernanda Fróes, coordenadorapedagógica regional, Cláudio Tieghi, gerentede Responsabilidade Social e DeirdreMalone, do Eurocentres, rede internacionalde escola de idiomas..

Campina Grandeserá sede do YIES

Estão abertas as inscrições para os cursos deférias que o Yázigi vai realizar de 05 a 30 dejulho. Os cursos intensivos oferecem, emapenas um mês, o mesmo conteúdo dossemestrais. É ideal para quem quereconomizar tempo e aproveitar o período paraacelerar o inglês, investir no desenvolvimentopessoal, incrementar o currículo ou sepreparar para fazer um concurso ou umaviagem.

As aulas, realizadas de segunda a sexta-feira,das 18h45 ás 21h30, são voltadas para váriosníveis e necessidades, têm foco emconversação e atividades interativas naInternet. Dinâmicas e divertidas, elasproporcionam a prática constante da língua,gerando fluência nos diálogos.

Outra vantagem do curso de férias é aeconomia. Além de aprender um idioma emum período curto de tempo, os cursosintensivos têm valores 40% mais baratos emrelação ao curso semestral. Já para quemcomprar o curso de férias mais o curso regulardo semestre, o curso intensivo sai com 50% dedesconto e pode ser dividido em até 8 vezes nocheque ou cartão. Quem se inscrever até o dia10 de junho também terá 5% de desconto namatrícula, que pode ser dividida em até 2vezes no cheque ou cartão.

Page 15: Ypsilon  N° 5

15

TOP 5Jogos Preferidos

Por Ricardo Oliveira*

Prince of Persia: TheTwo Thrones (PC, PS2,Xbox, Gamecube)

A clássica série Princeof Persia passou por umarenovação e sua terceiraparte, lançada em 2005,é uma das experiênciasmais prazerosas nosgames. Ótimo para

quem gosta de acrobacias e desafios queenvolvem habilidade nos dedos e na mente.

W o r l d o f G o o ( P C ,Nintendo Wii)

Eleito o melhor jogoindependente de 2008,World of Goo é um puzzleintrigante. O título temuma física perfeita e ébaseado numa premissasimples: montar enormes

torres de bolinhas gosmentas. Pode ser maistrabalhoso e divertido do que se imagina.Destaque para a trilha sonora original, baseadanos filmes de Tim Burton.

Shadow of The Colossus(PS2)

R a p i d a m e n t emencionado no bonitofilme “Reine SobreM i m ” ( c o m A d a mSandler), Shadow of TheColossus é uma das maisbrilhantes metáforas nomundo dos games:

vencer 16 gigantes no jogo não deixa de sermuito parecido com nossas vidas. Uma obra-prima.

Donkey Kong Country 3 (SNES)

Em 1996, a Nintendo fechou com chave de ouro esta trilogia genial. DKinfluenciou inúmeros jogos, incluindo títulos como Lego: Batman e CrashBandicoot. Com jogabilidade excepcional, ainda hoje é garantia de diversão.

Grand Theft Auto 3: SanAndreas (PS2, Xbox, PC)

A série GTA sempre foimassacrada pela mídia,acusada de incentivo aviolência. Porém, o jogoé adequado apenas paramaiores de 18 anos e,para estes, trata-se deuma experiência única

de imersão, misturando pitadas de RPG,cinema policial e uma análise do crime nosEUA.

* Ricardo Oliveira é jornalista, crítico de cinema e palestrante sobre cultura digital. Fã de games desde os 8

anos de idade, hoje fala sobre filmes, livros, música e muito mais no Diversitá (www.diversita.com.br).

Page 16: Ypsilon  N° 5

Concurso

16

Vencedores do Concurso de Desenho/PinturaTerra Viva e os Biomas Brasileiros.

Os jurados avaliaram os desenhos a partir da idade, do uso das cores, dos traços, da criatividade e darelação com o meio ambiente, além de considerar o fato de eleger um desenho que pudesse competirbem na etapa nacional.

Ana Cecília de MedeirosAraújo Alvez - 1° lugar

O desenho vencedor foiescolhido por caracterizaruma charge que mostraalguns dos biomas, oaquecimento global e oderretimento das geleiras,sem perder a característicainfantil.

Yago Araújo Golzio - 2° lugar

Page 17: Ypsilon  N° 5

17

Uma tonelada de latinhas de alumínio,quando recicladas, economiza 200 metroscúbicos de aterros sanitários.

O vidro é 100% reciclável, portanto não é

lixo: 1 kg de vidro reciclado produz 1 kg

de vidro novo.

A Cada 100 toneladas de plástico reciclado,

evita-se a extração de uma tonelada de

petróleo, recurso natural não renovável.

Papel Metal

Plástico Vidro

Eco Dicas

A cada 28 toneladas de papel recicladoevita-se o corte de um hectare de floresta(uma tonelada evita o corte de 30 ou maisárvores).

Papel

Plástico

Vítor Domingues Duarte Paiva - 3 ° lugar

Nathália de Fátima Coutinho Maia - 4° lugar

Helena Leopoldina - 5° lugar

Page 18: Ypsilon  N° 5

18

Eu Fui

Contato: [email protected]

Gustavo Sousa é orientador pedagógico e professordo Yázigi João Pessoa

Como parte do Prêmio Mario Utimati, querecebi no YILTS do ano passado, ganhei umaviagem para fazer um curso de ingês na escolaEurocentres, em .

Não lembro de ter ouvido alguém perguntar seeu queria a viagem com ou sem emoção, mascolocaram "com emoção". Minha viagemestava marcada para a semana na qual houve asprimeiras erupções do vulcão da Islândia, ecomo o Reino Unido foi o país europeu maisafetado, claro que fiquei um pouco apreensivose iria viajar, mas contei com todo apoio doYázigi Travel e do Yázigi João Pessoa e adieiminha ida por 10 dias. Cheguei em Londres etive quatro dias para conhecer a cidade, que éfantástica: além de muito fácil para se andar,tem atrações para todos os gostos e todas ashoras do dia.

Em Cambridge, eu fiquei hospedado na casade uma família e fui muito bem tratado. Aescola Eurocentres oferece diversos tipos decursos, além de passeios e programas culturaise esportivos (eu joguei futebol, por exemplo).Lá havia alunos de vários países europeus,asiáticos, árabes e sul-americanos, inclusivemuitos brasileiros. É muito fácil fazer amizadeentre os alunos de culturas diferentes. O queestimula o uso de inglês mesmo fora da sala deaula. A cidade tem diversos parques e é quase

Cambridge

toda plana, então a maioria da populaçãoprefere usar bicicleta, apesar do sistema deônibus ser bastante eficiente. Empresários,professores, estudantes, você vê todo mundoindo trabalhar ou estudar de bicicleta.

Os habitantes da cidade têm muito orgulhoda Universidade de Cambridge. É fácil acharalguém dizendo que de lá já saíram 87prêmios Nobel. Estudaram ou lecionaram láalguns notáveis como: Isaac Newton, CharlesDarwin, Stephen Hawking, Virginia Woolf,entre muitos outros. Mas a cidade não vive sóde história e cultura: lá há diversas opções delazer: de pubs e boates a teatro e cinema e umprograma comum entre os alunos de lá é o depassar o fim de semana em outras cidades doReino Unido ou de outros países: Paris,Genebra, Bruxelas e Amsterdã estão entre osdestinos preferidos.

Apesar de ter passado apenas duas semanas lá,aproveitei bastante e minhas impressõesforam as melhores: da escola, da família e dosalunos.

Page 19: Ypsilon  N° 5

19

Clicks

Page 20: Ypsilon  N° 5