Download - EDITORIAL CONTRACAPA Ingovernáveledicao.portalnews.com.br/moginews/2019/05/18/2121/... · Bolsonaro queria ser presidente da Repúbli-ca, essa era a meta, mas não governar, algo

Transcript
Page 1: EDITORIAL CONTRACAPA Ingovernáveledicao.portalnews.com.br/moginews/2019/05/18/2121/... · Bolsonaro queria ser presidente da Repúbli-ca, essa era a meta, mas não governar, algo

Sábado, 18 de maio de 20192 portalnews.com.br

Sidney Antonio de MoraesDiretor-presidente/Diretor Administrativo e Financeiro

Sônia Massae de MoraesDiretora Vice-Presidente e Jornalista Responsável - MTB: 36037

Redação, Administração, Publicidade e Grá� ca: Rua Carlos Lacerda, 21, Vila Nova Cintra,Mogi das Cruzes, SP - Cep: 08745-200 / Fone: 4735.8000

De terça-feira a domingo em Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Arujá, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis

Circulação

EDITORIALIngovernável

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) começa a mostrar sinais de fra-queza. O ex-capitão do Exérci-to, que já havia dito semanas atrás que não havia nascido

para ser presidente, mas sim militar, divul-gou um texto por uma rede social explican-do que o Brasil é, na realidade, “ingoverná-vel”. O conteúdo foi divulgado apenas aos aliados mais próximos, que mostraram um misto de admiração e temor.

A informação conta que “fora dos concha-vos”, não é possível governar o país, e cita o caso da Medida Provisória (MP) que pode caducar se o Congresso Nacional não votar o texto, fazendo com que a Presidência da República volte a ter 29 ministérios como antigamente, em vez dos atuais 22. Outro ponto citado é que as “corporações gover-nam” e o “poder do presidente é pouco”.

Fato é que Bolsonaro não governa. Em cinco meses, o social liberal conseguiu so-mente editar normas de seu interesse, como a fl exibilização da posse e do porte de ar-mas. No mais, ele e seus subordinados vêm batendo cabeça a ponto de ser dispensável

o trabalho da oposição.Pelo o que é possível observar até agora,

Bolsonaro queria ser presidente da Repúbli-ca, essa era a meta, mas não governar, algo bem mais complicado de se fazer do que apenas se imbuir de um cargo titular, o mais importante da América do Sul.

Seu mandato ainda não chegou nem a 12% dos quatro anos que tem pela frente, e é claro que um texto como esse divulgado aos aliados mostra uma preocupação porque às vezes é preferível ter um governo ruim, mas que termine, do que ter um interrom-pido, seja por impeachment ou porque o mandatário não dá conta do serviço. Uma ruptura, na maioria das vezes, sempre leva ao descrédito e à desconfi ança.

É bom que Bolsonaro pense antes de to-mar qualquer decisão. Mais de 54 milhões de pessoas depositaram um voto nele, mas se ele resolver renunciar no futuro, será mais um a se tornar um cadáver político. No caso dele, os fi lhos vão de carona no ostracismo. De qualquer maneira, o vice-presidente Hamil-ton Mourão, que não tem nada com isso, já se imagina com a faixa presidencial no peito.

CHARGE

Um tumor metastático é quando se espalhou para o corpo ou outros órgãos, a partir de onde se iniciou. É denominado de tumor me-tastático ou metástase. É o que aconteceu com a polí-tica do nosso querido Bra-sil. O câncer tomou conta dos corpos políticos e de muitas das maiores autori-dades. Há milhões de bra-sileiros honestos, que são trabalhadores e recolhem assiduamente os seus tri-butos, bem como, muitos empresários. Mas, aqueles de mentes frágeis acabam seguindo os maus exemplos dos políticos ladrões, cor-ruptos e fraudadores.

Quantas autoridades ou ex-autoridades estão presas e condenadas. Quando há uma metástase, difi cilmente

Tumor maligno na política

Olavo Câmara é advogado, professor, mestre e doutor em Direito e Política.

ARTIGOOlavo Câmara

haverá cura e o corpo aca-bará falecendo. Quando um corpo falece será necessário outro corpo para que a cons-ciência política encarne e faça surgir novas dimensões e um mundo novo.

O velho corpo precisa pas-sar pela cremação completa e as cinzas, após a cremação, deverão ser atiradas ao ven-to para que nada mais reste deste corpo contaminado, doente e sem perspectivas. O cemitério de vivos está aí, é a velha política com manobras, descarte da jus-tiça e articulações sempre visando o enriquecimento pessoal. As caveiras vivas e fantasmas que se articulam nos três poderes precisam ser eliminados, como?

Eis os desafi os para a so-ciedade brasileira. A maioria

dos políticos está morta por-que há metástase e não há mais jeito de se sustentarem perante este cemitério. Você, meu caro inimigo político, que é materialista, oportu-nista e ladrão vai morrer um dia com esta metástase e quando estiver deitado na UTI deverá pensar: por que fi z isso? Ajude-me Senhor.

Caros irmãos brasileiros visualizem uma nova pátria todos os dias, pensem nas famílias, nos jovens, crian-ças e adolescentes com um futuro brilhante. Assim que estes doentes falecerem será pedido ao papa Francisco uma missa de sétimo dia para ajudar a ressuscitar não estes mortos, mas o Brasil.

[email protected]

DANÇAO Centro de Arte Lilian Gumieiro rea-presenta hoje, às 19h30, o seu 27º espetáculo de dança no Teatro Ar-mando de Ré. Com o tema “TV Brasi-leira” e “Bem Brasil”, serão, ao todo, 22 coreografi as nos estilos jazz, con-temporâneo, balé, danças urbanas, estilo livre, jazz gospel, circo, dança do ventre e dança de salão. Os convi-tes estão à venda pelo valor de R$ 28. O espaço cultural fi ca na rua Gene-ral Francisco Glicério, 1.354, no Jar-dim Anzai, em Suzano.

CIRCOA dupla de palhaços Patati Patatá inaugura seu circo em Mogi das Cru-zes. No espaço lúdico instalado no Mogi Shopping, as crianças terão a oportunidade de vivenciar momentos mágicos com os personagens. Além de atividades recreativas, será exibi-do o espetáculo “Parque Patati Pata-tá Circo Show”. As atrações fi carão até o dia 21 de julho. As apresenta-ções são às quintas e sextas-feiras, às 20 horas; e aos sábados e domin-gos, às 15 horas, 17h30 e 20 horas. O centro de compras fi ca na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 1.001, no Jardim Armenia.

••• SUÉLLER COSTA [email protected]

CONTRACAPA

EXPOSIÇÃOAté o dia 9 de junho a sede do Institu-to Léa Campos recebe a exposição fo-tográfi ca Cantos Sagrados, assinada pelo premiado fotógrafo Danilo Du-vilierz com registros marcantes dos grupos de congada de Mogi das Cru-zes. A exposição fi ca aberta ao públi-co, com entrada gratuita, às quintas e sextas-feiras, das 9 às 19 horas, e grupos podem agendar visitas às ter-ças e quartas-feiras. São mais de 30 fotos retratando esse ícone cultural de fé e tradição. O endereço é rua Se-nador Dantas, 847, no centro.

HOMENAGEMO Baratotal, em Mogi das Cruzes, se-dia até o fi nal de junho a exposição “Jorge Amaro 65 Anos de História”, uma homenagem ao artista mogia-no que tem uma forte representati-vidade nas artes plásticas e cênicas. A mostra abre hoje, às 20 horas, com atrações musicais e aperitivos gas-tronômicos. E, depois, os trabalhos continuarão à disposição do públi-co, que pode conferi-los, nos fi nais de semana, no horário de funciona-mento do espaço mogiano. Os convi-tes custam R$ 15. O endereço é rua José Bonifácio, 431, no centro.