Download - Matriz 5º teste

Transcript
Page 1: Matriz 5º teste

Estrutura:

O teste constará de três grupos: o primeiro grupo integrará questões de escolha múltipla (10) e de verdadeiro falso (10); o segundo grupo terá quatro questões de resposta curta; o terceiro grupo será composto por uma questão de desenvolvimento (min. de 120 palavras).

4º TESTE SUMATIVO 11º ano Filosofia

2014/2015

Deve usar folha de teste.

Leia atentamente todo o enunciado, antes de começar a responder.

Seja original e sintético nas suas respostas.

Atenção à correção da expressão escrita.

Critérios de Avaliação:

Distribuição da cotação pelos grupos (0-200 pontos).Grupo I: 100 pontos. Grupo II: 70 pontos: Grupo III:30 pontos.As questões do grupo III serão avaliadas segundo os seguintes parâmetros:A1 – Domínio dos conteúdos.A2 – Adequação das respostas às questões.A3 – Pertinência da argumentação/ mobilização das competências fundamentais.B1 – Clareza e coerência da exposição.B2 – Correção da expressão escrita.Peso relativo dos parâmetros: A – 80%; B – 20%.

Objeto de avaliação

Conhecimento vulgar e conhecimento científico– a relação entre o senso comum e a ciência — discussão do valor do senso comum e da ciência como formas de conhecimento.

Ciência e construção — validade e verificabilidade das hipóteses– as conceções indutivista e falsificacionista do método científico:• o indutivismo clássico — o papel da observação e da experimentação; verificação e verificabilidade; a confirmação de teorias;• o falsificacionismo de Popper — posição perante o problema da indução; falsificação e falsificabilidade; conjeturas e refutações; a corroboração de teorias.

A racionalidade científica e a questão da objetividade– as perspetivas de Popper e de Kuhn sobre a evolução e a objetividade do conhecimento científico:• a perspetiva de Popper — eliminação do erro e seleção das teorias mais aptas; progresso doconhecimento e aproximação à verdade; críticas a Popper;• a perspetiva de Kuhn — ciência normal e ciência extraordinária; revolução científica; a tese da incomensurabilidade dos paradigmas; a escolha de teorias; críticas a Kuhn.

Competências: A. Interpretação (de textos e enunciados argumentativos); B. Problematização. C. Reflexão/ Autoquestionamento; D. Coerência do discurso. E. Eficiência linguística (correção da expressão escrita e uso adequado do vocabulário).