Download - Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.

Transcript
Page 1: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 2: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 3: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 4: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.

”Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim-a-fim para preservar o comportamento adequado da operação do usuário final.” [Martins et al., 2003]

Page 5: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.

”Capacidade de entregar um serviço de rede de acordo com os parâmetros especificados no SLA.” [Westerinen et al., 2001]

Page 6: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.

Podemos definir o nosso conceito?

”Conjunto de parâmetros de operação que, direta ou indiretamente, definem as características de uma aplicação”

Page 7: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 8: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 9: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 10: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 11: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.

At=C/T

Onde At=Atraso de transmissãoC=Comprimento do pacoteT=Taxa de transmissão do equipamento

Page 12: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.

Ap=D/V

Onde Ap=Atraso de propagaçãoD=distância entre dois pontosV=velocidade de propagação

Page 13: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 14: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 15: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.

• Atrasos fim-a-fim de pacotes podem ser diferentes devido principalmente ao tratamento das filas nos equipementos de rede.

• Essa diferença entre os atrasos dos pacotes, chamamos de Jitter

• Fundamental em aplicações sensíveis ao atraso (tempo real)

Page 16: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 17: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 18: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 19: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 20: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 21: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 22: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 23: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 24: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 25: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 26: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 27: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 28: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 29: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 30: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 31: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 32: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 33: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 34: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 35: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 36: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 37: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 38: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 39: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 40: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 41: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 42: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.
Page 43: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.

• [Rosen et al., 2001] Rosen, E.; Viswanathan, A.; Callon, R. Multiprotocol Label Switching Architecture. RFC 3031, 2001.

• [Kurose and Ross, 2002] Ross, W.; Kurose, J. Computer Networking: A Top-Down Approach Featuring the Internet. Pearson Addison Wesley, 2002.

Page 44: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.

• [Semeria, 2001] Semeria, C. Supporting Differentiated Service Classes Queue Scheduling Disciplines. Júpiter Networks, 2001.

• [Tanenbaum, 2002] Tanenbaum, A. Redes de computadores. Editora Campus, 2002.

• [TEQUILA, 2000] Traffic Engineering for Quality of Service in the Internet, at Large Scale. Information Society Technologies Programme (IST), 2002. Disponível em: < http://www.ist-tequila.org/>. Acesso em: 14 set. 2004.

Page 45: Requisito de uma aplicação expressa por um conjunto de parâmetros que devem ser providos pela rede sobre o fundamento fim- a-fim para preservar o.

Dúvidas ???