0 arte pra que

Post on 23-Jun-2015

8.569 views 3 download

description

Arte no dia dia das pessoas e algumas definições sobre arte

Transcript of 0 arte pra que

ARTE NO DIA-A-DIA DAS PESSOAS

PROFESSORA

DENISE MARIA RAMOS LUGLI

Mesmo sem ser percebida, a arte faz parte da nossa vida.

Observe a variedade de tênis e de mochilas entre seus colegas de classe e também as estampas de camiseta que você usa. Por trás de toda essa variedade de modelos está o trabalho de um artista.

Em uma fábrica de automóveis por exemplo, há departamentos de arte em que artistas estudam como deixar veículos mais bonitos e atraentes para o consumidor.

A arte também está presente na publicidade. As embalagens, os cartazes, as músicas que ajudam a propagar e vender os produtos são uma combinação entre arte e comércio.

Num supermercado, por exemplo, observe as cores existentes nas embalagens de biscoito. Os de chocolate são embalados em caixas ou papéis que têm inscrições e desenhos feitos em tons marrons e os de morango com inscrições trabalhadas em vermelho.

As escolas de publicidade têm em seus currículos História da arte, desenho, técnicas de pintura, para preparar o publicitário para ser um bom profissional e atender às exigências de um público cada vez mais conhecedor da arte.

A publicidade hoje até brinca com a arte usando obras de pintores famosos nas propagandas.

A arte pode ser também uma forma de expressão pessoal e de lazer. Podemos pintar, fazer uma escultura, tocar um instrumento, compor uma música ou participar de um grupo teatral sem que isso esteja vinculado à indústria ou ao comércio.

Diante de tudo isso, se você prestar atenção ao seu redor, perceberá o quanto a arte está presente no seu dia-a-dia.

Por que o mundo necessita de arte?

Porque fazemos arte e para que a usamos é aquilo que chamamos de função da arte que pode ser ...feita para decorar o mundo... para espelhar o nosso mundo (naturalista)... para ajudar no dia-a-dia (utilitária)...para explicar e descrever a história...para ser usada na cura doenças... para ajuda a explorar o mundo.

Você se preocupa com seu visual?

? ?

?

??

Serve qualquer roupa?

??

?

? ?

Serve qualquer celular ou jeans?

?

? ?

Curte uma pintura?

Qual destes ambientes mais lhe agrada? Por quê?

Na sua casa tem ...

Quadros? Vasos? Retratos? Enfeites?

Tatuagem ou pintura corporal é coisa da atualidade?

O piercing (body art) é muito atual.

Será??????

COMO A ARTE SE MANIFESTA?

QUEM NOS CHAMAMOS DE

ARTISTAS?

ARTISTA /ARTE

VAN GOGH

RICHARD GERE

MADONA

ARTES PLÁSTICAS:PINTURAESCULTURA

ARQUITETURA

MÚSICA

TEATRO

MICHELÂNGELO NIEMEYER

MÚSICA:Arte que consiste em combinar sons

de forma harmoniosa. Conjunto de sons combinados. Execução de qualquer peça musical. Conjunto de músicos; orquestra;

filarmônica.Há vários tipos de música e estilos: Tipos: Atonal, Tonal, modal etc. Estilos: Clássica, Eletrônica, folclórica, Popular, Sacra, Instrumental,

O teatro:

O teatro é uma arte em que um ator, ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades, com auxílio de dramaturgos, diretores e técnicos, que têm como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público.

Gêneros: Comédia, Drama, Ópera, Musical, Fantoches, etc

Artes Plásticas

São as artes que se manifestam por meio de elementos visuais e táteis, como linhas, cores, volumes; reproduzindo formas da natureza ou realizando formas imaginárias...

Podem ser manifestadas de duas formas:

No bidimensional (2 dimensões LxC, LxA e CxA) No Tridimensional (3 dimensões LxAxC)

ARQUITETURA: (3D) Arte de construir a partir de um projeto. (Construção)

Exemplos no cotidiano:

ESCULTURA (3D): Arte de esculpir, entalhar, moldar uma superfície tridimensional. Existem três tipos de escultura: Baixo relevo: é a escultura que não ultrapassa a metade da profundidade do material. Alto relevo: é a escultura que ultrapassa a metade da profundidade do material. Pleno relevo: é a escultura onde é trabalhada todas as superfícies do material (de todos os lados).

BAIXO RELEVO

EXEMPLOS NO COTIDIANO:

ALTO RELEVO:

EXEMPLOS NO COTIDIANO:

PLENO RELEVO:PLENO RELEVO:

EXEMPLOS NO COTIDIANO:EXEMPLOS NO COTIDIANO:

PINTURA (2D): Arte de colocar elementos coloridos sobre uma superfície bidimensional. Existem vários tipos de pintura: Afresco: é uma pintura feita sobre uma argamassa fresca. Mosaico: desnhos feitos com pedras coloridas. Pintura de Cavalete: é pintura fieta numa superfície móvel. Vitral: feitos com pedaços de vidro, geralmente coloridos, combinados para formar desenhos.

PINTURA (2D): Afresco: Mosaico:

PINTURA (2D):

Pintura de Cavalete: Vitral:

EXEMPLOS NO COTIDIANO:

EXEMPLOS NO COTIDIANO:

Pequena reflexão:

“Toda estátua é uma escultura, mas nem toda escultura é uma estátua!”

Porque?

Resposta:

Uma estátua é uma escultura (pleno relevo)...

Mas há mais dois tipos de escultura: o baixo relevo e o alto relevo

Então a escultura não pode ser somente o pleno relevo.

Textos anexos

Palavra de origem latina, "ars" significa técnica ou habilidade. Segundo o dicionário Houaiss, arte é a "produção consciente de obras, formas ou objetos voltada para a concretização de um ideal de beleza e harmonia ou para a expressão da subjetividade humana".

Mas é difícil definir exatamente o que é arte. Não existe uma resposta acabada, já que são muitas as concepções. Mesmo assim, algumas produções humanas são facilmente identificadas como "obras de arte".

Para compreender uma obra de arte, é preciso considerar o contexto em que ela foi produzida. Ou seja, a arte é influenciada por um pensamento, uma ideologia, uma época ou lugar.

" A Arte é necessária para que o Homem se torne capaz de conhecer e mudar o Mundo. Mas a Arte também é necessária em virtude da magia que lhe é inerente." Ernst Fischer, A Necessidade da Arte, Zahar Editores - É a capacidade que o Homem possuí de produzir objectos ou realizar acções com as quais possa expressar ideias, sentimentos ou emoções estéticas. É um importante trabalho educativo pois, através das tendências

individuais, estimula a inteligência e desenvolve a nossa percepção, imaginação e observação, e contribuí ainda para a formação da personalidade do ser humano, pois desenvolve ainda o nosso raciocinío e a capacidade crítica. Pode-se dizer também que a Arte é um espécie de fuga aos problemas da vida, uma forma de nos libertarmos da tensão e do cansaço que sentimos practicamente todos os dias.

A Arte é, portanto, todo um trabalho criativo ou o seu produto, que se faz consciente ou inconscientemente com intenção estética, isto é, com o fim de alcançar resultados belos, embora o ideal de beleza seja subjectivo e varie com os tempos e com os costumes, todo o artista (seja ele um pintor, um escultor, um arquitecto, um músico, um escritor ou um cineasta) provavelmente investe o mais possível na beleza da sua obra do que na verdade, na elevação ou na utilidade que esta possa ter.

É através da Arte que o Homem formaliza e personaliza as suas crenças, sonhos e medos, corporizando até o desconhecido, o inexplicável e até o insólito; que ele expressa as suas interpretações/recriações da Natureza, de si mesmo e dos outros; que sublima tensões, impulsos, complexos e traumas. A relação do Homem com a Arte é de tal forma íntima e essencial, que já chegaram a defini-la como condição de Humanidade, pois a Arte é uma actividade exclusivamente humana, na medida em que

...só o Homem é capaz de a produzir e apreciar. É ainda uma actividade espontânea e inata ao Homem, pois a produção artística, embora não necessária á sobrevivência física e imediata, teve lugar desde as sociedades mais primitivas e acompanhou o Homem desde os primórdios da sua espécie. A Arte aparece-nos como uma necessidade vital para o Homem. Não uma necessidade do corpo, mas sim do espírito.

Se somos imediatistas, a arte é inútil. De certa maneira, é bom que seja assim. Todas as vezes em que a arte tende a um sentido mais utilitarista ela se empobrece.