3. Curso De éTica E BioéTica 3

Post on 27-Jun-2015

637 views 11 download

Transcript of 3. Curso De éTica E BioéTica 3

Curso de Ética e Bioética

Terceira Aula

Aplicações da Ética

Conduta Geral e

Condutas Particulares

Éticas Particulares

Éticas Aplicadas: familiar, comercial ou mercantil, empresarial, esportiva, política, governamental, científica, laboral (que inclui a ética profissional).

Trabalho e Labor

-O trabalho como conceito da Física (Mecânica).

- E como conceito sociológico (labor).

Artes

Manuais ou Ofícios (pederiro, ferreiro, padeiro, peleteiro, alfaiate, barbeiro).

Liberais: inicialmente - gramática, lógica e retórica (trivium) e o quadrivium - aritmética, geometria, astronomia e música. Depois: teólogo, médico, jurista.

Labor ou Trabalho Social

Autônomo (ou livre).

Proletário (diversas formas de trabalho para empregador público ou privado).

Outra classificação das atividades

laborais:Ocupação e

Profissão (e Carreiras)

Características das Profissões (profissionalismo

e profissionalidade):- Institucionalização Legal, - Estatuto Propocional à Responsabilidade Social, - Conhecimento Especializado e Formação Controlada,- Autonomia Técnica e Autoregulação Técnica, - Múnus Público e Fé de Ofício, - Monopólio do Mercado de Trabalho,- Codigo de Conduta que fixe suas Prerrogativas e Responsabilidades.

Agentes das Três Vertentes das Profissões

Econômica (clientela)Técnica (sujeito paciente de intervenção)eÉtica (pessoa atendida).

. Mercado, mercadoriaMercado é o conjunto de compradores e vendedores que estão suficientemente próximos para negociar e negociam eventual ou constantemente. . Claro que o conceito de proximidade não se usa com seu sentido estritamente espacial. Mercadoria é todo produto (bem ou serviço) que se pode comprar ou vender; tudo que se produz para troca e não para uso ou consumo do produtor.

Produto é o conjunto de todos os bens ou serviços resultantes da atividade produtiva de um indivíduo, empresa ou grupo social. O bem é um objeto material ao qual se atribui algum valor mercantil. Quando se trata de produto, há quem distinga o bem (resultado de qualquer atividade criativa ou ação transformadora da natureza) e dos serviços (produtos intangíveis). Bem, objeto material destinado à satisfação de necessidades humanas, produto tangível que pode ser pesado e medido. No plural, bens (primários, quando negociados tal qual recolhidos na natureza) e secundários (quando elaborados, trabalhados, transformados).

Serviços são atividades econômicas diferentes das agropecuárias (setor primário da economia) e das industriais (atividade secundária da economia) e que constitui o setor terciário da atividade econômica (incluindo comércio, transporte, publicidade, engenharia, computação, serviços de saúde, serviços de educação, serviço público e outros). Os serviço médicos são os produtos do trabalho médico (mesmo que auxiliado por outro ou outros agentes).

Força de Trabalho. Denomina-se assim a esforço feito por um trabalhador para criar uma mercadoria ou acrescentar algum valor a uma mercadoria que já fora criada. Como categoria econômica é a força de trabalho (e não o trabalho propriamente dito) que o trabalhador vende a seu empregador e que ele transforma em lucro (ou mais-valia) em seu benefício. Ou é o esforço com que o empregador autônomo cria uma mercadoria ou a transforma em benefício de sua renda pessoal.

A força de trabalho é a mercadoria que agrega valor à matéria com que trabalha, seja produto ou matéria prima (recurso material ou insumo a ser modificado para ser transformado em produto, mercadoria). Como entidade econômica os serviços médicos são mercadorias e por isto pertencem à dimensão mercantil da profissão médica. Contudo, convém não esquecer que esta dimensão, tanto quanto a técno-científica, deve estar permanentemente subordinada à vertente ética e humanitária, que deve ser dominante nos procedimentos clínicos. Por isto não faz sentido enquadrar o trabalho médico como uma modalidade particular de comercialização de serviços, o comércio de serviços médicos. .

Esta categorização não interessa aos médicos nem à sociedade. A ambos interessa ter os serviços médicos como um serviço especial predominantemente humanitário. No qual o dinheiro não seja nem deva ser o elemento mais importante, essencial mesmo. Adotada, como seria possível cobrar dos médicos mais compromissos éticos do que aqueles que são assumidos como ética empresarial pelas demais empresas que negociam suas mercadorias

Compromissos da Ética

Profissional Geral

Com a Clientela,Com a Sociedade eCom a Corporação.

Compromissos da Ética Clínica

Com a Humanidade (representada por cada paciente),Com a Sociedade eCom a Corporação.

Compromisso Essencial da Ética Clínica

O Compromisso de lealdade prioritária ao paciente (que inclui o sigilo mas não se reduz a ele) deve ser mantido a qualquer custo.

Lealdade Prioritária

Sigilo, Disponibilidade, Dedicação, Moderação nos Honorários;

O Bem-Estar do Paciente não é Objeto nem Meio, é o Objetivo.

Muito Obrigado !

Luiz Salvador de Miranda Sá – msaluiz@cfm.org.br